Resenha: Fábrica de Diplomas, de Felipe Pena - Editora Record

05 outubro 2011
Postado por Livy

Fábrica de Diplomas Felipe Pena
ISBN:  8501093939 
Gênero:
Romance brasileiro 
Coleção:
Trilogia do Campus 
Páginas:
336 
Preço:
R$ 34,90
Editora: Record
Pontuação: ♥ ♥ ♥ ♥
Sinopse: Publicado originalmente sob o título de O analfabeto que passou no vestibular, Fábrica de diplomas é o primeiro livro da trilogia do campus, composta, na sequência, pelos romances O marido perfeito mora ao lado e O verso do cartão de embarque, que acaba de ser lançado. A série apresenta como cenário o caos no meio universitário brasileiro e um personagem recorrente, o professor Antonio Pastoriza. Nesta nova edição, Felipe mudou alguns detalhes, para deixar a trama ainda mais dinâmica. Fábrica de diplomas é uma envolvente história de suspense que tem como cenário a conturbada (e pouco explorada) realidade dos universitários brasileiros, divididos entre livros, amores impossíveis e festas regadas a drogas e álcool. Uma estudante de farmácia é baleada no campus de uma faculdade durante o intervalo das aulas. O psicanalista Antonio Pastoriza é chamado pelo reitor para investigar o crime e descobre a participação de um estranho personagem, que, apesar de ser analfabeto, acaba de passar no vestibular. Atormentado por dúvidas sobre os métodos utilizados pela profissão que escolheu, Pastoriza reencontra uma ex-namorada, envolve-se numa disputa pessoal com o chefe de polícia e se vê no meio da guerra entre milícias e traficantes pelo controle de uma nova droga sintética produzida no laboratório de farmácia da universidade. E precisa descobrir a identidade do misterioso Doutor, um bandido cujo rosto nunca foi visto por ninguém. No curso das investigações, o psicanalista percebe a decadência do ensino superior no país e a disputa comercial por alunos/clientes entre as instituições privadas, reforçada pela chegada de inescrupulosos investidores estrangeiros, interessados em participar do nosso milionário mercado da educação.

Este sem dúvida foi um livro que me surpreendeu muito, e figura entre um dos melhores livros nacionais que já tive oportunidade de ler. Eu já havia lido e resenhado O Marido Perfeito Mora ao Lado, mas sem dúvida alguma, Fábrica de Diplomas superou minhas expectativas.

Fábrica de Diplomas é o primeiro livro da Trilogia do Campus, onde acompanhamos uma série de descobertas envolvendo tramas conspiratórias e criminosas na Faculade Bartolomeu Dias, localizado no morro do Borel, no Rio de Janeiro. Como eu disse anteriormente, eu já resenhei o segundo livro da trilogia. Em O Marido Perfeito Mora ao Lado, achei a linguagem e narrativa em alguns momentos um tanto pesada e em alguns momentos até mesmo forçada... O que não acontece em Fábrica de Diplomas, e este é um fator que me agradou muito.

A narrativa de Felipe Pena, neste livro, me deixou envolvida do começo ao fim. O autor não fez uso de vulgaridades ou exageros na linguagem utilizada, e conquistou minha curiosidade e admiração. A trama foi muito bem desenvolvida, e os personagens muito bem amarrados e construídos, com personalidades marcantes e fortes, e todos possuem papéis de extrema importância para a trama. Outro fator positivo é o uso da psicologia na trama, as análises feitas são muito interessantes. Além disso, há o grande mistério que Pastoriza e Rover têm que resolver, que nos faz ansiar pelo desfecho, de maneira muito engenhosa. Felipe Pena consegue prender a atenção do leitor. Eu arriscaria dizer que este é um excelente thriller nacional, recheado de aventura e mistério, com uma narrativa ágil e envolvente, e escrita com muita sagacidade envolvendo cada linha.

Mas as surpresas do livro não param por aí, não! Quer saber por que? Outro detalhe de relevância nos livros de Felipe Pena, e que não poderia faltar neste aqui, é o uso de uma linguagem muito real, e o fato de sua trama ser narrada de forma que a realidade que se vê no livro, é a realidade que podemos encontrar aqui, no nosso cotidiano. Ou seja, há elementos que nos fazem pensar: "Poxa, isso pode estar acontecendo MESMO!" ou  "Isso pode  ter acontecido!" , ou pior que tudo, que muitos dos eventos vistos no livro pode mesmo acontecer. Um bom exemplo disto é o tema abordado no livro: a educação superior no país, e toda a corrupação que pode haver por trás das instituições de ensino. Eu fiquei realmente fiquei abismada com todos os marabalismos políticos e a logística criada pelos "bandidos" que estão a frente de uma faculdade (no livro claro). Mas, com certeza, um dos pontos altos do livro é O Analfabeto Que Passou no Vestibular. O fato de um aluno analfabeto passar em um vestibular, mostra como estas instituições não estão preocupadas com a qualidade de ensino, mas sim com a quantidade. Ou seja: quanto mais alunos, mais lucro se tem, não importando os meios para se chegar a este resultado, ou a qualidade dos serviços prestados. Este é um dos alertas do livro, além, é claro, de outros como: policiais corruptos, uso indevido de verba, pressão psicológica, extorsão, a lei nos morros cariocas, tráfico etc.

Os personagens são muio interessantes e reais, e o desfecho do livro é ótimo! Aliás, o desfecho do livro é, de certa forma, inusitado. E muitos de vocês irão se surpreender com o final de alguns personagens. A narrativa, como já disse, está excelente, sem vulgaridades, o que tornou a leitura mais agradável e envolvente. Eu gostei muito do fato de a ação e mistério serem o foco central do livro, e serem presentes  na narrativa do início ao fim, o que o torna um dos melhores thrillers nacionais que já tive oportunidade de ler.
  

Comentários via Facebook

14 Comentários:

  1. Parece interessante, mas acho q n fecha muito com meu estilo.
    Parece meio polemico né...
    FIquei surpresa com a nota e com a resenha.
    ABraços

    ResponderExcluir
  2. Um thriller nacional? Nunca li nada do gênero :D
    Gostei muito dessa questão do autor abordar temas realistas, acho que isso faz com que o leitor se sinta mais 'próximo' daquilo que é descrito no livro.

    Amei a dica!

    Abraços,
    http://leitorasanonimas.com

    ResponderExcluir
  3. Sua resenha esta tm boa, mas nao gostei da estoria.
    É super diferente esse tema, ainda nao tinha visto nenhum livro flando sobre misterios numa faculdades e tals...
    Mas nem a capa e nem a estoria me chamam a atençao.
    bjim

    ResponderExcluir
  4. gostei muito da resenha e do modo como os classificou. =D
    gosto do tema!
    beijos
    boa semana

    ResponderExcluir
  5. Parece ser interessante... parabéns pela resenha!!!
    Att.,
    Luks

    ResponderExcluir
  6. Oi Livy,
    Não conhecia esse livro, mas achei interessante, ainda mais por ser nacional e retratar algo que poderia mesmo acontecer - isso se já não acontece.
    Beijos

    Cacá
    *Meus Discos e Livros e Tudo o Mais*

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito da sua resenha Livy!
    Acho legal o autor querer passar um pouco dessas coisas que podem acontecer na vida real.
    Nunca tinha ouvido falar em um livro que tem uma história que se passa em uma faculdade. Parece ser bem legal.

    Beijão

    ResponderExcluir
  8. Nossa que livro interessante, se eu só tivesse visto a capa, ia dizer que é uma leitura que não me interessa...rsrs..mas depois de ler sua resenha, notei que é uma leitura importante, que deveria ser feita por muitos desses corruptos, amo histórias com thriller e por ser uma trilogia já ganhou meu interesse.

    Beijokas elis
    A Magia Real

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Eu gostei bastante do livro, principalmente sendo vestibulanda... Eu só não entendi o porquê da sua nota 3 para a originalidade. Eu, certamente, não vi tipo semelhante no mercado editorial!

    Abraços!

    Ana Carolina Nonato
    Seis Milênios

    ResponderExcluir
  10. ÊÊÊÊÊ! Viva a literatura nacional! Gosto tanto quando isso acontece! Santo de casa faz milagre sim!!! hehehe
    bj

    ResponderExcluir
  11. Interessante o tema do livro.
    A resenha ficou ótima.
    Juro q de todas a vezes q via o título, O marido perfeito mora ao lado, eu pensava q era um chick lit... rsrs

    Bjok

    ResponderExcluir
  12. OLá, parabéns pela resenha, digamos que é uma boa opção de leitura.

    http://escritorerc.blogspot.com.br/

    Bom dia, Ewerton Ricardo.

    ResponderExcluir
  13. Galera, tá rolando promoção de melhor resenha com esse livro. Prêmio de mil reais dividindo entre os três primeiros vencedores!! ;)

    http://www.vivimaurey.com.br/promocao-melhor-resenha-fabrica-de-diplomas-nova-data/

    ResponderExcluir

Veja os antigos!

Banner Publicidada – rodapé

Todos os textos, fotos e resenhas publicados são produzidos por e de uso exclusivo de No Mundo dos Livros. Exceto quando alguma matéria se baseia/inspira em alguma fonte, a mesma será sempre citada. Por isso, por favor, não copie nenhuma postagem sem a devida autorização.

Desenvolvimento com por