Resenha: Coração de Pedra, de Charlie Fletcher

11 fevereiro 2011
Postado por Livy

Coração de Pedra
Charlie Fletcher

Categoria: Romance Juvenil
464 págs
ISBN: 978.85.6030.210-9
R$ 39,90
Editora: Geração Editorial 
Pontuação: ♥ ♥ ♥  
O romance Coração de Pedra, do inglês Charlie Fletcher, publicado pela Geração-Ediouro, conta a fascinante história de uma guerra entre estátuas mitológicas e estátuas de seres humanos em Londres. O início de tudo foi um soco de um adolescente, George Chapman, decepando a cabeça de um dragão de pedra do pórtico do Museu de História Natural. Ele é perseguido por um Pterodáctilo, réptil de dentes afiados e pontudos, que se soltou da fachada do museu e o olhava fixamente com ódio e fome. George é salvo pela estátua do Artilheiro do Memorial de Guerra. Somente o jovem enxerga as estátuas em movimento. Para reparar o estrago que aprontou, ele tem de colocar a cabeça do dragão no Coração de Pedra, mas George não sabe onde encontrá-la. Na busca, conta com a ajuda de Edie, uma menina bem decidida. Com linguagem ágil e fácil, a história tem ritmo eletrizante, mas ao mesmo tempo diverte.

Quando vi a sinopse do livro, logo achei que seria apenas um livro infanto-juvenil no estilo de Harry Potter ou Percy Jackson (me pareceu ainda mais com Percy). Então, agora que já li o livro posso afirmar com toda a certeza: não poderia estar mais enganada. Claro, o livro realmente é infanto-juvenil, mas tem um quê a mais.

Logo que comecei a ler o livro, achei que ele ia ser morno e mediano até seu final, e que acabaria achando-o meia boca. Apesar de, em todos os lugares em que vi resenha deste livro, sempre ter visto criticas muito boas a respeito. 

De início achei George um pouco bobinho. Mas conforme a trama se desenvolvia e a aventura ia tomando forma, pude ver George amadurecendo e tomando atitudes realmente corajosas. E isso não acontece apenas com ele. Outra personagem (a que mais gostei), Edie, que acaba cruzando o caminho de George, também nos ganha com seu carisma. Edie é uma personagem meio sofrida e nada criança, neste mundo paralelo onde estigmas e cuspidos andam e falam, denominada de fagulha. Uma fagulha pode "sentir", "ver" e "vivenciar" o passado de um objeto, e seu poder é muito importante no desenvolver da história.

George por sua vez é um garoto nada popular e querido em sua escola, em sua Londres "normal". Também tem uma história triste, onde perdeu seu pai (que era seu melhor amigo e inspiração) e tem uma mãe nada preocupada e presente. Mais um personagem que te conquista é o Artilheiro, uma estátua (cuspido) da Londres às avessas. É ele quem segue caminho com George e Edie, guiando-os por este mundo perigoso e hostil.

Na verdade tenho que confessar que todos os personagens da história são fantásticos. Não há personagens chatos ou irritantes, todos estão...como eu poderia dizer? No "ponto". Até mesmo o vilão do livro, chamado de O Caminhante, e o pássaro que tem o dom da memória O Corvo, são um tanto carismáticos. 

Adorei toda a trama desenvolvida e o modo como foi conduzida a história. Charlie Fletcher nos envolve com uma narrativa muito bem construída. As descrições são minuciosas e muito bem detalhadas, assim como o desenvolvimento de personagens, como  personalidade e aparência, muito bem colocado. Os cenários e ambientação também são um ponto forte do livro. 

Um detalhe interessante é que logo nas primeiras páginas tem um mapa com os desenhos das principais estátuas vistas no decorrer da história e também, com os pontos visitados.

Para finalizar, vou falar da capa. Ela pode não chamar atenção de imediato, mas condiz com o tema do livro. Um detalhe que talvez você não conheça é que, ao passar a mão em cima da estátua da capa (ela ganha vida...rsrsrs, brincadeira), ela tem uma aspereza que lembra  pedra.

Resumindo, eu adorei o livro, e apenas fico triste por ainda não ter saído a continuação (opinião que não apenas eu, mas muitos outro leitores, tem). Espero ter a oportunidade de ver o segundo livro sair no Brasil.

Comentários via Facebook

5 Comentários:

  1. Estou desejando esse livro há muito tempo!A resenha ficou demais!!!
    Teu blog ta lindo demais... Ameiiii...
    TE indique para dois memes la no blog!!! XD
    http://ofantasticomundodaarte.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Comprei esse livro tambem, mas ainda não li! Me apaixonei pela capa e pela sinopse. Tomara que eu goste da história ^^

    ResponderExcluir
  3. Este livro sempre chamou a minha atenção! Estou doida para ler!
    Adorei sua resenha, muito boa!
    Bjo!

    ResponderExcluir
  4. Esse livro deve ser muito bom pelo visto.
    Quero ler
    :D

    ResponderExcluir
  5. olá, entrei em contato com a editora Geração editorial e eles me responderam que o livro vai realmente ser lançado no primeiro semestre de 2013, a continuação, é claro. Entao estamos todos felizes!!1

    ResponderExcluir

Veja os antigos!

Banner Publicidada – rodapé

Todos os textos, fotos e resenhas publicados são produzidos por e de uso exclusivo de No Mundo dos Livros. Exceto quando alguma matéria se baseia/inspira em alguma fonte, a mesma será sempre citada. Por isso, por favor, não copie nenhuma postagem sem a devida autorização.

Desenvolvimento com por