Resenha: O Livro das Princesas, por Meg Cabot, Paula Pimenta, Lauren Kate e Patricia Barboza

21 agosto 2013
Postado por Livy


O Livro das Princesas
Meg Cabot, Paula Pimenta, Lauren Kate e Patrícia Barboza
ISBN: 9788501403254
Capa: Elmo Rosa
Ilustrações: Matheus Lopes Castro
Ano: 2013
Páginas: 288
Editora: Galera Record
Pontuação: ♥ ♥ ♥  
Da mesa da Princesa Mia Thermopolis: Olá, amigos, fãs e companheiros admiradores de princesas (ou eu deveria dizer simpatizantes de princesas?)! Eu mal pude acreditar quando alguém do Brasil permitiu que EU desse uma olhadinha neste livro. Mas acho que faz sentido, já que, além de ser uma princesa, também tenho verdadeira paixão por histórias românticas! Acreditem no que eu digo, este livro tem essas duas coisas de sobra! Mas são releituras contemporâneas, com reviravoltas que farão você dizer owwwwnnnnnn… Uma Cinderela DJ? Rapunzel popstar? Bela é uma supermodelo? E unicórnios em A Bela Adormecida?! Sim, por favor! Mais, mais. POR FAVOR. Não se preocupem, tem mais. Muito mais. Eu amei, e vocês também vão! (Sim, você também vai amar, Tina Hakim Baba. Pode pegar meu exemplar emprestado quando eu terminar de ler. Não, melhor: compre o seu. Assim você vai poder ler de novo e de novo, como eu pretendo fazer.) Sinceramente, Sua Alteza Real, Princesa Mia Thermopolis
Eu adoro releituras de contos de fadas. Ainda mais quando são modernos. E O Livro das Princesas me encantou. Primeiramente pela edição linda, com uma capa caprichada e diagramação impecável. E segundo pelas autoras divas que participam do livro. Antes de mais nada, eu tenho que dizer que fiquei bem surpresa com o resultado final  deste livro. E finalmente li algo das talentosíssimas Paula Pimenta e Patricia Barboza. Simplesmente amei!

O Livro das Princesas é dividido em quatro releituras de contos que conhecemos muito bem: A Modelo e o Monstro (A Bela e a Fera) por Meg Cabot; Princesa Pop (Cinderela) por Paula Pimenta; O Eclipse do Unicórnio (Bela Adormecida) por Lauren Kate e Do Alto da Torre (Rapunzel) por Patricia Barboza.

Muito bem! E o que eu achei dos contos? Antes de me perder em elogios, vou dizer uma coisa: eu não gostei de um dos contos! Não gostei mesmo do conto da Lauren Kate. Infelizmente sua releitura não funcionou para mim, não me convenceu. Em primeiro lugar porque não tem sentido algum. Tudo bem que contos de fadas geralmente não fazem sentido mesmo, mas o conto da autora me deixou muito decepcionada no quesito coerência e originalidade. Ou melhor, acho que ela tentou ser original, mas não conseguiu. Seu conto ficou um tanto forçado e eu confesso, não via a hora de terminá-lo. A narrativa estava estranha, os acontecimentos pulados e corridos. Apesar das poucas páginas, dava sim para construir uma história bacana. Fora que ela praticamente recontou o conto da Bela Adormecida ao pé da letra e usou muito pouco de elementos novos para criar sua trama. No final, um conto estranho e sem graça.

Mas tirando este pequeno detalhe, o resto do livro é perfeito! O conto A Modelo e o Monstro narrado por Meg Cabot  foi bem criativo, ela conseguiu criar uma atmosfera de suspense bem legal. Nele conferimos a história de Belle que virou modelo para poder pagar as contas médicas da mãe já falecida. Mas a garota odeia este trabalho, principalmente o que ele implica, já que todos parecem apenas ver sua aparência e não quem ela realmente é. Agora, seu pai casou novamente e eles partem, juntamente com sua "meia-irmã" para um cruzeiro em alto-mar. O que Belle não esperava era encontrar no navio seu grande amor: Adam, um rapaz misterioso que vive escondido pelas sombras, para esconder seu rosto. Cabot não está em sua melhor forma, mas dá para reconhecer muito bem sua narrativa única. Gostei principalmente do desfecho, apesar de deixar com um gostinho de quero mais. Além do mais, fica a bela mensagem de que, a aparência não importa, o que realmente conta é o que se leva no coração.

Mas meu coração e admiração ficaram com os contos nacionais. <3 
Este foi meu primeiro contato com um texto da autora Paula Pimenta, e gente, foi amor à primeira vista. Posso dizer, com certeza, que depois de ler seu conto, estou doidinha para ler todos os seus livros. Seu conto Princesa Pop foi uma excelente releitura do conto da Cinderela, e a Paula conseguiu usar muitos dos elementos que vemos no famoso clássico (versão Disney, pois o original não é nada bonitinho). Está tudo ali: o príncipe, o sapatinho esquecido, a madrasta má e as irmãs odiosas. Mas esta princesa é bem diferente. Ela é uma princesa realmente pop, e é DJ nas horas vagas. Cintia tinha uma vida tranquilha e normal, vivendo com seus pais em um lindo apartamento. Até que um dia, sozinha em casa, a jovem pega seu pai com outra mulher. A partir daí seu mundo desmorona. Entre altos e baixos a garota vai descobrir mais sobre si mesma, encontrar seu príncipe Frederico e ver que as coisas podem sim dar certo.
Paula Pimenta desenvolveu com maestria a trama, com uma narrativa encantadora. Eu simplesmente amei seu modo de escrever, o modo como as palavras se desenrolam para dar a forma que ela quer. Percebe-se que cada detalhe, cada palavrinha foi muito bem pensada e ela conseguiu usar todo o potencial da história para criar sua releitura. E ao final, me senti como se tivesse assistido a um filme. Sabe aqueles filmes gostosos que nos deixam com uma sensação boa ao termino? Amei, amei e amei! Sem mais!

Patricia Barboza não fica para trás não, minha gente! Seu conto Do Alto da Torre me surpreendeu tanto quanto e, no fim, chegou a me emocionar (tudo bem, sou chorona mesmo!). Sua adaptação para a Rapunzel foi muito original, e nos traz Camila, uma garota de 14 anos que sonha em ser cantora. Ela tem uma madrinha que tem um zelo muito grande por ela, e por isso não a deixa sair muito do apartamento onde moram. Além de que, devido a uma promessa da madrinha, quando a garota sofreu de uma grave doença, Camila não podia cortar o cabelo até completar 15 anos de idade. Tudo isto garantiu à garota o apelido carinhoso de Rapunzel. Com seu fiel amigo, Pedro, ela vai acabar descobrindo que o amor pode vir de onde menos se espera, e que os sonhos podem virar realidade, desde que se esforce para isso.
De fato, me emocionei ao final do conto, pois Patricia, além de nos presentear com uma bela releitura, ainda nos dá uma lição muito bonita. Também gostei muito da narrativa, envolvente e fácil de se ler. Ela conseguiu me cativar, como se eu estivesse lendo poesia. E o desfecho é o mais bonitinho de todos.

O Livro das Princesas é um livro muito fofo e gostoso de ler. Tão gostoso quanto um sorvete em dias de verão, ou chocolate quente em um dia muito frio! Gostoso como um sonho! 

Comentários via Facebook

21 Comentários:

  1. Estou bastante curiosa para ler essas releituras dos contos das princesas mais famosas do mundo. Acho que deve ser uma leitura bem agradável.

    ResponderExcluir
  2. também adoro contos de fadas modernos, e eles estão fazendo bastante sucesso ultimamente né? :P
    esta capa ficou perfeita para o que a sinopse dele propoe né? *-*
    todos que eu vi comentando deste livro falaram que também não gostaram do conto da Lauren. particularmente eu já tenho um pequeno trauma com os livros dela, então acho que se eu lesse e não gostasse dele, iria pensar que fosse somente por causa do meu pré-conceito com ela hahaha
    não li nenhum dos livros da Paula ainda, mas ouvi muitos elogios dela para este conto!
    gostei da sua deficição de como o livro é bom! hahaha
    quero muito ler ele ;~~

    ResponderExcluir
  3. Amo releituras dos contos de fadas. Adorei a capa do livro e fiquei com uma vontade enorme de ler!

    ResponderExcluir
  4. Matando pra ler esse livro. Só tenho lido coisas boas e a diagramação tá tãooooo linda *-*

    Beijos, @_RayPereira
    http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Rapunzel é um dos meus contos de fadas favoritos, que bom que você gostou. Os contos que eu mais quero ler são os da Meg Cabot e o da paula Pimenta (também ainda não lida dela) e agora o da Patricia Barboza também.
    Não posso deixar de falar que amo essa capa, acho ela linda demais <3
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  6. Não consigo acreditar que Lauren Kate fez uma história chata (isso não entra em meu coração) só lendo para acreditar. Sou super fã de Fallen e amei todos os livros. Mas amei a ccccaaaappppaaaa. S2

    ResponderExcluir
  7. Esse é um dos livros onde a capa já nos deixa encantada de tão fofa rs Muito bacana a forma que você descreve o livro. Já fiquei aqui ansiosa pra ter o meu,

    ResponderExcluir
  8. Sua resenha deixou com mais vontade de ler o livro!!

    ResponderExcluir
  9. Este livro parece ser uma graça. Minha sobrinha ganhou e está lendo e me disse que está gostando.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  10. Eu adoro releitura de histórias, principalmente se for de conto de fadas, mas eu tenho um grande "pé atrás" com a Meg Gabot, eu acredito que ela prolonga coisas desnecessrias quando esta contando uma historia, se bem que eu só li um livro dela portanto pode ser que ela tenha mudado issio.

    ResponderExcluir
  11. Eu só quero esse livro por conta do conto da Paula. Eu gosto de ler tudo que ela escreve e esse conto tem sido o mais elogiado do livro (nunca duvidei, háhá ^.^) então só quero mesmo por causa dela. Mas não vou gastar um dinheirão em um livro de contos sendo que só quero ler 1, por isso mesmo eu não tenho nenhuma previsão para quando vou comprar :/

    ResponderExcluir
  12. Estou louquinha para ler esse livro! Mais por ter a Paula (sou fã de carteirinha, sem mais) e da Meg (que apesar de não ter lido muitos livros dela (que são muitos) me encantou em todas histórias que li, me prendendo do principio ao fim. A Lauren Kate não é uma das minhas autoras preferidas, mas também não odeio sua escrita, mas sempre mantenho um pé atras com ela. A Patricia Barboza é a unica que não conheço, mas escutei antos elogios que estou louca para ler alguma coisa dela.
    A escrita da Paula é tudo de bom né?

    ResponderExcluir
  13. Ótimas autoras juntas, só pode dar em algo bom!
    Ah, quero muito ler por causa da Paula, simpatizo muito com a Paula Pimenta mesmo sem ter lido os livros dela.
    Mas um fato interessante é que em todas as resenhas que li, o conto que as meninas menos gostaram foi justamente o da Lauren Kate!! quero ler e tirar minhas conclusões... >_<

    Ah, esse é um dos livros que está na minha booklist há tempos!
    xoxo

    ResponderExcluir
  14. Acho a capa tão fofinha. Não gosto tanto de contos de fadas mas tenho um pouco de interesse em ler, todos elogiam os contos da Paula e da Meg.

    ResponderExcluir
  15. Esse livro não me chamou atenção nenhuma, esses contos infantis readaptados para a atualidade não me prendem, alguns até me causam horror.

    ResponderExcluir
  16. Sempre amei os livros da Meg Cabot. E li alguns da Lauren, Mas, esse ano, me apresentaram a uma escritora maravilhosa chamada Paula Pimenta. Amei todos os livros (que eu já li, óbvio) dela. Super recomendo ! :3 E só de imaginar um livro com essas três autoras maravilhosas, meus dedinhos começam a coçar com vontade de ler...

    ResponderExcluir
  17. Amei as duas histórias:A modelo e o monstro, e Eclipse do Unicórnio.Quando vai ter o volume 2?

    ResponderExcluir
  18. Gosto muito dos livros da Meg Cabot,li ''O diário da Princesa'', entre outros.Quero que tenha o segundo livro das princesas.

    ResponderExcluir
  19. Depois de ler essa resenha estou muito curiosa para ler. Agora que eu vou ler mesmo!

    ResponderExcluir
  20. Nossa, eu estou lendo este livro e já estou na história da Lauren Kate, só li o primeiro capitulo, quero ver como é a história dela.
    Adorei o seu jeito de fazer resenhas e de opinar sobre algo! Qualquer livro vou procurara resenha aqui, Parabéns! e Obriado

    ResponderExcluir
  21. Acabei de ler o livro, e estou encantada! Todos os contos são maravilhosos e apresentam objetivos e temáticas diferentes. O da Lauren foi o que menos gostei, afinal a autora escreve livros com gêneros que não costump ler. Mas o resto... Simplesmente adorei! Nunca li livros da Paula Pimenta, da Meg e da Patrícia, mas assim que li esses três contos, apaixonei por todas elas! A escrita me cativou de uma forma inexplicável! Super recomendo!
    Parabéns pela resenha, ficou ótima!

    ResponderExcluir

Veja os antigos!

Banner Publicidada – rodapé

Todos os textos, fotos e resenhas publicados são produzidos por e de uso exclusivo de No Mundo dos Livros. Exceto quando alguma matéria se baseia/inspira em alguma fonte, a mesma será sempre citada. Por isso, por favor, não copie nenhuma postagem sem a devida autorização.

Desenvolvimento com por