Resenha: Água Para Elefantes, de Sara Gruen

19 abril 2011
Postado por Livy


Água Para Elefantes
Sara Gruen
Tradução: Anna Olga de Barros Barreto
ISBN 9788599296158 
272 páginas
R$ 24,90
Editora: Sextante
Pontuação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Durante 70 anos Jacob guardou um segredo: nunca falou a ninguém sobre o período de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora. Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária, mas teve sua vida transformada após a morte de seus pais num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de fazer as provas finais e, desesperado, acaba pulando em um trem em movimento, o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra. Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais. É também sob as lonas que ele se apaixona duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August; e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo. Água para elefantes é tão envolvente que seus personagens continuam vivos muito depois de termos virado a última página. Sara Gruen nos transporta a um mundo misterioso e encantador, construído com tamanha riqueza de detalhes que é quase possível respirar sua atmosfera.

Água para elefantes não é apenas um livro, mas sim um livro para se ler e jamais esquecer.

Sara Gruen foi ousada. Não apenas com sua narrativa chocante e surpreendente, mas com sua originalidade e visão. Depois de terminar a leitura deste livro eu me senti totalmente diferente. O modo como vemos o mundo é tão sútil e tão ínfimo, que não o percebemos em sua totalidade. Nem mesmo vivemos nossas vidas plenamente. Mas foi esta sensação que tive ao ler Água para elefantes: viver plenamente. Assim como o personagem Jacob, que no fim das contas teve uma vida feliz e plena, e em sua visão da velhice nos mostra como damos pouco valor às coisas das quais realmente deveríamos nos importar.
Tenho 90 anos. Ou 93. Uma coisa ou outra.
Jacob Jankowski perdeu a noção do tempo, apenas sabe que a vida passou rápido demais. Depois de perder sua esposa e se ver separado de sua família, vivendo em um asilo, ele já não consegue ver muito do que se alegrar. Entre uma rabugice e outra, Jacob acaba recordando-se do passado e nos leva em uma viagem à sua juventude, onde conhecemos sua história e aventura. Ele é um quase-veterinário que sofre com a recente morte de seus pais, e foge sem rumo e cheio de dor. Foi assim, fugindo, que ele acabou pulando em um trem. Mas não em QUALQUER trem, e sim em um trem pertencente ao circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra. A partir daí sua aventura começa.

Algo que achei muito interessante foi como o destino mexe seus pauzinhos. E não apenas o destino, mas as atitudes de todos e suas consequências. Um detalhe curioso é que, no fim das contas, foi o circo que escolheu Jacob, e não o contrário. 

Eu adorei Jacob e Marlena, ambos bons, corajosos, gentis, e extremamente apaixonados pelos animais do circo. Odiei August, Tio Al e toda a sua maldade e perversidade com todas as minha forças. Aliás, August se mostra um louco perfeito: horas gentil e bondoso, horas mal e irônico. E Tio Al é o perfeito egoísta e egocêntrico. Uma coisa que me deixou sem ar, foram as maldades cometidas contra os animais do circo: o tratamento parcial e as crueldades infringidas a eles. E é aí que entra Rosie, a elefanta que de estúpida não tem nada. Ela é um doce, extremamente inteligente, sorridente, e corajosa. Ela é a responsável por ótimas cenas do livro.

Ela pega e a põe no chão. Em seguida coloca o braço para fora de novo. Depois de alguns segundos de muito receio, estendo a mão. O orangotango fêmea envolve a minha mão com seus dedos compridos e depois a solta. Então se senta nas ancas e descasca a laranja.
Olho assombrado. Ela estava me agradecendo.

Não só a relação entre animais e seres humanos é intensa, como os sentimentos (desejos, tristezas e alegrias)  e agruras são totalmente explorados por Sara Gruen, de forma primorosa. O que mais me chamou a atenção foi o sentimento de Jacob na velhice: o modo como está encarando a vida neste momento e tudo o que está sentindo e pelo que está passando. 

A trama e seu desenvolvimento é maravilhoso, tão real e palpável, e ao mesmo tempo tão mágico que é impossível não rir, chorar, se chocar ou torcer pelos personagens e acontecimentos. A narrativa de Sara nos conduz a extremos de sentimentos: em alguns momentos você se sentirá perdido entre risadas, outras em lágrimas e sentimentos como perda, aflição e choque. E em determinado momentos se sentirá enlouquecidamente apaixonado. Não apenas pela história e personagens, mas pela vida. A visão que temos do circo e o modo como tudo funciona, o relacionamento entre os personagens, suas dores e perdas, e tudo o que o livro mostra nos faz crer, realmente, que a vida é o maior espetáculo da terra

Recomendo a todos conhecer a linda história de Jacob. Pois as incríveis e trágicas descobertas de um jovem e a experiencia, coragem e determinação de um velho irão te impressionar. Recomendo!
 Veja o trailer do filme:

Comentários via Facebook

54 Comentários:

  1. Quando terminei de ler esse livro meu coração estava quase na boca de tão chocada e feliz. Chocada por ser um livro inesquecível e super emocionante e feliz por tê-lo em minha estante. =D
    Adorei sua resenha e também dou nota 10 em tudo!

    Bjusss
    http://viciadospelaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. To lendo ele agora, to no comecinho ainda, mas játo adorando. Tenho grandes expectativas pra ele porque é um livro que quero ler há muito tempo. Fora que todas as resenhas que li foram positivas.
    Adorei o quote que você colocou!

    Beijos xx

    ResponderExcluir
  3. parece ser um livro bem interessante,quero muito ler
    A história parece ser bem emocionante
    E a capa com o Rob é linda!!!!!!!
    beijso

    ResponderExcluir
  4. Já tinha ouvido falar desse livro antes, mas nunca tinha chamado minha atenção... Mas, depois da resenha fiquei com mta vontade de ler!

    ResponderExcluir
  5. Nossa minha vontade de ler esse livro e tanta!! Todos recomendam e falam muito bem! Tenho uma amiga q ama o Rob e por isso ela adorou esse livro(meio nada a ver,neh rs).. Espero ler em breve!

    ResponderExcluir
  6. Depois de ler essa resenha fiquei mais curiosa, quero muuuito ler esse livro!!

    ResponderExcluir
  7. Eu quero muito ler esse livro. Depois do que você falou então, agora eu quero mais ainda.

    Bjs - Maah
    Nerd Leitora

    ResponderExcluir
  8. Esse livro parece muito bom!! ^^ Li o primeiro capitulo e amei!!
    "um livro para ler e nunca mais esquecer"
    \o/

    ResponderExcluir
  9. A história parece ser ótima, e estou louca pra ler. Todas as resenhas que li até agora falaram bem do livro *_*

    ResponderExcluir
  10. Parece ser uma historia muito linda, eu quero ler ele antes de assistir ao filme, então preciso correr.
    Achei a capa muito linda também, beijos.

    ResponderExcluir
  11. Opa !!!! Nota 10??? Quero ler esse daí...\o/

    ResponderExcluir
  12. Tenho grandes expectativas sobre esse livro, com muitos assuntos interessantes: dor, amor, solidão, mals tratos com os animais...
    Gostaria muito de ler..
    Beijokass

    ResponderExcluir
  13. Cada resenha lida desperta um tanto mais o meu desejo de ler. Parece ser muito emocionante! E a nova capa então, dessa nem se fala. Linda demais!

    ResponderExcluir
  14. Ótima resenha, só aumentou minha vontade de ler o livro!

    ResponderExcluir
  15. de primeira eu nem me interessei mt, mas vi tantas resenha e comentarios que começei a me interessar e agora estou realmente co, vontade de ler :D

    bju
    letracomasa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. A história é muito fofa. Só leio resenhas positivas desse livro... que só aumentam cada vez mais a vontade de ler tambem!

    ResponderExcluir
  17. Nossa, estou louca para ler este livro! Parece ser ótimo, afinal, todo livro que vai para o Cinema tem que ser muito bom, né? Quero muito ver o filme, também.

    Ótima resenha. =D

    ResponderExcluir
  18. Sara Gruen sem comentários.

    História perfeita, digno de ser o próximo Titanic.

    ResponderExcluir
  19. O filme tem sido bem divulgado, mas quero mesmo é ler o livro. Bjs, Rose;D

    ResponderExcluir
  20. Li e ouvi tantos comentários bons a respeito desse livro que não posso fazer outra coisa senão ler...
    Neny, tens razão, também vou correr para o livro antes de ver o filme, pois, com raríssimas exceções, os filmes nunca traduzem o verdadeiro sentimento que um livro nos proporciona.
    Abraços a todos e boa leitura!!!

    ResponderExcluir
  21. Estou muito curiosa para ler esse livro!!

    ResponderExcluir
  22. Nossa, a história parece tão envolvente e a capa maravilhosa, que não tem como não estar anciosa por este livro. Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  23. Depois dessa resenha fiquei com mais vontade ainda de ler o livro. Sou muito apegada a idéia de viver muito para que daqui a 10 anos quando eu polhar para trás saber que fiz tuo que podia e devia.
    Acho que se eu conhecer a história do Jacob vou saber mesmo sobre isso.
    Pena que tem crueldade com animais.. :/
    beijo

    ResponderExcluir
  24. O filme é MARAVILHOSO e não li o livro ainda, espero que o filme tenha sido fiel ao mesmo. Vale a pena conhecer a história.

    ResponderExcluir
  25. ai meu Deus, essa capa é maravilhosa e depois dessa bela resenha, concerteza quero ler esse livro o mais rápido possivel *-*'

    ResponderExcluir
  26. ótimaa resenha!! jah estava louca para ler, agora estou mais ainda!!!

    ResponderExcluir
  27. Aparenta ser um livro muito interessante.
    Estou com muita vontade de ler e ver também o filme ne? Ainda mais que o lindo Robert participa dele. =D
    Pelo que vi nas resenhas você ainda não leu a série Irmandade da Adaga Negra...pois leia é maravilhosa! Recomendo muito!
    Bjos.

    ResponderExcluir
  28. Eu quero tanto, mais tanto ler esse livro, confesso que não tinha muito interesse antes de sair com essa capa nova, que é linda por sinal, mas agora, to doida pra comprar.
    Adorei sua resenha :)

    Lu Alves,
    Stolen Nights

    ResponderExcluir
  29. Por incrível que pareça, não estou nem um pouco interessada em ver o filme, mas quero muito ler o livro.

    ResponderExcluir
  30. estou muuuito ansiosa por ele esse livro.
    só escuto criticas maravilhosas sobre ele.

    ResponderExcluir
  31. Adorei a resenha! Nota 10 em tudo... o livro deve ser muito bom mesmo! Quero muito ler! :D

    ResponderExcluir
  32. Linda resenha, acho que chorarei qndo o ler. Mas não vou assistir ao filme, porque sempre me decepciono >.<

    ResponderExcluir
  33. não vejo a hora de ler o livro e ver o filme *_*

    ResponderExcluir
  34. Tem muita gente falando bem desse livro, isso só faz minha vontade de o ler aumentar cada vez mais. E ver o filme também né?
    Dizem que é uma história apaixonante, e a sua resenha só reforçou esse pensamento. Estou cada vez mais curiosa para o ler.

    ResponderExcluir
  35. Não faz muito meu estilo de leitura, mas acho que irei lê-lo pelos seu enormes elogios a esse livro.

    ResponderExcluir
  36. Só vejo resenhas super positivas sobre esse livro!
    Parece que ele consegue te deixar triste, com raiva, emocionada e feliz ao mesmo tempo, não nessa ordem ,mas...
    É uma história e tanto!

    ResponderExcluir
  37. Oi!

    Eu sabia, esse livro tinha que ganhar 10! Quero muito esse livro desde que ele tinha a outra capa, mas ainda não pude comprá-lo. Estou participando de umas promos, quem sabe ele vem aí? :)

    Bjos!

    ResponderExcluir
  38. Quero muito ver o filme, não quero ler muito não qq' mais deve ser legal. Mas ainda acho que prefiro ver o filme.

    ResponderExcluir
  39. Li algumas resenhas sobre o livro e fiquei bem interessada. Deve ser lindooo!

    ResponderExcluir
  40. aai, eu confesso que esse livro só me chamou atenção por causa da capa, que é linda... mas depois eu fui procurar mais sobre o livro, e bom, me deu muita vontade de ler... rsrs
    e com essa sua resenha então, só não saio correndo pra comprar pq eu não tenho mais dinheiro mesmo... rsrs
    parabéns, ótima resenha :)

    beijos,
    @adri_brust
    http://stolenights.blogspot.com

    ResponderExcluir
  41. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  42. Aiii o livro parece mostrar a crise, a temática do circo com uma sensibilidade, com capricho sabe?!
    todas as minhas amigas leram em um dia! tô louca pra ler!
    Mas ainda prefiro a capa da 1ª edição.. não gosto de capas de filmes em livros #eusouchata
    adorei a resenha, senti toda sua empolgação com a leitura! Já me empolguei! kkkkkkkkk
    ;*

    ResponderExcluir
  43. Acho que o fato de ter virado filme inspirou mais ainda às pessoas lerem o livro. E espero ler essa história, mesmo não achando , de cara, uma combinação tão perfeita do Rob com a Reese.

    ResponderExcluir
  44. A resenha ficou ótima!
    Tenha muita vontade de ler esse livro!

    Só vou ver o filme depois de ler.. para não estragar a supresa...rsrs..

    Bjs

    Melissa
    espacoeditorial.blogspot.com

    ResponderExcluir
  45. Aiiii eu só quis ler esse livro depois que eles mudaram a capa(que eu adoreii) e colocaram o rob nela *---*, eu nunca tinha visto meesmo a historia, mas lendo sua resenha o livro parece mesmo ser legal - mais um livro pra minha lista hoho

    adoreii a resenha
    beijinhoos :*

    ResponderExcluir
  46. Só li boas resenhas desse livro. Estou doido para ler.

    ResponderExcluir
  47. Pedro Henrique Machado25 de outubro de 2011 21:36

    Parece ser muito bom esse livro,queria muito ganhar ele!!!

    ResponderExcluir
  48. caramba...
    em 2011 vc leu todos aquekes livros mesmo....
    quanto tempo vc demora em cada livro...

    bjs

    ResponderExcluir
  49. Provavelmente vou gostar...só falta ganhar o livro =)

    ResponderExcluir
  50. Adorei a resanha. vou comprar o livro conserteza.

    ResponderExcluir
  51. Comecei este livro um pouco com o pé atrás, só o estava lendo para poder compará-lo com o filme e ver o que foi deixado de fora, afinal de contas, antes disso nunca havia ouvido falar sobre ele. A capa original também não me fez cair de amores, me deixou ainda mais travada quanto a seu enredo. Enfim, achei que por ser uma história que não se passa na atualidade seria extremamente chato, este meu trauma se deve ao Morro dos Ventos Uivantes, ao qual tentei ler depois que Bella o citou algumas vezes na Sagra Crepúsculo. Porém Água para elefantes realmente surpreendeu, não era nada do que eu esperava, fiquei extremamente vidrada no livro, não havia nada de morgado ali como no livro das irmãs B, eu simplesmente não conseguia parar de ler um segundo. Ele me vez voltar a minha infância em que ia para qualquer circo que aparecesse a minha cidade, me fez me perguntar o porquê de eu ter me afastado disto e por fim voltei a me apaixonar por circo. Desde que o finalizei me vi extremamente empolgada para assistir algum espetáculo, além de que os elefantes agora me fascinam mais do que nunca.

    Blog: http://worldbehindmywall.fanzoom.net/
    Twitter: https://twitter.com/Blog_WBMW

    ResponderExcluir
  52. Olá Livy,

    Parabéns pela resenha. Maravilhosa!

    Quando li o título deste livro, achei-o muito interessante!
    Mas que grata surpresa me depara com suas páginas mágicas!
    Um dos meus preferidos!

    Beijos

    http//livrosrocknrolleoutrosvicios.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Veja os antigos!

Banner Publicidada – rodapé

Todos os textos, fotos e resenhas publicados são produzidos por e de uso exclusivo de No Mundo dos Livros. Exceto quando alguma matéria se baseia/inspira em alguma fonte, a mesma será sempre citada. Por isso, por favor, não copie nenhuma postagem sem a devida autorização.

Desenvolvimento com por