E aqui estou eu, a união de tudo isso. A luz e a escuridão ao mesmo tempo. Caso eu cedesse a um dos meus lados, será que eu teria que abdicar do outro? Meu coração dói ao pensar nisso. De alguma maneira, sinto que preciso dos dois para estar completa.
—O Lado Mais Sombrio, A. G. Howard

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Resenha: Belo Desastre, de Jamie McGuire






Belo Desastre
Jamie McGuire
ISBN: 9788576861911
Páginas: 389
R$
39,90
Editora: Verus
Pontuação: ♥ ♥  
Abby Abernathy é uma boa garota. Ela não bebe nem fala palavrão, e tem a quantidade apropriada de cardigãs no guarda-roupa. Abby acredita que seu passado sombrio está bem distante, mas, quando se muda para uma nova cidade com America, sua melhor amiga, para cursar a faculdade, seu recomeço é rapidamente ameaçado pelo bad boy da universidade.  Travis Maddox, com seu abdômen definido e seus braços tatuados, é exatamente o que Abby precisa – e deseja – evitar. Ele passa as noites ganhando dinheiro em um clube da luta e os dias seduzindo as garotas da faculdade. Intrigado com a resistência de Abby ao seu charme, Travis a atrai com uma aposta. Se ele perder, terá que ficar sem sexo por um mês. Se ela perder, deverá morar no apartamento dele pelo mesmo período. Qualquer que seja o resultado da aposta, Travis nem imagina que finalmente encontrou uma adversária à altura. E é então que eles se envolvem em uma relação intensa e conturbada, que pode acabar levando-os à loucura. Belo desastre é um livro sexy e apaixonante, que vai deixar você completamente viciado.
~ Cuidado, a resenha pode conter spoilers ~

Belo Desastre se tornou fenômeno nos Estados Unidos, primeiro na internet, e logo chamou a atenção de diversas editoras. Aqui no Brasil, o livro de Jamie MacGuire foi publicado pela Editora Verus e segue o mesmo caminho de sucesso que atingiu lá fora, se tornando hit entre os jovens leitores. Cansados de ler apenas histórias sobrenaturais em que mocinhas se envolvem com vampiros e lobisomens, ou outros seres mágicos, e ávidos por histórias em que o real se faz presente, agora podem encontrar este tipo de leitura, em que as editoras estão investindo e apostando alto. Belo Desastre é um exemplo do gênero. Se você busca ler um livro em que um romance bonitinho e cheio de fantasia não se faz presente, este é seu livro.
Antes de mais nada arrisco dizer que este é o tipo de livro para se amar ou odiar, sem meio termo. Ao decorrer da minha resenha você entenderá porque.

A narrativa de McGuire é muito boa, aliás, diga-se de passagem, muito envolvente e impecável. Isto porque a autora sabe como desenvolver seus personagens com maestria. Eles se tornnam tão reais e tudo o que os envolvem se torna tão verossímel, que é passível de acontecer. McGuire apostou em uma trama simples, em qual o foco são os sentimentos dos personagens e seus dramas pessoais. Os personagens são muito intensos, e suas personalidades são marcantes e fortes, predominando como ponto alto no livro. É aí que você poderá amar ou odiar o livro. Não vou ficar entrando em detalhes sobre a trama ou história, poque tenho certeza de que ler é a melhor solução quando se quer saciar a curiosidade sobre um determinado livro. Como este é um sucesso, com certeza você deve estar curioso (a) para saber, assim como eu estava, porque Belo Desastre fez tanto barulho e está arrancando suspiros e elogios dos leitores. Então, o que digo é: veja com seus próprios olhos. Acho que para cada pessoa ele causará uma reação e terá um efeito. Para mim ele causou uma impressão forte, um misto de admiração e irritação.

Por que? Ao começar a ler o livro fiquei encantada com os personagens, Abby tinha um mistério em seu passado, algo que a fez fugir de sua cidade com sua melhor amiga America para se refugiar em outra, indo estudar na Eastern, uma faculdade. É lá que a garota conhece o intrigante Travis Maddox. Ok, isto é o básico, e vou parar por aqui. O que realmente importa é como o livro te afetará ou não.

No meu caso, como dizia, eu adorei o início do livro, com seu clima gostoso e a tensão que crescia entre Abby e Travis era deliciosa. Ambos estavam apaixonados e perdidos, tentando se manter afastados mas sem muito sucesso. Se tornam amigos, mas esta amizade vai além do que se poderia prever, causando um impacto enorme em ambos. Seus momentos mais felizes eram vividos juntos, e quando menos esperavam, já não conseguiam mais viver separados.

Ao decorrer da história, os dramas, sentimentos, pensamentos e personalidade dos personagens vai vindo à tona e sendo pincelado. Em um determinado momento do livro, suas personalidades dominaram de tal forma a narrativa, que você sente exatamente o que Abby está sentindo (já que a narrativa é em primeira pessoa, pelo ponto de vista da garota). Lendo este livro, eu senti um mix de emoções, e tive um misto enorme de pensamentos com relação a ele. Não sabia se o amava ou se me irritava. Em certo ponto, quando ambos ficam finalmente juntos, então as coisas realmente começam a ficar intensas. E cara, como ficam!

Além do relacionamento deles pegar fogo (literalmente), você consegue se aprofundar mais em como ambos se encaram, os segredos de Abby e até o porque Maddox é este bad boy que não se ligava a ninguém e parecia incapaz de amar. Eu dou parabéns à autora pela sua capacidade incrível de fazer seus personagens parecerem tão reais, a ponto de nos fazer amá-los em um momento e querer esmurrá-los em outros. E é isso que aconteceu comigo.  

Então vamos lá, falar dos personagens. Travis Maddox... Ah, o bad boy bonitão do momento. Ele realmente é um personagem um tanto complexo (lindo e complexo) e um tanto... polêmico. Por que isso? Porque ele faz de tudo para ter a mulher que ama ao seu lado. Travis tem um lado sofrido e doce, e faz de tudo para mostrar o quanto a ama. Mas seu lado predominante é o lado bruto. É ai que eu me irritei um pouco, pois Abby aceita atitudes de Maddox de forma impensada. Ele quer Abby a seu lado a todo custo, e nada pode contrariá-lo, senão ele tem ataques de fúria, e ataques explosivos. O lado "negro" de Maddox é realmente um tanto feio, e nada certo. Pode parecer bonitinho um cara ciumento e bad boy, do tipo que as garotas querem salvar  (E é isto que a autora tenta passar no livro, no meu ponto de vista), mas na minha opinião, o modo como o personagem se comporta é um pouquinho assustador. Maddox chega a extremos realmente assustadores e perturbadores. Quando fica nervoso e contrariado, quebra tudo, bebe até encher a cara, bate em qualquer cara que chegue perto de Abby e a domina. Sua personalidade é totalmente carente, dominadora, possessiva, impulsiva, abusiva...e insegura.

Este lado do personagem é o que se apresenta dominante da metade do livro em diante. Isso me incomodou um pouco. Pois tudo o que Abby e Travis faziam era ir e voltar, ir e voltar... e brigar. E brigas realmente feias. Apesar de tudo, Travis não chega a bater ou maltratar Abby, ele na verdade tenta a proteger de todas as formas possíveis ao seu alcance e seu lado doce aflora quando está com ela,  mas ele mexe com o psicológico dela de uma forma que só ele sabe fazer. Ambos se tornam dependentes um do outro. Um outro ponto negativo do livro é como os personagens fogem de seus dramas: bebendo! Claro, não tenho nada contra quem bebe e gosta de beber. Cada um sabe o que faz, mas nada pode acontecer com eles, que já estão com um copo de bebida na mão, afogando as mágoas. Então, além da violência, que se torna extrema em muitos momentos do livro, há o fator de fuga de realidade através da bebida.

Eu gostei de Abby, ela é forte e, até certo ponto, determinada e uma garota corajosa. Mas a autora criou uma personagem realmente controversa. Pois quando o assunto é Travis Maddox, a garota simplesmente não consegue ser tão firme. Em um momento, quando ele a decepciona de uma forma grosseira, ela se vê determinada a deixá-lo. Mas basta ele dar qualquer sinal de carência, ou de que precisa dela, para que ela o aceite de volta. Jammie McGuire criou uma personagem muito real, mostrando a realidade de muitas garotas que vivem a mesma situação. Ela é louca pelo cara, apesar de ele a lembrar muito de seu passado. Ela queria tudo, segurança, estabilidade... menos um cara complicado como ele. Mas não se escolhe quem se ama, e ela também não teve escolha.

Em partes, entende-se porque Maddox é tão volátil, afinal ele tem uma grande insegurança, tendo medo de perder quem mais ama. Isso se mostra em forma de ciúmes, brigas, etc. Este foi um lado negativo para mim no livro. Mas ao mesmo tempo, tudo isto, torna o livro muito real e único. Belo Desastre não é o tipo de livro com um romance mamão com açúcar que você até chora no final. É um livro forte, intenso e até certo ponto dramático. A instabilidade dos personagens e suas atitudes tornam a história crível. Muitas garotas devem ter passado por isso ou ainda irá passar, e até mesmo sofrer com um relacionamento problemático.
Aliás, o titulo do livro é perfeito. Pois ambos vivem o que há de mais belo, que é a chance de amar e viver este sentimento. Mas suas personalidades conflitantes quase transformam tudo em um grande desastre. Ambos, juntos, formam um belo desastre, realmente. Mas se encaixam de uma forma sem igual. Aceitam o que cada um é de uma forma bonita até. E se amam mesmo com todos os seus erros e acertos.

Gostei de America e Shepley, amigos do casal. Shepley tem uma personalidade calma e doce. America por sua vez é a amiga que toda garota pediu à Deus. Ela cuida de Abby, guarda seu segredo, e a defende. America também tem uma personalidade forte e marcante... cativante até.

Falando do trabalho editorial da Editora Verus, eu fiquei muito satisfeita com o resultado. Está tudo impecável e muito bonito. A diagramação e tradução estão perfeitas, e não há nenhum erro de gramática. Ponto positivo para a edição.

De forma geral, considero Belo Desastre um tanto polêmico. Muita gente pode gostar pelo simples fato de ser um romance diferente do usual, e vai se apaixonar pela trama e desventuras dos personagens. Assim como vai adorar este relacionamento conturbado e tenso. Nisto a autora está de parabéns e conseguiu atingir seu objetivo com louvor. Aliás, um fator positivo é que McGuire consegue te prender de tal forma, que você não sabe o que esperar. O livro pode acabar tanto de forma maravilhosa quanto de forma trágica, e esta tensão dá um toque especial para a trama.
Um outro grupo, talvez, vai se decepcionar um tanto com a história. Principalmente quem esperava uma trama bonitinha e açucarada, com um romance perfeitinho. Ou vai se revoltar com a personalidade volúvel de Travis e submissa de Abby.

Independente de qual grupo você se encaixará, posso dizer que Belo Desastre é um livro que sim, deve ser comentado e muito falado. Esta dualidade de situações e emoções que o livro causa, é muito bom e pode gerar muitas opiniões interessantes. Tenho certeza, que assim como eu, você irá se envolver e ter uma gama de emoções incríveis, do início ao fim do livro. Não acho que Belo Desastre é um livro apenas para se ler. É um livro para se ler, e refletir.

Confira a história de Abby e Travis, e tire suas próprias conclusões. Depois me diga o que achou.

58 comentários :

  1. Amei o livro deu vontade de sair da minha casa agora e ir comprar o livro e começar a ler, com a sua resenha vez o livro ficar mil vezes mais interessantes
    Parabéns pela bela resenha

    ResponderExcluir
  2. O que dizer depois dessa resenha?
    Que eu amei? Que eu to louca por ele? Que eu estou desesperadamente desejando ele?
    Pois é acho que todas as alternativas acima estão corretas.
    amei a resenha e vou amar com certeza o livro quero muito *__*

    ResponderExcluir
  3. Parece bom! Amei a resenha!

    ResponderExcluir
  4. Livros que servem para refletir geralmente são bons, porque nos fazem entrar um pouco na personagem e acabar vendo um pouco de nós mesmos.

    ResponderExcluir
  5. Bom.. eu não li sua resenha porque como tu disse, tinha spoilers.. mas pela sua nota vi quem não foi tudo aquilo né? Estou louca por esse livro *-* Quero conhecer o tão famoso Travis huum!

    ResponderExcluir
  6. To louca pra ler esse livro, parece bom demais

    ResponderExcluir
  7. Muito bom a resenha e me deixou curioso sobre o livro, espero ler brevemente ... Falando sobre o livro, Bom eu acho muito legal essas historias com casais diferentes que vivem historias conturbadas e situações trágicas ... Quando eu ler, eu passo por aque.

    ResponderExcluir
  8. Livro perfeito! Venho amando ver coisas desse livro e dessa história. Já me apaixonei por tudo nesse livro e acho ele perfeito! *-*

    ResponderExcluir
  9. Ui, amei esse livro. Livro hot é comigo mesmo!!

    ResponderExcluir
  10. Esse livro é excelente!! Tem tudo o que eu gosto em uma história: romance, romance e mais romance. Eu sou uma apaixonada pela obra <3

    ResponderExcluir
  11. Muitooooooo boa sua resenha, eu estou encantada com este livro, que capa linda, que texto maravilhoso

    ResponderExcluir
  12. Fiquei bem curiosa com sua opinião, está todo mundo falando desse livro e já li uma resenha de uma pessoa que não gostou.
    Vou ler pra tirar minha propria inpressão da história quero conhecer o Travis pra ver se é isso tudo mesmo, apesar de não gostar de como ele é.

    ResponderExcluir
  13. Muito boa essa resenha, aumentou minha curiosidade e vontade de ler esse livro

    ResponderExcluir
  14. Nossa Livro perfeito! Mas eu quero conhecer o verdadeiro Travis, porque aquele que eu conheci na Bienal é lastimável

    ResponderExcluir
  15. Livro interessante que dá vontade de ler todo só num dia para saber o que acontece.

    ResponderExcluir
  16. que me chamou mais a atenção, foi a forma como a trama é abordada. O tema é simples, e o livro poderia ser apenas mais um desses livros bobos com personagens idiotas e com acontecimentos previstos! Mas nossa, não é , isso faz com que tenhamos vontade de ler mais ainda .

    ResponderExcluir
  17. Todas as resenhas que li desse livro dizem que ele é bom. Espero poder lê-lo para saber se é verdade. Ótima resenha :D

    ResponderExcluir
  18. Esse livro está me deixando cada vez mais curioso, só está recebendo elogios e também gostei do fato do livro ter esse clima de faculdade e aparentemente, tratar assuntos como sexo e bebidas como algo comum. Também vou ficar de olho porque vi que vão lançar um outro livro ano que vem mas com o POV do Travis!

    ResponderExcluir
  19. São tantas as resenhas positivas que encontro de "Belo Desastre" pelos blogs. Acho que não vi nenhuma negativa. Apesar do famoso romance clichê que ocorre entre o Travis e a Abby, tem o lance mais sexy, que me deixa curiosa e desesperada, não posso contar os segundos para lê-lo. rs
    Mesmo sem ter tido a oportunidade de conhece-lo, já espero a sua continuação.
    Parabéns pela resenha. Beijos

    ResponderExcluir
  20. Já li tantas resenhas desse livro e cada uma só me deixa com mais vontade de ler... Sua resenha está ótima.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  21. Parabens pela resenha! Ainda nao li o livro, mas com certeza esta no topo da lista.

    ResponderExcluir
  22. Ótima resenha,estou louca para ler o livro

    ResponderExcluir
  23. Adoro quando os livros nos deixam divididas dessa forma! Realmente o Travis e o garotão do momento! Doida pra ler esse livro e tirar minhas conclusões
    Adorei!
    Bju bju

    ResponderExcluir
  24. É muito triste quando um livro vira "famosão" e não temos oportunidade de lê-lo (no meu caso, por falta de dinheiro em 99% das vezes HAHAHAH), e é muito mais triste quando esse livro é realmente bom, ou pelo menos é o que a maioria da população diz, OAISHDODIDH e é isso que aconteceu comigo com Belo Desastre e Cinquenta TOns de Cinza, por isso em qualquer promoção eu corro e participo, torcendo (já que nunca tive sorte com sorteios) pra ganhar um exemplar OAISUD *-* Gostei muito da resenha! E espero "ver" com os meus próprios olhos esse livro que me deixa tão curiosa! OAISHDOD

    ResponderExcluir
  25. Aaah! Já é a segunda resenha que li e só me apaixono mais por este livro. Quero ele loucamente.
    E ja estou participando da PROMOÇÂO!!

    ResponderExcluir
  26. Esse livro vem dividindo opiniões, li muitas resenhas e estou muito curiosa para lê-lo. Adorei sua resenha, pois aguça ainda mais nossa curiosidade, sem contar toda a história.

    ResponderExcluir
  27. Eu faço parte do grupo que adorou o livro rs Por mais que a parte carente do Travis tenha me irritado eu concordo com você, a escrita da autora é ótima é prende muito a gente.

    ResponderExcluir
  28. Amei o livro e só de ler aqui, como esse Travis é, já me deu vontade de bate-lo e ao mesmo tempo de abraçá-lo.

    A Abby pelo jeito, é meio "indecisa" por assim dizer, né?!

    Fiquei curiosa e digo mais, odeio qualquer coisa que envolva romance, mas esse tipo eu adoro. Estou louca pra ler *-*

    ResponderExcluir
  29. Todos dizem que belo desastre tem um "quê' de polêmico, e isso me instiga tanto a ler, fico doidinhaa!

    ResponderExcluir
  30. Parabéns pela resenha! To doida pra ler esse livro, todos estão falando tao bem.
    Seu blog é lindo!

    ResponderExcluir
  31. Acredito que depois de Cinquenta Tons de Cinza, esse seja o livro mais comentado do momento. Essa maneira de colocar o amor acontecendo de um forma improvável pode até parecer meio clichê, mas acho que a fórmula do bad boy agradou geral(ou fez muita gente odiar) rs
    Mesmo com os pontos negativos da mocinha, é o Travis que me interessa..rs e a história desse amor meio inusitado.

    Beijo

    ResponderExcluir
  32. Gostei tanto desse livro que eu estou relendo.
    Jamie conseguiu fazer de uma história clichê algo que nos envolve até a última palavra da última página.
    Eu ficava vidrada a cada página e quase não conseguia parar de ler. Fazia muito tempo que um livro me deixava assim.
    Adorei sua resenha. Está de parabéns! É uma das melhores que já li até hoje sobre esse livro.

    Luiza Helena Vieira
    Obsession Valley
    http://obsessionvalley.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Quero muito ler esse livro! Ele não parece estar sendo muito divulgado, mas todas as resenhas que li e as minhas amigas que já leram falam bem dele! =)
    Além de tratar de assuntos na faculdade que normalmente não é tratado, normalmente é sobre fraternidades ou clubes! =)

    ResponderExcluir
  34. Quero ler esse livro, tipo now! haha' adorei a resenha =)

    ResponderExcluir
  35. A estoria parece muito interessante, achei o kit que fizeram muito lindo, quero ler em breve

    bjos

    ResponderExcluir
  36. Tem tantas resenhas falando tão bem dele!
    Bem,eu não espero um romance 'açucarado',já fui alertada da personalidade dos protagonistas,e essa 'tensão' que você mencionou,foi o que me chamou atenção no livro. Belo Desastre está na minha lista de desejos!

    Beijooss,
    Jennifer

    ResponderExcluir
  37. No inicio eu não estava muito interessada nesse livro, mas ao conhecer ele melhor tenho cada vez mais vontade de lê-lo.

    ResponderExcluir
  38. Oh meus Deuses, preciso desse livro urgentemente !!!

    ResponderExcluir
  39. Mtaa vontade de ler, como vc msma sugeriu... Preciso tirar minhas proprias conclusoes!!
    Tomaaraa q seja em breve. :)

    ResponderExcluir
  40. Preciso ler urgentemente, parece ser um ótimo livro.
    Só leio resenhas positivas sobre ele...
    Beijos

    http://cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  41. Amei sua resenha! Abordou muito bem os diversos pontos do livros, deu a sua opinião, mas de uma forma que deixasse o tópico aberto a outras opiniões, sabe... Você não impos a sua opinião. :) Adorei!

    ResponderExcluir
  42. Ahh, queria tanto ler esse livro.
    Todos os blogs que acompanho estão falando super bem dele.
    Adoro esse tipo de história.
    Entrou para a minha listinha de "Quero" kkkk

    ResponderExcluir
  43. Realmente ele é controverso, li várias resenhas positivas e outras tantas negativas. Mas tudo bem, eu quero ler e tirar a prova por mim mesma.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  44. Todos estão falando desse livro e com sua resenha, minha curiosidade só aumentou! rs' Preciso ler.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  45. Ainda estou lendo, quase na metade. E já estou nervosa de como viverei depois sem Travis e Abby, viciante!

    Beijos

    ResponderExcluir
  46. ameeei, muito viciante, li o livro muito rápido alias.

    ResponderExcluir
  47. Sabe quando um livro é tão bom que você simplesmente não quer sair do universo dele? Terminei ontem e estou morrendo de saudade de lê-lo! Contando os dias para o lançamento de Walking Disaster :)

    ResponderExcluir
  48. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  49. Simplesmente não consegui parar de ler até terminar. Li em 24 horas!!!

    ResponderExcluir
  50. louca para ler esse livro!! sua resenha despertou o desejo de ler o livro. Só to meio com um pé atras por causa da nota 3/5... vou ler e descobrir o porque!!

    ResponderExcluir
  51. Bom, já li o livro. Eu procurei uma resenha sobre ele pois queria conhecer outras opiniões. Amei o livro e sua resenha. Com certeza Travis é um personagem marcante (lindo e marcante). Que enlouquece a cabeça de qualquer garota (como eu)! Sua visão sobre o livro é ótima, e o descreve perfeitamente. Parabéns pelo sucesso da pagina!

    ResponderExcluir
  52. Se não me engano li esse livro bem antes dele ser lançado aqui no Brasil , fiquei bem contente com a leitura , é um ótimo livro .. Não sei , mas acho que terá o filme dele ..

    ResponderExcluir
  53. Eu achei o enredo desse livro incrível, emocionante, porém tem certas atitudes do Travis que achei bem forçadas por mais que fossem fofas.
    Eu demorei um pouco para me acostumar com isso, às vezes eu ficava pensando: WTF?
    Mas a autora conseguiu me prender de uma forma que eu fiquei muito impressionada, pois eu normalmente detesto livros que fujam muito da realidade, que os personagens tenham uma atitude forçada ao qual nós sabemos que na vida real não acontece.
    Mesmo assim "Belo Desastre" se transformou em um dos meus livros favoritos. Claro que Easy passa muito na frente dele, afinal de contas, Easy é completamente real e extremamente cativante.

    Blog: http://worldbehindmywall.fanzoom.net/
    Twitter: https://twitter.com/Blog_WBMW

    ResponderExcluir
  54. ja li e amei,perfeito e muito apaixonante <3

    ResponderExcluir

Olá leitores do No Mundo dos Livros!

Deixem um comentário nesta postagem. Sua opinião é muito importante!

Posts Recentes

Últimos Comentários