Resenha: O Iluminado, de Stephen King - Editora Suma de Letras

19 janeiro 2013
Postado por Livy





O Iluminado
Stephen King
Tradução: Betty Ramos de Albuquerque
Título original: The Shining - 1977
ISBN:
9788581050485
Lançamento:
01/11/2012
288 páginas
Preço:
R$ 59,90
Editora: Suma de Letras
Pontuação: ♥ ♥
Sinopse: A luta assustadora entre dois mundos. Um menino e o desejo assassino de poderosas forças malignas. Uma família refém do mal. Nesta guerra sem testemunhas, vencerá o mais forte. Danny Torrance não é um menino comum. É capaz de ouvir pensamentos e transportar-se no tempo. Danny é iluminado. Será uma maldição ou uma bênção? A resposta pode estar guardada na imponência assustadora do hotel Overlook. Em O iluminado, quando Jack Torrance consegue o emprego de zelador no velho hotel, todos os problemas da família parecem estar solucionados. Não mais o desemprego e as noites de bebedeiras. Não mais o sofrimento da esposa, Wendy. Tranquilidade e ar puro para o pequeno Danny livrar-se das convulsões que assustam a família. Só que o Overlook não é um hotel comum. O tempo esqueceu-se de enterrar velhos ódios e de cicatrizar antigas feridas, e espíritos malignos ainda residem nos corredores. O hotel é uma chaga aberta de ressentimento e desejo de vingança. É uma sentença de morte. E somente os poderes de Danny podem fazer frente à disseminação do mal.

Há muito tempo que eu vinha querendo ler esse livro do Rei Stephen King, mas nunca surgia uma oportunidade favorável. Até a reedição do livro pela Suma de Letras. Quando vi a capa do livro, disse para mim mesma: é agora ou nunca. De todas as capas do Iluminado editado no Brasil, essa é a melhor e mais assustadora. E é a que inspira o leitor ao verdadeiro clima de suspense, terror e paranormalidade encontrado no livro. Mas deixo a maravilhosa capa do livro de lado e me permito adentrar o mundo assustador de Stephen King. 

O Iluminado é o primeiro livro do autor que leio. Mas já assisti a quase todos os filmes baseados em seus livros. O Iluminado é um deles, obviamente. Assisti tanto a versão cinematográfica de Stanley Kubrick, lançado em 1980, quanto a versão produzida para a TV de 1997. Assisti ambas as versões em DVD. As duas versões, a meu ver, são adaptações maravilhosas. E foram elas que me instigaram a ler o livro.

Francamente, não me arrependi. De todos os livros que poderia ler do autor, O Iluminado, com certeza foi uma ótima escolha. Nele você encontra todos os elementos que consagraram Stephen King como o maior e o melhor escritor de terror/horror de todos os tempos.

Em O Iluminado você vai encontrar: suspense (muito, mas muito suspense do começo ao fim, principalmente quando as coisas começarem a acontecer no Hotel Overlook); terror (tanto psicológico quanto sobrenatural, e em alguns momentos, até surreal); drama (a situação vivida por Danny, o filho de Jack Torrance, e sua mãe é triste, antes do hotel, e desesperado, no Hotel); mistério (envolvendo a construção do Overlook, as muitas celebridades que se hospedaram lá ao longo das primeiras décadas do século XX, e as tragédias que as envolveram); miticismo, panormalidade, renúncia, ódio, perdão, amizade, amor. São outros elementos que podemos encontrar nessa magnífica obra.

Jack Torrance é um escritor decadente e sem inspiração, que sofreu por anos com o alcoolismo e que, as duras penas, tenta sustentar a esposa, Wendy, e o filho, Danny. A relação conjugal está estremecida, por causa das constâncias de Jack com a bebida. Uma proposta para ir trabalhar como zelador de um hotel famoso e antigo, em uma estância turística nas montanhas, faz com que a família Torrance veja nessa oportunidade uma forma de pai, mãe e filho poder reconstruir o afeto desgastado e perdido por causa dos rompantes violentos de Jack. O hotel está sendo fechado por causa do inverno, e a família ficará sozinha ali para manter as intalações funcionais até a próxima temporada. Jack está animado com a oferta do emprego e com a possibilidade de poder ficar num lugar que tem tanto a oferecer em termos de paz e tranquilidade, ainda mais para um escritor que está tentando encontrar uma grande história para escrever. De fato, o que ele encontrará é mais do que uma boa ideia para seu livro. Jack irá mergulhar na verdadeira história e essência do Hotel Overlook, arrastando consigo a sua família para um pesadelo de terror indiscritível. A única esperança de saírem vivos dali está nas mãos do menino Danny. Um garoto paranormal com poderes sensoriais muito avançados. Ao chegar no hotel, Danny sente a presença das forças que se ocultam entre as paredes do imenso resort. Quando os horrores absorvidos pelo hotel, nas inúmeras décadas de sua existência, começarem a sair das sombras, Danny contará apenas com a ajuda de Tony, seu amigo imaginário, para salvar os pais de um mal que supera tudo o que é racional e humano.

Há duas cenas no livro que me fizeram perder o sono à noite. Uma é a cena da mulher na banheira. A outra, é quando Jack pega um taco de roque e parte para cima de Wendy e Danny. A cena dos arbustos em forma de arnimais, ganhando vida, também é uma das minhas favoritas. O baile de máscaras e a adesão de Jack ao grupo, também é apavorante.

Stephen King possui uma narrativa única. Seu modo de perceber os elementos que compõem uma boa história de suspense e terror é própria. Ele, melhor do que ninguém, sabe como criar uma atmosfera envolvente que vai nos enrodilhando gradativamente, como em uma espiral ascendente, e nos força a seguir (com os olhos da mente) o caminho que ele tão ardilosamente traçou para nós ao longo das páginas dos seus romances. Sua escrita é inconfundível e imitada em todo o mundo. Ele se aprofunda de uma tal maneira em seus personagens que se torna simplesmente impossível não amá-los ou odiá-los. Nenhum detalhe ou particularidade da trama, ou descrição de cena, é feito de forma vã. Tudo possui um significado profundo, duplo e ambíguo, por mais explícito que seja.

Stephen King sabe trabalhar com o nosso inconsciente. Sabe perfeitamente onde deve tocar para nos causar medo. King usa arquétipos do nosso subconsciente, os nossos medos mais recônditos, e os recria em sua obra.

Em O Iluminado, King não deixa por menos. O livro traz fortes elementos de paranormalidade, possessão, fantasmagoria, pesadelos, sussurros sobrenaturais, forças sinistras espreitando nas sombras, entre outras coisas. Este livro mostra-se um trabalho maduro. É o terceiro livro que o autor escreveu e é o primeiro a virar best-seller em uma edição com capa-dura. É considerado o melhor trabalho literário do autor, considerado por muitos críticos como a sua obra máxima. Nela estão reunidos muitos dos elementos que consagraram Stephen King como o ícone dos romances de horror. A maioria dos seus livros ou foram adaptados para o cinema ou para séries de TV. Ele é, na atualidade, um dos autores de ficção mais lido, prestigiado, filmado e cobiçado de todos os tempos.

Não é de se estranhar que seu sobre nome é Rei!

Para você que ainda não conhece as obras de Stephen King, O Iluminado, editado pela Suma de Letras, lançamento de 2012, é uma ótima e imperdível iniciação. Uma obra indispensável para os amantes do terror sobrenatural. Um prato cheio para os fãs do autor, podendo ler ou reler O Iluminado em uma edição novínha.

Comentários via Facebook

38 Comentários:

  1. Eu não li o livro, e não perderia meu tempo lendo. Vi o filme e não gostei nem um pouco, e olha, que dizem ser o melhor filme de terror.
    http://leituramagnifica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Carolina, você certamente não tem sensibilidade, porque o filme é muito bom (também não li o livro), e assistir ao filme vale só pelas cenas do garotinho quando modifica a voz e conversa com próprio dedo para dar "vida" ao fantasma.

      Excluir
  2. Eu li o livro, adorei... é muito bom!! fui ver o filme, que MERDA!!!!!!!!!!!!!!
    estragaram a obra prima do Stephen King com o filme, ele devia processar quem fez isso, eu quase chorei com o que vi... uma pena fazerem isso, se eu pudesse tinha preferido nunca ter assistido o filme... mas o livro é muito bom, te prende completamente!!

    ResponderExcluir
  3. ahhhhhhhhhh eu tbm adorei a cena da mulher na banheira... tbm me fizeram perder o sono...rsrs

    ResponderExcluir
  4. Livy, eu tenho medo de ler livros do Stephen King em nome dessa atmosfera densa de terror. Sempre acho que ficarei meio traumatizada... hahah
    Mas depois de sua excelente resenha - excelente mesmo - confesso ter ficado mais curiosa para ler "O Iluminado", a obra dele que, para mim, tem uma das melhores premissas.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro o Stephen King e O iluminado é o meu livro favorito de terror de todos os tempos. Realmente a capa dessa edição da Suma das Letras é maravilhosa, tem tudo a ver com o livro.

    ResponderExcluir
  6. Nossa deve ser uma leitura bem aterradora!!

    ResponderExcluir
  7. Esse foi o primeiro livro do King que li (depois dele li mais três: Carrie, A Hora do Vampiro e A Hora do Lobisomem) e de longe é o melhor que li. Dele e de sempre. A narrativa que nos envolve e gradativamente vai se tornando obscura e assustadora é simplesmente apaixonante. Não sei como alguém pode não gostar desse livro ou do King em geral, porque para mim ele é perfeito. Não gostei muito da versão cinematográfica, mesmo considerando-a um clássico, mas prefiro a versão para televisão. Foi mais fiel ao livro! Ahh ainda animado só de falar no livro, preciso comprar nessa nova versão porque a capa está perfeita, enfim, ótima resenha. Captou bem o que senti ao ler.

    Abraços,
    Felipe
    A Hora do Livro

    ResponderExcluir
  8. Parece ser muito bom, ainda mais por ser terror (:

    ResponderExcluir
  9. Simplesmente amo tudo relacionado a terror,mas infelizmente ainda não li nenhum livro desse genero,então nada melhor do que começar a ler terror com os livros do Stephen King.

    ResponderExcluir
  10. Já ouvi falar muitoooo desse livro, e do filme então, nem menciono! Gifs no Tumblr me instigaram bastante, mas agora que li sua resenha, me convenci, e vou comprar! Adoro um suspense e mistério, e parece que esse é o livro certo!


    cafe-elivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Q resenha massa.. eu q n li fiquei com medo rsrsrs... tem tanta gente falando dos livros de Stephen King esse dias q até to com vontade de lê algum para conferir!
    Quem sabe não comece com esse?!
    Gostei mt da sua resenhaé as 5 estrelas me deixaram aind amais curiosa. :)
    bjim

    ResponderExcluir
  12. Amei esse livro! Um dos melhores de terror!!

    Passa lá no blog!


    Livros, Bobagens e Guloseimas!

    @Livrosbg



    ResponderExcluir
  13. Adoro esse livro, o final é muiiiito F*****, amo amo1

    ResponderExcluir
  14. adorei, sou louca por livro de terror

    ResponderExcluir
  15. Eu amo ler os livros do Stephen King. Suas histórias são surpreendentes e ele consegue manter a atenção do leitor. eu ainda não li o livro mas assisti ao filme que foi muito bem interpretado por Jakc Nicholson.

    ResponderExcluir
  16. Sua resenha me deu uma vontade incontrolável de sair daqui e comprar o livro

    ResponderExcluir
  17. Estou muito ansioso para ler esse livro, pois vi o filme e adorei. E essa nova edição está linda!

    ResponderExcluir
  18. Queria ler livros dele mas até hoje não tive coragem! Ai ai :S
    Não sou fã desse tipo de leitura, mas os dele me deixam curiosa pra ler e ver o que tem de tão bom.

    ResponderExcluir
  19. Ainda não li nenhum livro dessa autor, mas já ouvi/li que ele é excelente escritor. O livro parece ser ótimo e sua resenha me deixou muito interessada nele!!

    ResponderExcluir
  20. O livro tem todos os elementos que tornam a leitura uma verdadeira aventura, ainda não li livros desse autor, mas me interessei!

    ResponderExcluir
  21. Até hoje, infelizmente, não li nada do Stephen King (pois é, já podem me matar). E o mais absurdo é que sou fã incondicional dos gêneros em que ele é o grande nome. Esse livro deve ser realmente uma coisa fora de série. Espero ter a oportunidade de ler em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  22. Ainda não li nada do autor, só ouço falar e muito bem, esse livro também é bem conhecido. Gostaria de conhecer mais sobre o autor, pois sempre me interessou.
    bjos

    ResponderExcluir
  23. Li a muito tempo e vi o filme do Stanley Kubrick com Jack Nicholson. É sem dúvidas um clássico. Muito boa a resenha.

    ResponderExcluir
  24. Ainda não li esse livro, mas parece ser muito bom, ainda mais porque é de terror rsrs

    ResponderExcluir
  25. Não sabia q o filme era baseado em livro.
    Nunca li um de terror. Com tantas coisas q o livro possui, o psicologico de quem ler deve ficar doidão.

    ResponderExcluir
  26. Só a capa já desperta o desejo de ler esse livro! Por favor, que capa perfeita! Obrigado pela resenha(foi o que me fez querer lero livro e ir atrás do sorteio).

    ResponderExcluir
  27. Esse autor é tipo... rei! Ok, sem trocadilhos. Seus livros são os melhores e eu sei que esse não é diferente, deu pra ver só lendo a resenha.

    ResponderExcluir
  28. Esse livro, parece ser daqueles que prende a gente o dia inteiro, que a gente naao consegue parar de ler... estou super ansiosa para ler !!

    ResponderExcluir
  29. Vamo ver se eu ganho o livro no sorteio né hahaha.

    ResponderExcluir
  30. SEGUIDORA: ANDRESSA NUNES

    Resenha muito bem escrita, despertando a curiosidade dos leitores, principalmente para quem viu o filme.

    ResponderExcluir


  31. Realmente esse livro é de arrepiar...a forma como King escreve é fantastica...quanto mais vc lê mais quer ler.....dá um medo danado..( eu tinha medo de ir no banheiro sozinha..hahahaha)..amei..quem se aventurar pela leitura desse livro não se arrepende...

    adriana medeiros

    ResponderExcluir
  32. Este livro é excelente! Como todos os livros do king esse é bem envolvente e dinâmico.

    ResponderExcluir
  33. Olá,parabéns pela resenha,está muito boa!!! Ano passado li o Iluminado, e gostei muito, mas confesso não ser muito fá de SK, apesar de querer ler It e o Cemitério. Mas sobre o iluminado, gostei muito, indico para quem gosta de suspense, terror/horror, (eu particularmente ADORO). Me marcou muito o fato de o pai de Danny ser um alcóolatra, e se deixar dominar pelo q há de mau no Hotel. Um livro q realmente faz diferença no acervo literário de qq pessoa, quem sabe uma dia tb faço uma resenha desse livro, pois tb tenho um blog, q está no inicinho, e gostaria q vc desse uma olhada, pode ser? Vou deixar aqui o link do meu blog, certo? Espero q goste!http://amandatrindadepalavrasaovento.blogspot.com.br/ Abraços!

    ResponderExcluir
  34. Nunca li o livro, mas já assisti o filme... Gosto da versão cinematográfica, mas tenho vontade de ler o livro, porque a maioria das adaptações tem uma diferença muito grande.

    ResponderExcluir

Veja os antigos!

Banner Publicidada – rodapé

Todos os textos, fotos e resenhas publicados são produzidos por e de uso exclusivo de No Mundo dos Livros. Exceto quando alguma matéria se baseia/inspira em alguma fonte, a mesma será sempre citada. Por isso, por favor, não copie nenhuma postagem sem a devida autorização.

Desenvolvimento com por