Resenha: O Herói Perdido - Os Heróis do Olimpo de Rick Riordan

05 julho 2011
Postado por Livy






O Herói Perdido
Rick Riordan

Tradução: Rodrigo Peixoto
ISBN:
978-85-8057-008-3 
Preço:
39,90
Lançamento:
2011-05-20
Páginas:
432 
Editora: Intrínseca
Pontuação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
Sinopse: Novos e conhecidos personagens do Acampamento Meio-Sangue dividem espaço nesse primeiro volume da série Os heróis do Olimpo. Rick Riordan volta ao universo de Percy Jackson e os Olimpianos com ainda mais aventuras, humor e mistério. Depois de salvar o Olimpo do maligno titã Cronos, Percy Jackson e seus amigos trabalharam duro para reconstruir seu mais querido refúgio, o Acampamento Meio-Sangue. É lá que a próxima geração de semideuses terá de se preparar para enfrentar uma nova e aterrorizante profecia. Os campistas seguirão firmes na inevitável jornada, mas, para sobreviver, precisarão contar com a ajuda de alguns heróis, digamos, um pouco mais experientes - semideuses dos quais todos já ouvimos falar... e muito.

 Antes de começar a resenha propriamente dita, eu tenho que dizer uma coisinha: se você não leu a série   Percy Jackson e os Olimpianos, o recomendável, antes de iniciar Os Heróis do Olimpo, seria ler! Pode parecer que não, mas esta série, apesar de trazer novos personagens, é uma continuação direta de Percy. Agora a resenha:

Em O Herói Perdido conhecemos Jason, Piper e Leo, e retornamos ao Acampamento Meio-Sangue.
Jason acorda em um ôninus, ao lado de uma garota linda que diz ser sua namorada, mas da qual ele nem se lembra (aliás, ele não lembra de nada, nem mesmo quem é... ). Esta garota, Piper, se vê perdida, sem saber como Jason, seu namorado, pode não se lembrar dela. E para completar ela é filha de um ator famoso de Hollywood que infelizmente não tem muito tempo para a própria filha. E por último, mas não menos importante, conhecemos Leo. Ele é amigo de ambos e procura disfarçar seus sentimentos e sua falta de trato com as pessoas através de sua paixão por máquinas, e seu tom irônico e divertido. Os três estão na Escola Vida Selvagem, pois se envolveram com algo que os caracteriza como "delinquentes". Eles sofrem um estranho episódio em visita ao Grand Canion e do nada acabam indo para um lugar chamado Acampamento Meio-Sangue, onde descobrem que são filhos de deuses com humanos. Agora eles são vitimas de estranhos incidentes e descobertas, e de uma estranha profecia que os lançará para a maior aventura de suas vidas.
 
" Sete meios-sangues responderão ao chamado. 
Em tempestade ou fogo, o mundo terá acabado.
Um juramento a manter com um alento final,
E inimigos com armas às Portas da Morte afinal. "

Agora, eu paro por aqui, ok? Por que mesmo os que conhecem a série de Percy Jackson, não é legal eu ficar soltando Spoilers na resenha. Mesmo porque, vocês devem descobrir por si mesmos a trama e estória que Rick Riordan desenvolveu. Agora o que interessa: o que eu achei do livro? 

Bom, é dificil a gente falar tudo o que sentiu ou pensou ao ler um livro do qual gostou. E imagina então de um livro que você amou? Em primeiro lugar, quero deixar claro que eu tive uma maravilhosa surpresa com a leitura de O Herói Perdido, pois é, de longe o melhor (superando até mesmo Percy Jackson e Os Olimpianos em muitos pontos). Riordan consegue inovar, apesar do tema já tão utilizado e dos personagens já conhecidos. Claro, estamos dentro do mesmo mundo da mitologia grega, já explorado em seus livros anteriores, mas o que inova é o modo como ele conduziu a estória e seus novos personagens apaixonantes e carismáticos. Não há como não simpatizar com Jason, Piper e Leo (Leo é o meu favorito. Aliás ele é quem dá um ar leve e engraçado ao livro). Além disso, os personagens tem profundidade e são muito bem desenvolvidos. Outro detalhe que achei interessante é que Riordan conseguiu construir novos heróis, não deixando o foco apenas em um personagem central, mas dividindo a estória e os capítulos de forma que possamos conhecer todos e entender melhor todos os protagonsitas. E mais uma coisa importante é o fato de os personagens estarem em constante conflito entre o certo e errado, e o que devem ou não fazer, o que os tornam mais humanos e "reais", não caracterizando os heróis perfeitos que vemos normalmente.

E eu tenho que voltar a falar do Leo (me desculpem). Gente, ele é um personagem incrível. Ele se torna um herói destemido, sem nem mesmo perceber. É corajoso e extremamente divertido.
Mas para quem gosta dos velhos e bons personagens da série, fiquem felizes, pois eles estão de volta! Sim!!!! Tenho que confessar que antes de começar a ler este livro, achei que seria uma série totalmente independente, mas me enganei! E isso é ótimo! (Annabeth está de volta também! =D)

Outro ponto importante é a narrativa (maravilhosa) de Riordan. Ele sabe como envolver o leitor! A trama é muito bem desenvolvida, a ambientação é perfeita e o clima de aventura é delicioso. A construção dos personagens e sua relação (direta ou indireta) é perfeita, e a mitologia é ainda mais envolvente e surpreendente! Riordan conseguiu inserir mais detalhes da mitologia, justamente quando a gente pensava que já tinha visto de tudo! Eu não consegui largar do livro, do início ao fim! O livro é recheado de aventra, ação e muitos detalhes incríveis, nos deixando sem ar! E um detalhe: ainda tem mais heróis por vir!  E a deliciosa sensação de voltar ao Acampamento Meio-Sangue e seu clima de aventura é um deleite!

Resumindo: o livro é tudo de bom! Eu tenho certeza que não consegui esclarecer o que senti ou pensei ao lê-lo, mas o que eu posso dizer é que recomendo com todas as letras e eu fiquei muito empolgada com a leitura. (e ainda mais pelas continuações).


 NOTA EXTRA:  
CAPA = 10
NARRATIVA = 10
ORIGINALIDADE = 10
PERSONAGENS = 10
HISTÓRIA = 10
NOTA GERAL = 10

Comentários via Facebook

15 Comentários:

  1. Ja li um livro de Percy Jackson e achei o “ó” !
    Realmente, é tudo meio previsível. Nao gosto nem da serie nem do filme nem tenho nenhuma vontade apesar de todas as resenhas boas que vejo por aí. Tem alguma coisa que nao me agrada, alem das capas que sempre parecem ser as mesmas.
    Msm assim parabens pela resenha ta otima.
    bjim

    ResponderExcluir
  2. Eu vou ler o primeiro de Percy Jackson e logo depois que eu terminar a série vou ler o Herói Perdido..dizem que é uma continuação então nem vou ler por enquanto!

    ResponderExcluir
  3. Nossa to boba com a nota e com o q vc achou do livro. Li uma resenha q disse q o livro era bem distinto d percy jackson e q a leitura d tal n faria falta...fiquei surpresa em ver opniao diferente. Vou aguardar ate ler a serie primeiro depois leio esse que parece realmente fantastico.
    Adoro livros que me levam para o alem da imaginaçao e criam um lugar unico.
    Muiito boa a resenha e adorei a sua opiniao.

    ResponderExcluir
  4. Preciiiso demais dessa livro! Aii que maldosa que você é, fazendo vontade nos seus leitores assim! xD
    É difícil de acreditar que esse livro conseguiu superar a série do PJ! Mas como muita gente já comentou isso, já estou convencida. Nem preciso dizer que estou LOUCA para comprar, né? Estou com muitas saudades do acampamento! <3

    Sua resenha ficou maravilhosa!

    Abraços,
    http://leitorasanonimas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Já li esse livro e AMEI! Sou muito fã da série e do Rick Riordan *.* Não vejo a hora de sair O Filho de Netuno :D :D :D
    Ótima resenha! ;)

    bjs
    www.booksemporium.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Já esta virando NECESSIDADE pra mim, ler esse livro!

    @Jennifer13d

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Sua resenha foi "chocante"! Tudo 10? Se eu já estava com vontade de ler antes, o que posso dizer agora?
    Apesar de ter gostado muito do livro, a sua resenha foi puramente racional. Gosto disto!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Nao gosto dos livros desse escritor. em geral parece todas as mesmas historias, sempre a mesma coisa. Nao vejo nada de interessante. Sem contar que tambem essa capa #fail .

    ResponderExcluir
  9. Conheci este autor através da outra série dele sobre Percy Jackson e os Olimpianos (aliás estou lendo o 3° livro), e adorei o enredo ágill e envolvente dele. Com certeza esta será minha próxima série. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  10. MAI TO DE OLHO NESSE LIVRO

    ResponderExcluir
  11. Amei todos da sérei Percy Jackson e mal espero para começar O Heroi Perdido!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. po eu queria o resumo não essa babuzera que todo mundo sabe

    ResponderExcluir
  13. amei este livro, e já comprei pela internet o filho de netuno, agora é só esperar chegar para começar a ler.

    ResponderExcluir
  14. eu já li todos os livros de os olimpianos, estou doida para ler esse livro!! nao vejo a hora!!

    ResponderExcluir
  15. Virei fã da série, muito boa xd!!!!

    ResponderExcluir

Veja os antigos!

Banner Publicidada – rodapé

Todos os textos, fotos e resenhas publicados são produzidos por e de uso exclusivo de No Mundo dos Livros. Exceto quando alguma matéria se baseia/inspira em alguma fonte, a mesma será sempre citada. Por isso, por favor, não copie nenhuma postagem sem a devida autorização.

Desenvolvimento com por