A Arte Por Trás da Capa #2

19 fevereiro 2011
Postado por Livy


Na matéria de A Arte Por Trás da Capa de hoje (que demorou, mas finalmente chegou), nós iremos conhecer o trabalho de uma capista. Eu destaquei o uma, pois irei apresentar o trabalho de Marina Avila, uma garota super talentosa, que faz capas maravilhosas.

Primeiramente, vamos conhecer um pouco a Marina:

Olá! Meu nome é Marina Avila e, atualmente, estudo Produção Editorial na faculdade Anhanguera-FAENAC. Sou apaixonada por livros, e não apenas pelas mágicas histórias que habitam suas páginas, mas pelo objeto como um todo. Sua capa, seus papéis e a tinta negra que fantasticamente colore suas páginas e nelas despeja um mundo de informações.
A identificação é tanta, e feita com tamanha paixão, que ganhei, junto com o meu grupo da faculdade, dois prêmios consecutivos de “melhor trabalho do semestre”. Um pela revista Vista e outro pela antologia de contos Vampiros, criaturas da noite? + Documentário com André Vianco.
Vegetariana, aquariana e designer. Que melhores palavras me definiriam?
Nasci em São José dos Campos em 1989 e, desde cedo, já adorava desenho. Enquanto as crianças brincavam na rua, eu me divertia com papéis, lápis e canetinhas. E carimbos!
Sou capista por amor. Amor às cores, amor à beleza, amor às histórias... Dedico minha vida à arte como um todo, sem contudo deixar de buscar sempre o profissionalismo em tudo o que faço.
Sou também escritora. As minhas histórias sempre são fantásticas ou, ao menos, esbarram nesse tema. Me preocupo, também, em passar mensagens de sustentabilidade e abertura de consciência.
Já trabalhei na editora Vida e Consciência, da Zibia Gasparetto, e atualmente me dedico à freelances para editoras e novos autores, além de estudar durante à noite. Isso que é uma vida de livros!




 __________________________________________________________________________________
Marina faz capas, projetos gráficos e diagramação. Mas é claro, não apenas isso. Ela vê cada trabalho como sendo único, personalizado, atraindo o mercado ao qual o livro destina-se e ao mesmo tempo conciliando as intenções e desejos do autor ou editora.
Procura tornar suas capas e projetos gráficos desejáveis para os leitores. Faz pesquisas sobre o tema, sobre os símbolos, sobre a história e sobre os outros livros já publicados.
A diagramação página-por-página visa o posicionamento das palavras, frases e letras na folha, de forma que o leitor as visualize e leia com rapidez e facilidade. Uma página bem-diagramada e com um bom projeto gráfico levam o leitor a ler mais prazerosamente. Nisso estão inclusas as melhores fontes para o público-alvo, a quantidade de páginas utilizadas, as margens, as cores (para miolo colorido), o uso do espaço etc...
Se há necessidade de ilustração, trabalha em conjunto com ótimos profissionais da área, todos com belíssimos traços. Revisão e preparação de texto? Ela tem também duas profissionais que trabalham em conjunto. O livro muitas vezes também precisa de material promocional, como marcadores de texto, banners e hotsites. Todo esse serviço também é oferecido caso o cliente deseje.

Agora que você já conhece a Marina e seu trabalho, vamos conferir as capas que ela já produziu?

____________________________________________________________________________________
Luiza Salazar - Editora Underworld

Lara Carver é uma jovem de 21 anos que trabalha para a Agência, um local especializado em estudar, localizar e conter fenômenos paranormais.
Um evento inesperado tira Lara do conforto da Agência em Londres e a leva para Paris, onde ela descobre que uma força muito além de qualquer coisa que a Agência já enfrentou assolou a cidade à procura de um artefato milenar.
Lara precisa se unir então a um velho amigo e ex-agente, Jason e a um demônio, Lucius, inimigo declarado de Lara desde sua infância, para descobrir quem está atrás do artefato e porque ele é tão importante. No entanto, a jornada de Lara vai lhe mostrar coisas que ela jamais esperava: sobre perigo, amor, amizade e acima de tudo, sobre os estranhos e poderosos segredos do seu próprio passado.



____________________________________________________________________________________
Rachel Caine - Editora Underworld

Joanne Baldwin é uma Guardiã do Clima. Geralmente, tudo o que é preciso é um aceno de sua mão para domar o mais violento clima. Mas agora, ela está tentando correr mais rápido de um outro tipo de tempestade: acusações de corrupções e assassinato. Então, ela está recorrendo para a tática típica humana de correr para se salvar…

Sua única esperança é Lewis, o guardião mais poderoso que se tem notícia. Infelizmente, ele não roubou somente uma mas três garrafas de Djinn – fazendo dele o homem mais procurado da Terra. Mesmo assim, ela está tentando encontrá-lo de todas as maneiras – antes que a tempestade chegue…




____________________________________________________________________________________
 Carrie Jones - Editora Underworld

Zara White suspeita que um cara estranho esteja meio que a perseguindo, de um modo bem compulsivo e obsessivo. E ela também tem uma obsessão… por fobias. E é bem verdade que ela não é mais a mesma desde que seu padrasto morreu. Mas precisava ser exilada no Maine, para morar com a avó ? Isso já parece um pouco extremo, não ? No entanto, foi uma atitude tomada com o suposto propósito de fazer com que Zara mantenha sua sanidade… porém, ela está bem certa de que o verdadeiro problema é que sua mão não consegue lidar com ela nesse momento. Zara não poderia estar mais errada. Acontece que o cara que meio que a persegue não é um produto da sua imaginação. Na verdade, ele ainda a está seguindo, deixando para trás um misterioso rastro de poeira dourada. Algo não está certo – algo não humano – nessa cidadezinha estagnada no Maine, e todos os sinais apontam para Zara. Neste romance sinistro e cativante, Carrie Jones nos presenteia com uma boa dose de romance e suspense, além de no apresentar uma criatura que nunca havíamos pensado que deveríamos temer.


____________________________________________________________________________________
Ana Flávia Abreu - Usina de Letras / Vermelho Marinho

De uma forma estranha, sempre me achei diferente das outras pessoas, nem melhor, nem pior, mas intrinsecamente diferente. Porém, nem isso me fazia acreditar que coisas extraordinárias pudessem acontecer comigo, até a chegada do inverno.
Com a ajuda da família e amigos, consegui aos poucos voltar a ter minha vida de antes. Mas isso, não durou muito. Podia prever que um furacão estava prestes a devastar minha vida, era só uma questão de tempo.
Estranhamente, com a chegada do misterioso e atraente Herodes na cidade, eu estava certa de que algo errado estava acontecendo e de que estava aumentando cada vez mais. Eu não tinha certeza se queria saber a história dele. O medo de ser algo com que eu não soubesse lidar era maior do que qualquer curiosidade que pudesse existir.
Mas assim que soube, segurei o choro por ter a certeza de que agora meu pesadelo estava prestes a começar.


____________________________________________________________________________________
 José Araújo - Usina de Letras / Vermelho Marinho

O livro Sentimentos e Emoções é a materialização da volta ao público leitor do romantismo do passado, com todo poder e magia dos contos que existem desde um passado remoto, quando eram contados de boca a boca, perpetuando-se ao longo dos tempos, chegando aos dias de hoje e da mesma forma, se perpetuarão ao longo dos tempos.


A abordagem dos sentimentos humanos, através de contos desenvolvidos com base no cotidiano de nossas vidas, onde a realidade, a ficção e a fantasia se misturam, para trazer ao leitor uma leitura suave, agradável e motivadora, sempre com mensagens positivas que se aplicam a todos nós.
 



____________________________________________________________________________________
Mandy Porto - Editora Underworld

Sussurros de uma garota apaixonada apresenta Brooke Watson, uma novata na Universidade de Standford. Brooke não queria saber nada de garotos, apenas queria se concentrar nos estudos e ser uma boa médica no futuro. Danny Garcia entra em sua vida, um garoto arrogante que a maioria das pessoas da Universidade detesta. Ele é morto por um Serial-Killer do campus e Brooke é a única que consegue vê-lo. Eles se detestam, mas tem que trabalharem juntos para descobrir quem é o assassino que está matando meninos no campus da Universidade.

E mais uma vez o amor ultrapassa os limites da morte...

  



____________________________________________________________________________________

Mandy Porto - Novos Talentos / Novo Século

Elizabeth sempre soube que era diferente, mas a certeza disso acontece no seu aniversário de 18 anos, descobrindo que seu pai era um Anjo. E ainda por cima descobre que ela mesma é um Anjo depois da visita de seu protetor lindo chamado Luke.

Com o passar dos dias Elizabeth descobre mais sobre seu novo mundo e que em um dia próximo uma guerra irá acontecer entre Anjos e demônios. Será que ela vai conseguir ajudar na guerra? E será que vai sobreviver? Irá encontrar o seu grande amor entre tanto caos? Elizabeth conta tudo em “Diário de um anjo”.





____________________________________________________________________________________
Carrie Ryan - Editora Underworld

No mundo de Mary as verdades são bem simples.
A Irmandade sempre sabe o que é melhor.
Os Guardiões irão proteger e servir.
Os Profanos nunca descansarão.
E você deve sempre se preocupar com a cerca que rodeia a vila. A cerca que protege a vila da Floresta de Mãos e Dentes.
Mas devagar, as verdades em que Mary acredita começam a desmoronar. Ela está descobrindo coisas que nunca quis saber sobre a Irmandade e seus segredos, e os Guardiões e seu poder. E quando a cerca é violada, seu mundo é jogado em meio ao caos, em meio aos Profanos e sua sede.
Agora ela deve escolher entre sua vila e seu futuro, entre o homem que ela ama e o homem que a ama. E ela deve encarar a verdade sobre a Floresta de Mãos e Dentes. Poderá existir vida fora desse mundo rodeado por tanta morte?
 

____________________________________________________________________________________
Editora Andross

Cada palavra é uma folha; ramos representam frases. Já árvores são textos. Com isso, elas criam florestas cheias de vida, onde habitam histórias e poesias, algumas das quais estão cuidadosamente reunidas neste livro. Arrisque-se entre os galhos espinhosos de um conto de terror ou debaixo de um salgueiro à luz do amanhecer de um belo verso. São elas, as mulheres, águas doces de um rio calmo e veemente, que banham as páginas deste livro.
 






____________________________________________________________________________________
 Editora Andross

Conhecemos contos de fadas como histórias cheias de magia e fantasia que costumamos contar para crianças. O que muitos não sabem é que eles foram concebidos como entretenimento para adultos e que, em sua forma original, traziam fortes doses de adultério, incesto, canibalismo e mortes hediondas. Com o tempo, diversos autores os suavizaram e acrescentaram lições de moral. Em HISTÓRIAS ENVENENADAS, escritores contemporâneos resgataram todo o horror dos contos de fadas originais em releituras de histórias tradicionais ou novos enredos, que não farão nenhuma criança dormir, mas certamente farão você perder o sono...

Prazo de recebimento de textos: Até 31 de dezembro de 2010
Data de lançamento do livro: maio de 2011

Curiosidade: Sabe a mão com a maçã? É da Mariana. Ela encontrou a maçã  no supermercado, pintou as unhas e mandou ver na foto. Só não tinha ideia que seria tão útil para uma capa! ;)

____________________________________________________________________________________
Aurélio Simões - Clube de Autores
Vencedor do 1º lugar do prêmio Clube de Autores


Para a bela e sensual Yara não interessavam mais os míseros cachês que ela ganhava como garota de programa. E foi chantageando um famoso e rico cirurgião plástico, o modo através do qual ela conseguiu uma alta quantia em dinheiro. Yara teria uma vida luxuosa ao lado da doce e singela Yasmin, sua irmã gêmea idêntica, se não fosse a interferência do ambicioso e mau-caráter Vítor. Este que descobriu a chantagem de Yara além de conseguir se apossar do dinheiro, cruelmente, enterrou as gêmeas vivas. Dois anos se passaram e Vítor conquistara sucesso e prestígio em uma Ilha do Rio de Janeiro. Mas o que ele jamais poderia imaginar era que durante todo esse tempo as gêmeas estavam vivas e que elas estavam dispostas a transformar a vida perfeita dele em um verdadeiro inferno.

____________________________________________________________________________________
Rachel Caine - Editora Underworld

The Morganville Vampires é uma série de livros escrita por Rachel Caine. Ela se passa em uma cidade do Texas, Estados Unidos, chamada Morganville, onde os vampiros são conhecidos e dominam a população. Além dos locais há também uma universidade, a Texas Prairie University, na cidade e a maioria dos estudantes não fazem idéia do que se passa na cidadezinha.

Os humanos podem pedir proteção para os vampiros e assim usam braceletes para mostrar de quem eles são protegidos. Quem não quer se afiliar a um vampiro, e não for estudante, é fair game para os vampiros. Se alguém for pego a noite sem um bracelete em Morganville… é lanche!





____________________________________________________________________________________
Editora Andross

Séculos de conhecimentos mágicos e alquímicos serão revelados somente a você nas páginas encantadas deste tratado. Nada será poupado por seus narradores. Toda a verdade virá à tona, desde os primeiros anos de nossa era até os dias atuais. Você sabe guardar segredo?

Escritores convidados:

Adriano Siqueira (Amor Vampiro, Giz Editorial)
Leandro Reis (Filhos de Galagah e O Senhor das Sombras, Idea editora)
 




____________________________________________________________________________________
Editora Andross

A morte chega e, com ela, paradoxalmente uma nova vida. Mas, para se chegar nessa nova existência, é preciso atravessar o rio que separa o mundo dos vivos do mundo dos mortos. Caronte é o barqueiro que faz essa travessia. Entretanto, exige incondicionalmente seu pagamento: duas moedas. Caso contrário, o desencarnado ficará preso entre duas terras. MOEDAS PARA O BARQUEIRO – VOLUME II traz novas histórias sobre a única certeza da vida. E um conselho: ande sempre com suas moedas. Você nunca sabe quando precisará delas.

____________________________________________________________________________________
Editora Andross

Quando se está ali, parado, esperando chegar ao destino, as melhores histórias acontecem. E é impossível não se render ao desejo de dar asas à imaginação, sentimento que transforma passageiros em narradores urbanos. As mais inesperadas sensações esperam pelo seu embarque neste exato momento ou talvez na Próxima Estação...











____________________________________________________________________________________
Projeto Pessoal / Faculdade
Projeto Vencedor do 4º semestre de Produção Editorial




O Projeto Vampiros, Criaturas da Noite? consiste em um livro de 10 contos com 134 páginas, com os autores: Arthur Conan Doyle, Richard Matheson, Edgar Allan Poe, André Vianco, Bram Stoker, Giulia Moon, Marina Avila, Helena Gomes, Rita Maria Felix e Alessandro Silva. Os contos foram reunidos com um propósito unicamente acadêmico.
Além disso, também foi produzido um documentário com o autor André Vianco, que pode ser assistido no YouTube!

O projeto gráfico (postarei em breve) foi feito colorido lembrando folhas antigas, desgastadas. Entre o vermelho-sangue e o bege, o leitor se sentirá lendo um livro proibido sobre criaturas nunca antes descritas e imaginadas! Assim foi a intenção.
A Editora Versal é um grupo da faculdade FAENAC e, na época do projeto Vampiros, era composta por: Andressa Bezerra, Beatriz Chaves, Kleber Oliveira, Marina Avila e Tamara Queiroz.


____________________________________________________________________________________
Editora Andross

O estado de permanente transição a que estamos condicionados talvez seja a essência inegável da vida. Tudo o que nos remete à passagem do tempo revela mutação. Lentas e graduais, ou bruscas e repentinas, as diversas transformações que vivenciamos cotidianamente irrompem como movimentos definidores de nossa identidade e construtores de nossa trajetória. A poesia é uma das formas mais frutíferas de expressão das metamorfoses. E, quase sempre, não se pode prever qual é o resultado das mutações. Então fica o mistério. É como tentar descobrir o segredo da crisálida.








____________________________________________________________________________________

Projeto para Gabrielle Venâncio Ruas

Este projeto foi feito para o livro da Gabrielle, embora, creio eu, ela ainda não o tenha visto. Ao que me parece, o livro será lançado, então aguardem que a história é boa!

As estrelas foram escolhidas pelos deuses para guiarem a vida dos humanos e no firmamento elas traçaram destinos e caminhos, concebidos em uma grande e entrelaçada trama. Mas quando uma profecia sobre sete medalhões é lançada sobre o mundo, a existência de todas as coisas fica em jogo. A princesa de Farewell, um dos mais importantes reinos das quatro terras, assume um papel decisivo no rumo dos acontecimentos.
No momento em que Cibereh Farewell, ao lado de sete amigos, inicia a missão de sua vida - reunir os sete medalhões há muito perdidos - seu caminho se cruza com o caminho de um rei tirano e ambicioso. Lorde Ômega, o mais ganancioso e astuto homem que já subiu ao trono de Ankhärus, também desejava reunir os sete medalhões e com eles obter poder suficiente para dominar as quatro terras. Contudo, entre ele e seu desejo estaria o destino do mundo, de todas as raças viventes e uma guerra, que faria com que a profecia se cumprisse, para o bem ou para o mal de todos.

____________________________________________________________________________________

Trabalhos pessoais:
 
 










Quer Conhecer mais sobre o trabalho da Marina? Acesse: http://marina.fantasya.com.br/
 






 

 


Comentários via Facebook

11 Comentários:

  1. ADOREI as capas!!!!!!!
    A Mariana é MUITO talentosa!!!
    Bj!

    ResponderExcluir
  2. Adorei essa sessão sobre capistas, a primeira também estava ótima!
    É legal conhecer um pouco o "backstage" dos livros.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. O trabalho da Marina Avila é maravilhoso, fico encantada com as capas que ela produz.

    ResponderExcluir
  4. Hey, Livy!

    São todas capas lindíssimas mesmo!
    Parabéns à Mariana, tão cheia de talento!

    Ótima essa sua ideia de fazer um post sobre capistas. Parabéns!

    Beijo grande e ótima semana. :)

    ResponderExcluir
  5. O trabalho dela é muito bom! As capas ficaram tão lindas! :D
    Beijinhos!

    Amanda {primeiro-livro.com}

    ResponderExcluir
  6. Oi, Livy,
    Parabéns pela seção sobre capistas, é sem dúvida alguma uma excelente ideia e um enorme atrativo para os profissionais da literatura.
    Parabéns também para a Marina, o trabalho que ela faz com as capas é realmente impressionante.
    Saudações!

    ResponderExcluir
  7. Nossa,adorei essa matéria, e principalmente, conhecer mais sobre esse tipo de trabalho, que apesar de escrever, eu não conhecia.
    As capas são fantásticas. Parabéns!
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Boa noite! Eu sou a criadora de Os Sete Medalhões – A Lenda, e gostaria muito de agradecer o carinho e a capa maravilhosa! Me sinto honrada. Desejo muito sucesso ao blog e tenho outros projetos que precisam de boas capas!! =D
    Estou sempre no email: gabriellevenancioruas@hotmail.com
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  9. Gostaria muito de fazer um orçamento com a capista Marina, mais não estou conseguindo mandar um email para ela. Gostaria que ela entrasse em contato comigo. Agradeço o espaço, excelente blog, estou sguindo com certeza. Meu emais é: maryjane1990@hotmail.com

    ResponderExcluir

Veja os antigos!

Banner Publicidada – rodapé

Todos os textos, fotos e resenhas publicados são produzidos por e de uso exclusivo de No Mundo dos Livros. Exceto quando alguma matéria se baseia/inspira em alguma fonte, a mesma será sempre citada. Por isso, por favor, não copie nenhuma postagem sem a devida autorização.

Desenvolvimento com por