Conservando seus livros

09 dezembro 2010
Postado por Livy











Você já deve ter passado por isso: comprar um livro, lê-lo, e depois guardá-lo na prateleira. Mas depois, com o tempo, seu livro começa a pegar pó, as folhas ficam amareladas e manchadas, e o cheiro de mofo pode acontecer também. Mas há algumas dicas que você pode seguir pra conservar seu livro e mantê-lo novilho em folha:

Primeiramente, começando pelo seu manuseio: Não arreganhe o livro, nem faça orelhas para marcar páginas. Evite abri-lo totalmente, como por exemplo, em cima de uma mesa. Isto pode comprometer a estrutura de sua encardenação.

Outra dica é passar um alvejante para tirar manchas da capa, mas com um pano levemente umido. 

Você pode lixar as laterias das páginas com uma lixa para tirar manchas superficiais, mas lembre-se. Com muit cuidado, para não danificar as folhas. 

O livro deve ser constantemente manuseado. O virar das páginas oxigena o material, impede a acumulação de microrganismos que atacam o papel e colabora para que as folhas não fiquem ressecadas e quebradiças. Folheie rapidamente, mas cuidadosamente, o livro sempre que for colocá-lo de volta na prateleira. Isso vai arejá-lo.

Não guarde os livros acondicionados em sacos plásticos, pois isto impede a respiração adequada do papel.

Faça uma vistoria de vez em quando retirando todos os livros, limpe-os com um pano seco. Limpe a estante com um pano úmido. Evite passar produtos fortes do tipo lustra-móveis, pois seus resíduos podem infiltrar no papel.

Deixe sempre um espaço entre estantes e parede. A parede pode transmitir umidade aos livros. E, com a umidade, surgem os fungos e o cheiro de mofo.

Armários e estantes devem ser arejados. Estantes fechadas devem ser periodicamente abertas.
Estantes de metal são preferíveis do ponto de vista da conservação dos livros.

Não use clipes como marcadores de páginas.

Não guarde livros inclinados. Aparadores podem mantê-los retos.

Na prateleira, os livros devem ficar folgados, sendo fáceis de serem retirados, duram mais. Comprimidos nas prateleiras, induzem a sua retirada de maneira incorreta, o que danifica as lombadas e fatalmente leva ao dano da encadernação. Livros apertados também favorecem o aparecimento de cupins.

Quando tirar um livro da prateleira, não o puxe pela parte superior da lombada, pois isso danifica a encadernação. O certo é empurrar os volumes dos dois lados e puxar o volume desejado pelo meio da lombada.
A melhor posição para um livro é vertical. Livros maiores devem ter prateleiras que permitam isso. Em último caso deixe-os horizontalmente, tomando-se o cuidado de não sobrepor mais de 3 volumes.

Não deixe seus livros expostos ao sol.


Comentários via Facebook

1 Comentários:

  1. Adorei as dicas, Livy. Agora que minha estante está pequena ainda as dicas são fáceis de fazer, mas já pensou quando estiver com um mooonte de livros? Ter que pegar um por um para folhear e oxigenar... Haha.

    ResponderExcluir

Veja os antigos!

Banner Publicidada – rodapé

Todos os textos, fotos e resenhas publicados são produzidos por e de uso exclusivo de No Mundo dos Livros. Exceto quando alguma matéria se baseia/inspira em alguma fonte, a mesma será sempre citada. Por isso, por favor, não copie nenhuma postagem sem a devida autorização.

Desenvolvimento com por