Resenha: Drácula, O covil do verme branco e mais cinco histórias de mistério e terror! - Clássicos de Bram Stoker

28 junho 2011
Postado por Livy



Drácula, O Covil do Verme Branco e Mais Cinco Histórias de Mistério e Terror! 
Clássicos de Bram Stoker com ilustrações de diversos artistas
ISBN: 978-85-63672-10-0 
Nº de páginas: 144
R$32,00
Editora: Rai
 Pontuação: ♥ ♥ ♥  
A narrativa das histórias em quadrinhos aproxima o leitor de suas experiências, fatos vividos e vistos no cotidiano do seu trabalho, na vida pessoal, espiritual, entre outras. Os quadrinhos sempre foram muito importantes na vida de muitos leitores. Para os apaixonados em terror e mistério, a Série Clássicos em quadrinhos nos presenteia com uma das histórias mais instigantes e amedrontadoras da ficção, Drácula. Além de Drácula, o leitor encontrará várias outras terríveis histórias de mistério.

Essa é uma resenha diferente! Diferente pois este não é um livro "normal", mas sim em quadrinhos! A forma como se lê um HQ é totalmente diferente de como se lê um livro. No livro sua atenção é voltada totalmente para as palavras, e a construção das cenas, personagens, cenário e clima fica por conta de nossa imaginação. Não é o caso de um HQ. Acontece que neste tipo de leitura a atenção é dividida entre as palavras e as figuras, que constroem  as cenas, personagens, cenário e clima, nos mostrando o que tem que ser mostrado.
Para quem acompanha o blog, já me viu comentando sobre quadrinhos. Eu particularmente adoro este gênero literário! Ler este com clássicos de Bram Stoker foi muito interessante: as ilustrações estão ótimas, o trabalho gráfico fantástico. O que sempre gostei muito em HQ's é o fato de as imagens (ilustrações) parecerem ganhar movimento e continuidade enquanto a leitura dos diálogos seguem.
Em Drácula, O Covil do Verme Branco e Mais Cinco Histórias de Mistério e Terror! isso não é diferente. Aqui, nesta resenha, vou falar das histórias que mais gostei, e mostrar minha opinião geral sobre o trabalho, já que fica difícil falar sobre narrativa, trama, etc, pois o trabalho é mais visual do que textual. 

Esta edição traz a adaptação de Drácula e dos contos A Casa do Juiz, A Noiva da Morte, A Torre das Torturas, A Criança Fantástica e O Covil do Verme Branco, em HQs produzidas por Rich Rainey, Joe Ollmann, Tom Pomplun, Hunt Emerson, Gerry Alanguilan, J.B. Bonivert, Onsmith Jeremi, Evert Geraldts e Rico Schacherl.

Eu gostei muito de Drácula (com adaptação de Rich Rainey e ilustrações de Joe Ollman), era uma história da qual já conhecia e as ilustrações ficaram muito, muito boas. Além disso o clima ficou perfeito e os personagens ficaram muito bem caracterizados.

Também gostei muito de A Casa do Juiz (com adaptação e ilustração de Gerry Alanguilan) me impressionou muito. Eu já vi várias versões deste conto, mas fiquei realmente com uma sensação de medo ao terminar de ler (e ver) esta adaptação. A história é cheia de tensão e mistério e culmina de forma terrível (e as ilustrações só tornam o impacto ainda maior). 

O restante das adaptações não me chamou tanto a atenção (apesar das artes primorosas). Apesar de o livro conter apenas 2 histórias da qual eu realmente gostei, não posso deixar de afirmar que este é um exemplar do qual aqueles que são fãs de terror, de Bram Stoker e de quadrinhos... ou até mesmo que é curioso e adora um bom "gibi", deve ter! Por curiosidade ou para coleção, vale a pena conferir!  

Comentários via Facebook

5 Comentários:

  1. Olá!

    Sou loucamente apaixonada por HQs (embora mais pelos da Marvel) e fiquei estarrecida em saber que há quadrinhos de Bram Stoker! Eu quero. :(
    A sua resenha ficou muito boa, mesmo se tratando de quadrinhos. Por que só duas não lhe chamaram a atenção? Pelos contos mesmo ou pelo conjunto da obra?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Nâo sou muito de quadrinhos, mas deve ser fantástico. Os HQ parecem que não vão mais parar né? Sherlock Holmes, Shakspeare, drácula...e qual o próximo?

    ResponderExcluir
  3. Aii eu n consigo gostar de HQs..n sei pq mas ja tentei ler varios e n consigo sair do lugar uhauhauha.
    Talvez um dia isso mude.
    Beijinhoos

    ResponderExcluir
  4. Gosto bastante de HQs (apesar de não ter lido tantas), então fiquei curiosa pra ler :D

    ResponderExcluir
  5. Nunca Dracula, mas tenho muita vontade de ler. Gostei da capa tbm, ficou bem diferente.
    Fiquei curiosa para ler é bem interessante.
    bjos

    ResponderExcluir

Veja os antigos!

Banner Publicidada – rodapé

Todos os textos, fotos e resenhas publicados são produzidos por e de uso exclusivo de No Mundo dos Livros. Exceto quando alguma matéria se baseia/inspira em alguma fonte, a mesma será sempre citada. Por isso, por favor, não copie nenhuma postagem sem a devida autorização.

Desenvolvimento com por