A Arte Por Trás da Capa

09 janeiro 2011
Postado por Livy


Bem, como eu já disse anteriormente no blog, eu A-M-O as capas de livros. Há algum tempo eu venho preparando a matéria "A Arte Por Trás da Capa", mas por causa do fim de ano, o projeto ficou na gaveta! Agora, com a inauguração da seção quinzenal "Capa e Contra Capa", resolvi emendar e colcoar no ar, finalmente, esse espaço que irá mostrar mensalmente, o trabalho dos queridos (e meus heróis) capistas. Em breve, também, espero ter a oportunidade de trazer entrevistas com esses profissionais. 
Hoje, iremos conhecer o trabalho do Designer gráfico | Ilustrador Igor Campos.




Igor Campos é Design gráfico e Ilustrador de diversas capas que talvez vocês conheçam. Muitos de vocês já devem ter lido esses livros, ou tê-los visto na livraria, ou na internet, e nem imaginam quem estava por trás da arte da capa. 

Vamos conhecer seu trabalho?




___________________________________________________________________________________
 A primeira capa que a gente vai conferir é esta, feita para o livro de Meg Cabot, Idolo Teen.
Em primeiro lugar, gostaria de chamar a atenção para um detalhe, que vai ficar mais óbvio quando eu terminar este post: a diversificação do trabalho de Igor.

Eu adorei essa capa. 

Como os livros da autora são destinados para os jovens leitores, a maioria garotas, ele conseguiu dar um design jovem e leve, com cores que atraem a atenção apra esse público.

Este foi seu primeiro grande projeto, uma vez que ele criou não apenas a ilustração, mas todo o design da capa.
A ilustração foi desenhada à mão e, em seguida, feito em vector no Corel13 e alguns ajustes no PhotoshopCS3.

___________________________________________________________________________________ 

  "Livros sobre filosofia há muitos. Mas este é diferente de todos os outros, porque nunca nenhum deles apresentou ao leitor, de maneira tão abrangente e competente – e levando em conta os conhecimentos da ciência –, as grandes questões filosóficas da vida: O que é a verdade? Como sei quem sou? O que é uma vida feliz?
Quem sou eu? desperta a nossa capacidade de questionarmos o que está à nossa volta e nos convida a refletir de forma prazerosa e lúdica sobre a aventura que é a vida e suas possibilidades!"

Pela sinopse, podemos perceber que igor foi muito feliz no design de capa. A falta do rosto, substituído pelo título, já atrai a atenção logo de ínico. Então, repare na fechadura no chapéu, e nas diversas chaves ao redor da capa.
Sugestivo não? Combina totalmente com o título. Criativo ao ².


___________________________________________________________________________________ 

 "Elas já somam um bilhão de bilhões de indivíduos.
Nós mal as percebemos, e elas, no entanto, nos observam há muito tempo.
Para algumas delas, somos deuses. Para outras, seres nocivos.
Com inteligência e organização prodigiosas, em nada inferiores aos mais temíveis exércitos, elas se preparam para uma luta sem trégua.
Quem serão os verdadeiros senhores da Terra? Da resposta para essa pergunta depende a sobrevivência delas... e também a nossa.
Terá chegado, enfim, O Dia dasFormigas?"

Eu vou dar destaque para um detalhe desta capa que eu achei sensacional, e eu já tive a oportunidade de ver de pertinho: repare que na capa tem várias formigas agrupadas. Agora, se você pegar esse livro na mão, e passar o dedo por sobre essa ilustração, você vai ter a impressão de que a capa está REALMENTE cheia de formigas. O trabalho de relevo utilizado sá uma sensação única. É genial. 





___________________________________________________________________________________

"Em 304 d.C., Aélio Espartano, oficial e historiador na corte de Diocleciano, passa os dias escrevendo a biografia dos antigos governantes romanos. 
A tarefa principal do biógrafo é desvendar o mistério da morte de Antínoo, amante do imperador Adriano. Ao que parece, o jovem não se afogou nas águas do Nilo.
Para tentar descobrir a verdade, Aélio sai em busca do túmulo de Antínoo, que pode guardar pistas para uma conspiração contra Roma. Ajudado por um soldado cego, o oficial segue até o Egito.
O Ladrão da Água marca a estréia da italiana Ben Pastor no Brasil."

Eu A-M-E-I essa capa. Muito atrativo. O sangue e toda a composição aguça a vontade de ler o livro. Aliás, vou mencionar uma coisa:  Os capistas brasileiros estão de parabéns! Cada vez mais, vemos trabalhos de qualidade primorosa, e não só isso, além dos trabalhos serem lindos, não devem, em nada, aos traablhos estrangeiros. Pelo contrário, aliás eu acho, ou melhor, tenho certeza, de que os trabalhos de nossas artistas brasileiros (tanto escritores, quanto capistas, etc) chegam a ser muito melhores³ do que muitos trabalhos que vemos no exterior!


____________________________________________________________________________________

 "Segundo livro da série de Andy McNab e Robert Rigby iniciada com O soldado, A revanche é outra aventura explosiva, de ação ininterrupta, repleta de detalhes autênticos fornecidos pela experiência de McNab na SAS."

O trabalho dessa capa, cheia de vectors, achei muito legal. Os traços e sombras, dão a sensação tecnologica. 
Uma capa simples, mas cheia de efeito!




___________________________________________________________________________________

 “Sua vida anterior agora ficou para trás, renegada, terminada e abandonada, e você renasceu para a Iluminação, para servir à busca pela verdade e pela restituição do que havia em nossos princípios. Bem-vindo, então, irmão Hugh de Payens, à nossa ƒraternidade, a Ordem do Renascimento no Sião. Agora que você foi elevado para se tornar um de nós, terá a oportunidade de aprender tudo o que há para se saber sobre nossa antiga e sagrada crença, e o primeiro passo nessa progressão é trajá-lo com as vestes do iniciado.”

Eu achei a ilustração da capa primorosa.  As cores sóbrias e frias, dão o clima para o tema do livro. 



 __________________________________________________________________________________

 "O Ladrão de Tumbas é um romance que se passa em terras egípcias durante o reinado de Ramsés III, o último dos grandes faraós. Shepsenuré, o ladrão de tumbas, filho e neto de ladrões, e seu filho, Nemenhat, digno descendente desta importante genealogia, levam uma vida errante pelos caminhos de um Egito muito diferente daquele que conhecemos. A miséria e o instinto de sobrevivência os obrigam a perpetrar o pior crime que um homem poderia cometer naquelas terras: o saque de tumbas."

 Bom, eu sou suspeita para falar dessa capa, afinal, eu amo o Egito e tudo relacionado a isso. Mas eu achei muito boa a ideia dessa capa. Ela lembra um pergaminho, até mesmo os desgaste do papel é detalhado. E a ilustração também ficou perfeita, lembrando realmente, os antigos desenhos retratados em pergaminhos e paredes das contruções egipcias, utilizados juntamente com os hieróglifos.

___________________________________________________________________________________




Capa do livro A Fórmula de Deus, de José Rodrigues dos Santos, autor de Códex 632.
A arte na capa foi desenvolvida a partir do conceitos dos vitrais de igrejas, com um ar mais misterioso.




___________________________________________________________________________________


Criação de projeto gráfico de capa três livros da série Ciência que late.
Esta é uma coleção didática, porém com um enfoque mais divertido.
Foi criado, inclusive, um pequeno ícone para a série toda.





___________________________________________________________________________________

A criação de um projeto gráfico para um universo infanto-juvenil, foi a minha proposta para o projeto de conclusão do curso de Desenho Industrial. Para esta proposta Igor criou entre outros, um projeto gráfico para os 3 livros da série, exemplificado ao lado.

O projeto gráfico foi desenvolvido imaginando um grid pré-determinado da posição das informações e a mancha textual, porém cada volume teria sua ilustração própria, de acordo com o tema do livro. Além disso, cada livro também possúi um padrão cromático relevante ao tema.

 //O Legado de Fogo
Padrão laranja e amarelo, devido ao título e por ser uma introdução à mitologia da série, ou seja, a fagulha inicial.



//O Renascimento do Mal
As cores predominantes são roxo e lilás, que costumam ser ligadas ao mistério e situações malignas.




//A Última Onigri
Neste volume foi escolhido um tom esverdeado, como a pele da personagem da capa, simbolizando a esperança.

___________________________________________________________________________________
  

Para conhecer mais sobre seu trabalho  acesse:




Comentários via Facebook

5 Comentários:

  1. Muito legal esse post. Conhecer os trabalhadores que tornam prazeroso o primeiro contato nosso com o livro é importante.

    Gostaria de deixar aqui uma possível capista para participar dessa seção. O nome dela é Andréa e ela fez a capa para o meu primeiro livro e também para o segundo (que ainda não dá para ver porque estou em fase de finalização dele)...o email dela para contato é deasigner@hotmail.com

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Gostei da matéria. As capas dos livros do Igor Campos são demais. Gostei muito das capas o ladrão da água, o dia das formigas, e quem sou eu. Sensacional. Só por isso me deu vontade de ler esses livros. Parabéns Livy pelo post. Acho legal essa sua iniciativa em divulgar o trabalho desses profissionais por trás das capas. A gente pega um livro, fica admirada com a capa, mas não sabe nada acerca do artista que fez aquele maravilhoso trabalho. Isso é muito legal, mesmo. Parabéns :) Adorei...

    Nivia C. - Osasco

    ResponderExcluir
  3. as capas dele sao todas otimas. Adorei principalmente a de quem sou eu e de cavaleiros de preto e branco.
    Adorei essa sua ideia Livy. Afinal, um livro só é completo qdo tem uma boa capa.

    Abraço
    Victor Lopes
    yaboys.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Nossa, ele é muito bom XD
    Eu conhecia duas dessas capas dele e são as minhas preferidas das que estão na postagem: Ídolo Teen e O dia das Formigas.

    ResponderExcluir
  5. Ótimo o trabalho do Igor, gostei muito — meus parabéns!
    Para quem gosta do assunto "capas de livros" deem uma passada no meu blog: Os 7 segredos da criação de capas de livros" - htt´://blog.capista.com.br
    Abraço a todos,
    Rubens Lima, capista
    http://www.capista.com.br

    ResponderExcluir

Veja os antigos!

Banner Publicidada – rodapé

Todos os textos, fotos e resenhas publicados são produzidos por e de uso exclusivo de No Mundo dos Livros. Exceto quando alguma matéria se baseia/inspira em alguma fonte, a mesma será sempre citada. Por isso, por favor, não copie nenhuma postagem sem a devida autorização.

Desenvolvimento com por