Ira Implacável de Luis Eduardo Matta

12 dezembro 2010
Postado por Livy


IRA IMPLACÁVEL
Luis Eduardo Matta 
 #Made In Brazil

Editora: Razão Cultural
ISBN: 8574890464
Origem: Nacional
Ano: 2002
Número de páginas: 234
Acabamento: Brochura
Formato: Médio

SINOPSE: "O chanceler do Líbano, em visita oficial ao Brasil, é brutalmente assassinado ao deixar um coquetel no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Horas mais tarde, o secretário-geral das Nações Unidas recebe em seu gabinete uma carta reivindicando a autoria do atentado, seguida de um comunicado sinistro: dali a exatamente seis meses, no primeiro dia do outono no Hemisfério Norte, duas das mais importantes cidades do Oriente Médio — Beirute, no Líbano e Tel-Aviv, em Israel — serão inteiramente aniquiladas por um ataque simultâneo e devastador.

   A ameaça teria sido interpretada como uma mera brincadeira, não fosse a carta assinada por Ali Ahmad. Considerado, por governos e analistas ocidentais, o mais perigoso e misterioso terrorista de todos os tempos, Ali Ahmad ficou conhecido por sempre anunciar com antecedência datas e alvos de seus ataques. Nenhum serviço de inteligência ou força militar foi capaz de detê-lo. Durante muitos anos ele sempre conseguiu cumprir com suas ameaças, apesar de todos os esforços contra. 
Diante da nova ameaça e certa de que, após um longo período em silêncio, Ali Ahmad não estaria blefando, a ONU articula a criação de um comitê diplomático-militar, encarregado de tomar medidas eficazes a fim de evitar a calamidade. É quando vem a público uma notícia inusitada, à primeira vista animadora, mas que poderá deflagrar uma crise ainda mais dramática: a assinatura de um tratado de paz entre Irã e Israel.

   Para o general brasileiro Euzébio Vianna, um estrategista de alta patente que costuma passear pelo calçadão da praia de Copacabana em seus momentos de folga, a evidente convergência de tantos fatos envolvendo o Oriente Médio para o mesmo período esconde uma realidade perturbadora. Ele terá de correr contra o tempo a fim de desvendar essa intrincada trama antes que seja tarde demais.

   Numa narrativa tensa e eletrizante, que conjuga ação contínua, suspense, intriga e terror, a história de IRA IMPLACÁVEL – INDÍCIOS DE UMA CONSPIRAÇÃO se move do Rio de Janeiro às Nações Unidas, de Beirute a Tel-Aviv, de Paris a Jerusalém, com personagens marcantes, num ritmo ágil e avassalador que deixará o leitor com a respiração presa até o seu surpreendente final."

   Agora, falando do livro. Assim que vi a sinopse me interessei muito. Uma estória cheia de ação e aventura. 
   Comecei a ler o livro e de cara adorei a narrativa de Luis. No inicio, tenho que ser bem sincera, a estória é um pouco parada, o que é normal já que a trama está se desenvolvendo. Entendam, isso não torna o livro ruim ou chato, apenas o ritmo está se criando. 
   Assim que a estória começa a se desenrolar no Oriente Médio o livro entra em uma narratica frenética e envolvente, que nos faz devorar o livro.
   Todos os personagens tem um papel fundamental na estória e a trama do livro é muito bem desenvolvida e amarra os fatos de forma excelente. Nada foi escrito ao acaso. 
   Mais uma vez elogio a narrativa de Luis. A estória é narrada de forma minuciosa, cheia de detalhes, com descrições incrivéis. E o tempo todo eu tive a impressão ou de estar vendo um filme ou de que tudo aquilo que estava lendo realmente tinha acontecido.
   Achei muito interessante, também, a cor escolhida para a capa.  
   O livro foi uma surpresa maravilhosa pra mim. Super recomendo.


NOTA: 

CAPA = 8
NARRATIVA = 10
ORIGINALIDADE = 9
HISTÓRIA = 10

NOTA GERAL=  9



Comentários via Facebook

1 Comentários:

  1. Gostei da resenha, gostei do livro... parece ser interessante. Tá na lista pro próximo mês. Obrigada pela dica Livy. Descobri hoje o seu blog pelo Google e amei de paixã. Todo final de semana tô aqui, lendo e postando...

    Nívia C. - Osasco

    ResponderExcluir

Veja os antigos!

Banner Publicidada – rodapé

Todos os textos, fotos e resenhas publicados são produzidos por e de uso exclusivo de No Mundo dos Livros. Exceto quando alguma matéria se baseia/inspira em alguma fonte, a mesma será sempre citada. Por isso, por favor, não copie nenhuma postagem sem a devida autorização.

Desenvolvimento com por