.




Quero o sentimento de sossego que paira no ar antes de uma tempestade, quando parece que a Terra parou de girar.
—Belle Époque, Elizabeth Ross

31 de março de 2013

Curiosidades: O que é New Adult?



Há pouco tempo o Brasil tinha poucas divisões de gênero literário. Agora, aos poucos, novos gêneros e termos começam a ganhar espaço e classificar melhor os estilos de livros que são publicados. Mas ainda há uma grande quantidade de livros que são classificados erroneamente no país. Podemos verificar diversos títulos considerados infanto-juvenis, por exemplo, com cenas de violência, apelo sexual, entre outros. 

Estas falhas de classificação acontecem justamente pelo fato de não se haver uma variedade de divisões de gênero, o que não acontece nos Estados Unidos, onde os livros são separados em diversos estilos, ajudando os leitores a escolher (pelo gênero) se irão querer encarar a história ou não. Mas este quadro está começando a mudar. Seguindo a onda e tendência estrangeira, as editoras nacionais estão começando a abrir os olhos para novos estilos e a classificar seus livros de acordo com o tema. E além disso, criando selos editoriais exclusivos para os jovens (e todos comemoram). Isto é muito bom, não só para incentivar a leitura, mas pela grande quantidade de excelentes títulos. 

Já pudemos conferir a disseminação do estilo YA, que são os livros publicados para os jovens adultos. Na rabeira desta categoria vem o novo termo que está começando a ser conhecido junto ao público jovem: o New Adult, ou novo adulto. Mas aí você se pergunta: tá, mas o que isto significa? Que tipo de livros esta categoria abrange?

O tal do New Adult nos apresenta livros para jovens, com protagonistas entre seus dezoito a vinte e poucos anos, saindo da adolescência e entrando na vida adulta. Estes livros abordam temas geralmente polêmicos e de teor um pouco mais forte que os YA. Mostrando histórias onde os protagonistas enfrentam o primeiro emprego, o primeiro amor, problemas familiares, problemas na faculdade, problemas amorosos, problemas e mais problemas. Além de conflitos de sentimento, personalidade e de decisões. Também, em muitos destes livros,  há um teor sexual (mas não sendo considerado erótico) entre outros temas abordados.  

Um bom e grande exemplo de NA já publicado no Brasil é o livro Belo Desastre, um tanto polêmico, e que arrecadou milhares de fãs. Outro livro que está chegando em terras brasileiras é o Entre o Agora e o Nunca, que recebeu excelentes críticas e está sendo muito aguardado.

Juntamente com os livros eróticos e os romances de época, o New Adult é a grande aposta do momento, e as editoras estão vindo com grandes novidades do gênero. Confira abaixo algumas capas de livros NA, e em seguida, algumas capas de livros nacionais:

Algumas Capas:



Você pode conferir no Goodreads a lista de NA mais populares: Clique Aqui!

Alguns exemplos nacionais:


9 comentários :

  1. Ainda me confundo um pouco com tantos gêneros vindos de fora, mesmo porque às vezes a fronteira entre eles é muito tênue, como no caso dos YA e NA.
    Ah, que capa linda é essa de Crash?! Ballet! =)

    Bjos, Livro Lab

    ResponderExcluir
  2. Amei Losing It e Easy! Parabéns pelo blog bjs^^

    ResponderExcluir
  3. li pouquissimos livros neste gênero, mas acho interessante!
    acho que o que mais se enquadra aqui no Brasil como NA é Belo Desastre mesmo...
    apesar de ainda não ter lido o livro, pelas resenhas que vejo dá para notar bem isso...

    ResponderExcluir
  4. A diferença é pouca... não sei se lerei esses livros, pelos exemplos nacionais, nenhum me interessou...

    ResponderExcluir
  5. Achei bonitinha a Capa do livro Crash. Estava prcurando em alguns sites mas não achei o livro ENTRE O AGORA E O NUNCA. ):

    ResponderExcluir
  6. Pelos exemplos nacionais, já ouvi falar muito bem do livro Belo Desastre. Acho que eu gostaria.
    Parabéns pelo post, bem esclarecedor!

    ResponderExcluir
  7. adorei demais , achei incriveis capas otimas

    ResponderExcluir
  8. Eu sinceramente sou fã dos New Adult, é um ótimo gênero literário e nos vem apresentando livros ótimos, não é por acaso o sucesso de vendas que os NA estão fazendo, desses citaods já li Belo Disastre, sou uma das fãs da série, totalmente apaixonada pela narrativa da Jamie McGuire, Losing It também é um ótimo livro, supreedente e garante boas risadas, Easy retrata alguns temas delicados mais de forma leve, e em breve será publicado no Brasil, vou continuar lendo os livro New Adult, até agora todos foram leituras maravilhosas.

    ResponderExcluir
  9. Adorei a sua explicação e vira e mexe dou uma indicação de livro new adult no meu blog e nunca consigo explicar ao certo o que é. Posso te citar e te dar os devidos créditos pela citação? Eu adorei a forma como você explicou a categoria, super fácil de entender! Beijos

    ResponderExcluir

Olá leitores do No Mundo dos Livros!

Deixem um comentário nesta postagem. Sua opinião é muito importante!

Posts Recentes

Últimos Comentários