Resenha: Ler, Viver e Amar de Jennifer Kaufman e Karen Mack

23 agosto 2011
Postado por Livy


Ler, Viver e Amar
Jennifer Kaufman e Karen Mack

ISBN 9788577341887
320 páginas
R$29,90
Editora: Casa da Palavra
Pontuação: ♥ ♥ ♥ 
Sinopse: Dora cura a sua tristeza lendo - às vezes por dias consecutivos. Separada pela segunda vez, sua vida se resume a ficar na banheira com vinho e livros - de Tolstoi a Mark Twain, de Flaubert a Jane Austen. Best-seller e livro cult na Costa Oeste americana mostra como a boa literatura pode ser reconfortante e um chave contra os momentos mais difíceis da vida. Tudo isso tendo como cenário a luxuosa Los Angeles, suas lojas, paisagens e ruas que moram no imaginário dos amantes de cinema e dos seriados de TV. Divorciada pela segunda vez, a vida de Dora se resume a ficar na banheira acompanhada de uma garrafa de vinho e muitos livros – de Tolstoi a Mark Twain, de Flaubert a Jane Austen. Numa das idas à livraria para se reabastecer para o próximo “porre literário” ela conhece Fred, seu príncipe encantado: formado em Literatura, oferece a ela ideias inteligentes, romantismo e uma válvula de escape. Mas a convivência com a família do namorado traz à tona sentimentos novos e a desperta para importantes decisões. Dividida entre Fred e o arrependido ex-marido, bem como entre o ócio e a retomada da vida profissional, a personagem nos proporciona uma história divertida, sexy e inteligente. A heroína imperfeita Dora reflete a angústia da busca por realização e felicidade com que toda mulher irá se identificar.

Ler, Viver e Amar me proporcionou uma leitura agradável.

Dora é o tipo de heroina imperfeita, como todas as mulheres, vivendo uma vida da qual gostaria que fosse diferente, mais romântica e perfeita. E eu posso dizer que me identifiquei muito com a personagem e seus porres literários. Divorciada pela segunda vez, a única coisa que a agrada, mais que qualquer outra coisa, são os livros. Mas então ela conhece Fred, que trabalha em uma livraria que ela frequenta, e os dois começam a sair. Ele parece ser tudo o que ela sempre esperou num homem: sexy, bonito, inteligente e... gosta de livros tanto quanto ela. Mas nem tudo é perfeito, e ela acaba descobrindo isso...mais uma vez! 

Agora, vamos por partes. Em primeiro lugar vou falar dos personagens: eu adorei Dora, odiei Fred. Ok, ele parece perfeito, mas está longe disto, e se você ler o livro vai entender porque (ok, vou dar uma brechinha: ele é muito imaturo). Eu amei também a mãe dele, Bea, e sua sobrinha, Harper, que são umas fofas, e transformam a vida de Dora e sua concepção sobre os livros. A amiga dela, Darlene, também nos proporciona cenas divertidíssimas e muito interessantes, e Paul, ex-marido de Dora, é encantador e inusitado.

Eu gostei muito dos diálogos criados por Jennifer Kaufman e Karen Mack, inteligentes e com ótimas tiradas engraçadas, irônicas ou com menções à livros. E este é um fator do qual gostei muito: todo este universo literário que é explorado na narrativa das autoras. O que me deixou um pouco decepcionada, foi que eu esperava um livro mais divertido, e ele acabou sendo um pouco mais sério. Mas nada que tenha estragado a estória, afinal, ele acabou nos mostrando a importância de realmente viver, de realmente sentir, pois Dora sempre se escondeu atrás dos livros, com seus porres literários, para fugir de sua realidade, o que ocorre durante sua vida inteira. Sua mãe era alcoolatra, seu pai era ausente e morreu doente, seus dois casamentos não deram certo e ela está pra lá dos trinta anos... dá pra entender porque ela se enterrou nos livros? (não posso culpá-la, afinal, ler é uma delicia).

A narrativa é gostosa, e como já disse, muito inteligente, e apesar do lado dramático do livro, as boas cenas divertidas ficam por conta de Dora (e somos presenteados com uma narrativa em primeira pessoa, através de seus pensamentos e sentimentos) e Darlene. Outro ponto do qual não gostei muito foi o final, que foi um pouquinho abrupto e estranho. Apesar disto, um ponto que gostei foram todas as curiosidades literárias que descobri, e as notas de rodapé que explicam várias menções feitas no livro.

Resumindo, este é um livro leve, em certos pontos, divertido, com personagens e cenas interessantes. Apesar de alguns aspectos negativos, como mencionei acima, o livro nos proporciona uma leitura agradável e despretenciosa, o que é muito bom, se você gosta de chick-lit, esta é uma ótima pedida. E se você nunca leu livros deste gênero e gostaria de conhercer, Ler, Viver e Amar seria um ótimo livro pra se começar! =D

NOTA EXTRA:  
CAPA = 7
NARRATIVA = 9
ORIGINALIDADE = 8
PERSONAGENS = 8
HISTÓRIA = 8
NOTA GERAL = 8

Comentários via Facebook

8 Comentários:

  1. Amei a resenha! *-*
    Nunca tinha ouvido falar deste livro, mas vou procurar conhecer...

    Não está no topo da minha lsita não viu? Mas quem sabe dou uma chance?
    Parece legal!

    Bjo - Mariana

    ResponderExcluir
  2. Uma coisa é certa, o nome do livro me lembrou ''Comer, rezar e amar'' e amei a sua resenha! Me interessei por ele! Só acho que a capa poderia ser mais bonitinha '-'

    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do livro, a capa é feiinha assim dizendo, vai pra minha listinha, quando de eu compro, mas vejo que vou gostar do livro que parece ser divertido

    ResponderExcluir
  4. Oi Livy!
    Apesar dos pontos negativos ressaltados, eu leria o livro! Gosto de romances, gosto de leituras leves em muitos momentos!
    Esse me chamou especial atenção pelo paixão da personagem pela leitura!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Gostei tanto do livro e da resenhaaa...
    Nao conhecia e agora fiquei bem fã kkkk Me identifiquei com a Dora...tbm busco refugio nos livros quando tudo esta ruim e quando preciso de sossego.
    Ta na minha lista.
    ebijokas florzinha

    ResponderExcluir
  6. Já li o livro e também fiquei surpresa com o tom um pouco mais sério do livro, mas mesmo assim ele é ótimo... a cena do "massacre dos livros" da Dora é demais rsrs
    Rosalina Bulcão

    ResponderExcluir
  7. otima resenha livy!
    parabens!
    cada vez melhor!
    ja tinha ouvido flar desse livro pq sempre apareço na livraria curitiba pra pegar marcadores kkkk (abafa) kkk ai vi os marcadores dele e tinha um techinho, que da pra saber mais ou menos como vai ser a historia e gostei bastante.
    o marcador e bem fofinho.
    aind anao tive a oportunidade de ler o livro, mas nao vejo a hora *-*
    bjim

    ResponderExcluir
  8. Sua resenha ficou muito boa, parece realmente ser uma leitura muito leve e gostosa.
    Nao gostei muito foi da capa, acho ela muito sem graça!

    ResponderExcluir

Veja os antigos!

Banner Publicidada – rodapé

Todos os textos, fotos e resenhas publicados são produzidos por e de uso exclusivo de No Mundo dos Livros. Exceto quando alguma matéria se baseia/inspira em alguma fonte, a mesma será sempre citada. Por isso, por favor, não copie nenhuma postagem sem a devida autorização.

Desenvolvimento com por