Resenha: Charlotte Street, de Danny Wallace

27 setembro 2012
Postado por Livy





Charlotte Street
Danny Wallace
ISBN: 9788581630038
Tradução: Bruna Cruz
Número de páginas: 400
Ano:
2012
R$
29,90
Editora: Novo Conceito
Pontuação: ♥ ♥  
Tudo começa com uma garota... (porque sim, sempre há uma garota...) Jason Priestley acabou de vê-la. Eles partilharam de um momento incrível e rápido de profunda possibilidade, em algum lugar da Charlotte Street. E então, em um piscar de olhos, ela partiu deixando-o, acidentalmente, segurando sua câmera descartável, com o filme de fotos completo... E agora Jason — ex-prodessor, ex-namorado, escritor e herói relutante — se depara com um dilema. Deveria tentar seguir A Garota? E se ela for A garota? Mas aquilo significaria utilizar suas únicas pistas, que estão ainda intocáveis em seu poder... É engraçado como as coisas algumas situações se desenrolam...

Todos nós em algum momento de nossas vidas passamos por conflitos. Seja com pessoas que conhecemos, com o trabalho, faculdade, amigos, um amor, ou até mesmo com a própria vida. Um dia eu ou você já passamos ou passaremos por uma crise existencial, em que questionaremos tudo aquilo que temos feito e que ainda viremos a fazer.

Jason Priestley passa por uma baita de uma crise em sua vida. Depois de terminar um relacionamento com seu grande amor, Sarah, ele se vê perdido. Ex-professor, (depois de passar por um grande trauma) agora trabalha com críticas em um jornal gratuito chamado London Now. Vivendo com o amigo Dev, em um apartamento pequeno em cima de uma loja de antiguidades do mundo dos video games (do Dev), e ao lado do que todos acham ser um bordel, mas não é, Jason tenta encontrar o seu caminho e abraçar "o momento". Aquele momento na vida que, quando se agarra com as duas mãos, te leva a grandes acontecimentos. Aquele momento em que sua vida muda para sempre e você pode se considerar alguém, alguém que será lembrado por algo realmente importante, heroico ou não.

Quando Jason se depara com uma garota (um tanto quanto atrapalhada) cheia de sacolas, tentando entrar em um táxi, em Charlotte Street, ele fica encantado. Mas tudo o que ele consegue deste breve encontro é um câmera descartável que a estranha "esqueceu" por engano, a deixando cair de suas sacolas ou bolsa. Então, talvez estivesse aí o tal do momento, o qual Jason deveria agarrar. Uma faísca de esperança em sua vida um tanto destroçada. A partir da revelação das fotos da câmera perdida, ele começa a sentir-se ligado à moça e nos deparamos com diversos acontecimentos da vida de Jason e também sua busca, com a ajuda e encorajamento de seu amigo Dev, para achar A Garota.

Danny Wllace, com sua narrativa irreverente e inteligente, nos apresenta não uma história de amor romântico, mas uma história sobre o amor próprio. Pelo menos foi a esta conclusão que cheguei! Este é um livro que nos apresenta a história de um homem em busca de si mesmo. A sinopse me enganou de início, pois achei que o livro estaria recheado de romance (uma comédia romântica), mas na verdade ele se trata mais sobre redenção. Amizade, sonhos, esperança, coragem, perdão, são temas utilizados pelo autor. Onde achei que iria encontrar um livro totalmente engraçado, me surpreendi ao encontrar algo mais sério. Ver a trajetória de Jason, e o quanto ele cresce e amadurece é o ponto forte do livro, e em muitos momentos me senti tocada.

O autor construiu uma trama gostosa e edificante, com personagens maravilhosos. O bacana do livro é que não há magia, fantasia, seres sobrenaturais ou acontecimentos mirabolantes e extraordinários. Tudo o que vemos é o cotidiano da vida londrina e de um homem lutando para ser feliz e se achar, como tantos outros, nesta selva de pedra. As situações pelas quais os personagens centrais passam são em muitos momentos hilários, em outros um tanto tristes, mas tudo compondo um livro muito interessante.

Uma coisa que percebi, mas não me incomodou muito, é o fato de que o autor não deixa claro todos os detalhes de alguns personagens, como suas constituições físicas. Ele apenas nos dá leves pinceladas. Mas este fator não atrapalha no desenrolar da narrativa.

Devo parabenizar a capa nacional, que ficou linda e muito mais bonita que a original. Realmente um trabalho de muito bom gosto.

No geral, o que eu tenho para dizer é que Charlotte Street  vai te surpreender. Com momentos divertidos, diálogos inteligentes, tiradas de gênio, ótimos personagens e uma boa história, Danny Wallace me encantou com sua narrativa direta e crua. Terminei o livro emocionada com toda a evolução do personagem, e tirei diversas lições para se pensar. Este é um livro que vale a pena ler, se divertir e refletir, pois a mensagem que o livro passa é muito construtiva.

Comentários via Facebook

39 Comentários:

  1. vc gostou , mas ja vi gente que odiou o livro '-'
    nossa gente eu sempre fico dividida com isso
    mas adorei a resenha

    ResponderExcluir
  2. Já ouvi falarem muito bem desse livro e só pela sua sinopse já me chamou a atenção, claro que depois de ler a resenha, me chamou mais ainda.

    ResponderExcluir
  3. só pela sinopse já me interessei em ler ele!
    só que já vi tantas resenhas de gente que detestou ele, então fico meio dividida e com medo de ler com muita expectativa e não gostar :S

    ResponderExcluir
  4. Eu já estava querendo ler esse livro, depois da tua resenha consegui entender com clareza sobre o que se trata.
    Estou mais interessada ainda no livro \o/

    ResponderExcluir
  5. Já vi gente que não gostou muito do livro; e eu também, depois de ler a sinopse, pensei que era só mais um romance bobo, descartando-o quase imediatamente. Mas, por esses dias, resolvi dar uma chance e procurar mais informações sobre ele. Sua resenha é a segunda que eu leio e estou muito satisfeita com o tema real da história, com certeza irei lê-lo ^^

    http://queridos-sapiens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu não imaginava que seria assim a história de Charlotte Street .
    Parece ser ser bom, mas não me conquistou muito apesar de você dar a perceber que é um livro engraçado e inteligente. Se um dia cair nas minhas mãos leio sem problema algum .
    A história pode ser divertida, mas personagem que viaja demais acaba cansando a leitura.
    Vamos ver o que vou achar quando eu ler, né? rs
    bjim

    ResponderExcluir
  7. Sua resenha foi realmente uma surpresa para mim, achei que esse livro fosse um romance, bem mis "melado"

    Senti vontade de ler, agora.

    Imagino que os personagens sejam profundos e que deva ser interessante.

    Thais Vianna
    @dathais
    dathais@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. a resenha me chamou a atenção, confesso que também achei que fosse um livro de comédia romântica, mas mesmo assim parece ser um livro muito bom

    ResponderExcluir
  9. Olha, eu conhecia a capa do livro mas nunca havia parado pra pensar q seria um romancezinho! IUAHSiuaSHiUAHS

    Apesar de nao fazer meu estilo tenho vontade de ler, por me lembra bastante das brincadeiras de barbie que eu costumava ter!!! xD

    anyway, =*

    ResponderExcluir
  10. Linda a capa *---* Tenho de ir na Inglaterra e ver de perto...
    Quero muito esse livro. E, pela sua resenha, me deu a impressão de que é bem engraçado.

    Luiza Helena Vieira
    Obsession Valley

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito da capa tb. Confesso que não tenho muitas expectativas com esse livro não, mas achei a historia interessante e se tiver a oportunidade pretendo ler...Bjksss

    ResponderExcluir
  12. Achei o livro super fofo e quero demais ler. Adorei a história, adorei a capa, adorei tudinho nele! Perfeitinho.

    ResponderExcluir
  13. Parece ser muito fofo! E já me ganhou com essa capa... Quero muito lerr ! =)

    ResponderExcluir
  14. Que resenha! Estou louca por esse livro, parece ser ótimo!

    ResponderExcluir
  15. Adorei a resenha.
    A capa é maravilhosa e o livro parece ser muito interessante,quero lê-lo o mais rápido possível.

    ResponderExcluir
  16. Olá já vi varias resenhas sobre esse livro cada um diz uma coisa rsrs, gostei da sua resenha

    bjos

    ResponderExcluir
  17. Esse livro parece ser bom.
    A NC vem com uns lançamentos que são sempre bem aceitos entre os leitores!

    ResponderExcluir
  18. Já estava interessada só por causa da capa, rs.

    Gosto de leituras que são leves e fluidas.

    Quero lê-lo em breve.

    Bjo.

    ResponderExcluir
  19. Só por se passar em Londres já gostei, e a história me agrada muito. Estou bastante ansiosa para ler esse livro, acho que vou gostar.

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  20. Olha, vc é uma das poucas q eu vi q gostou do livro e falou algo sobre surpresas...

    vi tantas resenhas de gente que não gostou dele, então fico meio dividida e com medo de ler com muita expectativa e não gostar :S
    Mas vou dar uma chance ^^

    ResponderExcluir
  21. Louca para ler. Espero não me decepcionar. :D

    ResponderExcluir
  22. Londres, aiai... o lugar onde eu quero poder um dia morar.
    Preciso falar que só pela história se passar em Londres eu já estou morrendo de vontade de ler?
    A capa é lindíssima, a história se passa na ~minha~ Londres, e o livro é uma publicação da NC e, para mim, livro lançado pela NC é livro que tem uma história muuuito agradável (pelo menos eu me apaixonei por todos os livros da NC que eu li até hoje).

    ResponderExcluir
  23. Fiquei até um pouco com medo. Adorei a capa, adorei a sinopse, adorei a tua resenha. Mas teve gente que não gostou do livro! Estou louca pra ler, mas com medo da decepção. Vou esperar essa expectativa alta passar justamente pra não me decepcionar depois hahaha mas adorei a resenha e om certeza vou ler o livro!

    ResponderExcluir
  24. Confesso que fiquei um pouco surpresa quando li essa resenha, pois pela sinopse do livro, também achei que fosse uma comédia romântica, mas me parece ser bem mais do que isso. Gostei bastante da resenha, agora fiquei mais curiosa pra conhecer a história, quero muito ler o livro :D

    ResponderExcluir
  25. Antes de ler a resenha(que aliás está de parabéns)achei q ñ iria gostar do livro,achei a sinopse até legal,mas não criei mt espectativa para ler,após ler a resenha,vi o livro de outra forma,espero ganhar,pois quero ver se realmente ele vale a pena ler e me tirar esse gostinho de empolgação q estou! Beijos,espero ansiosa o resultado...

    ResponderExcluir
  26. Não vejo a hora de ler esse livro! Toda resenha que eu leio tem uma critica positiva, espero que ele me agrade tanto quanto te agradou!

    ResponderExcluir
  27. A gente sempre tem alguma impressao sobre o livro quando olha pra capa (sempre rs). A imagem é bonita, mas não causou interesse, embora a historia pareca ser boa. Lembro que teve um autor brasileiro que escreveu um livro onde os personagens principais eram Ele e Ela, apenas. Não tinham caracteristicas, nem aparencia, isso o autor deixava com o leitor, o que eu gostei.Espero um dia poder ter a chance de ler "Charlotte S."

    ResponderExcluir
  28. Ao ler sua resenha fiquei surpresa, pois pensava que não iria gostar do livro. Mas agora quero muito ler. Parabéns.

    ResponderExcluir
  29. Ouvi falar deste livro, li a resenha e adorei, alem da capa ser linda , a historia é contagiante, fiquei super curioso pra saber ler o livro, otima resnha, abraçoss

    ResponderExcluir
  30. Quero ler este livro, tenho lido tantas resenhas positivas.

    ResponderExcluir
  31. Amei a resenha do livro, estou superempougada para poder lê-lo logo!!

    ResponderExcluir
  32. Báh, adorei a resenha e quero muito ler este livro!!!!!

    ResponderExcluir
  33. Adorei o livro como um todo: capa, sinopse, proposta, ambiente em Londres... Mesmo que não seja um amor romântico e que me faça suspirar, quero descobrir quem é essa menina, coo os dois vão fechar essa história e que lições vai me dar.

    ResponderExcluir
  34. Nossa, a primeira vez que vi a capa desse livro, me apaixonei. Vi o booktrailer (sempre lindos) e fiquei bastante intrigada. E pelo que você falou na resenha, o livro só se tornou mais interessante. Mesmo eu pensando que poderia ser um cliché de romance já me interessava, mas agora... Caramba! O livro parece ser muito interessante mesmo. Se não ganhar aqui (provável hauhauhaua), vou ver se encontro uma promoção pra comprar :D

    Beijão,

    Julliana.

    ResponderExcluir
  35. Gostei do livro , começo um pouco tedioso , mas o desenrolar da história , prende a atençào e nos torna curiosos do final.

    ResponderExcluir
  36. Gostei do livro , o começo um pouco tedioso , mas o desenrolar da história desperta a curiodidade pelo final da história.

    ResponderExcluir
  37. Gostei muito do livro, achei até divertido. Ele me prendeu por um bom tempo, não conseguia parar de ler.

    ResponderExcluir

Veja os antigos!

Banner Publicidada – rodapé

Todos os textos, fotos e resenhas publicados são produzidos por e de uso exclusivo de No Mundo dos Livros. Exceto quando alguma matéria se baseia/inspira em alguma fonte, a mesma será sempre citada. Por isso, por favor, não copie nenhuma postagem sem a devida autorização.

Desenvolvimento com por