Resenha: Um Amor Para Recordar de Nicholas Sparks

22 maio 2011
Postado por Livy





Um Amor Para Recordar
Nicholas Sparks

Tradução: Ivar Panazzolo Júnior
ISBN:
9788563219268
Ano:
2011
Número de páginas:
184
R$ 29.90

 Editora: Novo Conceito
Pontuação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
Sinopse: Landon, filho de uma família tradicional, tentava aproveitar ao máximo a liberdade que a pequena cidade de Beaufort, na Carolina do Norte, proporcionava-lhe, antes de entrar na universidade. Jamie, filha do pastor da cidade, estava longe de ser uma típica adolescente. Sempre carregava uma Bíblia consigo e era o tipo de garota que tirava as ervas daninha do gramado de alguém sem que lhe pedissem, ou parava o trânsito para ajudar crianças pequenas a atravessar a rua. Eram distantes as afinidades que poderiam aproximá-los, mas, após o baile de formatura, o amor aconteceu e as diferenças de Jamie e Landon acabaram por uni-los na descoberta da alegria, da dor da perda e, sobretudo, da força transformadora do verdadeiro amor. E não é por acaso que ambos viveram a história mais comovente de todos os tempos...

Acabei de ler Um Amor Para Recordar e decidi que tinha que fazer esta resenha enquanto ainda tenho este incrível sentimento em mim (para bom entendedor: enquanto ainda estou com os olhos inchados de tanto chorar). Ok! Quem já leu algum livro do Nicholas Sparks, ou assistiu a algum dos filmes baseados nestes livros, vai saber do que estou falando. Suas estórias conseguem arrancar um pedaço do seu coração, e ao mesmo tempo te deixar com aquela sensação de que acabou de ler a estória mais linda que existe. 
  
Há momentos em que desejo fazer o tempo voltar e apagar toda a tristeza, mas eu tenho a sensação de que, se o fizesse, também apagaria a algria. Assim, revivo as memórias da forma como vêm, aceitando todas elas, deixando que me guiem sempre que possível. Isso acontece com mais frequência do que as pessoas percebem...
Quando eu tinha 17 anos, minha vida mudou para sempre... Estou com 57, mas ainda me lembro de tudo o que aconteceu naquele período, em seus mínimos detalhes. Sempre o revivo em minha mente, trazendo-o de volta à vida, e sinto uma estranha combinação de tristeza e alegria quando o faço.
Esta é minha história - e prometo contar tudo.
No início você vai sorrir e, depois, chorar - não diga que não avisei.  

Esta é a sinopse que se encontra no verso do livro. Dá para perceber o drama, né!? Antes de mais nada, eu tenho que dizer que assisti ao filme, de mesmo nome. O que quero dizer é que, quem já viu o filme tem noção do que esperar da estória do livro. Ambos são bem diferentes em muitas cosias, mas sua essência é a mesma. Tudo bem que é meio estranho falar que ambos são bem diferentes, mas é isso mesmo! O livro supera o filme.

Quando comecei a ler, não imaginei que o livro fosse me fazer chorar tanto quanto chorei, já que eu já sabia como a estória terminaria. Mas o fato é que o livro te surpreende, mesmo com o desfecho prevísivel. Cada detalhe é fascinante e o amor entre Jamie e Landon é inesquecível. Acho também que é possível tirar mutias lições do livro, e dentre elas o fato de que o amor e a fé nos dão forças e superam tudo. Não há como deixar de refletir sobre a importância da vida e o significado de nossos atos.
Jamie é um exemplo de fé e de amor ao próximo, sempre buscando ajudar a todos, com bondade, sem guardar rancor e superando tudo com amor. Também é admirável, sendo uma pessoa simples e altruísta, de forma que poucos são, mesmo com o caminho já traçado pelo qual terá que passar.

O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não sente ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
Jamie era a essência mais sincera daquela descrição.

Jamie não era somente o anjo que salvou Tom Thorton, ela era o anjo que salvou a todos nós.  

Além da beleza de Jamie, com sua fé e bondade inabaláveis, é incrível ver o amadurecimento de Landon e o modo como seu amor por Jamie transdorma seu modo de encarar a vida para sempre. Achei o amor do casal, que cresce de forma tão bonita, aos pouquinhos conforme convivem, a coisa mais linda da estória.
No começo você pode achar difícil que a estória vá te emocionar... Mas eu digo uma coisa: abra seu coração e deixe-se levar pelo romance e se emocione. Não há como evitar!

E tudo de que me lembro foi que, naquele momento, quando nossos lábios se tocaram pela primeira vez, eu sabia que a lembrança duraria para sempre.

Um Amor Para Recordar é, sem dúvida alguma, um livro que todos deveriam ter a oportunidade de ler. Nele vemos o significado da vida e do amor da forma mais pura e verdadeira, e podemos até mesmo parar para refletir e mudar muitos dos nossos conceitos.


NOTA EXTRA:  
CAPA = 8
NARRATIVA = 10
ORIGINALIDADE = 10
PERSONAGENS = 10
HISTÓRIA = 10
NOTA GERAL = 9,4

Comentários via Facebook

40 Comentários:

  1. Gostei do Blog super fofo continue assim

    Visite-me e de sua opinião

    http://aleitoracassia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Que resenha linda, Livy! Me fez ficar com uma vontade imensa de ler o livro ^^ Desde que lançou aqui no Brasil e eu li a sinopse eu já fiquei doidinha pra ler. Já estou até participando de uma promoção dele :D Espero que eu ganhe.. rsrs

    Abraços!

    http://leitorasanonimas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ei, Livy! Adorei sua resenha! Acabei de ler o livro essa semana, e fiz resenha no meu blog também!
    Este livro é lindo, maravilhoso, mal posso dizer o que senti ao lê-lo!
    Com certeza, um livro que vale a pena!
    Bjus,
    Náh
    http://www.lerdormircomer.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Nicholas Sparks é Nicholas Sparks néah?! E Um Amor Para Recordar esta sendo mega comentado ultimamente. Louco para lê-lo, óootima resenha =)
    http://www.divinaescrita.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. A resenha ficou linda!
    Nicholas Sparks tem feito muito sucesso ultimamente e merecido né !!
    Bjss

    Melissa
    espacoeditorial.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Esse autor é sensacional!
    Adorei a resenha deve ser lindo mesmo! Pois já vi o filme que tem o mesmo nome e amei.
    Vou coloca-lo na lista de próximas leituras.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  7. Tenho lido ótimas críticas deste livro, mas não é de se admirar já que o autor é Nicholas Sparks. Bjs, Rose;D

    ResponderExcluir
  8. Todas as resenhas dos livros do Nicholas Sparks seempre elogiam ele de montão mas eu nunca consigo ter vontade de ler um livro dele D:
    Daqui a pouco eu vou ler algum só para ver se é tudo isso mesmo, rs

    ResponderExcluir
  9. Amo os romances do Nicholas Sparks!!! Até hoje não teve algum que eu tenha lido que não tenha gostado...
    Sinceramente, detestei essa capa!! Acho que foi a que eu mais reclamei quando vi... rsrs.
    Espero poder lê-lo o mais rápido possível!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Esse livro do Nicholas parece ser mto bom,e emocionante.Pena que tem poucas paginas...Quero ler o livro para depois ver o filme ^^

    ResponderExcluir
  11. Oi! Tudo bem?
    A resenha ficou ótima, adorei!
    Esse livro me emocionou muito, não conseguia terminar de ler, em razão do choro auhsuahsuhas
    Uma pena que tenha poucas páginas, mas mesmo assim achei que a história foi muito bem construída e elaborada :)
    Obrigada pela visita e pelo comentário!
    Tem post novo no blog: Resenha - Um Amor Para Recordar. Passa lá :)
    Tá rolando promoção de "Uma Proposta Irrecusável", livro + marcador -> http://migre.me/4wwLm
    Participe!
    Beijos, Nath
    @brgnat
    Books In Wonderland - http://booksinwonderland.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Adorei a resenha!
    Fiquei com mais vontade de ler, acho que vou passar ele na frente dos outros livros que estão me esperando. Tenho certeza que vale a pena!

    ResponderExcluir
  13. Um Amor Para Recordar é uma história linda! (ainda bem que Deus permitiu que Nicholas Sparks viessem a este mundo para nos apresentar livros tão maravilhosos e tocantes...)
    Apesar de o filme não ser totalmente fiel ao livro, temo que o livro não me surpreenda... Afinal, assistit ao longa-metragem e já o que vai acontecer!
    Mas, enfim, como você mesma disse, Livy, todos devem/deveriam ler e se emocionar, abrir o coração para um livro tão... tão... não se mais que adjetivos usar para demonstrar o quanto quero ler e o quanto vale a pena ler Um Amor Para Recordar.

    Abração!

    Jonathan Henrique {^_^}
    Blog No Mundo de Alguém

    ResponderExcluir
  14. Ai que lindo!!!!!!!!!
    To feliz que ganhei o kit ontem =D
    bjs

    ResponderExcluir
  15. Ola. Belo blog. O meu se chama POET “Pages Of Erased Text”. Gostaria de uma informação (ou opinião). Sei que há bilhões de livros e ebooks no mundo, mas você sabe se tem muita gente que faz “blog-book”? O “blog-book” é um ebook publicado em blog (escrito e publicado simultaneamente, geralmente por capitulo). Estou iniciando um e gostaria de ter mais informação sobre isso, pois achei pouca coisa quando pesquisei.
    E então? “blog-book”, alguém já ouviu falar? Confere aqui http://pagesoferasedtext.blogspot.com/
    O nome do book é “Illegitimate”. Espero que goste. Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
  16. Olha eu vi o filme, e confesso que chorei horrores, quando entrei no blog, e li a resenha, pensei "Esse livro eu preciso comprar", eu adorei a historia, tipo dá pra você ver o filme é legal, mas o livro deve ser 100% mais legal que o filme, e com certeza vou chorar mais horrores ainda. Então eu comprei o livro, vai demorar pra chegar, mais estou anciosa para ler, reler.. e enfim.. Chorar!
    Continue assim Livy, o seu blog está fazendo um sucesso.. danado *-*... Amo o seu blog.

    ResponderExcluir
  17. Preciso me espelhar em você. Quando leio um livro que me emociona juro enquanto estou lendo, que farei resenha, aí quando vejo terminei o livro e a sensação passa :/
    Tenho "Querido John" mas ainda não li...Sério que todos os livros dele arrancam lágrimas? Viii me assustou, rs brincadeira. Vou ler esse livro inspirada em blogueiras como você porque confesso que quando o livro saiu não me atraiu. A mocinha é tão certinha, a capa não é tão linda como as outras do Nicholas e o livro tem tão poucas páginas...Mas se ele te emocionou tanto assim vou dar um voto de confiança a ele. Ai,ma stô com medo de chorar assim como você kkk
    kisses ^_^

    ResponderExcluir
  18. Acabei de ler esse livro. Eu já tinha visto o filme, então eu já sabia do final, mas mesmo assim chorei horrores, o livro é lindo!

    Bjus
    Gisele
    http://dicasdelivrosefilmes.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Pena que achei o filme uma cópia mal feita de Love Story (o de 1970, não o dos anos 40). EU AMO LOVE STORY. Vc devia fazer a resenha do livro do Erich Segal tb.

    ResponderExcluir
  20. Aí meu Deus! Preciso ler! Eu já vi o filme trilhões de vezes,mas o livro com certeza é melhor, pelos detalhes e intensidade ! Amei a resenha!

    ResponderExcluir
  21. Fernanda Carvalho27 de maio de 2011 10:51

    Sempre que assisto filme choro!!! Kkk

    To louca pra ler o livro e chorar ainda mais... Adorei sua resenha!

    ResponderExcluir
  22. O Filme é TUDO DE BOM !
    E é claro que o livro tbm é, por isso estou com muita vontade de ler *-*
    Quero muuuito, haha
    BjBj :*

    ResponderExcluir
  23. Oi!

    Sparks não é ruim, mas as histórias dele são meio repetitivas né? Muito drama, muito amor, recomeço, muitas lágrimas... mas eu acabo lendo! :x

    Bjos!

    ResponderExcluir
  24. Eu também amei esse livro.Quando você termina parece que algo de bom lhe aconteceu ,assim como nos personagens.Também fiz uma resenha no meu blog:http://nomeiodoslivros.blogspot.com/search/label/Resenhando
    Dá uma olhada.
    bjs

    ResponderExcluir
  25. Nicholas é Nicholas, e sua historias são sempre emocionantes. Apesar de eu ainda não ter lido nada dele (?)somente pelas resenhas que li de livros anteriores posso dizer isso. Tenho Querido john e A ultima Música e pretendo comprar todos os livros dele que forem lançados, mas achei acapa meio simpleszinha demais, com cara de romance de banca (nada contra).Bjksssssss

    ResponderExcluir
  26. @Natalia Smirnova

    Flor...Esta é uma tendência muito legal! Aliás é o que atrai muitos leitores... Um exemplo disso é o livro APOCALIPSE Z de Manel Loureiro, que começou na net e virou um sucesso! =D

    ResponderExcluir
  27. Já assisti o filme, e agora queria ler o livro.

    ResponderExcluir
  28. Todos comentam se lavar chorando lendo Nicholas Sparks, já estou com medo!hahah
    Já assisti ao filme tbm, que mesmo sendo uma versão jovem de "love Story" tem seus encantos diferentes e um clima diferente tbm, gosto muito de várias cenas! Tbm acredito que muitos livros possam superar o filme e nos emocionar, mesmo já sabendo a trama e como a história termina!pq os detalhes são mto importantes!

    ResponderExcluir
  29. Esse é um dos meus livros favorito do gde Sparks... adorei sua resenha pq toda resenha q tem como escritor como o Sparks só pode dar em livro bom rs

    rafa
    rafersom.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Já assiti o filme mais ainda não li o livro espero ganhar (yn)

    ResponderExcluir
  31. Eu sou suspeita pra falar dos livros do Nicholas Sparks pq eu amo todos, só falta ler esse, e eu sempre gosto de primeiro ler o livro pra depois assistir ao filme. Sempre acho o livro bem melhor, mais rico de detalhes e isso me emociona mais.
    Muito show sua resenha, parabéns.

    ResponderExcluir
  32. Nicholas Sparks é o meu autor preferido,é o que me faz chorar com suas cenas de emoção.
    E no filme desse livro não foi diferente,estou louca para ler esse livro e depois dessa resenha,essa vontade só aumentou!

    ResponderExcluir
  33. Chorei muito lendo A Ultima Musica e vendo o filme, e chorei mais ainda vendo o filme Um Amor Para Recordar, fico me imaginando lendo o livro, um poço de lágrimas haha Adorei o blog *-* Beijos :*

    ResponderExcluir
  34. Eu amei o blog
    Parabens e um bom passatempo para quem gosta de ler
    Nicholas Sparks e um otimo escritor

    ResponderExcluir
  35. Esse livro mostra bem o ditado popular: "os opostos se atraem", quero muito ler esse livro!!!

    ResponderExcluir
  36. A história é lindaaa. Eu vi o filme e achei muito bom. Ótima resenha! :D

    ResponderExcluir
  37. essa historia é magnifica. Eu nao tenho paciencia para ler livro de romance, mais os livros do nicholas sparks é o maximo eu quero pelo menos tentar ler todos é o que esta em meus planos. rsrsrs
    ficam com Deus e que Ele possa abençoar o coração do Nicholas e que cont a passar essa emoção para todos nós.
    abç e bjs.

    kassia ferreira

    ResponderExcluir
  38. Amei a historia chorei no filme e no livro! mas não gostei da capa não me cativou esperava mais!

    bjo*

    ResponderExcluir
  39. Livy depois que li o que vc escreveu me deu vontade de sair correndo procurando uma livraria pra comprar o livro, uma dica pra te dar leia querido john que é do mesmo escritor, também tem um filme com o mesmo nome, eu vi o filme e mesmo assim me emocionei lendo o livo espero que vc leia tambem pois quero ver sua resenha

    ResponderExcluir
  40. O melhor romance que já li. Nicholas Sparks sem sombra de dúvida e o autor mais romântico do século.

    ResponderExcluir

Veja os antigos!

Banner Publicidada – rodapé

Todos os textos, fotos e resenhas publicados são produzidos por e de uso exclusivo de No Mundo dos Livros. Exceto quando alguma matéria se baseia/inspira em alguma fonte, a mesma será sempre citada. Por isso, por favor, não copie nenhuma postagem sem a devida autorização.

Desenvolvimento com por