.




Existe alguma palavra que signifique "por mais tempo do que para sempre"? É por este tempo que eu a amarei.
—Querida Sue, Jessica Brockmole

7 de abril de 2013

Resenha: A Seleção, de Kiera Cass

A Seleção 
Kiera Cass
ISBN: 9788565765015
Tradutor: Cristian Clemente
Capista: Sarah Hoy
Páginas: 368
Lançamento: 19/09/2012
Editora: Seguinte
Pontuação: ♥ ♥ ♥  
Para trinta e cinco garotas, a Seleção é a chance de uma vida. É a oportunidade de ser alçada a um mundo de vestidos deslumbrantes e joias valiosas. De morar em um palácio, conquistar o coração do belo príncipe Maxon e um dia ser a rainha. Para America Singer, no entanto, estar entre as Selecionadas é um pesadelo. Significa deixar para trás o rapaz que ama. Abandonar sua família e seu lar para entrar em uma disputa ferrenha por uma coroa que ela não quer. E viver em um palácio sob a ameaça constante de ataques rebeldes. Então America conhece pessoalmente o príncipe - e percebe que a vida com que sempre sonhou talvez não seja nada comparada ao futuro que nunca tinha ousado imaginar 

Este é o primeiro livro da uma trilogia (pelo menos inicialmente) denominada A Seleção, de Kiera Cass. Trinta e cinco garotas e uma coroa, esta é a frase de capa do livro e nos chama atenção para a premissa do mesmo.

Kiera Cass criou uma distopia bem diferente das tantas outras que já tive a oportunidade de ler. Além do foco ser o romance e drama pessoal de cada personagem, o governo não se mostra opressor como em diversas outras tramas que podemos conferir, como em Jogos Vorazes, por exemplo. Aliás, aqui faço uma comparação com a outra trilogia tão querida dos fãs que acabei de citar, afinal como não deixar de pensar que há alguma semelhança (um pouco menos sangrenta)? Assim como em Jogos Vorazes, um povo dividido em "categorias" e participando de uma competição no estilo reality show. Mas as semelhanças param por aí.

Nesta distopia, vemos um mundo onde, em algum lugar do futuro, onde o Estados Unidos foi substituído pelo Estado Americano da China, e com muita luta se tornou a agora conhecida Illéa. Este país, monárquico, é dividido em oito castas, sendo que a Oito a mais miserável, e assim por diante, até chegar na casta Um, a casta da realeza. America Singer pertence à casta Cinco, onde todos tem como profissão a arte (seja música, pintura ou outros), e vive uma vida cheia de restrições e dificuldades. Ela vive um romance escondido com o jovem Aspen, pertencente à casta Seis, socialmente abaixo da casta de America, o que torna o amor dos dois além de difícil, muito sofrido. Afinal, Aspen se vê em dificuldade, passando fome e tendo que sustentar sua mãe e irmãos. Eles pretendiam se casar, formar uma família e ser felizes, apesar de toda a burocracia que é se casar com uma pessoa de casta diferente. São papeladas e documentos demais, e meses de espera!Apesar da compreensão de America, o rapaz se vê atormentado pela piedade e compaixão dela, e não é o que ele quer. Ambos se amam, mas ele quer a proteger e a mimá-la, não o contrário. E termina seu namoro de dois anos com a garota. Seus motivos são claros: ele quer que ela seja feliz, e sabe que não pode fazer isso nas condições em que se encontra. Seria mais uma pessoa para passar fome junto com ele e sua família, da qual ele é totalmente responsável. America fica de coração partido.

Depois de muita pressão da mãe e do pedido de Aspen para que participasse da Seleção, onde garotas de todo o país concorrem a uma chance de serem selecionadas para participar da competição que escolherá a futura princesa e esposa do príncipe MaxonAmerica decide ceder e tentar a sorte. Mas bem no fundo sabe que não será escolhida, pelo menos é o que a garota espera. Só que, para seu azar (ou sorte), seu nome aparece entre os das 35 garotas selecionadas para o grande reality show
Deixando tudo para trás, tanto sua família quanto seu grande amor, America vê a oportunidade de fugir e tentar esquecer sua desilusão amorosa, e ajudar sua família que será muito bem beneficiada pelo fato de ela ser uma das participantes selecionadas. A partir de então sua vida muda completamente, ainda mais depois de conhecer o tão famoso e cobiçado príncipe.

Muito bem! Há uma grande quantidade de gente que se divide entre Team Aspen e Team Maxon. Eu posso dizer que eu ainda estou em cima do muro e não me decidi para qual lado eu vou. Tanto Aspen quanto Maxon tem suas qualidades e seus defeitos. Mas principalmente defeitos. Não os vejo como caras totalmente maravilhosos, mas confesso que é realmente uma tarefa difícil a qual America tem que passar! Se decidir entre o grande e primeiro amor de sua vida, ou dar uma chance para o príncipe que parece cada vez mais apaixonado.

Aspen pisou na bola, e pisou feio! Mas não considero totalmente desprezível suas atitudes, afinal o rapaz pensou no bem-estar de America e em sua felicidade acima da sua. Apesar de arrasar a moça, ele pensou nela em primeiro lugar, deixando de lado seus próprios sentimentos. Aspen é um personagem que eu adorei... mas fiquei com um tantinho de raiva, apesar de compreender suas intenções.

Maxon é o cara que toda mãe pede à Deus ter como genro, e toda mulher deseja encontrar. Eu gostei muito de sua personalidade. Ele é sempre gentil, bondoso, divertido, e se mostra um ótimo amigo. Logo a ligação entre America e Maxon cresce e se torna um algo à mais. É a moça que abre os olhos dele para os problemas sociais dos quais ele nem ao menos sabia existir, e também é ela que faz o coração dele acelerar. Mas a disputa não é fácil...e mesmo assim ela ainda tem que enfrentar as outras garotas. E não só isso, mas tem que enfrentar seu passado, e tentar esquecer Aspen. O que não é nada fácil.
Me vi em diversos momentos um tanto irritado com o príncipe, pois é realmente irritante ver suas atitudes com determinadas selecionadas, e também sua falta de tato para algumas coisas.

Enfim. Apesar de gostar de um e de outro, ainda não me decidi qual lado escolher! Porque cada um mostra de formas diferentes seu valor, e da mesma forma, mostra seus defeitos. Em algum ponto cada um conseguiu me irritar de alguma maneira, e em outros conseguiram me conquistar. Não queria ser America neste momento! (risos) Mas digamos que até agora sou Team Maxon, pois adoro o romance que está se desenvolvente entre ele e America. Estou torcendo por ele pois acho que podem fazer muita coisa juntos, tanto pelo povo quando pela política falha do país, além de que se dão muito bem e tem uma química natural.

A distopia de Kiera também tem um forte teor político, apesar de não ter tanto foco neste primeiro livro. Vemos diversos ataques de rebeldes ao castelo, mas ainda não sabemos seus motivos e o que eles procuram. Também vemos fortes críticas sociais, de diferenças de cultura e de classes. Tantos passando necessidade e fome, enquanto poucos tem tanto dinheiro e condições. E não é assim a nossa realidade também!? Talvez Kiera tenha usado não só de ficção, mas um tanto do poder de suas palavras para poder mostrar sua opinião sobre o assunto.

Acima de tudo, gostei de America. Há muito tempo não me identificava tanto com uma personagem principal. Ela mostra força, determinação, teimosia, lealdade e humildade sem igual. Eu fiquei simplesmente encantada com ela. Além disso, gostei do modo como ela mesma se vê e admite seus próprios defeitos, mesmo sendo uma moça linda, ela sabe que está longe de ser perfeita:
[...] Por acaso eu era a única pessoa a ver meus defeitos? Não era refinada. Não sabia ser mandona nem superorganizada. Na verdade eu era egoísta e geniosa, e não gostava de aparecer na frente dos outros. Não era corajosa, e esse emprego exigia coragem. Sim, emprego: não se tratava só de um casamento, mas de um cargo.

Com ótimos personagens, uma boa trama e um certo suspense e muito romance, Kiera Cass conseguiu construir uma ótima distopia. Com narrativa deliciosa, o livro se tornou muito fácil e gostoso de ler, e sua trama envolvente prende do início ao fim. O romance tem sua medida certa, assim como o suspense sobre os interesses do reino e dos rebeldes. Um livro cheio de sentimentos, de descobertas, de despedidas e de lições.

Uma distopia original, diferente e muito boa! Recomendo!

45 comentários :

  1. Concordo com o que você disse! Fazia muito tempo mesmo que eu não me divertia tanto com um livro.. ri em muitas passagens e agora espero ansiosamente pela continuação ˆˆ realmente é um livro que vale a pena ler!

    ResponderExcluir
  2. desde que lançou este livro eu quero lê-lo, mas ainda não consegui comprá-lo :(
    já estão lançando (ou já lançaram) o segundo né?
    preciso ler logo! ;~~
    esse Maxon parece ser um sonho hahaha

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela sua resenha, Livy.
    Ficou muito boa, expôs sua verdadeira opinião.
    Essa capa me lembrou a abertura da novela Fina Estampa, só que o vestido sendo de outra cor.
    rsrsrs
    Beijos!!!
    Aguardo as novidades...

    ResponderExcluir
  4. O livro já é maravilhoso e se virar um filme, vai arrasar com certeza...

    ResponderExcluir
  5. Tá, a capa é de arrasar e a história de encantar! (Rimouuu)

    ResponderExcluir
  6. Um triângulo amoroso que me pegou de jeito, eu sinceramente não esperava gostar da história, mas gostei e não vejo a hora de ler a continuação.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li nenhum distopia e nem sei por qual livro começar, rsrs.
    Acredito que não será por esse, pois é uma série e estou fugindo delas, kkkkkk
    A continuação tem causado o maior burburinho na blogosfera, ;)

    ResponderExcluir
  8. ainda não li , mas me apaixonei com essa capa , incrivel, gostei muito de tudinho.. ansiosa ea capa dele é legal por ser uma moção tão linda

    ResponderExcluir
  9. Amei a tua resenha, tua visão do livro. Fiz a mesma comparação com Jogos Vorazes, as duas séries tem muitos pontos em comum, a diferença é que Kiera tenta mascarar um pouco isso (ao menos no primeiro livro). E eu também não consigo escolher entre Maxon e Aspen, é tão difícil! Maxon é encantador, não tem como não amar o Príncipe, mas Aspen é tão meu... Na verdade, acho que boa parte do meu amor por ele é porque ele me lembra o Gale, e eu amo o Gale! <3

    Também fiz uma resenha de A Seleção, no link http://migre.me/elZyt, que tal dar uma conferida? Gostaria de saber tua opinião sobre ela. :)

    Att.,
    Eduarda Henker
    Só mais um
    http://blogsomaisum.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. O livro é ótimo , aliás já li a trilogia completa e não gostei do final um pouco dispersa mas esquecendo isso os livros são ótimos

    ResponderExcluir
  11. O livro é ótimo , aliás já li a trilogia completa e não gostei do final um pouco dispersa mas esquecendo isso os livros são ótimos

    ResponderExcluir
  12. Sua resenha é maravilhosa... voce está de parabens mas depois da Elite è Maxon cm certeza... o que ele fez pra livra-la da furia do Rei é um ato enorme de amor...

    ResponderExcluir
  13. Sua Resenha é maravilhosa. Team Maxon

    ResponderExcluir
  14. Acabei de ler os dois livros da série, bem como o e-book "O príncipe". Adorei! Como você, também gostei muito da protagonista. Posso até dizer que fiquei mais encantada com a personalidade e determinação de America, do que com seus pretendentes...
    Enfim, parabéns pela resenha e pelo blog!

    ResponderExcluir
  15. Adorei a resenha e sou completamente Team Maxon!
    Já li os dois livros da série e estou louca para The One.
    Xoxo
    http://thais-monte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Amo esse livro uma distopia é bm mas misturado com esse vestidos que amo , virou meu livro favorito.

    ResponderExcluir
  17. Amoooo o Maxon! :3 Por mim se a America não fosse tão indecisa nos sentimentos pegava pra mim kkkk Afinal quem não quer um Príncipe ( literalmente em todos os sentidos ) daqueles ? Amei o livro e essa é uma das melhores resenhas dos livros da Kiera , Beijos!

    ResponderExcluir
  18. É muito bom sabe que é uma distopia bem diferente das outras por aí, com uma proposta original (se é que podemos dizer assim)
    Eu li apenas uma distopia até hoje e confesso que gostei bastante, mas ultimamente ando vendo tantas outras saindo do forno, que me parece que vão ficar muito repetitivas sabe!
    Mas simplesmente adorei a ideia das meninas disputando a coroa (e o príncipe *-*)
    Sua resenha está maravilhosa

    Beijo

    ResponderExcluir
  19. Gostei muito da sua resenha. Li esse livro já faz um bom tempo e gostei demais. Desejo muito ler o livro seguinte e espero fazer isso em breve.

    ResponderExcluir
  20. To com vontade de ler. Não sei se espero muito, mas, parece ótimo.
    ótima resenha! :D

    ResponderExcluir
  21. Vou começar a ler essa série, assim que puder, pois acredito que o último livro já vai ser lançado. Não tinha muito interesse nela mas de tantos elogios em resenhas, passei a querer lê-la e minha irmã ama os vestidos e também quer ler, então agora são duas o querendo.

    ResponderExcluir
  22. Sou apaixonada por distopias e acredito que "A Seleção' de Kiera Cass vai me impressionar!

    Como você disse, é uma série distópica bem diferente das que você leu, e isso é o que me despertou uma vontade maior de ler os livros :)

    ResponderExcluir
  23. Adorei a resenha da série...adicionada a minha wish list

    Parabéns pelo blog
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. A história é bem interessante e a mocinha em questão sabe bem o que quer da vida dela. Essa série tem tudo pra ser um bom romance e eu preciso ler todos. Beijos.

    ResponderExcluir
  25. Nossa! To louca com esse livro! a história é realmente intrigante! Quero muito lê-lo! Parabéns pela resenha! Ficou ótima!

    ResponderExcluir
  26. Estou louca para ler este livro, estou participando da promoção

    ResponderExcluir
  27. Eu estou louca por esse livro...
    Quero muito ele...

    ResponderExcluir
  28. SEGUIDOR: WILLIAN

    Resenha bem escrita, abordando pontos importantes do livro, de forma simples e inteligente, nos dando uma boa noção sobre o conteúdo, despertando o interesse dos leitores

    ResponderExcluir
  29. Estou sonhando com esse livro parece ser perfeito

    ResponderExcluir
  30. Conheci esse livro por acaso e sou completamente apaixonada por ele. Adorei a forma que de um jeito simples, mas chamativo, você conseguiu abordar todos os assuntos principais do livro, mesmo assim deixando tudo com um gosto de "quero mais"

    ResponderExcluir
  31. Estou louca para ler tanto esse, quanto os outros dois! Após ler a resenha, fiquei mais entusiasmada ainda para lê-lo!

    ResponderExcluir
  32. Esse livro já esta a algum tempo na minha lista de livros para ler, mas sempre vai ficando, vou ter que dar um jeitinho de ler ele em um final de semana desses!! *-*

    ResponderExcluir
  33. Loucamente louca para ler esse livro !!!

    ResponderExcluir
  34. Hey alguem aqui curte A Seleção?
    Poderiam curti por favor ?
    https://www.facebook.com/pages/Selecionadas/1504130626479560?ref=ts&fref=ts

    ResponderExcluir
  35. Hey alguem aqui curte A Seleção?
    Poderiam curti por favor ?
    https://www.facebook.com/pages/Selecionadas/1504130626479560?ref=ts&fref=ts

    ResponderExcluir
  36. Nunca li uma saga completa, talvez por falta de entusiasmo ou por me contentar apenas com os filmes. Mas confesso que essa despertou meu interesse, quem sabe né rs.
    Beijão
    calcadeflor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  37. Não costumo gostar muito de romance, e esse parece ser um livro cheio dele. Mas ainda sim quero ler por ser uma distopia.
    miapevensie@blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  38. Eu nunca tinha lido uma distopia… Sim, não li “Jogos Vorazes”, meu santo realmente não bateu com aquele livro. Enfim, eu amei “A Seleção”, achei uma estória bem criativa e empolgante, quanto mais eu lia, mais queria. Em pensar que eu havia deixado de lado desde a primeira vez que ouvi falar deste livro, pensei que fosse uma coisa meio infantil, afinal de contas, o que você pensaria sobre uma estória que envolve um príncipe em busca de sua princesa? Porém eu já havia lido “O Diário da Princesa” e foi por este motivo que agora dei uma chance, mas não foi apenas isto algumas amigas também me falado muito bem deste livro. Acabei não resistindo ;)

    Blog: http://worldbehindmywall.fanzoom.net/
    Twitter: https://twitter.com/Blog_WBMW

    ResponderExcluir
  39. Amei sua resenha, comprei o livro a um tempo ,mas esperei pois estava lendo um outro, quando comecei a ler a seleçao me envolvi totalmente com o livro , ria, chorava , gritava, fiquei mt ansiosa pelo final que li em apenas 3 dias, seriam 2 mas n queria terminar o livro. Team maxon <3 gritei mt com o primeiro bjo <3

    ResponderExcluir

Olá leitores do No Mundo dos Livros!

Deixem um comentário nesta postagem. Sua opinião é muito importante!

Posts Recentes

Últimos Comentários