O Poder da Leitura ♥

12 março 2011
Postado por Livy


O nome do blog já diz tudo: NO MUNDO DOS LIVROS. A arte de viajar na leitura! 

Nós seres humanos, desde o início dos tempos desenvolvemos ferramentas, a linguagem e a sociedade. Somos seres evolutivos, pensantes, e desenvolvemos o conhecimento, ao longo do tempo. Conhecimento este, que possibilitou o poder das descobertas. 

E através da descoberta da escrita, os homens aprenderam a registrar seus pensamentos e sua história através do tempo, imortalizando o pensar e o agir. 

 Podemos dizer que a leitura foi (e sempre será) um elemento importante no desenvolvimento de todo ser humano e da sociedade em geral, tanta em sua evolução quanto no seu entendimento. 

Hoje, a leitura e a escrita abrange um caminho mais amplo: ela está presente tanto como uma prática de exercício à imaginação, do raciocínio, desenvolvendo uma visão crítica do mundo, quanto tendo um papel importante na propagação de informação e diretamente envolvida com a tecnologia.

Através da leitura e dos benefícios que ela proporciona é que o ser humano se transforma  e será através dela que surgirá o ser humano de amanhã. - frase retirada de http://www.lendo.org/

Sem dúvida alguma, a leitura aproxima cada vez mais as pessoas, tanto através da literatura, quanto através de jornais, revistas, internet, etc. E não só isso, a leitura tem um papel fundamental na importância da comunicação. 

Ao ler um livro, você tem a possibilidade de "viajar" em uma verdadeira aula sobre qualquer assunto. Cada leitura é um aprendizado, já que entramos em contato com assuntos que fazem parte de um contexto totalmente diferente daqueles que estamos acostumados.  

Assim sendo, além de estarmos lidando com todo tipo de emoções e sentimentos como humor, superação, vontade, emoção, raiva, tristeza etc, histórias podem e com certeza geram conhecimento, e estimulam a criatividade ( e a imaginação =D). O leitor tem a possibilidade de lidar e entender assim, o mundo em que vive. Ou seja: ler faz bem pra alma, pro coração e pra mente.

Digam a veradade, não é uma delícia devendar os mistérios de um livro? Descobrindo novas culturas, linguagens, acontecimentos, pessoas, emoções e comportamentos? Claro que é! A leitura amplia horizontes e ajuda a lidar com nós mesmos e com o próximo. 

É por isso que quando uma pessoa que começa a ler um bom livro não consegue parar. O estranho é que são poucas que tem esta vontade. É, a vontade de pegar um livro e ler! Tudo bem, pra você que adora ler e acompanha diversos blogs literários, deve ser estranho pensar assim. Mas não é! Há um parcela muito pequena de leitores, principalmente no Brasil.

Um estudo da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) referente ao hábito da leitura em 52 países revela o Brasil na 47ª posição. Mesmo tendo elevado a média de livros de 1,8 ao ano, para mais de quatro, o ranking é um sinal de alerta. Em países desenvolvidos, uma pessoa lê, anualmente, em média 10 livros. (tudo bem, eu leio muito mais que isso ¬¬). Viu, as estáticas não são animadoras.    

Talvez seja falta de incentivo, ou hábito, mas seja como for, infelizmente, esta é uma prática que, apesar de maravilhosa, é pouco difundida. 

O fato é que deve-se associar a leitura não como obrigação, mas como um prazer. Que desperte a vontade do conhecimento e de novas descobertas, vinculando prazer à leitura. Nada nasce do nada. Tudo vem com o tempo, claro. Quem sabe com o tempo (e esperemos que sim), a leitura se torne para todos algo bom, e as pessoas percebam o quanto O Poder da Leitura é Transformador!

Afinal como eu sempre digo: Só a leitura nos completa! E ler é tudo de bom! 

Comentários via Facebook

1 Comentários:

  1. Nossa, eu tambem leio muito mais que isso...rsrs =P

    Ler, com certeza é fundamental para o desenvolvimento e conhecimento. É incrivel o poder que um livro tem.

    Amei o post.^^

    ~> Beijusss...;*

    ResponderExcluir

Veja os antigos!

Banner Publicidada – rodapé

Todos os textos, fotos e resenhas publicados são produzidos por e de uso exclusivo de No Mundo dos Livros. Exceto quando alguma matéria se baseia/inspira em alguma fonte, a mesma será sempre citada. Por isso, por favor, não copie nenhuma postagem sem a devida autorização.

Desenvolvimento com por