Resenha: Crimes, de Ferdinand Von Schirach

30 junho 2011
Postado por Livy






Crimes
Ferdinand Von Schirach
Título Original: Verbrechen 
Tradutor: Roberto Rodrigues
ISBN:
850109045X
Páginas:
176  
R$ 29,90 
Editora: Record
Pontuação: ♥ ♥ ♥  
Um médico mata sua esposa com um machado, após quarenta anos de casados. Antes de chamar a polícia, ele a esquarteja. Um homem rouba um banco, e, por mais incrível que possa parecer, tem bons motivos para fazê-lo. Contrariando todas as probabilidades, é salvo pela justiça. São histórias inacreditáveis, porém verídicas, narradas com maestria pelo autor e advogado criminalista Ferdinand Von Schirach. Grande sucesso na Europa, com mais de 400.000 exemplares vendidos só na Alemanha.

Este é um livro que traz contos de crimes impressionantes e um tanto "surreais". Mas ao término da leitura, ao me aperceber que Ferdinand Von Schirach relata casos reais, fiquei chocada. A narrativa é forte, direta e instigante (mas não sem alguma emoção). O advogado Ferdinand utilizou sua própria experiência em casos bizarros de crimes para escrever este livro. Além da narrativa, Von Schirach nos presenteia com finais de reflexão, nos fazendo pensar sobre a excência humana, seus sentimentos mais primitivos, os absurdos e estranhos caminhos da mente. Outro fator interessante é que o próprio autor está presente durante a narrativa, afinal ele é, muitas vezes, o advogado que tem a tarefa de defender um assassino ou criminoso para o qual todas as provas apontam.
O primeiro golpe, que abriu seu crânio, foi mortal. Espalhando pequenos fragmentos ósseos, o machado penetrou até o cérebro, e o corte partiu seu rosto ao meio. --- pág. 16
Não estranhe ao ler o livro e pensar em muitos dos filmes e séries que você já deve ter assistido. Mas o interessante é pensar: a arte emita a vida? Sim! Aliás, nem chega perto! Como pode o ser humano capaz de cometer tantas loucuras? É realmente difícil de acreditar e entender. Von Schirach também aborda assuntos de moral, do certo e errado, a  justiça e suas contradições. No decorrer da leitura também percebi que para desvendar o mistério de alguns contos, sempre há um detalhe que passa sem percebermos, com finais enigmáticos.

Cada história abordada nos traz retratos de alguma pertubação e deturpação psicológica e de conduta. Incesto (O Violoncelo), canibalismo (Amor), esquizofrenia (Verde), violência extrema (A Tigela dos Tanata) entre outros. Dentre os casos expostos eu achei muito interessante o fato de que cada um nos desperta um sentimento e em alguns casos, até mesmo "entender" o acusado. Fähner, A tigela dos Tanata e O violoncelo me deixaram realmente assustada, contendo cenas de extrema violência.O modo como as vítimas são mortas, ou encontradas é de arrepiar! Em outros casos como Sorte, O espinho e O etíope os sentimentos são o de pesar e torcida, afinal, apesar das mentes perturbadas, todos tem uma razão de ter chegado até o ponto em que chegaram. E o meu favorito foi  O etíope, pois termina bem, de forma que o bem supera a justiça.

Resumidamente eu diria que o livro tem uma presença forte e marcante no mundo editorial. Apenas o fato de presenciarmos fatos reais, é o bastante para nos chocar e fazer refletir. Acredito que este é um livro que agradará a muitos gostos e principalmente quem gosta de livros que abordam temas policiais e psicológicos.

Comentários via Facebook

7 Comentários:

  1. Olá!

    Já fiquei com vontade de ler! Acho muito bons os livros que tratam de temas verídicos e que não se importam em somente agradar o leitor - o felizes para sempre deveria ser deixado para trás...
    Sua resenha ficou excelente. Analisou cada ponto do livro, desde a capa até a última vírgula e o último ponto final. Tanto que achei a avaliação bem justa.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Adoro livros assim e como sou estudante de direito me interessei bastante ..afinal a criminal é uma area e tanto (fascinante). Ja foi para minha lista.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Adoro livros que abordam este tema. Fiquei super curiosa para ler.
    Acho muito bom, sabermos o que existe no mundo em que vivemos. Que há muitas pessoas bem ruins e psicopátas a espreita de uma nova vitima. Acredito que livros assim servem para abrir os olhos da população. Adorei a dica. Entrou pra minha lista.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  4. É meio assustador... Mas interessante, difícil de ver livros como esses aqui no Brasil, pra quem curte é uma boa pedida, uma bom presente

    ResponderExcluir
  5. Nunca tinha ouvido falar desse livro, parece ser mto bom :)

    ResponderExcluir
  6. Nunca tinha ouvido falar desse livro e tambem ainda nao vi em nenhuma livraria, mas vou porcurar!
    Amei a dica. Gosto de livros assim.
    Quando comecei a ler ja achei horrivel um medico matar a esposa, quando vi que eram de historias veridicas... oO #susto
    Acho bom ficarmos sabendo dessas coisas que acontecem mesmo pra manter os pes no chao, que muito coisa ruim acontece no mundo e muitas vezes nem sabemos.
    Vou tentar encontra-lo para baixar.
    bjos

    ResponderExcluir
  7. Ja comecei a ler pela net! obrigada pela dica!
    tou gostando do livro, apesar dele ser um pouco pesadinho.
    bjos

    ResponderExcluir

Veja os antigos!

Banner Publicidada – rodapé

Todos os textos, fotos e resenhas publicados são produzidos por e de uso exclusivo de No Mundo dos Livros. Exceto quando alguma matéria se baseia/inspira em alguma fonte, a mesma será sempre citada. Por isso, por favor, não copie nenhuma postagem sem a devida autorização.

Desenvolvimento com por