Resenha: Profecia, de S. J. Parris - Editora Arqueiro

08 agosto 2013
Postado por Livy


Profecia
S. J. Parris
ISBN: 9788580411270
Ano: 2013
Páginas: 320
Editora: Arqueiro
Pontuação: ♥ ♥ ♥  
Outono, 1583. Traidores tramam uma invasão para depor Elizabeth e alçar a rainha católica Maria Stuart ao trono. Ao mesmo tempo, um fenômeno astrológico que supostamente proclama o fim de uma era faz circular em Londres diversas profecias terríveis sobre o futuro, que chegam até a pressagiar a morte da soberana. O filósofo, cientista e monge excomungado Giordano Bruno, perseguido pela Inquisição em Roma, é hóspede na casa do embaixador francês em Londres. Ele trabalha em segredo para o serviço de inteligência de Sua Majestade. Sua tarefa é reunir provas que ajudem a desvendar uma rede de dissidentes católicos. Sua vida de agente duplo exige muita cautela: embora o anfitrião lhe demonstre confiança irrestrita, sua esposa está determinada a seduzir Bruno para descobrir seus segredos. Quando uma dama de honra da rainha é misteriosamente assassinada na corte, o filósofo é arrastado para uma trama ainda mais delicada. Símbolos astrológicos gravados no corpo da jovem levantam suspeitas de magia negra, mas é possível que tudo não passe de uma ardilosa encenação com o objetivo de deixar a população em pânico. A morte de mais uma moça lança Bruno numa sinistra perseguição. Alguém parece estar decidido a executar um sofisticado plano de vingança em nome da religião. Mas quem? Cercado de inimigos numa cidade hostil, ele terá que encontrar a resposta se quiser salvar a própria vida.

Profecia é o segundo livro de S. J. Parris lançado pela Editora Arqueiro. Também é o segundo livro da série protagonizado pelo filósofo Giordano Bruno (confira a resenha do primeiro livro, Heresia). Na sequência, ainda teremos mais dois livros com o mesmo personagem: Sacrilege (lançado em 16 de agosto de 2012, há ser lançado ainda no Brasil) e Treachery (a ser lançado em 27 de fevereiro de 2014).

Profecia prima pela qualidade histórica. É um rico romance histórico com um toque de mistério, intriga e conspiração, romance, filosofia, religião e investigação criminal com assassinatos misteriosos envolvendo rituais de magia.

Estamos no conturbado ano de 1583, na Inglaterra protestante em pleno reinado da Rainha Elizabeth. Nos bastidores do palácio, nos deparamos com personalidades históricas como John Dee (1527-1609), matemático, astrônomo, astrólogo, geógrafo, alquimista e conselheiro particular de Elizabeth I, amigo pessoal de Bruno; Sir Francis Walsingham (1530-1590) chefe da rede de espionagem da rainha; William Cecil, barão de Burghley (1520-1598) concelheiro-chefe e grande amigo da rainha; Henry Howard (1540-1614), aristocrata e católico fervoroso, grande rival de Bruno e John Dee; Michael de Castelnau, senhor de Mauvissière (1520-1592), embaixador francês; Marie Stuart (1542-1587), rainha católica da escócia e mãe do futuro rei Jaime; entre muitos outras personalidades.

Também contamos com uma excelente caraterização dos personagens históricos, com a maravilhosa ambientação de época, com descrições detalhadíssimas dos costumes, vestimentas, mobiliário, das ruas londrinas e dos bastidores da política e da religião no reinado de Elizabeth.

Por tudo isso, e muito mais, S. J. Parris sabe como escrever um ótimo romance histórico. Sua narrativa é precisa e fluída, enredando-nos desde a primeira página até a última. Seus personagens, históricos ou fictícios, são carismáticos e requintados, cheios de vida e paixão. Os crimes que se sucedem são frutos de mistério e magia, levando Giordano Bruno numa busca frenética e desesperadora pra encontrar o assassino. Assim como acontece em Heresia, trabalhando como espião para Walsingham na embaixada francesa, sob as ordens do simpático embaixador Castelnau, Bruno precisa não somente desvendar os crimes que assolam Whitehall, mas, principalmente, desbaratar uma conspiração católica que ameaça a vida da rainha e a religião protestante no país.

No decorrer da trama, Giordano Bruno ainda encontra tempo para expor um pouco mais sobre suas convicções religiosas e filosóficas, que o forçaram a fugir da Itália sob a perseguição da Inquisição Católica, que refletem a teoria de um universo infinito, conceitos herméticos do filósofo egípcio Hermes Trismegisto e, ainda, sobre sua famosa técnica de memorização.

Os inimigos com os quais Bruno se defrontará são tão imprevisíveis quanto perigosos, mas nada se compara a Henry Howard. Casca grossa, Howard é um católico fervoroso, inimigo contumaz da rainha, conspirador e detrator de John Dee. Vê em Bruno tudo aquilo que ama e, ao mesmo tempo, abomina. Além dele, há outros, obviamente, inclusive o terrível assassino que espalha terror pelo palácio matando mulheres com um requinte diabólico. A forma como as vítimas são assassinadas é bem interessante, e as reviravoltas que o caso dá, ainda mais. As dificuldades enfrentadas por Bruno para elucidar o caso, suas peripécias e incursões no antro inimigo são dignas de um filme. Além do mais, ele ainda encontra tempo para despertar paixão entre o sexo oposto.

Profecia tem tudo o que podemos esperar de um ótimo romance investigativo histórico, consolidando, uma vez mais, a fama da promissora escritora inglesa Stephanie Merritt (S. J. Parris). Espero que, com o passar do tempo, ela se inspire em outras personalidades históricas para compor outros e interessantes thrillers históricos. Fico no aguardo, esperançosamente.

Prós: ótima ambientação de época; personagens históricos convincentes e muito bem caracterizados; descrição detalhada da Londres Elisabetana; trama bem elaborada; mistério assinalado desde o prólogo e mantido até as últimas páginas; Giordano Bruno em sua melhor forma desde Heresia.

Contra: os capítulos são longos demais, o que pode tornar a leitura um pouco cansativa. No entanto, a leitura não se compromete, já que nos prende do início ao fim.

Em suma, Profecia é uma leitura apaixonante e indispensável aos fãs do filósofo Giordano Bruno, aos apaixonados por romances investigativos históricos e aos leitores que buscam uma boa leitura. 

Comentários via Facebook

17 Comentários:

  1. sou apaixonada pela história da Inglaterra, e adoro ler livros sobre esse tema!
    acho lindo os costumes dos londrinos, e se a descrição é bem detalhada, como você disse, tenho certeza que irei me apaixonar!
    ah, que pena que os capitulos são longos... não gosto de livros assim =/
    mesmo assim, não fiquei menos curiosa para ler este!!!

    ResponderExcluir
  2. Esse livro tem vários elementos que eu curto. Tem romance, é investigativo e é histórico.
    Quero muito lê-lo.

    ResponderExcluir
  3. Dá pra entender Profecia sem ainda ter lido o outro livro?
    Fiquei muita curiosa pra ler, amo livros com essa temática de romances investigativos históricos, além de que tenho muita curiosidade pra ler algo da S. J. Parris.
    Ah e achei capa é linda demais!
    beijos :)

    ResponderExcluir
  4. Parece ser bem bacana esse livro..........sua resenha me deixou ansiosa para ler esse livro!!!!Você está de Parabéns:)

    Abraços:)

    ResponderExcluir
  5. Fiquei encantada com sua resenha, não li nenhum livro sobre está época ( romance histórico) mas fiquei bem curiosa. Mas não li o primeiro livro, terei de me informar primeiro para poder acompanhar a série.
    Parabéns pela resenha♥

    ResponderExcluir
  6. Confesso que esta é a primeira vez que ouço falar deste livro, e me encantei por sua resenha. Adoro romances deste estilo, a unica coisa que me incomoda neste livro, é mexer tanto com coisas histórias, uma coisa que odeio, rs.
    Ótima resenha!
    Beijos,
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Apesar de você ter gostado tanto da leitura eu não gosto de livros de época, e apesar desse em especial ter uma premissa tão boa ainda não me fez mudar de ideia. Mas ainda sim a história parece ser bem bacana, deve ser bem curioso ver tantas personalidades assim em um livro...

    ResponderExcluir
  8. Livy querida, eu tenho que parar de visitar seu blog todos os dias. Toda vez que eu vejo alguma novidade eu aaammooo. Sem contar as resenhas que são super né? Aiii sou totalmente sua fã.

    ResponderExcluir
  9. Amo história de época. Deve ser muito bom!!

    ResponderExcluir
  10. Adoro um romance histórico e adoro romances investigativos *--* então imagine juntando os dois, se quero ou não ler? kkkk' (eu me acho engraçada, só que não sou hahaha.)

    Já disse que acho as suas resenhas muito boas? Você descreve o livro, sem nos contar a história, o que adoro! Parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resenha. CONCORDO com a comentarista Danila Gonçalves. Você nos descreve o livro, mas sem nos entregar tudo de graça. Isso é muito bom.

    O enredo me cativou. Acho interessante essa temática, ao mesmo tempo em que remete a um período histórico, traz um toque de mistério que eu gosto bastante.

    Beijos!!!

    http://ymaia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Adorei a resenha, nunca tinha ouvido falar deste livro, mas parece interesse, com elementos que amo: história e um toque de mistério.

    ResponderExcluir
  13. Pena que tem capitulos longos, fica realmente cansativo. Adoro mistérios!

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia esse livro, sinopse interessante mas não curto livros que falem de religião...
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Parece ser um livro bem com personagens bem construídos e desenvolvidos, com a junção de tudo o que pode esperar em um livro que te prende. Amei! Não conhecia. Obrigada.

    ResponderExcluir
  16. Resumindo: Achei pouco interessante. Leria se surgisse a oportunidade e tivesse muito tempo ocioso.

    ResponderExcluir
  17. Eu comprei esse livro, ele chegou hoje! Pelo vistou vou adorar.

    Amei o seu blog Livy! ♥

    A sua resenha foi ótima, você se expressou muito bem em relação ao livro fez uma excelente analise sobre a leitura. E raro ver alguém ter o domínio de analise, que realmente ler a historia e entende o contesto.

    Gostaria de lhe convidar a conhecer o meu livro "O Relicário, A Historia dos Mundos".

    Um abraço forte, sucesso sempre.
    Estefania Cristina
    http://escritoraestefaniacristina.blogspot.com.br/2015/02/o-relicario.html

    ResponderExcluir

Veja os antigos!

Banner Publicidada – rodapé

Todos os textos, fotos e resenhas publicados são produzidos por e de uso exclusivo de No Mundo dos Livros. Exceto quando alguma matéria se baseia/inspira em alguma fonte, a mesma será sempre citada. Por isso, por favor, não copie nenhuma postagem sem a devida autorização.

Desenvolvimento com por