Pensamentos da Livy: Dia Mundial do Livro

23 abril 2013
Postado por Livy


Feliz dia Mundial do Livro
Você, que assim como eu, ama ler... já imaginou sua vida como seria se não existissem os livros? Como seria um mundo em que não existisse os tão adorados e preciosos livros que lemos e admiramos? Impossível e terrível de imaginar, não é!? Pois então nem tente, apenas comemore este dia! 

Os livros são peça fundamental para a disseminação do conhecimento através do tempo e de culturas. Também é uma fonte de entretenimento e cultura. Mas acima de tudo, definindo em uma simples expressão, podemos dizer: Livros são muito amor!

O Dia Internacional do Livro teve a sua origem na Catalunha, uma região da Espanha.
A data começou a ser celebrada em 7 de outubro de 1926, em comemoração ao nascimento de Miguel de Cervantes, escritor espanhol. O escritor e editor valenciano, estabelecido em Barcelona, Vicent Clavel Andrés, propôs este dia para a Câmara Oficial do Livro de Barcelona.
Em 6 de fevereiro de 1926, o governo espanhol, presidido por Miguel Primo de Rivera, aceitou a data e o rei Alfonso XIII assinou o decreto real que instituiu a Festa do Livro Espanhol.
No ano de 1930, a data comemorativa foi trasladada para 23 de abril, dia do falecimento de Cervantes.
Mais tarde, em 1995, a UNESCO instituiu 23 de abril como o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, em virtude de a 23 de abril se assinalar o falecimento de outros escritores, como Josep Pla, escritor catalão, e William Shakespeare, dramaturgo inglês.1
No caso do escritor inglês, tal data não é precisa, pois que em Inglaterra, naquele tempo, ainda utilizava o calendário juliano, pelo que havia uma diferença de 10 dias apara o calendário gregoriano usado em Espanha. Assim Shakespeare faleceu efetivamente 10 dias depois de Cervantes.

Comentários via Facebook

3 Comentários:

  1. ontem, pesquisando sobre a data, descobri coisas bem interessantes sobre este dia...
    achei muito interessante o motivo deste dia ser comemorado no dia 23 :D
    o que seria de nosso mundo sem os livros né? ;~~

    ResponderExcluir
  2. Estou vendo o post atrasado, mas FELIZ DIA MUNDIAL DO LIVRO!!!
    rsrsrs
    Comemorei lendo, é lógico.
    Gostei do texto e das informações sobre esse dia. Impossível imaginar um mundo sem essas belezuras.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Não tem como imaginar um mundo sem os nossos queridinhos, rs.
    Gostei do post, não sabia como a data foi escolhida.

    ResponderExcluir

Veja os antigos!

Banner Publicidada – rodapé

Todos os textos, fotos e resenhas publicados são produzidos por e de uso exclusivo de No Mundo dos Livros. Exceto quando alguma matéria se baseia/inspira em alguma fonte, a mesma será sempre citada. Por isso, por favor, não copie nenhuma postagem sem a devida autorização.

Desenvolvimento com por