Resenha: Crepúsculo - Graphic Novel, por Young Kim

29 janeiro 2011
Postado por Livy

Crepúsculo - Graphic Novel
Young Kim
Tradução: Débora Isidoro 
ISBN: 978-85-8057-001-4
Preço: R$ 29,90
Editora: Intrínseca
Pontuação: ♥ ♥ ♥  
Com mais de 100 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, Crepúsculo, a consagrada série de amor e vampiros de Stephenie Meyer, ganha novo fôlego com o lançamento do primeiro volume de Crepúsculo: Graphic Novel. Em uma belíssima adaptação, feita sob a cuidadosa revisão da autora, a artista gráfica Young Kim uniu seu talento como ilustradora à linguagem ágil dos romances gráficos para dar vida aos personagens conhecidos pelos fãs da série. Tendo como base as descrições detalhadas de Stephenie, o resultado é um livro surpreendente, que traz Bella, Edward, Jacob e a cidade de Forks como nunca foram vistos.
Primeiramente, vou falar da minha experiência com Crepúsculo.

Quando o livro saiu em 2008, logo que foi lançado, eu estava super ansiosa para lê-lo. Na época, minha estante era um tanto desprovida de outros títulos, então este livro foi um dos primeiros "moradores" dela. Claro, que eu não tinha parâmetros para comparar com outros livros, e também, não tinha lido tantos livros quanto agora. Para mim, um livro como Crepúsculo era uma relativa novidade.

Eu posso dizer que li o livro antes dele virar "modinha", e também, que gostei BEM antes disso. O fato é que, agora, existem infinitas opções de livros com este tema, ou relativamente parecidos. Agora é muito fácil achar um livro garota-estuda-em-uma-escola-e-conhece-um-garoto-novo-pelo-qual-se-apaixona-e-depois-descobre-que-é-um-ser-sobrenatural, aliás, muitas pessoas até enjoaram desse tipo de livro "romance-sobrenatural". Alguns até com um certo preconceito, generalizando. Vemos anjos, demônios, lobos, fadas e todo tipo de ser fantástico vivendo histórias de amor como essa. Virou rotina.

Claro que há, e eu sei, livros anteriores a saga Crepúsculo, que contam uma paixão entre vampiro e humano. Mas depois do lançamento da saga, muitos quiseram embarcar no sucesso. Isso não tira a originalidade da obra, e também sua relativa novidade. Pois o modo como tudo aconteceu, é que causou tanto furor.

Falando da minha opinião sobre o livro, eu diria que mesmo já tendo passado a "febre" que ele causou, continua sendo um fenômeno. Não devemos generalizar, afinal, a saga fez, e ainda faz, muito sucesso, e mudou ideias e cabeças, influênciando diversos escritores e toda uma geração.

Não é atoa que Stephenie Meyer se consagrou logo no primeiro livro publicado. Aliás, apesar de todas as críticas referentes a sua narrativa, falo por mim, dizendo que eu a-d-o-r-o seu modo de escrever. Também digo, sem medo, que adoro a história e trama criadas por ela. Claro, uma coisa que gera estranheza em sua narrativa, e acho ser o motivo de tantas críticas negativas, é o fato de, o modo como ela conduz a história ser um tanto "lerdo". Não há grandes cenas de ação ou terror. Mas isso se justifica pelo fato de a história focar os sentimentos, não as ações.

Bem, falei demais! Vamos a resenha de Crepúsculo Graphic Novel, então.

Para começar vou mencionar uma outra polêmica, só que desta vez sobre "gibis" em geral. Das duas ou uma: ou acham que "gibi" é coisa de garoto, ou acham que é coisa de criança. Não poderiam estar mais enganados. Para demonstrar isso, vou citar um exemplo de duas culturas que consideram "gibis" uma manifestação literária tão importante quanto os livros: a cultura americana e a cultura japonesa. Os Estados Unidos com seus famosos Comics, e o Japão com os Mangás. Em ambas, este tipo de literatura é respeitadíssimo e cultuadíssimo, tendo uma tradição longa e antiga. Certo?

Bom, deixando isso claro, agora falo do Graphic Novel. Este trabalho é todo em preto e branco, em quadrinhos. Os traços do desenhos lembram muito o famoso mangá, que mencionei acima. Com traços suaves e bem definidos, o GN de Crepúsculo é um trabalho luxuoso, que vale a pena colecionar. Esta obra é uma adaptação da história original do livro, por Young Kim.

Na minha opinião, quem não conhece a história vai ficar meio perdido no desenvolvimento do GN. Há muitas cenas e falas qe foram cortadas ou mudadas, o que dificulta o entendimento. Quem já conhece a história não vai ter tanta dificuldade, mas pode estranhar, assim como eu, as cenas e falas mudadas e cortes abruptos.

Achei a caracterização e fisionomia dos personagens muito boa, mas infelizmente o pai de Bella, o Jacob, e os Cullen ficaram meio estranhos. Os Cullen foram muito bem retratados, aliás não tem como ver seus desenhos e não dizer que são eles, mas ficaram com cara de vilões. Suas fisionomias ficaram sombrias e sérias demais, e não ficaram tão belas quanto um vampiro como a descrição de Stephenie nos mostra. Bella por sua vez ficou muito boa, mas sua personalidade ficou meio diferente do que deveria ser. Edward Cullen foi o personagem mais bem retratado e mais bonito. A capa ficou muito boa, principalmente a letra "metálica". Mas achei que poderia ser mais "ousada".

Tirando estes fatores, achei que esta obra é um trabalho primoroso, ótimo material colecionável e com preço acessível. Vale a pena conferir.

Comentários via Facebook

33 Comentários:

  1. Hey, Livy!

    Eu to super curiosa pra ver Crepúsculo em quadrinhos. Parece ter ficado muito bom.

    Beijos e bom domingo!

    ResponderExcluir
  2. Vi o Crepúsculo Graphic Novel na livraria, e só dei uma folheada, mas gostei dos desenhos, achei muito bem feitos. E acho que partes da história tinham que ser cortadas mesmo, né, senão coitado do cara pra desenhar tudo! rs

    Beijos,

    Thais Pampado
    Por Trás da Estante

    ResponderExcluir
  3. Olá, Livy!
    Creio que esse livro foi explorado ao máximo. só faltava HQ. Nunca li um. Não é o tipo de leitura que me atraia. Sou mais dos Clássicos. Mas meus alunos vão adorar a ideia. Vou divulgar entre eles. Ok? Venha me visitar no blog. Também tenho um post que pode rolar promoção. Vou te recomendar no twitter. Abraços e boa sorte aí.
    Jozi
    O Lugar das Cores Escritas

    ResponderExcluir
  4. Quero tanto esse livro!
    Já participei de promo dele e nao ganhei =/

    Beijos,
    Talita Oliveira
    www.mundoportrasdaminhaparede.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Então Livy, vou ter que discordar de você! Na minha opinião, a Meyer não soube desenvolver um bom trabalho. Sinceramente, eu não gostei dos livros, a história é muito monótona, mesmo com toda aquela ação entre lobos, vampiros, Volturi, recém-nascidos, enfim. Mas gosto de ler HQs, vou tentar ler, deve ser melhor que os livros..

    ResponderExcluir
  6. Sério, eu vi umas imagens do livro e me apaixonei.
    Eu preciso ler e ter ele *-*
    Até porque sou louca pela série. \o/
    Mesmo com os cortes e falas cortadas, acho que foi feita um pouco mais para os fãs já, será que não? Pois de uma maneira ou outra estimularia a ler a série... Bom, sei lá também

    =D

    ResponderExcluir
  7. Estou louca pra ver como ficou . Adora a saga !
    quero ele urgente na minha estante !

    ResponderExcluir
  8. Eu quero muito,muiito ler esse livro!
    Tô doido para ver como o povão ficou,heheheheh!

    Adortei a resenha!

    Bjs,Guilherme
    Devorando Letras

    ResponderExcluir
  9. Que legal! Eu já tinha visto em inglês!
    Tomara que lance o de Lua Nova também, né?
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  10. Quero muuuito ler Crepúsculo em quadrinhos ;D
    Adoro a saga, e agora que ver como ficou o trabalho ! HAHA ;D
    Resenha muito boa.
    BjBj :*

    ResponderExcluir
  11. Quero muito ler esse livro, já que eu amo Twilight!
    Bjo =*

    PS.: Ótima Resenha!

    ResponderExcluir
  12. Sou louca pra ver Crepúsculo em quadrinhos *__*
    Quero muuuito!

    Bjs :*
    http://queroserbookaholic.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Aaah que legal *-*

    Nunca li livros em quadrinhos (tirando os da Mônica :B) e ainda é muuitolindo, quando fui na livraria dei umas folhadas nele, mas não deu pra ler direito ;x

    Ainda gosto muuito da Saga Crepúsculo, foi com ela que minha paixão por livros nasceu *o*

    Beeijos!

    ResponderExcluir
  14. Eu amo Twilght dese sempre, mas nunca li este livro da Graphic Novel, tenho procurado em todos os lugares, mas não os acho. Eles são incriveis. Foi algo realmente necessario, pois assim a autora nos mostra como ela realmente ver o Edward, a Bella e os outros personagens, pois eu sei que ela NUNCA conseguiria encontrar ator algum para ser realmente como ela imagina.
    Uma trabalho excepcionamente perfeito e muito bem feito.

    ResponderExcluir
  15. Pelo que vi as ilustraçõs ficaram muito boas e acho que rever essa historia em quadrinhos vai dar um toque especial. :)

    Quero muito ler.

    ~> Beijusss...;*

    ResponderExcluir
  16. Parece ser bem legal esse Graphic Novel as ilustrações são bem bonitas,só falta achar pra vender aqui mas tá dificil.

    ResponderExcluir
  17. Adimito que nao sou muito fã da saga Crepusculo (fiquei completamente decepcionada com Amanhecer), mas essa graphic novel é linda *-* As ilustraçoes, sombras, angulos, tudo é maravilhoso *-*
    Vale a pena ter na estante xD
    Rsrs


    Beijooos

    ResponderExcluir
  18. Adoro Crepúsculo, sou realmente fã, e estou louca para ler esse livro em quadrinhos. Deve ser o máximo!

    ResponderExcluir
  19. Meu Deus! Eu vi as imagens desse livro, é bem parecido com um mangá. E é super legal.

    ResponderExcluir
  20. Eu tinha visto o em inglês, achei o traço LINDO demais. Quero muito comprar )=

    ResponderExcluir
  21. Adorei.. deve ser super legal esse livro

    ResponderExcluir
  22. A verdade é que eu to mto curiosa pra ver como ficou. Dei uma olhada bem rápida na livraria, mas confesso que ainda não tenho uma opinião formada. Apesar de ter me parecido bem interessante.

    ResponderExcluir
  23. Sempre fui curiosa para ler esse livro!!!

    Amei a resenha.

    ResponderExcluir
  24. Quando eu comecei a ler Crepusculo lembro de ler que tinha alguem lançando um mangá baseado, mas em todas as vezes que tentei descobrir alguma coisa sobre ele na internet não consegui...
    Agora finalmente foi lançado no Brasil, e é um GN não um mangá! rsrs
    Quero muito ler/ver! rsrs

    Beijos
    Marta
    http://aspalavrasfugiram.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Estou supercuriosa para ver Crepúsculo em quadrinhos!!! Eu amo Crepúsculo!!!
    Amei a Resenha

    ResponderExcluir
  26. Show de bola a resenha. Pensei que esse Graphic Novel era chato, mas té que parece ser legal. Mas acima de tudo, prefiro o livro, não que eu não goste de revistas em quadrinhos, mas acho que não é o fato de ser isso, é que eu prefiro Crepusculo no livro, do que no Graphic Novel
    Bjos
    :D

    ResponderExcluir
  27. Adorei o graphic e hiper fiel a historia em relação as características dos personagens

    Gostei!

    bjo*

    ResponderExcluir
  28. adoreei a ideia do resenhaa muitoo boom!!!!
    gosteii d+,
    bjooos
    *---------*

    ResponderExcluir

Veja os antigos!

Banner Publicidada – rodapé

Todos os textos, fotos e resenhas publicados são produzidos por e de uso exclusivo de No Mundo dos Livros. Exceto quando alguma matéria se baseia/inspira em alguma fonte, a mesma será sempre citada. Por isso, por favor, não copie nenhuma postagem sem a devida autorização.

Desenvolvimento com por