Resenha: O Circo da Noite de Erin Morgenstern - Editora Intrínseca

22 abril 2012
Postado por Livy



O Circo da Noite Erin Morgenstern
Tradução: Claudio Carina
ISBN: 9788580571608
Lançamento:
05-03-2012
Páginas:
368
Editora: Intrínseca
Pontuação: ♥ ♥ ♥ ♥  (4/5)
Sinopse: Sob suas tendas listradas de preto e branco uma experiência única está prestes a ser revelada: um banquete para os sentidos, um lugar no qual é possível se perder em um Labirinto de Nuvens, vagar por um exuberante Jardim de Gelo, assistir a uma contorcionista tatuada se dobrar até caber em uma pequena caixa de vidro ou deixar-se envolver pelos deliciosos aromas de caramelo e canela que pairam no ar. Por trás de todos os truques e encantos, porém, uma feroz competição está em andamento: um duelo entre dois jovens mágicos, Celia e Marco, treinados desde a infância para participar de um jogo ao qual apenas um deles sobreviverá. À medida que o circo viaja pelo mundo, as façanhas de magia ganham novos e fantásticos contornos. Celia e Marco, porém, encaram tudo como uma maravilhosa parceria. Inocentes, mergulham de cabeça num amor profundo. Mas o jogo tem que continuar, e o destino de todos os envolvidos, do extraordinário elenco circense à plateia, está, assim como os acrobatas acima deles, na corda bamba.

O Circo da Noite me chamou muito a atenção, desde que vi sua capa. Nunca havia visto um trabalho de capa tão diferente, toda estilizada, que nos traz um toque de mistério. Ou seja, o trabalho gráfico do livro é lindo. Então parei para ler a sinopse, e a curiosidade só aumentou. E não poderia deixar de conferir este livro.

Mas logo de cara aviso: Esqueça tudo o que esperava de O Circo da Noite... Antes de iniciar a leitura, esteja ciente de que Erin Morgenstern criou uma estória grandiosa, além do que poderíamos imaginar. Esqueça também qualquer espectativa que tenha sobre o duelo de Celia e Marco... apesar de este ser o foco principal do livro, ele é sútil e acontece lentamente durante o livro. Na verdade o foco é toda a beleza e magia envoltos no circo, que se torna o grande personagem da trama: o próprio Le Cirque des Rêves! Também não espere um romance ardoroso entre Celia e Marco, este não é o ponto forte do livro.

Quanto a narrativa de Morgenstern, o que posso dizer é que a autora é muito criativa. Ela abusa da riqueza de detalhes, que me encantou e tornou certos momentos maravilhosos. E o modo como o circo é mostrado é encantador. Cada detalhe me deixava fascinada. O circo se tornou especial e o clima do livro é muito gostoso. Um ponto que pode se tornar negativo é que, a autora usa em alguns capítulos uma descontinuidade cronológica, por isso se deve prestar muita atenção nas datas! Mas este é um fator muito interessante, ao meu ver, pois complementa muitos detalhes da estória. 

A conclusão a que chego é de que este não é um livro para todos. O ritmo do livro é um tanto parado e se desenvolve sutilmente. A narrativa é rica em detalhes e muito bem construída, mas pode se tornar maçante para muitos. Por isso, aviso que o livro é sútil e de uma riqueza impressionante. É daqueles livros que se deve apreciar com calma, saboreando cada capítulo e cada detalhe. 

Apesar de ser um livro para um determinado gosto literário, e um certo tipo de público, creio que vale a pena ler. Deixe-se levar pelo mistério e magia do circo! Eu recomendo, pois gostei muito!

 NOTA EXTRA:
HISTÓRIA =  ♥ ♥ ♥ ♥ (4/5) 
NARRATIVA = ♥ ♥ (4/5)
PERSONAGENS =  ♥ ♥ ♥ ♥ (5/5)
ORIGINALIDADE =  ♥ ♥ ♥ ♥ (4/5) 
REVISÃO/ TRADUÇÃO =  ♥ ♥ (4/5)     
CAPA/ DIAGRAMAÇÃO =  ♥ ♥ ♥ ♥ (5/5)

Comentários via Facebook

2 Comentários:

  1. Falar que eu quero este livro é pouco... Eu preciso deste livro! Curti muito a resenha, aliás todas as resenhas que tenho lido dele me deixaram morrendo de vontade de ler o livro! A narrativa mais lenta não me intimida, até porque eu realmente saboreio livros com detalhes e riqueza de texto.
    Adoro essa capa, além de tudo.

    bjinhos
    escrevendoloucamente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Resenhei este livro do meu blog dêem uma olhadinha ;) http://paradoxorefletido.blogspot.com.br/2014/09/resenha-3-o-circo-da-noite-de-erin.html

    ResponderExcluir

Veja os antigos!

Banner Publicidada – rodapé

Todos os textos, fotos e resenhas publicados são produzidos por e de uso exclusivo de No Mundo dos Livros. Exceto quando alguma matéria se baseia/inspira em alguma fonte, a mesma será sempre citada. Por isso, por favor, não copie nenhuma postagem sem a devida autorização.

Desenvolvimento com por