Resenha: Primeiros Socorros Para Fadas e Outras Criaturas Fabulosas de Lari' Don

01 dezembro 2011
Postado por Livy



Primeiros Socorros Para Fadas e Outras Criaturas Fabulosas
Lari' Don

Tradução: Gilson César Cardoso de Souza
ISBN: 978-85-63672-82-7
Nº de páginas:
208
Preço:
R$32,00
Editora: Rai
 Pontuação: ♥ ♥ ♥ ♥ (4/5)
Sinopse: Em uma mistura maravilhosa de fábula e ficção, entremeada por uma corrida emocionante por diversas paisagens da Escócia e acompanhada por uma série de criaturas da mitologia e do folclore escoceses, Lari Don conta a história de Helen, uma garota que sonha ser violinista e que, de repente, se vê no meio de uma grande aventura na qual deverá ser capaz de desvendar enigmas e ajudar seus novos e estranhos amigos a reparar os danos causados por uma brincadeira tola que resultou na perda do lendário Livro Fabuloso, o qual deve ser encontrado impreterivelmente antes do Solstício de Inverno.

Peguei Primeiros Socorros Para Fadas e Outras Criaturas Fabulosas (Ufa, que título grande, rsrs), sem pretensão alguma. Eu realmente não esperava muito do livro. Apesar de minha ideia sobre o livro ter sido confirmada, de que ele realmente é um livro infanto-juvenil, eu posso dizer, com toda certeza, que ele foi mais do que esperava.

O livro foi agradável do início ao fim, todos os personagens me agradaram (até o vilão), e o clima da narrativa é muito gostoso. De verdade, Lari' Don escreveu uma estória divertida, interessante e leve... uma leitura para aquele momento em que você quer algo bom para ler, que seja agradável, e tenha uma trama fácil.

E falando da trama do livro, apesar de se tratar de uma estória simples, achei muito bem elaborada e amarrada; com detalhes de cultura, costumes e crenças, assim como lendas e seres muito legais. Claro que tudo se foca na Escócia, mas a diversidade de seres e a peculiariedade de cada um, é muito interessante.

Os personagens, como mencionei acima, se enquadram bem no termo "fantásticos", ou como diz o título "fabulosos". A grande maioria, que compõe o livro, são os seres mágicos que, acabam por um acaso, incluindo em sua aventura a garota Helen. Ela é uma garota séria para sua idade, e muito determinada, sendo muitas vezes muito corajosa e altruísta. Dando um show em muito adulto com sua maturidade. Apesar de não gostar de veterianária (a profissão da mãe dela), ela não consegue negar o pedido de ajuda de Yann, um centauro que está com a perna machucada e precisa de cuidados. É assim que sua aventura começa. Ela se vê em meio à busca do Livro Fabuloso, um livro que tem todas as respostas, para todas as perguntas, mas foi perdido quando o jovem centauro e seus amigos quiseram saber mais do que deveriam.

Todos os persoangens me encantaram. Rona, uma silkie, que pode se transformar em foca e ter a aparência humana, que se torna ótima amiga de Helen, e é companheira e leal. Sapphire, uma dragão muito fofa. Lavender, uma fadinha linda e meiga. Catesby, uma fênix linda... E até mesmo o vilão, o Senhor do Labirinto, que é um minotauro, foi um personagem interessante. Ainda falando de Helen, eu tenho que ressaltar que ela me surpreendeu. E é a personagem da qual mais gostei. Sinceramente, ela é forte e marcante, e muito cativante.

Em suma, como eu disse, a trama é leve e simples, mas ficou bem legal. O livro conta com aventura na medida certa, e tem uma narrativa muito gostosa. A revisão e diagramação estão impecáveis, e em geral, posso dizer que gostei muito de  Primeiros Socorros Para Fadas e Outras Criaturas Fabulosas.


Se você de aventura e fantasia juvenil, esta é uma boa pedida. Vale a pena conferir ;)  
 NOTA EXTRA:
HISTÓRIA =  ♥ ♥ ♥ ♥ (4/5) 
NARRATIVA = ♥ ♥ ♥ ♥ (4/5)
PERSONAGENS =  ♥ ♥ ♥ ♥ (4/5)      
ORIGINALIDADE =  ♥ ♥ ♥ (3/5)
REVISÃO/ TRADUÇÃO =  ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ (5/5)      
CAPA/DIAGRAMAÇÃO =  ♥ ♥ ♥ ♥ (4/5)  
  

Comentários via Facebook

5 Comentários:

  1. Acho que isso é o melhor de se ler algo sem pretensão, a gente pode se surpreender e muito!
    O livro parece divertido e agradável, fiquei curiosa!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Ei Livy,
    Ainda não tinha visto nada sobre esse livro, mas ele me parece bem interessante.
    Fiquei morrendo de vontade de ler.

    Bjok

    ResponderExcluir
  3. Ótima resenha! A primeira vez que vi essa capa, pensei que se tratava de um livro bem infanto-juvenil... nem coloquei muita fé nele, mas você me deixou MUITO curiosa! :o
    Me chamou a atenção o fato do livro se passar na Escócia, adorei o diferencial :)

    Abraços,
    http://leitorasanonimas.com

    ResponderExcluir
  4. Deu vontade de ler. Gosto de livros simples, que me proporcione uma leitura gostosa. E ainda, gosto de livros infanto-juvenil. rs

    Beijos, Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  5. Já vi a capa desse livro em algum lugar que não lembro e achei ela bem fofinha.
    O livro parece ser bem agradável e sua resenha me fez ficar muito curiosa. :)

    Beijão

    ResponderExcluir

Veja os antigos!

Banner Publicidada – rodapé

Todos os textos, fotos e resenhas publicados são produzidos por e de uso exclusivo de No Mundo dos Livros. Exceto quando alguma matéria se baseia/inspira em alguma fonte, a mesma será sempre citada. Por isso, por favor, não copie nenhuma postagem sem a devida autorização.

Desenvolvimento com por