Curiosidades #2

15 fevereiro 2011
Postado por Livy



Bom, eu estava por aí na net (OMG, admito, adoro fuçar por aí), e achei uma matéria super legal que traz os 10 escritores mais bem pagos do mundo. Este ranking foi divulgado pela revista Forbes, com base nos rendimentos com vendas de livros e direitos autorais para filmes ou pragramas de televisão, entre outros.

10. J.K. Rowling
 
Harry Potter não é mais o mesmo. Se a saga do mago adolescente fez de J.K. Rowling a primeira autora bilionária do mundo, este ano, a escritora ganhou apenas 10 milhões de dólares com suas obras.
Uma mixaria perto dos 300 milhões de dólares que ela recebeu em 2007, quando estrelou a primeira posição da lista de autores mais bem pagos da Forbes.
A explicação para isso está no fato de que a autora não deve lançar um novo livro da série tão cedo e, por outro lado, está investindo muito pouco na publicidade dos já existentes.


09. Nicholas Sparks 

A escolha por narrativas doces tem dado certo para o Americano Nicholas Sparks. De junho de 2009 a junho de 2010, o escritor de Querido John (Editora Nova Conceito) aumentou sua fortuna em 14 milhões de dólares.
Autor de obras adaptadas para o cinema como Um amor para recordar (2002) e A última música (2010), Sparks já vendeu cerca de 55 milhões de livros. 
No cinema, a rentabilidade se repete. Os filmes baseados em seus títulos arrecadaram cerca de 300 milhões de dólares.




08. John Grisham

Com 15 milhões de dólares a mais no bolso, o americano John Grisham figura na oitava posição da lista da Forbes.
Ele é autor de livros como Tempo de matar e O último jurado (ambos da Editora Rocco). De olho no crescimento do mercado de e-books, Grisham digitalizou suas 23 obras este ano.
De todos os seus títulos, pelo menos oito foram adaptados para o cinema.



07. Janet Evanovich

A autora que ganhou 2 mil dólares em sua primeira aventura no mercado editorial, este ano, em junho fechou suas finanças com um saldo de 16 milhões de dólares de rendimentos. 
Estima-se que, por ano, sejam vendidos 20 milhões de dólares com seus títulos. Destaque para a série de livros da personagem Stephanie Plum, todos editados no Brasil pela Rocco.



06. Dean Koontz

Com 18 milhões de dólares, Dean Koontz estrela na sexta posição da lista de autores mais bem pagos.
Ele é autor de romances de suspense como Os caminhos escuros do coração (Editora Record) e Velocidade (Editora Nova Fronteira).
De acordo com informações de sua assessoria, quatorze de seus livros já alcançaram a primeira posição do ranking dos livros mais vendidos do jornal The New York Times.


05. Ken Follett 

Os rendimentos de 20 milhões de dólares do escritor britânico Ken Follet renderam a ele a quinta posição na lista da Forbes. 
O último livro de Follet, Mundo Sem Fim (Editora Rocco), já conquistou a primeira posição na lista dos livros mais vendidos nos Estados Unidos, Espanha, Itália, Alemanha e França. 
Por outro lado, a série Os pilares da Terra (Editora Rocco) acaba de ser adaptada para a televisão. A mini série homônima estreou nos Estados Unidos em julho com um orçamento de 40 milhões de dólares. 
Os dois livros da série, lançada em 1989, renderam 14 milhões de cópias em todo mundo.

04. Danielle Steel

A quarta fortuna em rendimentos vai para a autora dos bestsellers como A casa na rua Esperança, Segredos de Amor e Álbuns de Família.
No ano passado, Danielle Steel lucrou 32 milhões de dólares, segundo a Forbes.
A autora já vendeu mais de 580 milhões de cópias de seus livros em 47 diferentes países.




 03. Stephen King

Há anos, o mestre dos livros de terror, Stephen King, estrela na lista dos escritores mais bem pagos da Forbes. Nessa edição, ele arrematou a terceira posição com os rendimentos de 34 milhões de dólares em um ano. 
Carrie, seu primeiro livro foi publicado em 1973. Muitas de suas obras foram adaptadas para o cinema. Entre elas, “Conta Comigo", "À Espera de Um Milagre" e "Um Sonho de Liberdade".
Atualmente, ele está escrevendo uma série de histórias em quadrinhos para a DC Comics e trabalhando em um musical com John Mellencamp. 

02. Stephenie Meyer

A autora da série Crepúsculo foi a segunda escritora que mais aumentou os seus rendimentos de junho de 2009 a junho de 2010. Nesse período, Stephanie Meyer recebeu 40 milhões de dólares com suas obras.
Cerca de 100 milhões de livros da série que narra o romance entre uma adolescente e um vampiro já foram vendidos em todo o mundo.
A série de livros também foi conquistou sucesso nos cinemas. Eclipse, o terceiro longa de Crepúsculo, é um exemplo disso.
O filme entrou para a história da cinematografia brasileira com a melhor bilheteria de estreia. No dia 5 de julho, cerca de 600 mil pessoas foram aos cinemas do país para assistir ao filme. Ao todo, foram arrecadados 4,5 bilhões de reais com os ingressos.

01. James Patterson

A maior fortuna do mundo editorial em 2010 foi para o Americano James Patterson. O autor de livros policiais, como Dupla Cilada pra Cross e Primeiro a morrer (ambos da Editora Rocco), recebe a fortuna anual de 70 milhões de dólares. 
Em julho, o escritor foi o primeiro a vender mais de um milhão de livros digitais. De acordo com informações da editora Hachette Book Group, filial da francesa Hachette Livres, Patterson vendeu até julho de 2010 1,14 bilhões de obras para dispositivos como Kindle e iPad.
 Estima-se que um em cada 17 romances vendidos nos Estados Unidos foram escritos por Patterson.


Fonte: Exame
Para ler a matéria na íntegra, acesse: Os 10 escritores mais bem pagos do mundo

Comentários via Facebook

6 Comentários:

  1. Legal, só achei que Dan Brown estaria na lista também... deve ser coisa de fã

    ResponderExcluir
  2. Gente, deve ser maravilhoso ficar milionário escrevendo. Sério, é meu sonho haha quem sabe um dia...
    Muito legal a matéria!

    xx

    ResponderExcluir
  3. Super diferente do que a gente sempre pensa kk
    Vários nomes aí que eu ainda nem conhecia =X

    ResponderExcluir
  4. Sigam o meu blog tb gente
    http://samihistorias.blogspot.com
    http://samihistorias.blogspot.com
    http://samihistorias.blogspot.com
    http://samihistorias.blogspot.com
    http://samihistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Seria uma beleza fazer parte dessa lista =D

    André de Lima
    http://seriesterritorios.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Tirando um ou dois autores que, digamos, não sou muito fã, fico feliz que os outros estejam aí =D Seria tão bom ver autores nacionais nesta lista...

    Abraços!

    ResponderExcluir

Veja os antigos!

Banner Publicidada – rodapé

Todos os textos, fotos e resenhas publicados são produzidos por e de uso exclusivo de No Mundo dos Livros. Exceto quando alguma matéria se baseia/inspira em alguma fonte, a mesma será sempre citada. Por isso, por favor, não copie nenhuma postagem sem a devida autorização.

Desenvolvimento com por