.




Existe alguma palavra que signifique "por mais tempo do que para sempre"? É por este tempo que eu a amarei.
—Querida Sue, Jessica Brockmole

18 de agosto de 2013

Resenha: O Projeto Rosie, de Graeme Simsion


O Projeto Rosie
Graeme Simsion
ISBN: 9788501402219
Tradutor: Ana Carolina Mesquita
Capa: Carolina Vaz
Ano: 2013
Páginas: 320
Editora: Record
Pontuação: ♥ ♥ ♥  
Para se ter a vida de Don Tillman, não é preciso muito esforço. Às terças-feiras come-se lagosta com salada de wasabi (seguindo um roteiro com refeições padronizadas que evitam o desperdício de ingredientes e de tempo no preparo); todos os compromissos são executados de acordo com o cronograma – alguns minutos reservados para a prática do aikido e do caratê antes de dormir; uma hora para limpar o banheiro; três dias da semana reservados para suas idas à feira – e se, apesar dessa programação, algum desagradável contratempo surgir em sua rotina, não há nada que não possa ser solucionado com meia hora de pesquisa científica. Exceto as mulheres. Até o momento, a única coisa não esclarecida pelos estudos no campo de atuação de Don, a genética, é o motivo para sua incapacidade de arrumar uma esposa. Uma namorada ao menos? Ou até mesmo uma amiga para somar ao seleto grupo de amigos de Don, formado por Gene, também professor na universidade, e a mulher dele, Claudia, psicóloga e esposa muito compreensiva. Para solucionar esse problema do modo mais eficaz, Don desenvolve o Projeto Esposa, um questionário meticuloso que irá ajudá-lo a filtrar candidatas inadequadas a seu estilo de vida: fumantes JAMAIS, e mulheres que se atrasam por mais de cinco minutos ou que usam muita maquiagem estão fora dos critérios pouco flexíveis que o levarão à mulher ideal. O único problema é que um questionário desse tipo exige tempo e dedicação, duas coisas que começaram a diminuir exponencialmente no cotidiano de Don desde que ele conheceu Rosie: fumante, vegetariana e incapaz de chegar na hora marcada. Ou esse era o único problema até Rosie entrar na vida de Don e – despretensiosamente, uma vez que ela nunca se candidatou ao Projeto Esposa – mostrá-lo que a mulher ideal não existe, mas o amor, sim.
Don Tillman, não é o típico homem que se vê por aí, não mesmo! Imagine só: 39 anos, bonito, musculoso e muito inteligente. O australiano é professor de genética, tem ótima memória, é organizado, pontual, etc. Digamos que é o cara perfeito! Mas ele nunca teve muito jeito com as mulheres. Em seu estilo de vida, "friamente calculado", um relacionamento parece impossível, pois parece que algo nele as repele. E Don não teve experiências muito promissoras com o sexo oposto, além de, aparentemente, estar "programado" para não se sentir apaixonado ou ter grandes emoções. Sendo assim, ele decidiu que se envolver com uma mulher depende muito mais de planejamento e compatibilidade, para que o relacionamento não esteja fadado ao fracasso. 

Com seu traquejo social praticamente nulo, Don tem sérios problemas sociais, e praticamente não tem amigos, se não fosse por Gene e Claudia (casados), sua irmã já falecida e Daphne, uma senhora que foi sua vizinha. Digamos que, em sua vida fechada, ele parece até confortável, mas está cansado. Ele quer uma companheira que seja compatível com seu estilo de vida. Mas isso parece impossível. Até o dia em que ele decide criar o Projeto Esposa. O projeto consiste em uma rigorosa avaliação do perfil feminino, onde ele cria um extenso questionário com questões eliminatórias. Esquisito? Para ele não! Assim ele poderia eliminar futuras pretendentes que não se ajustassem ao seu modo de encarar a vida, e poderia achar sua futura esposa, a mulher ideal e totalmente compatível com seus propósitos. Mas esta tarefa não será nada fácil!

Mais difícil ainda quando Rosie Jarman entra em sua vida. A partir daí, toda sua vida organizada, meticulosa, cheia de regras e horários parece desmoronar. Seus propósitos parecem perder força e suas convicções parecem ruir aos poucos, lentamente. Sem perceber, aos poucos, Don se envolve com Rosie de uma forma que ele nem ao menos percebe, e Rosie muda a vida de Don, apenas sendo ela mesma!  

O Projeto Rosie foi para mim uma boa surpresa. Apesar de ter uma história previsível, é de uma leitura deliciosa e envolvente. Don não é um dos meus personagens favoritos entre os livros que já li do gênero, e de inicio o achei até irritante. Ele é muito sistemático e organizado; sua vida segue uma rotina já predeterminada, com horários marcados de forma rigorosa; não vive emoções e sensações novas; não gosta de mudanças, surpresas ou alterações em seus planos. Confesso que em vários momentos do livro eu tive vontade de dar uns tapas nele e dizer: "Acorda! Acorda! Muda criatura, muda esta sua atitude irritante!". Haha, mas não, não pude fazer isso. Mas fiquei impressionada com a inteligência de Don, ele realmente é um prodígio. Sua excelente memória grava até os detalhes mais ínfimos; aprende rápido e analisa cada situação de forma que todas as possibilidades se apresentam em sua mente de forma clara e objetiva. Sua mente parece programada de forma a adquirir e armazenar conhecimento de forma admirável. Don é um verdadeiro computador! E gostei do modo como o personagem evolui e aprende diversas lições ao decorrer da trama. Depois que ele conhece Rosie ele começa a ver diversas coisas de uma perspectiva diferente, de forma fácil e sem ao menos perceber. E no fim acabei por dar o braço a torcer e me afeiçoei bastante ao Don. Adorei!

E claro, Rosie se tornou minha personagem favorita no livro. Ela tem defeitos, é chata e irritante em muitos momentos. Mas tem muitas qualidades também, como qualquer ser humano. Gostei da transformação que ela causa em Don, e até nela mesma. Rosie mostra como é bom se divertir, não ter tudo planejado sempre, e se arriscar. Como é bom realmente viver. Sabe aquela frase que diz: "Não apenas sobreviva, viva!", se aplica muito bem ao contexto do livro. O ato de viver, de se surpreender e arriscar. De ser feliz com pequenas coisas, como olhar para as luzes da cidade de noite, ou ouvir uma velha música que te lembre da adolescência.

Enfim, adorei esta sacada do autor que conseguiu transformar as atitudes, perspectivas e modo de encarar a vida dos personagens de forma sutil, introduzindo casa ideia lentamente em sua narrativa. De forma que ao final, estas sutilezas se tornaram uma grande lição para ambos.

O Projeto Rosie pode não ser o livro mais original do ano, mas proporciona uma leitura agradável, com uma história que se desenrola de uma maneira que parece um filme. Em diversos momentos me peguei rindo alto com as trapalhadas de Don. Muito divertido, bem narrado, com personagens interessantíssimos e uma trama gostosa cheia de licões. Gostei.

45 comentários :

  1. Este livro tinha me chamado a atenção, mas não me atrai essas histórias previsíveis, de previsivel já basta eu, rsrs
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Don parece ser totalmente doido! e um cara perfeito assim? só em livros mesmo :P
    mesmo sendo previsível, quero ler! gosto de histórias... clichês e tudo o mais *-*

    ResponderExcluir
  3. So vejo resenhas positivas sobre esse livro. Gosto muito de chick-lits e mais um sendo narrado por um homem deve ser muito interessante.

    ResponderExcluir
  4. A capa deste livro é realmente demais e eu tinha uma ideia completamente diferente do livro. Um livro narrado por um homem "nerd", a procura de uma namorada perfeita para ele, e acaba se encantando com um oposto do que ele queria deve ser bem diferente e engraçado e com uma pitada à mais com está procura de seu pai verdadeiro. Achei bem interessante.

    ResponderExcluir
  5. Gente, esse livro deve ser muito legal. Parece um filme mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Anteriormente eu não tinha interesse nenhum em ler o livro, acho que foi porque eu vi a capa e achei muito 'sem sal'. Por isso mesmo eu acabei perdendo o interesse, achei até que a narradora era uma mulher, até mesmo pelo título, mas lendo as resenhas eu fiquei até com uma vontade de ler, de me irritar com o Dom assim como você!

    ResponderExcluir
  7. A capa é muito bonita mas a história não me chama a atenção. Talvez daqui um tempinho ( quando eu estiver precisando de um romance, que no caso não é agora acabei de ler Paixão - Lauren Kate ) eu compre.

    ResponderExcluir
  8. Queria perguntar se esse livro é melhor que o Malas, Memorias e Marshmallows(?), pq to em duvida de qual comprar hahah

    ResponderExcluir
  9. Queria perguntar qual livro é melhor, esse ou Malas, memorias e marshmallows(?) hahaha, ´q pe to em duvida de qual comprar!

    ResponderExcluir
  10. Esse livro tem recebio resenhas tão favoráveis que eu até fico com receio de ler e me decepcionar, é às vezes eu sou do contra e não aprecio o que todo mundo ama.

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito da resenha, esse livro parece ser divertido, estou ansiosa para ler...

    ResponderExcluir
  12. Adoraria ler esse livro,sua história é muito fofa..
    So vejo comentários positivos sobre ele o que me deixar mais curiosa!
    Bjs'

    ResponderExcluir
  13. Eu sempre incluo esse livro na minha lista de compras literárias, mas nunca consegui comprá-lo. Eu amo a capa do livro, é simples e fofa. Sua resenha sobre o livro está excelente, e você expressou bem sua opinião me fazendo querer mais esse livro. Seria legal ter um livro sem agitações, magias e etc... Uma leitura agradavel e simples !

    ResponderExcluir
  14. Caramba! Como eu quero ler esse livro! hahaha
    Desde que houve o lançamento, fiquei encantada com a sinopse. Principalmente por causa do protagonista. O Don é um professor de genética (perfeição, meu Deus!) e é super antissocial. Acho que pelo fato de não ser muito sociável, eu compreendo o jeitinho excêntrico dele. Então mesmo sem ler, sinto que vou adorar e me identificar com a história ^.^

    ResponderExcluir
  15. Adorei a resenha...adicionada a minha wish list

    ResponderExcluir
  16. Não me interessei muito por esse livro exatamente por ser previsível. mas não descartei totalmente o livro, só acho que não estou no momento de muitas historias previsíveis. Até porque um cara lindo e ainda inteligente sempre encanta em um livro (ou nos irrita, como aconteceu com você kkkkk)

    ResponderExcluir
  17. O livro parece ser muito engraçado, aquele tipo de história que você lê e nem percebe que o tempo passou. A divulgação dele está muito boa, tanto no Face como em blogs e a capa brasileira é linda. Já vi algumas pessoas "comparando" com O lado bom da vida, mas eu acho que a única coisa que deve ter de parecido é o fato do personagem principal ter um "probleminha" como o Pat, mas eu não tenho muita certeza porque ainda não li esse, só O lado bom da vida. Quero muito comprar e me divertir também!

    ;**

    ResponderExcluir
  18. Adorei a história do cara que quer uma esposa perfeita. Deve ser muito engraçado esse livro. Será que ele vai quebrar a cara? amei. vou querer ler.

    ResponderExcluir
  19. Esse livro está na minha lista dos que pretendo comprar. Leio resenhas, e a maioria são positivas e isso despertou o meu interesse sobre o livro. Adorei a resenha daqui do blog também. =)

    ResponderExcluir
  20. Eu vi em algum lugar que o Don tem uma doença (que eu esqueci o nome) que é um tipo de autismo, então acho que não ia ficar com raiva dele, ia até gostar rsrs. Gosto de pessoas organizadas apesar de não ser nem um pouco.
    Enfim, quero MUITO ler esse livro <3
    Amei sua resenha.

    ResponderExcluir
  21. Achei a capa muito fofa. li muitas resenhas sobre ele e até fiz um quiz para saber se eu era uma Rosie, rsrs'
    Mas aí vejo que, tantas pessoas falaram bem e outras tantas falaram mau (e até disseram que iriam arrancar a capa e faz um quadro) e isso me deixa com mais vontade de ler, para tirar minhas próprias conclusões.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Esse livro para mim é muito curioso devido o Don, pela forma de ser dele e por alguém igual a Rosie conseguir chamar atenção dele. Deve ser muito engraçado esses dois juntos.

    ResponderExcluir
  23. Fiquei muito interessada pela história, que parece ter momentos de humor associados a romantismo, a novas descobertas. Achei bem bacana essa coisa de acompanhar a evolução do personagem, a sua transformação. É uma história que me deixou com muita vontade de ler, principalmente para a ver a bagunça que a Rosie faz na vida arrumadinha de Don.

    ResponderExcluir
  24. Adoro livros que tenham comédia e romance, agora espero que esse seja bom.

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  29. Olá!
    Venho acompanhando várias resenhas desse livro e cada vez fico com mais vontade de lê-lo. Principalmente por ele ter um protagonista masculino, mas também pela história em si que parece ser bem divertida! Don parece ser um cara bem chato, mas ao mesmo tempo é bem engraçado e peculiar. Acredito que ele encontra Rosie que é totalmente o oposto dele, justamente para ele aprender que nem todo mundo é perfeito e que podemos nos apaixonar por alguém mesmo que seja tão diferente da gente! Essa é uma mensagem bem bacana que o livro quer passar!
    Quero muito ler!
    Até mais!

    ResponderExcluir
  30. Ainda não li uma resenha desfavorável. Uns gostam mais, uns acham q poderia ser melhor, mas todos reconhecem que a história é gostosa e envolvente.
    O que acho legal aqui é o caminho q Don vai percorrer até descobrir que não escolhemos a quem amar. O amor é q nos escolhe, mostrando que as surpresas é q engrandecem esse encontro e q opostos podem se dar muito bem, se complementar. Quero ver Don e Rosie juntos!

    ResponderExcluir
  31. Adorei a resenha e fiquei super ansiosa para ler esse livro! =) Não conheço muito o gênero Lad Lit, creio que li apenas um até agora, o Charlotte Street. Achei super legal ter uma visão diferente de casos e desilusões amorosas. Essa história parece ser bem fofa por isso já está nos meus desejados ;)

    Bjs
    @tibiux

    ResponderExcluir
  32. Como eu queria encontrar um Don Tillman pra mim pelo caminho e participar do seu 'Projeto Esposa'...ai, ai!
    Tenho que confessar: só de ler a resenha, fiquei completamente apaixonada pela capa do livro, pelo autor e pelo personagem Don :)

    ResponderExcluir
  33. Como eu queria encontrar um Don Tillman pra mim pelo caminho e participar do seu 'Projeto Esposa'...ai, ai!
    Tenho que confessar: só de ler a resenha, fiquei completamente apaixonada pela capa do livro, pelo autor e pelo personagem Don :)

    ResponderExcluir
  34. Ansiosa para ler o livro, a resenha deixa aquele "gostinho de quero mais"! Descobrir o blog foi um achado, assim como apreciar a forma como coloca sua opinião e o resumo da obra. Adorei!

    ResponderExcluir
  35. Ansiosa para ler o livro, a resenha deixa aquele "gostinho de quero mais"! Descobrir o blog foi um achado, assim como apreciar a forma como coloca sua opinião e o resumo da obra. Adorei!

    ResponderExcluir
  36. Oi flor
    Projeto Rosie parece ser um romance que foge do padrão e conquista desde a primeira página, e não tem um teor romântico ou meloso. Notamos a transformação de Don, assim como percebemos que está se apaixonando. Mas a história foca principalmente no comportamento nada social do personagem Don. Acredito que a história é despretensiosa e diverte qualquer leitor.
    Bjus

    ResponderExcluir
  37. HAHA Parece ser um livro bem legal, ri da parte que vc disse que deu vontade de bater no Don pare ele deixar de ser irritante! haha, tem vezes que dá mesmo vontade de fazer isso com alguns personagens e perguntar, "pq vc ta fazendo/dizendo isso?"
    Mas ainda bem que rose aparece na vida dele pra tira-lo da sua vida controlada..
    Quero muito ler esse livro!!

    ResponderExcluir
  38. Adorei a história, apesar de ser meio previsível, amo histórias assim: onde pessoas que pensam ter o controle de tudo acabam mudando sua forma de agir e pensar para dar lugar ao amor. Com ceteza o livro vai entrar na minha lista de leituras e depois de lê-lo de preferidas.

    Até mais! =)

    http://www.escrivaninhaliteraria.com

    ResponderExcluir
  39. Já hiper necessito desse livro <3 Mistu Toshimi

    ResponderExcluir
  40. Puxa! adorei sua resenha. Já tinha lido alguma coisa sobre esse livro, que aliás, acho a capa linda, mas não tinha prestado muito a atenção sobre ele. No entanto, agora, devorei sua resenha e sinopse e quero ler. Já anotei para ler.

    ResponderExcluir
  41. Quero demais esse livro *-* Ele parece ser uma leitura super fácil e fofinha, apesar de já esperar o que acontece, quase sempre te surpreende de alguma maneira. Quero saber como a história se desenrola, como acontece o envolvimento dele com a Rosie, ou seja, quero ler o livro! haha Don o cara certinho que se apaixona por uma mulher toda "errada" quem nunca? rs Vemos a todo momento por ai :p Mas é isso, você não pode escolher por quem nem quando se apaixonar, simplesmente acontece.

    ResponderExcluir
  42. Olhando assim de início, Don deve ser extremamente irritante mesmo. Afinal, como gostar de uma pessoas tão "máquina" assim como ele?!?! O bom é que o autor conseguiu deixá-lo bem mais agradável no decorrer da trama. Enfim, super curioso pra ler.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  43. Vai ser divertida essa leitura, Don parece uma personagem real, pois conheço algumas pessoas com essas características. Vou me aventurar por este livro, afinal sempre aprendo alguma coisa.

    ResponderExcluir
  44. Vou me aventurar imediatamente por essa leitura. Adorei a resenha, pois os personagens parecem bacanas. Certamente irei aproveitar bastante esse livro.

    ResponderExcluir
  45. Comprei o livro por 10 reais no submarino, me atrai pela sinopse :)
    ADOREI a história, é simples, sem pontos de fantasias e poderes por se passar bem próximo a realidade humana, mas as manias e trejeitos organizados de Don me encantaram demais. Ele é muito engraçado, fala coisas fora de hora, o que me arrancou muitas risadas.
    Recomendo para quem gosta de romances mais baseados na realidade :)

    ResponderExcluir

Olá leitores do No Mundo dos Livros!

Deixem um comentário nesta postagem. Sua opinião é muito importante!

Posts Recentes

Últimos Comentários