Resenha: Os Últimos Dias de Krypton, de Kevin J. Anderson - Editora Fantasy

08 julho 2013
Postado por Livy


Os Últimos Dias de Krypton
Kevin J. Anderson
ISBN: 9788577343614
Ano: 2013
Páginas: 464
Editora: Fantasy
Pontuação: ♥ ♥ ♥  
Antes do Apocalipse – que fez o bebê conhecido mais tarde como Clark Kent ser enviado à Terra – Krypton prosperava. Na cidade de Kandor, o cientista Jor-El e a historiadora Lara casaram-se e tiveram Kal-El, o único que sobreviveria ao fim do mundo. Tudo era harmonia e perfeição numa civilização com baixíssimo índice criminal, quando um alienígena invade o planeta e provoca uma tragédia irremediável para os kryptonianos. É a grande chance do diabólico General Zod tomar o poder e implantar uma ditadura que usará da invenção tecnológica de Jor-El para subjugar a todos. E em meio a tudo isso, uma tragédia fatal se aproximava – um destino catastrófico profetizado por Jor-El que mudaria a história kryptoniana para sempre...

Você conhece a história de Kal-El, o único sobrevivente do planeta Krypton que aqui em nosso planeta recebeu dos pais adotivos o nome de Clark Kent e se tornou o homem mais forte e indestrutível de todo o planeta? Certamente que sim. Em algum momento da sua vida você já deve ter lido algum gibi, visto um filme ou seriado contando a vida do Super-Homem, como ele foi trazido para o planeta Terra, sua adoção pelo casal Kent e sua ascensão a  maior herói de todos os tempos. No entanto, o que você desconhece, e a maioria de nós desconhecemos, pelo menos até recentemente, são os antecedentes dessa tragédia épica que pôs fim ao planeta natal de Clark Kent (Kal-El) e que deu origem a tudo isso. Mas agora você poderá saber a origem do Superman. A Editora Fantasy, publicou a obra fundamental e única que conta a história do planeta Krypton e o dos seus habitantes que tiveram influência direta, ou indireta, na existência de Kal-El.  Os Últimos Dias de Krypton, de Kevin J. Anderson, é esse livro espetacular.

Nesta obra imperdível e essencial aos fãs do super-herói dos quadrinhos e dos filmes, somos deleitados pela exuberante Krypton repleta de cores, tecnologia e vida kryptoniana nos mais variados matizes da concepção humana, onde Jor-El e Lara ainda não se conhecem como marido e mulher e o pequeno Kal-El ainda não é nascido. Nessa Krypton vigorosa e maravilhosa, nos deparamos com personagens odiosos, como o Comissário Zod, o seu fiel braço-direito Nam-Ek e a maliciosa Aethyr; nos encantamos com o adorável cientista Jor-El; seu irmão Zor-El; Lana, sua cunhada; e a fascinante e posterior esposa Lara, arquiteta e artista plástica. Também visitaremos cidades incríveis como a capital Kandor e Argo-City, e regiões inóspitas no sul do planeta onde eclodem erupções vulcânicas e criaturas exóticas são igualmente mortíferas.

O gênero do livro é, obviamente, ficção científica de primeira qualidade. A narrativa de Kevin J. Anderson é impecável, agradável, acessível e viciante. Quando você começa a leitura do livro não quer mais parar. O enredo nos envolve, colocando-nos diante de uma trama muito bem articulada em que temos política, conspiração, traição, ciência, drama, romance, aventura e tragédia. Um filé muito apetitoso para quem aprecia uma boa leitura, sem dúvida alguma.

Eu mesma fiquei muito impressionada com esse livro, confesso. Adorei. Amei a capa, a parte gráfica, a introdução, a história, Jor-El e Lara, Krypton é apaixonante e o seu difícil e trágico destino muito triste. Sofri junto com Jor-El a cada novo capítulo, para salvar Krypton. E olha que ele tenta, e tenta muito. Consegue fazer o que parece inimaginável e impossível e, no fim... Bem, todos nós sabemos que Krypton é destruído. Mas a forma como entra em colapso e é aniquilado, não. Fiquei surpresa com a forma como este planeta é aniquilado, e o por quê, e como Jor-El conseguiu salvar seu filho desse fim inevitável. Sensacional! Diferente, e bem mais convincente, de tudo que já vi até hoje sobre o trágico fim do lar de Kal-El..

Os Últimos Dias de Krypton revela os antecedentes do Super-Homem, que não conhecíamos. O autor nos dá a oportunidade de descobrirmos a origem do maior e mais querido super-herói de todos os tempos, de uma forma única, apaixonante e definitiva. E tudo isso com ótima ambientação e descrições minuciosas dos personagens e das localidades. A medida em que lemos, somos tomados pela impressão de que Krypton realmente existiu.

Além disso tudo o colapso da civilização em Krypton tem muito a nos ensinar. Entre muitas das lições que podemos perceber tange diretamente a manipulação das forças da natureza pelas mãos de pessoas ambiciosas. Diz um ditado: O poder corrompe. E isso é fato. Zod personifica perfeitamente todos os indivíduos que ousaram dominar o mundo e, por egoismo e ganância, levaram-no  à beira do abismo; por outro lado, Jor-El não somente é a Nêmesis de Zod como, também, personifica o oposto dele. Ele traz em si a essência da ciência que constrói e transforma o mundo, tornando-o um lugar melhor de se viver. Pena que ele, no contexto, esbarra na odiosa máquina do estado, o Conselho, que preferem ver o planeta desintegrar-se por completo do que aceitar a possibilidade de que a ciência de Jor-El e Zor-El podem salvá-los da catástrofe. De um lado, Zod quer salvar o mundo, mesmo que para isso ele  tenha que destruí-lo primeiro. Do outro, Jor-El quer salvar o filho, a única esperança do planeta. Em meio a erupções vulcânicas, tsunamis, cometas, uma lua parcialmente destruída, um sol vermelho prestes a entrar em colapso e a possibilidade de uma invasão alienígena, eles travam uma batalha mortal pela sobrevivência e dominação de Krypton. 

Prós: Excelente Sci-fi; personagens cativantes; narrativa impecável e viciante; descrições minuciosas e detalhadas de um mundo exuberante e original; tudo o que você precisa saber sobre as origens do Super-Homem.
Contra: falta uma continuação; enfocando a vida de Kal-El, o Superman. 

Em suma, Os Últimos dias de Krypton é leitura obrigatória para todos os fãs do herói e para os amantes de Sci-Fi. De certo, também é leitura indispensável para quem curte um bom romance. 

Comentários via Facebook

45 Comentários:

  1. não sou super fã do Super Homem, mas quando era mais nova adorava ler as histórias e assistir aos filmes!
    tenho vontade de ler este livro, pois com certeza me lembrará muito a minha infância *-*
    para falar bem a verdade, não me lembro como ele foi trazido para cá ;$
    apesar de não ser grande fã de livros de ficção científica, este sim eu pretendo ter!

    ResponderExcluir
  2. Oie!

    E primeira resenha que leio deste livro e não imaginava que seria sobre isso, gostei.

    Beijos*
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Esse livro entrou pra minha lista.Pelo que você disse sobre o livro,ele parece ótimo.
    Eu nunca conheci direito a história do Super Man,só sei que ele é o Super Man,mas agora vou descobrir um pouco mais sobre ele *-*
    Beijos ~
    sibeleekpop.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Plá
    Quero muito ler esse livro!!
    http://valmedrado16.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Náo tinha visto esse livro em nenhum outro blog ate hoje, curti. Vou mostrar pro meu irmao, que certamente vai adorar conhecer e ler.

    ResponderExcluir
  6. Otima resenha, pelo que vc disse pela resenha o livro parece ser otimo, mas um livro que entra na minha interminavel-lista-de-livros-que-eu-quero-ler :D

    http://xtltokio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. bem ligal http://livroazuis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, eu terminei de ler esse livro semana passada e achei tudo isso q vc disse e um pouco mais. Devo dizer q qndo Krypton é destruída eu meio q fiquei de luto...

    ResponderExcluir
  9. Esse livro tem tudo pra ser muito perfeito! Quero muito ler!

    ResponderExcluir
  10. Ansiosa para ler um pouco mais sobre o Homem de aço, sou fã de carteirinha e não perco nada.
    Adorei a resenha. bjinhos

    ResponderExcluir
  11. Já estava louca para ler, pois sou fã de HQ e amo tudo que envolve Super-Homem, e sua resenha só me deixou com mais vontade. Que saudade imeeeeeensa de ler um bom sci-fi. Ultimamente, apenas YA com romances bobos surgem em minha frente... Argh.
    Saudades de realmente me envolver com a história. Preciso ler este livro!

    ResponderExcluir
  12. Apenas doido por esse livro desde que o vi em pré-venda *0*

    ResponderExcluir
  13. Sempre gostei dos filmes do Super Homem. E agora que sei que tem esse livro maravilhoso, lógico que vou querer ler. Sua resenha me deixou louca pra ler. Está ótima. Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Estou louca para ler esse livro!
    Gosto bastante do super homem e o livro parece ser ótimo!
    Seria muito legal saber um pouco mais sobre Krypton!
    Parabéns pela resenha!

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Livro perfeito para os fãs do Super Man!
    Eu precioso ler este livro!

    Adorei a resenha!

    *-*

    ResponderExcluir
  16. A minha vontade de comprar o livro mas a resenha, acabaram aumentando a minha vontade de compra-lo e subindo na minha listinha de compras. Fico feliz que o livro venha ser "perfeito", pois para quem acompanha as HQ, da para perceber que as histórias acabaram ficando meio "banais", virando tão modinhas e perdendo o foco na história do personagem e enrolando nas histórias.

    ResponderExcluir
  17. SEGUIDOR: WILLIAN


    Para quem é fã, um prato cheio, resenha muito boa, destacando pontos importantes do livro, despertando o interesse dos leitores

    ResponderExcluir
  18. Esse livro tem tudo para ser muito bom, eu vou querer ler ele.

    ResponderExcluir
  19. Estou curiosa para ler esse livro, só falam bem dele

    ResponderExcluir
  20. Por essa resenha deu muita vontade de ler o livro!!!

    ResponderExcluir
  21. Eu não sou muito fã do Super-Homem nem de quadrinhos, mas pense numa pessoa que ficou louca pra ler esse livro haha. Adoro ficção científica, acho que vou amar!

    ResponderExcluir
  22. Ótima resenha e aparentemente um ótimo livro!

    ResponderExcluir
  23. Adorei esse livro, a resenha foi o que me fez ter mais vontade de ter esse livro na minha estante

    ResponderExcluir
  24. Apesar do livro ter sido tão bem recomendado eu realmente não gosto muito do Super-Homem, prefiro uns romances mais água com açúcar ou aqueles YA's bobos mesmo, apesar do pessoal sempre recomendar pra q eu saia da zona de conforto esse livro realmente não é pra mim!

    ResponderExcluir
  25. Tenho muita vontade de ler algum livro q fale da historia do super-homem, esse parece ser bem legal

    ResponderExcluir
  26. Nunca imaginei esse livro como um romance, sério? rs.
    Quero lê-lo, agora mesmo! Sou apaixonada por super heróis, e com romance então, meu deus!
    Ótima resenha!
    Beijos,
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Adorei! ^^ Sou super fã do Superman !!! xD

    ResponderExcluir
  28. Adoro o Super-Homem, sem mais. Assim que li a sinopse desse livro estou super curiosa com ele, é muito interessante saber o que acontece antes dele existir: tipo um planeta em que todos são super fortes, muito legal.

    ResponderExcluir
  29. Adoroooo! Deve ser muito bom,disso tenho certeza!

    ResponderExcluir
  30. Adorei a resenha, e realmente fiquei com vontade de ler!!
    Porque olhamos o file e um livro é sempre mais detalhado =)

    ResponderExcluir
  31. OMG! Quero muito ler terminei recentemente de ver Smallville novamente seria ótimo ler um livro desses

    ResponderExcluir
  32. Paraabéns pela maravilhosa resenha!!!!!!!!!!!
    O livro parece ser interessante!!!!:)
    Amei o seu blog

    ResponderExcluir
  33. Gosto bastante de super-heróis, mas confesso que Super-Homem não é meu preferido. Mesmo assim, assisti vários episódios de séries, desenhos e filmes com ele. Achei essa ideia de trazer o antes da destruição do planeta super massa. Fiquei bem curioso, pois além de trazer essa antes, ele ainda foi muito bem escrito.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  34. Adoro super heróis. E adoraria saber mais sobre a história de Krypton que é bem interessante.
    Adorei a resenha e o blog.
    Beijos.

    http://navirj.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  35. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  36. O livro parece ser muito bom. Boa leitura!!

    ResponderExcluir
  37. Esse livro me chamou muita atenção. Tipo, quando o vi pela primeira vez muitas ideias sobre o que esse livro tratava vieram a minha cabeça, mas a que foi citada nessa resenha foi a que menos eu esperaria. A capa dele é linda, tudo dele é lindo. Estou louca pra lê-lo e confirmar as minhas expectativas sobre ele.

    ResponderExcluir
  38. Vi esse livro várias vezes e não sabia que seria tão interessante.
    Primeira resenha que li dele, e realmente assustei, você expressou apaixonada pelo livro.
    Me deu vontade lê-lo devido sua resenha. Obrigada.

    ResponderExcluir
  39. Ótima resenha, mas não está entre os livros no qual morro de vontade de ler!

    ResponderExcluir
  40. Não conheço nada da história do Super-man, mas leria o livro por curiosidade!

    ResponderExcluir
  41. Olá, parabéns pela resenha e pelo blog! Esse livro é ótimo!

    []'s

    Fabricio Machado
    http://loucamenteloucamente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  42. Na minha percepção de leitor de ficção-científica o livro merece 3 estrelas apenas. É razoável. Provavelmente porque já li os clássicos do gênero e este passa longe de uma narrativa realmente sci-fi.
    Quanto à narrativa, ela é simplória, sem fluência quanto à descrição das tecnologias, costumes culturais ou mesmo elementos-chave como o aparecimento do novo tipo de rocha verde que será, mais tarde, muito conhecida. Fica em segundo plano.
    Prometeu ser um livro introdutório e fantástico. Na minha opinião foi de razoável para baixo. Pena que achei agora uma resenha. E eu mesmo não tinha um blog quando li. Mas levaria três estrelas.
    Se puderem e quiserem discordar de mim meu blog é vestibulodosmundos.blogspot.com

    ResponderExcluir

Veja os antigos!

Banner Publicidada – rodapé

Todos os textos, fotos e resenhas publicados são produzidos por e de uso exclusivo de No Mundo dos Livros. Exceto quando alguma matéria se baseia/inspira em alguma fonte, a mesma será sempre citada. Por isso, por favor, não copie nenhuma postagem sem a devida autorização.

Desenvolvimento com por