Parece cenário de uma distopia.. Só que não é!

19 setembro 2013
Postado por Livy


Num futuro não muito distante, depois de uma enorme catástrofe, no Japão, em uma sociedade dominada e oprimida, os cidadães vivem em um complexo de prédios construídos por cubículos e... Espera ai! Esta foto ali em cima parece cenário de um livro distópico, não é mesmo? Só que não é! (Não pude evitar, dá até pra imaginar um filme ou livro neste cenário).

Esta é a obra do arquiteto Kisho Kurokawa, o "The Nakagin Capsule Tower", considerada a primeira construção em cápsulas. Situada em Ginza, Tóquio, e é considerada uma das construções mais importantes da arquitetura metabolismo (veja mais sobre, clicando aqui).

Kurokawa projetou o edifício em 1972. A ideia é que se possa mudar a disposição das cápsulas (que contam com um quarto com banheiro), ampliando ou modificando posicionamento e espaço. Minimalista e funcional.
Veja algumas fotos:











Veja as especificações:
Dois núcleos centrais de concreto suportam as 140 cápsulas pré-fabricadas. Cada cápsula mede 2,5 × 4 × 2,5 metros e contém: cama, televisão, rádio, mesa de trabalho, armários, fogão, refrigerador e banheiro. A iluminação e ventilação é feita por uma janela circular central. Cada cápsula é conectada à estrutura principal através de apenas quatro parafusos de alta tensão, de modo a facilitar a substituição das unidades. 

Que diferente não!? 
Fonte: Japão em Foco, Archdaily, Desafio CriativoNoritaka Minami

Comentários via Facebook

13 Comentários:

  1. já tinha visto as fotos externas do lugar, mas não fotos internas e dos detalhes
    adorei! achei incrível! fiquei com vontade de morar ai! hahaha
    tudo tão pequenininho e fácil de organizar *-*
    e essa janela tbm é um charme né? até me lembrou O Hobbit kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. AMEI! Queria morar num desse, mas nunca me senti confortável em lugares pequenos. De qualquer jeito, ia querer um quarto igual o da imagem 5.
    Kiss ~
    sibeleekpop.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Bastante interessante e funcional, mas parece muito claustrofóbico!

    ResponderExcluir
  4. Que... Diferente! Difícil encontrar palavras pra definir isso rs. Mas eu achei legal. Pela foto externa e pela palavra "cubículo" eu imagina que seria bem menor por dentro. Mas pelas fotos externas dá pra ver que é bem confortável. Parece cenário de distopia mesmo né.

    ResponderExcluir
  5. Só de ler me deu fobia. Detesto locais pequenos e fechados, pularia da janela tentando sair, é um fato.
    Mas, para aqueles que não possuem problemas com ambientes pequenos e fechados, acredito que é algo a se pensar já que há de tudo um pouco para fornecer comodidade...

    ResponderExcluir
  6. Extremamente legal! Não conhecia essa construção e parece cenário de livro distópico mesmo kkkkk Só é bem miudinho, não aguentaria ficar muito tempo aí mas é muito interessante.

    ResponderExcluir
  7. Gente que legal! Apesar de pequeno é aconchegante!

    ResponderExcluir
  8. Que novidade p mim .. adorei a "modernidade"... vem diferente mesmo ... parece até maior por dentro do que aparentemente por fora...
    Beeijocas!

    ResponderExcluir
  9. Me lembrou 1984 esses cubículos, sei lá, parecem ter o formato de uma camera xD
    Mas nao gostei, nao moraria em um desses.

    ResponderExcluir
  10. Nossa que legal! Nunca tinha visto algo assim, parece coisa de filme mesmo! Mas é muito interessante e bem diferente né! Muito legal.. adorei! (:

    ResponderExcluir
  11. UALLLLLLLLLLLLLLLLLLLL =O
    Gente, que construção mais legal, super distópico, com certeza daria um cenário extraordinário para um filme. Gostei demais \o/

    ResponderExcluir

Veja os antigos!

Banner Publicidada – rodapé

Todos os textos, fotos e resenhas publicados são produzidos por e de uso exclusivo de No Mundo dos Livros. Exceto quando alguma matéria se baseia/inspira em alguma fonte, a mesma será sempre citada. Por isso, por favor, não copie nenhuma postagem sem a devida autorização.

Desenvolvimento com por