Resenha: Lola e o Garoto da Casa ao Lado, de Stephanie Perkins - Editora Novo Conceito

24 fevereiro 2013
Postado por Livy

Lola e o Garoto da Casa ao Lado
Stephanie Perkins
ISBN: 9788581630533
Número de páginas: 288
Ano:
2012
R$
29.90
Editora: Novo Conceito
Pontuação: ♥ ♥
A designer-revelação Lola Nolan não acredita em moda... ela acredita em trajes. Quanto mais expressiva for a roupa — mais brilhante, mais divertida, mais selvagem — melhor. Mas apesar de o estilo de Lola ser ultrajante, ela é uma filha e amiga dedicada com grandes planos para o futuro. E tudo está muito perfeito (até mesmo com seu namorado roqueiro gostoso) até os gêmeos Bell, Calliope e Cricket, voltarem ao seu bairro. Quando Cricket — um inventor habilidoso — sai da sombra de sua irmã gêmea e volta para a vida de Lola, ela finalmente precisa conciliar uma vida de sentimentos pelo garoto da porta ao lado.
Stephanie Perkins ataca novamente com mais um livro gracinha. Mas antes de mais nada eu tenho que dizer que, apesar da autora manter o mesmo estilo, não conseguiu superar Anna e o Beijos Francês (até o momento meu livro preferido da autora, e insuperável). O livro de Anna é maravilhoso, encantador, e sim, nos faz suspirar. Mas Perkins não cosneguiu atingir o mesmo nível em Lola. Deixando claro que ambas as histórias são bem diferentes, cada uma com seus encantos e lições. 

O principal foco do livro, apesar do romance de Lola e Cricket, é a descoberta do verdadeiro eu, ou seja, Lola se descobrindo, além das roupas e do figurino diferente que a garota usa. Pode parecer que eu tirei lições onde muita gente vai ver apenas um livro de romance juvenil, mas eu realmente me aprofundei mais na trama. Talvez este nem seja o objetivo da autora, mas foi como enterpretei a história. E achei muito bacana, pois ao decorrer da trama, depois de muitos altos e baixos da senhorita Lola, um tanto teimosa e orgulhosa, e depois de quebrar muito a cara, ela realmente amadurece, cresce e se transforma. Ela descobre que está além de ser apenas uma garota diferente, com gostos para moda um tanto inusitados... ela se descobre verdadeiramente.Não só este ponto me agradou no livro, mas o fato de o perdão e o amor superarem muitas das adversidades enfrentadas pelos personagens, principalmente entre Lola e sua mãe problemática.

Os personagens também foram muito bem construídos e suas relações e ligações tanto sentimentais, quanto interpessoais são bem interessantes. E há uma diversidade bem grande de personalidades interagindo, como os pais gays de Lola (que são super normais e eu os adorei); Max, o namorado roqueiro da garota; Cricket, o garoto que deixou uma profunda mágoa e um amor inesquecível de infância em Lola; a irmã de Cricket, Calliope, patinadora e ex-amiga da garota, entre outros... e claro, a própria Lola. E para os fãs de Anna, tanto ela quanto seu namorado St. Clair fazem uma grande participação no livro, mas você não precisa ter livro Anna e o Beijo Francês para entender sua aparição.

Como disse anteriormente, a autora não manteve o mesmo nível do livro de Anna, mas nem por isso Lola e o Garoto da Casa ao Lado é menos interessante. A narrativa da autora é tão envolvente e cativante que nos prende do início ao fim; com uma história divertida, em alguns pontos emocionante, e em tantos outros com momentos meigos e fofos. O romance entre Lola e Cricket foi o ponto forte para mim. Achei muito bacana o modo como a autora desenvolveu o relacionamento dos dois, crescendo e se solidificando aos poucos, apesar de achar que faltou algo... mas, o final compensa qualquer pontinho negativo!

Então, se você é ou não fã da autora, mas gosta de um romance YA totalmente meigo, este é seu livro. É uma leitura satisfatória, fácil, rápida e divertida. Recomendado!

Comentários via Facebook

38 Comentários:

  1. Tenho mais curiosidade com Anna e o Beiji Francês.

    ResponderExcluir
  2. Olá, tem um tempo que acompanho seu blog, não lembro se já comentei alguma vez. Mas sempre que quero ler um livro dou uma passadinha aqui para ver a resenha.
    Eu tenho um blog, mas to a tanto tempo sumida que estou praticamente começando ele, ele não é um blog literário é uma misturinha de tudo que eu curto. E fiz hoje uma resenha sobre o livro "Sheila Levine Está Morta e Vivendo em Nova York", já leu? Gostaria que se possível você desse uma passadinha por lá e me desse sua opinião.
    Beijoos!

    ResponderExcluir
  3. gosto de romance YA, mas ainda não li nenhum livro desta autora
    ganhei Lola quinta passada, mas ainda não comecei a ler, quero ler ele logo
    há gente que diz que é melhor ler Anna antes de Lola, o que vc acha?

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li Lola, mas gostei bastante de Anna e o Beijo Francês por ser meigo e leve, sem apelar para os draminhas adolescentes mesmo sendo um livro adolescente. Achei interessante você ter dito que Lola mostra o amadurecimento da protagonista, o conhecer-se verdadeiramente. É uma questão que faz parte da realidade da juventude como um todo, não só da adolescência.

    Bjs
    Livro Lab

    ResponderExcluir
  5. @Rayme

    Oi Rayme, os personagens de Anna e o Beijos Francês, Anna e Sta Clair aparecem neste livro, mas vc não precisa ter lido ele não. Eles não atrapalham em nada na trama, mas se vc achar interessante ler o Anna e o Beijo Francês para conhecer melhor estes personagens, é bacana sim.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi! Eu nunca li nenhum dos dois livros, mas achei super interessante essa ideia de mostrar os outros personagens mesmo que de segundo plano nesse livro. HAHHA já gostei da Lola, achei ela bem maluquinha e o livro parece ser divertido.
    Espero conseguir le-lo logo. *-*
    bjim

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li o livro, mas já vi varias resenhas, e todas falam muito bem da escrita da Stephanie.

    ResponderExcluir
  8. Ta na minha estante, estou louca pra ler! Ouci falar muito desse livro, e muito bem (:

    ResponderExcluir
  9. Vou ler com certeza,mas infelizmente ainda não tenho o livro.

    ResponderExcluir
  10. Com certeza é uma leitura que quero muito fazer. Gostei da história desde a primeira resenha que li, mesmo raramente ganhando avaliação máxima.

    ResponderExcluir
  11. Tenho muita curiosidade em conhecer os livros da autora, principalmente após ler sua resenha, acho que Lola e O Garoto da Casa ao lado seria uma boa pedida ;)

    Bjs

    daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  12. Muito curiosa com esse livro.. quero ler logo!

    ResponderExcluir
  13. Só pela resenha já pude perceber que o livro é bem interessante e de uma leitura leve e cativante. Creio que vale muito a pena ler!

    ResponderExcluir
  14. Pra falar a verdade, nunca li um livro com um casal de homens, e isso me intrigou bastante, e o fato de coração em duvida é meio "Sessão da Tarde" mais eu adoro..

    ResponderExcluir
  15. Oi Livy
    Logo que o livro foi publicado nos States eu comprei... Já foi até publicado por aqui e eu ainda não li...

    Adorei Anna e o Beijo Francês e quero muito ler esse! =)

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. eu achei a capa tao fofa e parece ser bem legal essa leitura

    ResponderExcluir
  17. Estou muito afim de ler esse livro,todo mundo já falando super bem dele.
    Mal posso esperar para lê-lo.

    ResponderExcluir
  18. Amei o livro Anna e o beijo francês, e eu estou louca para ler esse!

    ResponderExcluir
  19. parece ser super legal.. ansiosa pra ler !!!

    ResponderExcluir
  20. Quero muito ler esse livro. Ele parece ser muito bom, leve e divertido.
    Gostei bastante da sua resenha!!

    ResponderExcluir
  21. Eu li o outro livro da autora e gostei muito. Agora desejo ler esse livro, pois muita gente está enaltecendo o livro e eu quero ler e tirar minhas conclusões.

    ResponderExcluir
  22. Acredito depois de Anna e o Beijo Frances, qualquer livro da Stephenie Perkins será bem vindo. Ela tem um jeito "fofo" de escrever!!!

    ResponderExcluir
  23. Parece ser um livro muito fofo, delicioso de ler..
    Ainda não li nenhum livro da Stephenie Perkins, mas sempre leio ótimos comentários sobre os livros dela..
    Quero muuito lê-lo..

    ResponderExcluir
  24. Ainda não li nem um dos dois livros, mas já adorei a personagem, li algumas resenhas desse livro e estou louca para lê-lo!
    Parabéns pela resenha amei.

    ResponderExcluir
  25. Nossa estou muito ansiosa pra ler esse livro, ainda não li Anna e o Beijo Francês, mas parece ser muito legal!! Quero muito lê-lo!
    Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  26. Nossa estou muito ansiosa pra ler esse livro, ainda não li Anna e o Beijo Francês, mas parece ser muito legal!! Quero muito lê-lo!
    Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  27. Tenho vontade de ler algo da autora desde o lançamento de "Anna e o Beijo Francês". Sempre li resenhas positivas em relação aos dois livros. Gostei bastante da trama de "Lola", e assim que li a descrição dela, achei super engraçado. Esse livro também deve ser bem divertido, ideal para uma tarde despretensiosa. Resumindo, quero ler, sim!

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  28. Eu estou doida pra ler Lola e o garoto da casa ao lado, tanto qnto Anna e o Beijo Francês!
    Pelos comentários pude ver que muita gente gostou, e pela resenha me interessei mais ainda.
    espero ler em breve!

    ResponderExcluir
  29. Otimo livro, a capa é bonita, li o enrendo gostei muito.....torcendo

    ResponderExcluir
  30. O livro parece ser bem fofo, gostei bastante de Anna e o beijo francês, então acho que vou gostar desse também, principalmente pq me disseram que os protagonistas do Anna fazem uma aparição nesse.

    ResponderExcluir
  31. Estou doido para ler o livro e será uma das minhas leituras de abril!
    Bom, o livro parece ser TOTALMENTE instigante e divertido. Li o primeiro capítulo e gostei bastante. E acho que vou rir demais...

    ResponderExcluir
  32. Estou ficando fã dos livros com assuntos amorosos e do tipo adolescente, acho que vou gostar deste livro!

    ResponderExcluir
  33. Já li Ana e o beijo francês e também esse. Amo essa autora e sou super fã dos personagens pela principalmente de Lola :)
    A resenha ficou muito boa!

    ResponderExcluir
  34. Espero muito para lê-lo, li o primeiro capítulo e já me encantei com a história.

    ResponderExcluir
  35. Já li Anna e o beijo Francês e me encantei com o livro, sinto que não vai ser diferente desse que por sianl sou louca pra ler!

    ResponderExcluir
  36. Olá galera
    Queria a opinião de vocês sobre uma coisinha.
    Bom eu estou escrevendo um livro ,ele é mais voltado para a galera adolescente, e se não for pedir demais gostaria que vocês dessem uma olhadinha na minha página, que lá vou postar um capitulo por semana e queria muito saber a opinião de vocês sobre ele. É o meu primeiro livro, espero que gostem.
    https://www.facebook.com/segredosdab?fref=ts

    ResponderExcluir
  37. Stephanie Perkins arrasando como sempre!! E pra quem amou Anna e o beijo francês como eu,tanto em Lola como em Isla vemos a relação dos dois. É muiiito amor envolvido 'haha . Se você desejar visite meu blog :https://amoresliterarios2016blog.wordpress.com/

    ResponderExcluir

Veja os antigos!

Banner Publicidada – rodapé

Todos os textos, fotos e resenhas publicados são produzidos por e de uso exclusivo de No Mundo dos Livros. Exceto quando alguma matéria se baseia/inspira em alguma fonte, a mesma será sempre citada. Por isso, por favor, não copie nenhuma postagem sem a devida autorização.

Desenvolvimento com por