Resenha: Herdeiro da Escuridão de Paul Cleave

02 setembro 2011
Postado por Livy

Herdeiro da Escuridão
Paul Cleave

Tradução:
Mariana Junqueira Vargas 
ISBN: 9788539501991
Nº Paginas:
336
Ano Edição:
2011
Editora: Fundamento
Pontuação: ♥ ♥ ♥ ♥
Sinopse: Edward Hunter tem tudo o que um homem pode desejar: uma linda família, um bom emprego e um futuro promissor. Ou quase tudo: ele também é o filho de um terrível assassino em série, preso há décadas e que jamais voltará às ruas novamente. Graças ao pai, Edward perdeu a mãe, viu a irmã se tornar uma viciada e cresceu com a certeza de que era visto por todos ao seu redor como uma bomba-relógio que poderia explodir a qualquer momento.  Hunter parece ter deixado o passado obscuro para trás - até o dia em que sua vida sofre uma mudança cruel e totalmente inesperada. Faltando poucos dias para o Natal, a mulher de Edward é morta durante um assalto a banco. A estabilidade e a paz de espírito que ele acreditava ter alcançado desaparecem e dão lugar a um vazio que se transforma em revolta, frustração e em um desejo ardente de vingança.  A demora da polícia em encontrar e prender os bandidos faz com que Edward resolva caçar sozinho os homens que mataram sua esposa. E, em pouco tempo, ele descobre que poderá ter um aliado de peso nessa busca: o próprio pai, que tem condições de lhe dar informações valiosas sobre a quadrilha de assaltantes.

Edward Hunter é um cara (quase) comum: ele é contador, tem uma esposa amorosa e uma filha linda. Até o momento ele leva uma vida praticamente perfeita e normal, e é tudo o que ele pede a Deus. Apesar de viver à sombra da personalidade monstruosa do pai (que é um serial killer frio de prostitutas, preso a vinte anos), ele procura esquecer o passado e viver este presente. Mas o passado parece estar em seu sangue, e prestes a contaminar sua vida tranquilha.
Em um dia como qualquer outro, perto do dia de Natal, Edward e sua esposa vão ao banco para financiar a compra de uma nova casa. Esta seria uma visita ao rotineira, mas exatamente às 13h e 13min um grupo de 6 homens armados com espingardas e vestidos inteiramente de preto, entram na agência e anunciam um assalto. É exatamente este momento que muda a vida dele. Os bandidos não ficam mais que 4 minutos no banco, mas é o suficiente para causarem um impacto na vida de Edward, que o marcaria para sempre.

Eu nem sei por onde começar a falar sobre este livro. Realmente ele acabou sendo um ótimo thriller. Paul Cleave nos apresenta à uma estória cheia de ação e reviravoltas. Com sua narrativa intensa e detalhada, Cleave nos mostra como Edward Hunter pode passar de um cara praticamente comum, a um cara totalmente desesperado. Esta tensão é tão palpável e tão marcante, que nos faz ansiar pela conclusão do livro. Eu fiquei realmente impressionada com as descrições e com todo o ritmo do livro, que é frenético, e com a dramaticidade da situação, que nos faz torcer, sentir raiva, tristeza, etc.
Além destes fatores, os personagens foram muito bem desenvolvidos, e todos tem uma importância enorme na trama. Dou destaque para o pai de Edward, Jack Hunter, e para o detetive que acompanhamos por todo o livro, Schroder.

O livro te prende do início ao fim, e todos os eventos e situações estão muito bem desenvolvidos e têm explicação. Nada é por acaso, nada é jogado ao ar, nada está lá apenas por estar. Este é um dos méritos de Cleave, que sabe como prender o leitor, e sabe muito bem como amarrar as pontas soltas. Além disso, cada capítulo nos traz uma nova suspresa, e tudo aquilo que você achava que sabia cai por terra de um instante para outro. Até mesmo o que parecia óbvio você não enxerga até que este fato é esfragado na sua cara da forma mais dolorosa. Apenas queria que o final fosse um pouquinho diferente, mas ficou bom de uma forma geral.

E mais uma vez, eu tenho que parabenizar o trabalho da Editora Fundamento, que fez um ótimo trabalho de revisão, o que nos garante um leitura ainda mais prazerosa, sem erros.

Em suma, eu tenho que recomendar este livro. Se você gosta de filmes no estilo Código de Conduta (eu adorei este filme), e gosta de livros cheios de tensão, ação e ritmo alucinado, com muito sangue e cenas de tirar o fôlego, este é um livro imperdível!


NOTA EXTRA:  
CAPA = 7
NARRATIVA = 10
ORIGINALIDADE = 8
PERSONAGENS = 10
HISTÓRIA = 10
NOTA GERAL = 9

Comentários via Facebook

7 Comentários:

  1. Livy florzinha, que resenha tensa..nossa fiquei com o coração palpitando aqui enquanto lia sobre a historia e me interessei muiiiiiito.
    deve ser fascinante.
    foi para minha listona de desejos (ameeei)
    parabens pela mega resenha.

    ResponderExcluir
  2. Amei sua resenha, a sinopse do livro... o conjunto todo!
    muito perfeito esse livro.
    Sou fa de livros assim, que tem um pouco de suspense, um pouco de policial. De inicio nao gostava mas depois que li Agatha Christie... Pronto! kkkk
    Achei alucinante essa historia, ela deve se distorcer de uma forma muito boa. *-*
    quero ler esse livro!!!
    *-*
    bjim

    ResponderExcluir
  3. O livro virou um dos meus desejados, adoro esses livros que uma simples coisa pode ser um fato importante la na frente, esse livro me pareceu desse jeito.A capa dele é linda e tenho certeza que a diagração também, ja que a Editora Fundamento manda muito bem nisso!

    ResponderExcluir
  4. Eu amei Código de Conduta e já tinha me interessado horrores pelo livro antes de você citar o filme! Quando citou, só tive mais certeza de que preciso lê-lo!
    Adorei a resenha!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Embora eu não curta muito esse tipo de assunto eu me interessei por ele! Por conta da sua resenha! haha

    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Nossa pelo jeito é muito bom, estou muito animada pra ler ainda mais agora que voce citou Código de Conduta, com certeza vai pra minha lista!
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Comprei esse livro por causa das inúmeras resenhas positivas a respeito dele!Terminei de ler um livro grande,chato,mas respeitadíssimo e polêmico(A Origem das Espécies,de Darwin)Tinha muita curiosidade de lê-lo,enfim,consegui,apesar de ser muito tecnico,e recomendado para quem é fã de biologia!Espero que seja muito bom,e interessante!um abraço!!

    ResponderExcluir

Veja os antigos!

Banner Publicidada – rodapé

Todos os textos, fotos e resenhas publicados são produzidos por e de uso exclusivo de No Mundo dos Livros. Exceto quando alguma matéria se baseia/inspira em alguma fonte, a mesma será sempre citada. Por isso, por favor, não copie nenhuma postagem sem a devida autorização.

Desenvolvimento com por