.




Quero o sentimento de sossego que paira no ar antes de uma tempestade, quando parece que a Terra parou de girar.
—Belle Époque, Elizabeth Ross

20 de agosto de 2011

Resenha: Rangers Ordem dos Arqueiros # 1 - Ruínas de Gorlan de John Flanagan


Rangers Ordem dos Arqueiros # 1 - Ruínas de Gorlan
John Flanagan

ISBN: 9788576762775
Nº Paginas: 240
Ano Edição: 2009
Preço: 29,90
Editora: Fundamento
Pontuação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
Sinopse: Durante a vida inteira, o pequeno e frágil Will sonhou em ser um forte e bravo guerreiro, como o pai, que ele nunca conheceu. Por isso, ficou arrasado quando não conseguiu entrar para a Escola de Guerra. A partir daí, sua vida tomou um rumo inesperado: ele se tornou o aprendiz de Halt, o misterioso arqueiro, que muitos acreditam ter habilidades que só podem ser resultado de alguma feitiçaria. Relutante, Will aprendeu a usar as armas secretas dos arqueiros: o arco, a flecha, uma capa manchada e... um pequeno pônei muito teimoso. Podem não ser a espada e o cavalo que ele desejava, mas foi com eles que Will e Halt partiram em uma perigosa missão: impedir o assassinato do rei. Essa será uma viagem de descobertas e aventuras fantásticas, na qual Will aprenderá que as armas dos arqueiros são muito mais valiosas do que ele imaginava.

Adorei, adorei, adorei! Eu simplesmente tinha que começar a resenha assim, mega empolgada. Em primeiro lugar, porque faz muito tempo que venho querendo ler este livro (e assim começar a me aventurar pela série). Em segundo lugar, porque finalmente consegui! E posso dizer que não me arrependo de nenhum segundo de leitura.

Eu vou confessar uma coisinha: Eu esperava uma grande batalha entre o exército de Morgarath e o reino de Araluen, mas depois fiquei mais tranquilha (e como não ficar) porque, afinal, Rangers Ordem dos Arqueiros é uma série IMENSA, que já rendeu muitos livros, e ainda vai render mais. E com certeza este é apenas um prelúdio para o que virá depois. Mas este fator não me desanimou, ou tornou a leitura menos interessante. Muito pelo contrário! Ruínas de Gorlan tem uma trama com aventura deliciosa, e com ótimos momentos divetidos (sério, adorei as tiradas engraçadas e diálogos inteligentes entre os personagens), o que torna o livro mais leve. Nem vou falar muito da estória, porque a sinopse já diz tudo o que você precisa saber para poder se interessar ou não. O que eu vou falar aqui, neste resenha, são os pontos que eu gostei, e que podem fazer você gostar também (ou se interessar mais ainda).

Em primeiro lugar eu tenho que dizer que a narrativa de John Flanagan é leve, ágil e inteligente, tornando o livro muito rápido, divertido e gostoso de ler. Em segundo lugar, a trama do livro é aparentemente simples, mas tem todo um amarramento entre os personagens, que torna tudo mais significativo. E esta mesma está recheda de aventura, conversas interessantes, cenas divertidas, etc. Uma curiosidade é que o autor começou a escrever a série para seu filho, que era pequeno e tinha todos os amigos mais altos e fortes que ele. Então Flanagan queria mostrar ao filho que um herói não precisa necessariamente ser alto e forte, e que pode usar de outras habilidades (como a inteligência) além da força.

E finalmente, os personagens, que são sensacionais. Eu particularmente amei Will e Halt. Amei! 
Will é um garoto de apenas quinze anos de idade, mas é tão corajoso, inteligente, altruísta e humilde (e muito fofo) que é mutio difícil não simpatizar com este personagem tão carismático.
Halt por sua vez é um cara sério e fechado, mas com uma coragem e um senso de justiça sem igual. O que torna o personagem ainda mais interessante é a óbvia afeição que tem pelo garoto Will e a igualdade com a qual o trata em seus treinamentos de aprendiz como arqueiro.
Outros pesonagens que amei foram: Puxão (é este o nome mesmo) que é o pônei (sim, um pônei) de Will. Ok, não substime o poder de um cavalo pequeno. Pois ele é tão corajoso, forte e espirituoso quanto um cavalo grande (ou até mais que um). Horace também tem destaque na estória, e eu tenho que confessar que fiquei com muita pena dele no começo. Apesar de ser um garoto um pouco turrão (e ele tem motivos, pois sofre de bullying dos "colegas" da Escola de Guerra) no início, ele acaba se transformando em um bom amigo e se mostra corajoso, leal, e acaba passando por cima de tudo e se redimindo.
Há também muitos outros personagens que merecem ser destacados, como Arald, barão do castelo Redmont, e homem sábio e altruísta, que abriga garotos e garotas como protegidos, e depois eles têm a oportunidade de serem recebidos pelos mestres de ofício de diversas áreas e assim seguirem um caminho melhor.
Já o vilão da estória, Morgarath, fica meio em segundo plano neste primeiro livro, e temos apenas um vislumbre de tudo o que ele está tramando.
Além de todos os personagens legais do livro, somos apresentados à criaturas assustadoras e que são peça fundamental nas batalhas que se seguirão: os kalkaras e os wargals.

Além de todos esses fatores citados acima, o livro conta com uma diagramação linda, e nenhum erro de revisão! (pontos extras) Ufa! Quer mais motivos para ler o livro? Como já disse ele está cheio de aventura, sentimentos bacanas e lições importantes, e personagens significativos e impactantes. O livro também nos mostra como as aparências enganam, e como tamanho e força não significam nada perante inteligência e agilidade. Eu adorei conhecer mais sobre este mundo dos arqueiros e suas habilidades. Recomendo! 

NOTA EXTRA:  
CAPA = 8
NARRATIVA = 10
ORIGINALIDADE = 8
PERSONAGENS = 10
HISTÓRIA = 10
NOTA GERAL = 9,2

17 comentários :

  1. Parebsn pela resenha!
    Esse livro nao faz bem meu estilo, mas sabe ate que gostei da historia.
    E relamente interessante, apesar de se fosse para eu comprar compraria outro no lugar dele. :D
    mas enfim...
    mt boa resenha
    bjim

    ResponderExcluir
  2. Amei a resenha... Faz muito tempo que venho querendo ler este livro tbm =D E pela sua resenha parece mara...
    Eu meio q sempre fikei na duvida, mas agora está na lista pra comprar.

    Parabéns e seu blog é lindo *--*

    Bjos Mariana

    ResponderExcluir
  3. Olá Livy...
    Sempre passo por aqui pra dar uma olhadinha nas novidades, e fiquei supreso com a resenha.
    Eu já li este livro e outros da série, e posso dizer q vc tm td a razão... a série é ótima e cheia de aventura!
    Adorei sua resenha, diz bem como é o primeiro livro. E concordo em td c? vc! :)

    Abs

    ResponderExcluir
  4. Tipo, já faz um tempão que to atrás de livro e sei que vou enlouquecer se não conseguir um... ai vem você e faz uma resenha dessa = fiquei louca de vez! hahaha
    Amei a sua resenha e fiquei mais ansiosa pra comprar o meu!

    Beijão

    ResponderExcluir
  5. Oie. Essa série eu ainda terei o prazer de comprar todos de uma vez, hehehehe. Vi estes livros essa semana numa livraria e fiquei louca pra comprar. :)

    ResponderExcluir
  6. OI Livy!
    Normalmente eu não me empolgo muito com histórias desse estilo, eu não sou muito do gênero ação/aventura e tudo mais!
    Mas o livro parece ser muito bom, é ótimo que não tenha nenhum erro de revisão!
    Gosto quando a leitura flui e esse parece ser bem introdução pros outros livros mesmo!
    Sua resenha está ótima!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Eu ando muito afim de ler essa serie.
    A resenha ficou otima.
    Adoro esses livros que me transportam para um mundo desconhecido e fazem a gtn viajar na imaginação.
    Nossa um livro atual sem erros ..isso é raro hj em dia né ...coisa q n devia ser exceção mas infelizmente é.

    ResponderExcluir
  8. Esse livro não mi chamou a atenção e por enquanto não tenho vontade de lê-lo, quem sabe mais pra frente.

    ResponderExcluir
  9. Nossa que empolgaçao!
    É por isso que nao devemos julgar o livro pela capa, eu nao gostava muito dessa capa, mas a historia parece muito boa, mas tambem com uma resenha dessas nao tem nem como nao ficar interessada!

    ResponderExcluir
  10. Eu vi esse livro mas não me interessei em lê-lo. Mas graças a sua resenhas (que eu nem li até o fim para ter certeza de que nada me seria revelado sobre os acontecimentos do livro) eu decidi que irei ler, valeu!

    ResponderExcluir
  11. Nossa, quando fiz meu comentario escrevi a palavra resenha no plural (que estranho). Foi mal professora Mônica

    ResponderExcluir
  12. Não entendi sua nota 8 sobre a originalidade do livro, a qual é irracional, pois rangers é um dos livros mais originais e menos clichés que eu já li.

    E tbem não entendi a mesma nota pra capa do livro, sendo que ela quem convence o leitor a começar a leitura. Para a maioria, não precisa nem ler a sinopse, basta olhar a capa...

    Achei triste suas notas nesses dois critérios, rangers pra mim é perfeito em todos os sentidos.

    ResponderExcluir
  13. Ficou muito boa a Resenha, mas, poderiam postar algo mais detalhado sobre cada personagem?

    Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  14. Camila Galves Perego30 de março de 2012 20:35

    Bem! Eu também recomendo o livro porque alem de interreçante ele , como o autor da resenha disse , é cheio de aventuras , mas não são aquelas aventuras que tem em qualquer livro são aventuras simplismente inesplicaveis e maravilhosas , mas então só passei aqui porque sabia que tinha de deixar uma coisa para vocês leitores verem e sentirem , a e mais uma coisa, enquanto você está sentado , deitado ou mesmo de pé lendo , em qualquer estado que você estiver lendo você ao mesmo tempo vai estar dentro da história !!! Admito , nãoi gostava de ler até a minha amiga me emprestar o livro e eu ler e , é claro AMAR o livro !! Então eu também RECOMENDO o livro pra TODO MUNDO ler e se aventurar com ele ,mas então vocês sertamente devem me achar muito chatra por escrever muito né , então estou indo ta beijos e APROVEITEM O LIVROOO ... 8)

    ResponderExcluir
  15. Estou lendo este livro na escola para fazer um trabalho estou amando o livro ele é mtoo interessante parabéns para o autor desta obra maravilhosa...(palmas)
    bjs a tds aproveitem bem o livro :)

    ResponderExcluir
  16. Parabens pela resenha.

    Eu ja estou namorando esse livro a muito tempo, so faltava ler uma boa resenha dele para me motivar.

    Ele definitivamente é o próximo na minha lista!

    ResponderExcluir
  17. Tenho todos os 11 livros, e vale muito a pena pra quem curte uma boa aventura.
    Sem duvida uma das melhores series que já li, com vários personagens que vão cativar você. =D

    ResponderExcluir

Olá leitores do No Mundo dos Livros!

Deixem um comentário nesta postagem. Sua opinião é muito importante!

Posts Recentes

Últimos Comentários