O Espaço Inexplorado de Ricardo Guilherme

13 janeiro 2011
Postado por Livy

   

O ESPAÇO INEXPLORADO
Ricardo Guilherme 

ISBN: 9788578550936 
NÚMERO DE PÁGINAS: 352
EDITORA: LIVRUS
ANO: 2010
FORMATO: 16 x 23 cm
PESO: 530 gramas

SINOPSE O século XXII e seus contrastes...
Uma época na qual a tecnologia e a evolução da medicina poderiam oferecer às pessoas uma qualidade de vida nunca antes vista em nosso planeta.
Os efeitos desastrosos da devastação dos recursos naturais da Terra, no entanto, têm um impacto muito maior que as conquistas da humanidade.
Uma população apática, entediada e sem esperanças vive em um planeta extremamente poluído.
Um momento triste na história da humanidade, no qual apenas uma incrível novidade poderia despertar os seres humanos de um total desânimo.
Até que...
Surge uma oportunidade!
De um lado, um sábio astrônomo, desencantado com o mundo.
De outro, uma adorável bióloga, dotada de sentimentos e poderes muito especiais.
- Ambos centenários -
Juntos, eles terão a oportunidade de ajudar o povo a conhecer
E desvendar os mistérios
Do Espaço Inexplorado!_____________________________________________________________________________
Em primeiro lugar, algo que chama a atenção logo de ínicio para o livro: se trata de uma estória de ficção-científica. Se tratando deste gênero, infelizmente não temos muita variedade de escolha, e há uma parcela mínima de livros neste estilo literário. Antigamente (lê-se: há um bom tempo atrás), livros de ficção-científica eram o estilo mais adorado e apreciado pelos leitores. Exemplos de clássicos maravilhosos que marcaram época, e com certeza você, se não conhece, pelo menos já ouviu falar: Viagem ao centro da terra e Vinte mil léguas submarinas, ambos de Júlio VerneA Máquina do Tempo e A Guerra dos Mundos de H. G. Wells; entre outros.
Uma caracteristica muito interessante desses livros e autores é: sua imaginação e percepção estavam muito à frente de seu tempo! 

Dou os parabéns à Ricardo Guilherme por se aventurar nesta área tão instigante e apaixonante que é a ficção-cientifica. Acho muito legal tudo relacionado à tecnologia e inovações. 
Um ponto forte do livro é que os personagens principais  são anciões. Idosos mesmo! Com mais de 100 anos de idade! Normalmente, em aventuras, como a estória de seu livro, os autores recorrem a personagens jovens e fortes, que atraiam a galerinha infanto-juvenil. 
Acontece, que Ricardo inovou, e por que não? Ele se fez a seguinte pergunta: "Qual seria a razão de os grandes heróis de seriados, novelas, filmes e livros quase sempre serem jovens, crianças ou adultos de meia idade? "
Por que não personagens sábios e experientes, com grande vivência e histórias para contar? Claro, há outros personagens jovens, inclusive, de personalidade marcante e carismática, tanto quanto William e Rosana, os anciões da estória. 
Mas o mérito fica todo para eles, e os adoráveis cachorrinhos Nick e Nori, que dão um charme todo especial à trama. 
Uma coisa interessante, que esta versão, com a capa branca, contém os três livros publicados: TERRA, O DOM DE VER ALÉM e ALVORADA. O autor se baseou também, em um poema de Carlos Drummond de Andrade: "O Homem, As Viagens".
Gostei muito da narrativa e descrições. Os planetas e criaturas, assim como naves e ambientes criados, são sensacionais. 
Um outro ponto interessante, é que os capitulos são curtos (uma página e meia, em média), e a narrativa me lembrou muito um conto, o que torna a leitura do livro mais rápida e prática, uma estória leve e gostosa de ler.



Ricardo Guilherme dos Santos
 Pós-graduado em Língua Portuguesa, Compreensão e Produção de textos, Ricardo Guilherme dos Santos nasceu em 16 de julho de 1968 e formou-se em Direito pela Universidade Mackenzie em 1993. Ainda nos tempos de colégio, apaixonou-se pela literatura e pela arte de escrever. Em meados da década de 80, participou de uma edição da Bienal Nestlé de Literatura Brasileira com "Em Busca da Felicidade", um pequeno romance escrito quando possuía apenas 15 anos. Depois de muitos anos apenas como leitor assíduo, sentiu necessidade de voltar a se dedicar à sua paixão pela escrita. Fã de ficção científica e de seus subgêneros, Ricardo retorna como escritor com a saga "O Espaço Inexplorado", uma fábula espacial dedicada ao profético poema "O Homem; As Viagens", de Carlos Drummond de Andrade.


NOTA: 


CAPA = 7
NARRATIVA = 9
ORIGINALIDADE = 9
HISTÓRIA = 9

NOTA GERAL= 8,5




Comentários via Facebook

1 Comentários:

  1. Olha só, um autor brasileiro com tamanha criatividade para escrever um livro, que aparentemente, é excelente, não só pelo gênero do livro, mas também por sua estória, bem comum ao que estamos prestes a "vivenciar". Eu gostei bastante da sinopse, muito mesmo.

    ResponderExcluir

Veja os antigos!

Banner Publicidada – rodapé

Todos os textos, fotos e resenhas publicados são produzidos por e de uso exclusivo de No Mundo dos Livros. Exceto quando alguma matéria se baseia/inspira em alguma fonte, a mesma será sempre citada. Por isso, por favor, não copie nenhuma postagem sem a devida autorização.

Desenvolvimento com por