Resenha: A Corrida Secreta de Lance Armstrong - Editora Seoman

21 maio 2013
Postado por Livy


A Corrida Secreta de Lance Armstrong
Tyler Hamilton com Daniel Coyle
ISBN: 9788598903613
Tradutor: Leonardo Castilhone
Páginas: 335
Ano: 2013
Editora: Seoman
Pontuação: ♥ ♥ ♥  
Este é um olhar profundo sobre o mundo do ciclismo profissional – e dos problemas de doping que cercam esse esporte e seu mais proeminente corredor, Lance Armstrong. O livro nos leva a fundo a um mundo obscuro, fascinante e surreal de médicos inescrupulosos, diretores de equipe sem limites, e atletas tão cegos pelo sucesso que fariam qualquer coisa para quebrar os limites necessários para vencer. O autor Tyler Hamilton já foi o mais fiel escudeiro de Lance, sempre limpando o caminho do amigo, até ser julgado culpado por doping e banido do esporte, quando conquistou a medalha de ouro nas Olimpíadas. Pela primeira vez, Hamilton expõe sua batalha em clínicas psiquiátricas, fala abertamente sobre as escolhas que tomou para conseguir competir a níveis internacionais, e relata a história de seu complicado relacionamento com Lance Armstrong.

A Corrida Secreta de Lance Armstrong nos traz um relato sobre doping e o famoso ciclista Lance Armstrong. Creio que este deve ter sido considerado um livro muito polêmico. Afinal, para quem não conhece muito o mundo do ciclismo ou é fã de um dos maiores ciclistas da história, é realmente impressionante verificar o que há por trás da fachada de um esporte tão saudável, no mundo das competições.

Tyler Hamilton nos mostra detalhes dos bastidores das corridas e fala do assunto do doping sem dó. No livro são citados diversos nomes de atletas e médicos, com Lance como destaque. Comprovamos coisas que poderíamos apenas imaginar, e tantos outros fatos que nem sequer desconfiávamos.

Conhecemos os diversos lados do uso da droga no esporte, e relatos de diversos ciclistas da época de Lance. Os atletas chegam a confessar que o uso de drogas para o efeito de doping era algo necessário e impossível de não se aderir. No livro conferimos relatos dos próprios atletas que garantem que este era um meio utilizado para se garantir um rendimento maior nas corridas. A narrativa em estilo biográfico e na forma de documentário, se desenrola de forma a mostrar os efeitos do uso das substâncias para doping e suas consequências. Conferimos diversos depoimentos de especialistas, médicos e competidores que nos ajudam entender melhor este mundo de competição e mentiras.

O livro me deixou impressionada justamente pelo que há por trás de um esporte que poderia ser totalmente limpo naquela época. Ou seja, os competidores recorriam a métodos nada legais para ganhar desempenho. E a forma como esta busca do aumento de performance e de resultados era alcançada é realmente desanimador. Não que a gente nunca pense que algo assim aconteça no mundo dos esportes, mas é realmente triste ver que tudo aquilo que vemos como algo bonito e motivador, que o esforço de um atleta, ser adulterado pelo uso de drogas.

Este livro infelizmente não me atraiu muito e nem é um dos meus favoritos. Sou suspeita para falar pois não sou muito chegada a títulos no estilo biográfico. Por questão de curiosidade achei interessante, mas nada mais que isso. Mas para quem gosta de esporte, principalmente o ciclismo, e do tema do doping este livro é uma ótima pedida.

Comentários via Facebook

10 Comentários:

  1. não me interesso por livros deste tipo
    não sou muito fã de esportes, e não intendo nada dessas coisas hahaha

    ResponderExcluir
  2. Não gostei muito do estilo do livro sei la ele não me chamou a atenção, eu achei a capa dele tão desanimadora que eu não leria esse livro não.

    ResponderExcluir
  3. Não é meu tema preferido, mas quando vi vc falando ''os competidores recorriam a métodos nada legais para ganhar desempenho.'' Achei interessante, mas n sei se leria :/

    Boa resenha!

    ResponderExcluir
  4. Apesar de você não ter gostado muito eu me interessei porque gosto de ciclismo, não chego a praticar o esporte nem nada, são só passeios eventuais e tal. Sim, o doping era algo bem comum, é triste pensar que pra conseguir alguma coisa nos esportes era necessário o doping antigamente, enfim, não vou comprar o livro nem nada, mas se ganhasse com certeza leria.

    ResponderExcluir
  5. Para quem gosta, ou pensa, praticar ciclismo vai gostar desse livro. 335 páginas não é muito. Razoável.

    ResponderExcluir
  6. A pouco tempo comecei a me interessar por estilos biográficos, mas sinceramente esse não me interessou. Mas o lado bom de ler um livro assim são as informações que nós adquirimos de coisas que nem imaginávamos. Concordo com você quando disse que é triste que aconteça o uso constante de drogas em esportes deixando uma coisa que era pra ser saudável totalmente prejudicial a saúde.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. A realidade por trás dos esportes.

    ResponderExcluir
  8. As pessoas fazem tudo pela vitoria.

    ResponderExcluir
  9. Não me interessei muito pelo livro. Acho interessante todo tipo de leitura, sempre é repertório, mas querendo ou não sempre temos nossos preferidos e este não é um deles =( Mas leria por curiosidade, somente.

    ResponderExcluir
  10. Realmente não gosto de livros do gênero.
    <3

    ResponderExcluir

Veja os antigos!

Banner Publicidada – rodapé

Todos os textos, fotos e resenhas publicados são produzidos por e de uso exclusivo de No Mundo dos Livros. Exceto quando alguma matéria se baseia/inspira em alguma fonte, a mesma será sempre citada. Por isso, por favor, não copie nenhuma postagem sem a devida autorização.

Desenvolvimento com por