Livros Nacionais Nas Prateleiras

12 março 2011
Postado por Livy



Um livro sozinho não faz verão...
Esses dias eu entrei na minha livraria favorita, ansiosa para ver todos aqueles livros bonitos espalhados por estandes e prateleiras e expostos de forma a encher os olhos de puro desejo. Ok. Percorri as prateleiras, procurando achar livros que não conhecia e me maravilhando. Mas em determinado momento eu parei e pensei: "Cadê os livros nacionais???"


Procurei, procurei... E posso dizer que, mesmo na prateleira reservada a livros nacionais, havia tão poucos livros expostos que eu fiquei realmente chateada. Posso citar que vi muito pouco livro nacional, contando com A Batalha do Apocalipse de Eduardo Spohr, Fora de Mim de Martha Medeiros, e alguns outros.

Agora, me digam,  onde estão todos os livros maravilhosos (claro, fora os que citei acima), dos nossos autores brasileiros, que deveriam ter um espaço nessas livrarias? Como as pessoas podem ter acesso a esses livros, se nem nas livrarias eles aparecem?

Vou ser sincera, se não fosse este mundo virtual, onde blogs literários maravilhosos tem espaço, e divulgam de forma muito boa os livros nacionais, acho que muita gente nem saberia da existência de muitos autores e seus trabalhos fantásticos.

Resumindo: falta divulgação! Uma forma de que o público em geral, mesmo os que não tem acesso (ou não gostam) a blogs literários e sites deste gênero.

Fica aqui meus pensamentos sobre o assunto. Sou uma leitora (compulsiva, por assim dizer), que adoraria ver mais livros brasileiros nas livrarias e até mesmo nas livrarias virtuais (que geram grande quantidade de vendas e divulgação) e claro, onde estes livros mal aparecem.


Comentários via Facebook

3 Comentários:

  1. Olá, Livy!! Eu concordo plenamente com você. Entretanto, acredito que as editoras que apostam nos livros nacionais não investem na exposição desses livros em livrarias, porque eles cobram 40% do preço de capa. Um absurdo!! Assim, muitos acreditam que não haveria retorno satisfatório dos investimentos em meio a tantos livros estrangeiros já consagrados pelo público.
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, a divulgação de livros nacionais é muito reduzida, enquanto somos bombardeados com propagandas de livros internacionais os nacionais estão sempre escondidinhos lá no fundo! E são muitos os que deveriam ter destaque e versões com acabamentos de 'luxo' como Machado de Assis entre outros.
    Mesmo livros como os do Jô Soares, são otimos presentes e raramente se encontra numa livraria de shopping por exemplo!
    Ultimamente tenho visto uma maior divulgação de alguns titulos, mas seria legal se as livrarias dessem mais destaque as obras nacionais clássicos ou não...

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o que você falou.
    Admito que, antes de começar a frequentar blogs literários, não tinha conhecimento nem de 10% de todas as obras nacionais atuais que conheço.
    A maioria das informações são encontradas nos blogs, alguns vídeos no YouTube, Twitter...e só.
    Tenho esperança que esse cenário mude, mesmo sabendo que talvez levará um bom tempo ainda. =/

    ResponderExcluir

Veja os antigos!

Banner Publicidada – rodapé

Todos os textos, fotos e resenhas publicados são produzidos por e de uso exclusivo de No Mundo dos Livros. Exceto quando alguma matéria se baseia/inspira em alguma fonte, a mesma será sempre citada. Por isso, por favor, não copie nenhuma postagem sem a devida autorização.

Desenvolvimento com por