Resenha: Príncipe Mecânico - As Peças Infernais #2, de Cassandra Clare - Editora Galera Record

15 julho 2013
Postado por Livy



Príncipe Mecânico
Cassandra Clare
ISBN: 9788501092694
Série: As Peças Infernais
Ano: 2013
Páginas: 364
Preço: R$ 39,90
Editora: Galera Record
Pontuação: ♥ ♥ ♥  
Tessa Gray não está sonhando. Nada do que aconteceu desde que saiu de Nova York para Londres — ser sequestrada pelas Irmãs Sombrias, perseguida por um exército mecânico, ser traída pelo próprio irmão e se apaixonar pela pessoa errada — foi fruto de sua imaginação. Mas talvez Tessa Gray, como ela mesma se reconhece, nem sequer exista. O Magistrado garante que ela não passa de uma invenção. Para entender o próprio passado e ter alguma chance de projetar seu futuro, primeiro Tessa precisa entender quem criou Axel Mortmain, também conhecido como Príncipe Mecânico.
Confesso que demorei para concluir a leitura de Príncipe Mecânico. Mas não se enganem, nada tem haver com o livro ser ruim, muito pelo contrário. Assim como Anjo Mecânico, já resenhado aqui no blog, a continuação é excelente. Relutei para chegar ao fim do livro por um simples motivo: medo do seu término. Vou explicar melhor.

Em primeiro lugar, simplesmente adoro a narrativa de Cassandra Clare. Nesta série, As Peças Infernais ela consegue criar um clima perfeito, um tanto opressor e sombrio, e me fez realmente acreditar neste mundo dos Caçadores de Sombras. Sua excelente narrativa é envolvente e extremamente cativante. Em segundo lugar, realmente gostaria que o livro tivesse uma quinhentas páginas à mais, e iria ler com muita avidez. Mas minha maior relutância para chegar ao fim é o meu apego pelos personagens.

Neste segundo volume da série, a autora explorou muito mais o lado emocional dos personagens e seus dramas pessoais do que a aventura em si. Com suas dores e cicatrizes tão expostas como nem ao menos poderíamos imaginar. Parece que os papeis se invertem em diversos casos também. Alguns que pareciam frágeis e fracos se mostram fortes; e outros que pareciam feitos de pedra, desmoronam diante de nossos olhos. E eu ainda estou em choque, de verdade! Ainda estou me recuperando do término deste volume, e um tanto triste por diversos acontecimentos. Ainda mais envolvendo meus personagens favoritos. OMG!

Não escondo que Will é meu personagem preferido da série e o defendo com unhas e dentes. Ele me cativou desde o primeiro livro. Apesar de sua rebeldia, seu egoísmo e suas atitudes grosseiras, sempre acreditei que ele tinha um grande motivo para agir assim...e realmente o tem! E este motivo, despedaçou meu coração! Minha admiração por ele só cresceu em Príncipe Mecânico e minha simpatia também. Will é muito mais do que aparenta ser. Apesar de suas atitudes, sempre o considerei um personagem extremamente forte, carismático e bom. Me condenem, mas sempre vi bondade e solidão por trás de sua frieza. E não me enganei. Will tem sim seus motivos e sua dor é inimaginável.  #teamWill 

E vocês irão me condenar mais ainda, mas eu não gosto do Jem. Ok, podem parar de atirar as pedras! Pelo menos não consegui me simpatizar muito com o personagem neste segundo volume. Cassandra Clare criou um triângulo amoroso entre ele, Will e Tessa, mas não fiquei satisfeita ou convencida. Simplesmente Jem e Tessa não se encaixam da maneira correta, parece forçado e não me agradou. E eu não gosto da personalidade do rapaz. Tudo bem que ele é forte apesar da doença, mas tem atitudes um tanto egoístas. Eu simplesmente não consigo gostar dele e seu jeito doce demais. Algo me irrita nele, e seu jeito possessivo sobre Tessa, querendo a prender à sua vida. Não funcionou para mim tia Cassandra.

E claro, Tessa continua a boa e velha garota esperta, forte e determinada. Mas ela se vê entre a cruz e a espada em diversos momentos. Não só pelo coração dividido entre Will e Jem. Sua vida está de pernas para o ar. Afinal ela não sabe quem ou o que exatamente é. E o Magistrado além de estar sumido, tem um interesse fora do comum por ela. E parece ter todas as respostas de que ela precisa. 

Além deles, outros personagens têm um enorme destaque e me surpreenderam muito: Magnus tem um papel de extrema importância e está bem envolvido em ajudar Will; Jessamine parece estar escondendo segredos; Shopie se mostra muito mais que uma empregada, se mostra amiga, e uma mulher muito forte e guerreira; o casal Henry e Charlotte também tem suas vidas, histórias e feridas expostas, e compreendemos melhor vários detalhes sobre conflitos entre a família da moça e os Lightwood

Em Príncipe Mecânico, todos os membros do Instituto comandado por Charlotte têm que correr contra o tempo para descobrir o paradeiro do Magistrado. Mas parecem estar participando de um enorme jogo de xadrez, do qual o Magistrado já sabe todas as jogadas, e apenas espera para dar o xeque-mate.

Cheio de suspense, Cassandra Clare nos apresenta um livro onde seus personagens estão muito mais vulneráveis e perdidos. Um livro cheio de sentimentos, dores e aflições. E uma ameaça velada, pairando sobre o ar como um mau agouro. Sou toda elogios para este volume, e mais uma vez Cassandra está de parabéns. Ela sabe como prender, envolver e surpreender o leitor. 

Príncipe Mecânico é uma ponte para o terceiro livro da série, e seu grande desfecho. Ainda que com o coração em pedacinhos, e triste pelo rumo dos acontecimentos, recomendo demais a leitura! Esta série é simplesmente fantástica, e ótima pedida para quem adora Steampunk e uma boa aventura... daquelas de tirar o fôlego, que nos faz grudar os olhos nas páginas! 

Comentários via Facebook

25 Comentários:

  1. cara eu sou mt afim de ler esse livro *u*

    ResponderExcluir
  2. Quero muito ler essa serie, pelas resenhas que ja li, parece ser muito boa!!!!
    Coitada dos meus bolsos.

    ResponderExcluir
  3. eu li Cidade dos Ossos da autora e não gostei muito da escrita dela, apesar de ter gostado um pouco da história
    já vi várias resenhas ótimas dos outros livros dela, mas não consigo mais me interessar :(

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito dessa resenha, apesar de eu não ter lido cidade do ossos quero muito ler os dois depois dessa resenha

    ResponderExcluir
  5. Confesso que estou deixando de lado este livro já um bom tempo, mas estou tentada depois da resenha de lê-lo, a curiosidade fala mai alto rsrs.

    ResponderExcluir
  6. Já a algum tempo estou querendo ler esse livro, mas todas as vezes compro alguns na frente dele. Aiii mas que dá vontade, dá.

    ResponderExcluir
  7. Esse livro tá na minha lista de desejados, só vejo criticas positivas sobre ele. Quero ler logo!

    ResponderExcluir
  8. Não comecei a série ainda então não posso dizer muita coisa, só que quero muito ler, começando pela outra série dela, Os Instrumentos Mortais. Enquanto isso fico boiando em todas as resenhas de livros no meio da série, isso q dá ser atrasada nas leituras, rsrsrs'

    ResponderExcluir
  9. Quero mais do que tudo ler essa serie , estou correndo pra ler o livro logo kkk

    ResponderExcluir
  10. Concordo com você, meu coração ficou em pedaços com este livro também, rs. Como assim, aquele final? Vontade de rasgar a folha e ir consolar o will, rsrs.
    Enfim, o livro em si é maravilhoso! O que a Cassandra faz, poucos conseguem!
    Ótima resenha.
    Beijos,
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Quero muito mesmo ler esta série, estou somente esperando uma promoção por que o preço dos livros está bem alto ainda!!
    Mas a resenha está demais.
    Bjuss =)

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia a série, mas até que curti, pela tua resenha. Se surgir uma oportunidade, leio com certeza.

    ResponderExcluir
  13. Amei a resenha!!!!!!!!!!!To pensando em comprar o livro!!!:)

    ResponderExcluir
  14. Vi esse livro para vender, fiquei curiosa. Parabéns pela resenha Livy!

    ResponderExcluir
  15. Cidade dos Ossos foi o único livro da autora que li, eu gostei da história, mas ela não me conquistou. Mas mesmo assim, como sou a teimosia em pessoa, vou continuar lendo a serie, já ouvi falar que Cidade dos Ossos não é o melhor. Nunca li nenhum livro Steampunk, mas tenho muita curiosidade para saber como que é. Quem sabe leio As Peças Infernais antes de terminar de ler Os Instrumentos Mortais.

    ResponderExcluir
  16. Amo a série Instrumentos Mortais, mas o prequel não me chamou tanta atenção, mas li o primeiro livro, só não li esse ainda. Pretendo ler, algum dia.

    ResponderExcluir
  17. Não li o primeiro, mas tenho vontade de ler alguns livros dessa autora!

    ps: (só "passei o olho" na resenha, não li direito para não pegar spoilers, vai que um dia eu leia! :D)

    ResponderExcluir
  18. Eu praticamente devorei os livros de Os Instrumentos Mortais, li os 6 livros em menos de 1 mês, fiquei apaixonada pelos personagens, e agora estou louca p ler As peças Infernais...
    Comprei os 4 primeiros livros, depois acabei lendo os últimos dois online totalmente grátis, mas confesso q nada me da mais prazer q folhear um livro....
    Ótima escritora....

    ResponderExcluir
  19. Gostei muito da sua resenha, a pesar de que descordo um pouco sobre o triangulo, porque eu simplesmente amei!!! Ta super funcionando pra mim. Tenho que confessar que tenho um fraco pelo Jem desde a primeira vez que li a descrição dele mo primeiro livro .Ele é meu personagem preferido!
    Achei a quimica entre ele e a Tessa super legal, me surpreendeu de uma forma que eu nem esperava.
    Gostaria muito que ela e Jem ficassem juntos a pesar de ter quase certeza absoluta de que ela vai ficar com o Will. Eu estava intrigadissima para saber o porque do comportamento do Will e descobrir o lotivo esaclareceu muita coisa. O vejo com outros olhos agora.

    ResponderExcluir
  20. Gostei muito da sua resenha, a pesar de que descordo um pouco sobre o triangulo, porque eu simplesmente amei!!! Ta super funcionando pra mim. Tenho que confessar que tenho um fraco pelo Jem desde a primeira vez que li a descrição dele mo primeiro livro .Ele é meu personagem preferido!
    Achei a quimica entre ele e a Tessa super legal, me surpreendeu de uma forma que eu nem esperava.
    Gostaria muito que ela e Jem ficassem juntos a pesar de ter quase certeza absoluta de que ela vai ficar com o Will. Eu estava intrigadissima para saber o porque do comportamento do Will e descobrir o lotivo esaclareceu muita coisa. O vejo com outros olhos agora.

    ResponderExcluir
  21. Gostei muito da sua resenha, a pesar de que descordo um pouco sobre o triangulo, porque eu simplesmente amei!!! Ta super funcionando pra mim. Tenho que confessar que tenho um fraco pelo Jem desde a primeira vez que li a descrição dele mo primeiro livro .Ele é meu personagem preferido!
    Achei a quimica entre ele e a Tessa super legal, me surpreendeu de uma forma que eu nem esperava.
    Gostaria muito que ela e Jem ficassem juntos a pesar de ter quase certeza absoluta de que ela vai ficar com o Will. Eu estava intrigadissima para saber o porque do comportamento do Will e descobrir o lotivo esaclareceu muita coisa. O vejo com outros olhos agora.

    ResponderExcluir
  22. Aaaaah yes! Mais uma defensora do Will. Eu estava já sem esperanças ao vagar desprevinida no youtube. Quase todos são haters do will. :'(
    Esse livro me deixou sem ar, com muita agonia, desespero e insonia pelo fato de ter acabado de lê-lo nessa madrugada e o fator principal: muuuita tentação pra já dar inicio ao proximo volume e passar a noite em claro mesmo! Mds
    Quero parabeniza-los pela resenha. Todos os melhores pontos foram bem observados e bem colocados!

    ResponderExcluir

Veja os antigos!

Banner Publicidada – rodapé

Todos os textos, fotos e resenhas publicados são produzidos por e de uso exclusivo de No Mundo dos Livros. Exceto quando alguma matéria se baseia/inspira em alguma fonte, a mesma será sempre citada. Por isso, por favor, não copie nenhuma postagem sem a devida autorização.

Desenvolvimento com por