Capa e Contra Capa #1 ♥

08 janeiro 2011
Postado por Livy


Muitos blogs literários tem uma seção muito interessante que é a Guerra de Capas. Não irei mencionar apenas um pois, vários fazem isso. Como eu AMO capas, não poderia falta aqui no No Mundo dos Livros, esta seção também! A seção se chamará Capa e Contra Capa, um trocadilho! =)

Para inaugurar a seção no blog, irei mencionar um livro que muitos adoram: O primeiro volume da Série Feios de Scott Westerfeld.





Primeiramente, vemos a capa na versão da Indonésia. Eu, particularmente, achei a mais bonita de todas. Muito criativo a face da moça da capa estar se "desfazendo". Me lembrou um poster de filme. 

A segunda capa é a versão americana, original. Eu achei meio feinha, dá pra perceber que a modelo de feia não tem nada. Eu achei que a foto não ficou muito lefal, fora que não estimula muito, já que não induz ao que o livro realmente é. E o que significa essa planta do lado do rosto dela? o.0 

A terceira capa é a versão portuguesa. Eu achei legal,  foi a capa que mais fugiu do tradicional, mudando até o esquema de cores. O tom roxo dá um destaque e uma diferenciação. O que eu achei meio estranho foi a moça na capa, está mais para uma fada do que qualquer outra coisa, meio que foge do tema do livro. 


A capa alemã é meio feinha e típica. Achei legal que eles colocara as linhas de marcação para cirurgia plástica, o que demonstra bem o tema do livro. Mas é a capa mais feinha, coitada.

Por último, a capa brasileira, que me desculpem dizer, fica em 2° como capa mais feia. Eu não gostei muito, a capa não chama em nada a atenção, mas acho que demonstra bem o tema.  




Comentários via Facebook

10 Comentários:

  1. A capa da Indonésia é mesmo a melhor, mas achei interessante também a de Portugal. Como não sei bem do que o livro trata, achei que ficou uma capa chamativa, chega até a parecer livro de fantasia. Se fosse para votar, eu votaria na capa portuguesa.

    As outras: sem comentários. O que o sósia do Justin Biba (sem querer ofender os q gostam dela...ops, *dele) tá fazendo na capa???

    ResponderExcluir
  2. Eu não diria que são feias e sim simples e capa simples dificilmente chama a atenção.
    A da Indonésia é realmente muito legal, gostei :)

    Sinceramente, as vezes eu fico pensando pq em alguns livros as editoras mudam a capa, acho que não tem necessidade a maioria das vezes (as vezes pela cultura é bom mudar).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. na minha opinião a da indonésia e a americana são as melhores achei bem interssante(publiquei em um comentario anterior pq o blog naum aparece o meu comentario triste néh ai eu to tentando no quesito ´´responder´´

      Excluir
  3. Eu acho que as capas dessa série no geral são muito conceituais e passíveis à interpretações. E você só entende lendo o livro. As capas, por si só, em nenhuma das versões, me chamaram a atenção sozinhas, só seguidas das reviews. ;)

    Beijocas,
    Guta
    Murphy's Library

    ResponderExcluir
  4. A capa de um livro influencia bastante na decisão do leitor no ato da compra. Visualmente, influi mais do que a própria sinopse na contra capa. Por isso as editoras adotam mudar, principalmente qdo. a capa lá de fora não agradaria aos olhos do leitor brasileiro, ou, em determinados casos, por uma questão financeira. Se adota a capa extrangeira, tem que pagar os direitos autorais ao artista. Se colocaruma capa nacional, elas tem profissionais da área que ganham salário para isso.
    As variáveis nesse quisito são muitas, mas eu penso que o que mais influi é a questão do $$$$, quanto mais barato ficar a arte gráfica, melhor para a editora, rende mais no ato da venda.
    O que não é pouco, pois as editoras ainda tem os custos dos direitos autorais do autor estrangeiro, o que, diga-se de passagem, não é pouco. Só pagam mal para o escritor brasileito que, se quiser lançar algum livro, ou fez de forma independente, ou paga, e caro, para isso.

    Adoro capas de livros também, e acho as que são feitas aqui no Brasil muito boas. Tmos artistas gráficos de primeia aqui no país. Mas, sinceramente, não acho que ficar discutindo se essa capa é linda ou aquela, vai trazer algum benefício ao blog ou aos seus usuários.

    Se quer divulgar alguma coisa interessante sobre capas, coloca aí sobre o trabalho dos artistas gráficos que fazem as capas. Os blogs mostram as capas,mas, e os artistas que estão por detrás das capas? Isso ninguém fala, ou valoriza?

    Eu sou artista gráfico e dou muito valor ao meu trabalho!

    Carlos S. D. Aguiar
    Belo Horizonte - MG

    ResponderExcluir
  5. Nossa, justamente as capas que você acha mais feias, eu acho as mais bonitas... Tanto a versão Alemã quanto a Brasileria mostram JUSTAMENTE a fase pela qual a Tally está passando, e tem uma relação íntima com a história - normalzinha e sem nada especial(Brazuca) e na pré-cirugia (alemã).
    Outra capa que eu gosto muito é a inglesa - tanto a 1ª versão quanto a nova (que lembra um poster de filme de ação" *-*).

    Já a da Indonésia... Acho que já fizeram trabalhos melhores. Não gostei MESMO desta arte usada.

    ps: Adorei conhecer o seu blog!

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estane''

    ResponderExcluir
  6. Como disse na resenha do Claudio Prado, A Batalha do Apocalipse, adoro o blog tb :)

    Esse negócio de capa é muito legal. Gosto das capas dos livros. Como leitora aficionada, amo as capas dos meus livros. nesse caso, gostei da capa do livro impresso no Brasil, acho que condiz melhor com o conteúdo do livro. ;)
    As da Indoséia e de Portugal me pareceram muito artificiais demais. Não gostei. Aliás, gosto de prestigiar o que é tupiniquim!

    Nívia C. - Osasco

    ResponderExcluir
  7. Eu nunca tinha visto nenhum outra capa de Feios a não ser a do Brasil. E a que eu mais gosto continua sendo a do Brasil. É a que mais me chamaria atenção, por ser simples bonita. :D Beijos,

    Bruno - minhaestante.com

    ResponderExcluir
  8. Olá, adorei os comentários!
    Sobre essa seção eu deixo claro, que eu a coloquei, pois adoro capas. Sobre falar se são bonitas ou não, apenas expresso minha opnião! mas continuo achando, como já disse anteriormente em outros posts, que as capas tem um papel fundamental de mkt. Eu adoro o trabalho, independente de ser bonita ou não, e não nego o valor delas.

    Eu já entrei em contato com vários capistas, mas não tive retorno! Aliás, Carlos, abro o espaço aqui no blog pra vc e outros que tiverem o interesse! Entre em contato comigo, adoraria ver seu trabalho aqui!

    Beijos a todos!
    Livy (Administradora do blog)

    ResponderExcluir
  9. gostei da capa da indonesia, mas prefiro a brasileira. apesar de que realmente nao tm mto a ver com a historia.
    agora a de portugal é sem comentarios,realmente pessima. sem contar o titulo completamente nada a ver.

    Abraço
    Victor Lopes
    yaboys.blogspot.com

    ResponderExcluir

Veja os antigos!

Banner Publicidada – rodapé

Todos os textos, fotos e resenhas publicados são produzidos por e de uso exclusivo de No Mundo dos Livros. Exceto quando alguma matéria se baseia/inspira em alguma fonte, a mesma será sempre citada. Por isso, por favor, não copie nenhuma postagem sem a devida autorização.

Desenvolvimento com por