[Resenha] Como eu era antes de você, de Jojo Moyes

18 novembro 2013
Postado por Livy


ISBN: 9788580573299
Tradutor: Beatriz Horta
Ano: 2013
Páginas: 320
Editora: Intrínseca
Pontuação:  ♥ ♥ ♥  ♥ 
() Favoritado!
Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Além disso, trabalha como garçonete num café, um emprego que ela adora e que, apesar de não pagar muito, ajuda nas despesas. E namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe. Quando o café fecha as portas, Lou se vê obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, a ex-garçonete consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto e planeja dar um fim ao seu sofrimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro.

Maravilhoso! Nem tenho palavras para dizer o quanto este livro é lindo e o quanto me tocou! E o quanto gostaria de tê-lo lido muito antes! Logo de cara já digo, com todo meu coração, que ele entrou para os favoritos e que sua história me marcou e me emocionou de uma forma que pouquíssimos livros conseguiram! Este é o primeiro livro de Jojo Moyes que leio, mas se todas as suas histórias são tão bem narradas, com tanta sensibilidade e emoções tão fortes, como esta, então já virei sua fã.

Quando li a sinopse de Como eu era antes de você e vi sua capa singela não imaginava e nem estava preparada para o que estava por vir. Vi que diversas pessoas se emocionaram com o livro, mas nem de longe imaginei que iria chorar descontroladamente, com o coração na mão. Este livro teve o poder de quebrar meu coração e ao mesmo tempo plantar uma sementinha com belas mensagens e aprendizado.

E dentre tantos livros que li neste ano de 2013, finalmente encontrei um que define muito bem uma frase de Franz Kafka da qual gosto muito: "Queremos livros que nos afetem como um desastre. Um livro deve ser como um machado diante de um mar congelado em nós". Não poderia achar definição melhor para este livro, pois ele me destruiu e me reconstruiu. Me jogou no chão, pisou em cima... mas me encheu de coisas boas também. A autora abriu todo um leque de possibilidades e sentimentos dentro de mim. Pois Jojo Moyes não fala apenas de morte, renuncia, doação, mas fala também de novas oportunidades, amor, e esperança.

Eu simplesmente me apaixonei pela história de Will Traynor e Louisa Clark. Não fiquei imune ao encanto deste amor despretensioso e inusitado... e puro. Will era um homem ativo e cheio de vigor, que adorava aventuras. Mas sua vida muda completamente quando, em uma noite chuvosa, sofre um acidente. Desde então fica tetraplégico. Dois anos depois, Louisa, desempregada, acaba conseguindo um emprego como cuidadora para um deficiente, que por acaso é Will. Ela tem um contrato de trabalho de seis meses, e é justamente neste período que tanto sua vida, quando a de Will irão mudar para sempre, e eles jamais serão os mesmos.

Jojo Moyes aborda temas delicados com muito tato e sensibilidade, e construiu de forma muito real sua história, nos mostrando um mundo cheio de dificuldades para quem tem deficiência ou limitações. Nos trazendo diversos pontos nos quais podemos refletir sobre o que é certo e errado, e em diversos momentos nos mostrando de forma muito esclarecedora como é possível sim um tetraplégico, ou alguém que possui algum tipo de deficiência semelhante, viver! Muitos, assim como Will, perdem o gosto pela vida e desistem de lutar. Outros, parecem ganhar ainda mais gosto pela vida, e se agarram a ela com unhas e dentes, e muita determinação. Vemos isso na TV, e em histórias de pessoas que encontram em pequenas coisas o gosto pela vida, mesmo numa adversidade como a deficiência, que muda toda a visão da pessoa em questão. Mas sempre há os dois lados. E é triste ver como a deficiência é degradante e humilhante em muitos casos. Vemos em diversas passagens do livro a dificuldade que se tem para chegar a lugares ou para conseguir determinadas coisas. E principalmente, como é triste a percepção das limitações.


Moyes usou uma linguagem de fácil compreensão e muitos elementos interessantes que nos ajudam a compreender pelo que Will está passando e como sua dor e tristeza chegam a um limite insuportável. Eu realmente fiquei impressionada. Já havia lido outro livro que aborda o tema da tetraplegia, mas não de forma tão clara. É realmente triste ver as limitações, as dores e todo o processo doloroso pelo qual o tetraplégico tem que passar para ter o mínimo de conforto, se assim pode-se dizer. Louisa chega em um momento na vida de Will no qual ele mais precisava, e é lindo ver o quanto ambos mudam, sem nem ao menos perceber. Achei lindo o modo como mudam a vida um do outro e como Will, mesmo em sua condição, mostra para Loiusa como é importante que ela amplie seus horizontes e cresça... e mude! Louisa também tem um papel fundamental para este homem já sem esperanças. Ela lhe mostra possibilidades, lugares a que pode ir, coisas que pode fazer... e lhe mostra como é possível ser feliz. Ambos descobrem o amor de uma forma tão bonita, que chega a doer.


E eu chorei! Nunca em toda a minha vida de leitora chorei tanto, ou me emocionei tanto com um livro. Chorei como jamais havia chorado! Como uma criança! Chorei como se houvesse perdido um grande amor, ou um amigo, ou familiar! Chorei como se jamais fosse ler um livro tão belo em toda minha vida. Chorei com a dor da despedida. Eu fiquei verdadeiramente destruída. E encantada! Simplesmente amei Como eu era antes de você, e até mesmo agora, passado dias do término da leitura, ainda me emociono demais ao falar do livro. Dá uma dorzinha no peito! 

Poderia falar e falar sem parar e mesmo assim não conseguiria exprimir tudo o que senti, o que pensei e o que gostaria de dizer sobre o livro. Jojo Moyes fez um excelente trabalho, e escreveu um livro maravilhoso, do qual só posso agradecer por ter lido. Se posso dizer algo, com toda certeza é: leia, leia e leia! 


Comentários via Facebook

102 Comentários:

  1. Nosa Livy, que resenha maravilhosa! Eu quase chorei aqui só de ler as quotes que você colocou. Quero muito ler esse livro! Obrigada pela inspiração.
    Abraços! Saphiy: saphiy.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. haha, já li o livro, mas depois de ler a sua resenha e ver toda essa sua empolgação, fiquei com vontade de ler de novo hahaha
    ele é lindo mesmo, e vale super a pena! recomendo para todos... e sim, eu também chorei liiiiiiiiiiitros hahahaha

    ResponderExcluir
  3. Oi Livy, sempre leio que este livro é ótimo, maravilhoso e coisas do gênero. Eu que nem me interessei por ele, já mudei de opinião e quero ler também.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  4. Ah eu quero muito conhecer essa trama

    Bjo!

    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Sem dúvida, Livy, este também foi um dos melhores livros que li este ano! Acho que não me emocionei tanto quanto você, mas sei que a história ficará em mim como uma daquelas lembranças que nos puxam de volta quando a gente menos espera, sabe? Realmente, indescritível, só quem leu sabe...

    ResponderExcluir
  6. Nossa.. sério? Achei razoável. Já leu Isabel Allende? Achei legal, mas não me surpreendeu tanto. Talvez por ter percebido um pouco de supercialidade, já li livros bem mais intensos.

    ResponderExcluir
  7. Sério? Achei razoável, um livrinho com para passar o tempo, leve e tranquilo.. Não chorei muito, achei que faltou complexidade emocional aí. Achei interessante, uma história bacana, leitura fluida, mas não achei nada demais. Li, pois uma amiga que leu disse que era sensacional, muito bom mesmo... Tinha acabado de ler O Caderno de Maya de Isabel (z) Allende, talvez por isso achei apenas razoável, é outro nível de leitura. Essa sim, eu aplaudo de pé. Já li uns 7 livros dela, uma melhor do que o outro. Quanto recomendações, recomendaria o livro para uma amiga que não é acostumada com literatura, não tenha o costume de ler. Já para uma amiga que leia com mais regularidade, eu teria receio, pois achei que pendeu mais pro bobinho.

    ResponderExcluir
  8. Sério? Achei razoável, um livrinho com para passar o tempo, leve e tranquilo.. Não chorei muito, achei que faltou complexidade emocional aí. Achei interessante, uma história bacana, leitura fluida, mas não achei nada demais. Li, pois uma amiga que leu disse que era sensacional, muito bom mesmo... Tinha acabado de ler O Caderno de Maya de Isabel (z) Allende, talvez por isso achei apenas razoável, é outro nível de leitura. Essa sim, eu aplaudo de pé. Já li uns 7 livros dela, uma melhor do que o outro. Quanto recomendações, recomendaria o livro para uma amiga que não é acostumada com literatura, não tenha o costume de ler. Já para uma amiga que leia com mais regularidade, eu teria receio, pois achei que pendeu mais pro bobinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engraçado Como eu também achei isso. Uma pena pois a história é linda, mas a narrativa foi tão linear que não transmitiu muita emoção. Fiquei esperando a hora que meu coração ia pular. Mas não aconteceu. Uma pena pois fiquei apaixonada pelo William e achei que ele merecia coisa melhor

      Excluir
    2. Ele morre? Aí to aqui em aflição

      Excluir
    3. Concordo com vocÊ Gabriehlaf , esperava mais romance do livro, não achei muito emocionante, achei bonita a história mas esperava mais. Se puder da uma passadinha no meu blog estou começando agora. Beijos

      https://livroselove.wordpress.com/

      Excluir
    4. Com certeza nao imaginei que ele ia se curar.... Mas o fim foi realmente frustrante .....

      Excluir
    5. Com certeza nao imaginei que ele ia se curar.... Mas o fim foi realmente frustrante .....

      Excluir
    6. Com certeza nao imaginei que ele ia se curar.... Mas o fim foi realmente frustrante .....

      Excluir
    7. O livro é bom mas não gostei do final, e muito menos da continuação, achei sem foco, sem conteúdo e apelativo, parece que a Lou só gosta de sofrer

      Excluir
    8. O livro é bom mas não gostei do final, e muito menos da continuação, achei sem foco, sem conteúdo e apelativo, parece que a Lou só gosta de sofrer

      Excluir
    9. Olá, gabriehlaf. Bem, conheço a História do Brasil, do Chile, do México, de Ganda (Angola)... Enfim, a leitura que vc gosta é outra. Sem comparação com este livro... É o mesmo que comparar o gosto de pimenta com doce!!!!! Os dois são ótimos, de forma bem diferente, não concorda?
      Concordo que é de leitura fácil, mas chamar de bobinho??? Bem, cada um na sua... Um abraço.

      Excluir
  9. Nossa eu já vi tantas resenhas positivas desse livro que eu tô ficando louca!!! Eu amo livros reflexivos e lindos como esse, essa capa é perfeita e o livro me pareceu incriveeeel!!!! Beijos!!

    É uma pena eu ainda não ter lido nenhum livro do Mauricio, porque já ouvi falar muito bem dele! Espero começar por esse já que a capa é simplesmente maravilhosa!! Beijos!!

    http://meudiariojk.blogspot.com.br


    ResponderExcluir
  10. Adorei a resenha, gostei da sinopse e pelo que você escreveu me deu muita curiosiade para ler, parece ser uma historia bem bonita.

    http://momentocrivelli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Comecei a ler e agora tô com medo do final...kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  12. Li esse livro...e achei a historia maravilhosa, vale muita pena ler.....AMEIIIII

    ResponderExcluir
  13. Li e amei....vale a pena ler, historia maravilhosa....!!!!!

    ResponderExcluir
  14. A história é linda, impossível não chorar!!!! Adorei sua resenha. :)

    ResponderExcluir
  15. Li e também não consigo esquecer esse livro maravilhoso, este livro ficou marcado para sempre em meu coração, meu apaixonei por lou, treen, will, todos uma história rica em detalhes e muito tocante, um livro que deixou saudades e uma lição de vida. Como eu era antes de você, faz a pessoa sentir emoção, paixão, amor, ódio, é uma mistura tão forte de emoções, ja sinto falta.

    ResponderExcluir
  16. Li e também não consigo esquecer esse livro maravilhoso, este livro ficou marcado para sempre em meu coração, meu apaixonei por lou, treen, will, todos uma história rica em detalhes e muito tocante, um livro que deixou saudades e uma lição de vida. Como eu era antes de você, faz a pessoa sentir emoção, paixão, amor, ódio, é uma mistura tão forte de emoções, ja sinto falta.

    ResponderExcluir
  17. Terminei de ler o livro ontem, também chorei demais, nunca me emocionei tanto com um livro antes, nunca me apaixonei tanto por 2 personagens como foi com Will e Lou, leio uma média de 4 livros por mês e para mim este é o melhor livro que já li na vida. Vou guardar esta estória para sempre...te agradeço porque sem a sua resenha não teria apostado neste livro...

    ResponderExcluir
  18. Terminei ontem de ler e compartilho totalmente de sua opinião...nunca chorei tanto com um livro, nunca me apaixonei tanto pelos personagens como aconteceu com Will e Lou, lindo demais, amo ler, leio em média 3 livros por mês, mas nunca um livro me tocou desta maneira, já sinto falta de Will e obrigada por sua resenha, pois sem ela eu não teria apostado no livro, você realmente não exagerou em nada...

    ResponderExcluir
  19. Terminei agora de ler e esse livro me fez refletir sobre coisas que estão acontecendo na minha vida e que eu estava fugindo a todo custo de pensar.. Realmente é uma história linda e tocante, e acredito que ela realmente está mudando alguns conceitos meus sobre o que é realmente importante e a ir em busca de novas experiências. Super indico a leitura! :)

    ResponderExcluir
  20. Terminei agora de ler e esse livro me fez refletir sobre coisas que estão acontecendo na minha vida e que eu estava fugindo a todo custo de pensar.. Realmente é uma história linda e tocante, e acredito que ela realmente está mudando alguns conceitos meus sobre o que é realmente importante e a ir em busca de novas experiências. Super indico a leitura! :)

    ResponderExcluir
  21. Terminei agora de ler e esse livro me fez refletir sobre coisas que estão acontecendo na minha vida e que eu estava fugindo a todo custo de pensar.. Realmente é uma história linda e tocante, e acredito que ela realmente está mudando alguns conceitos meus sobre o que é realmente importante e a ir em busca de novas experiências. Super indico a leitura! :)

    ResponderExcluir
  22. Vc definitivamente me convenceu a ler, tenho esse livro a mais de um ano sempre protelando. Valeu!

    ResponderExcluir
  23. Eu li esse livro há pouco tempo atrás nem imaginava que iria me tocar tanto assim, chorei litros lendo o livro, e acabei chorando de novo ao ler a sua resenha. Perfeito o livro!

    ResponderExcluir
  24. Nao sou uma leitora iniciante... Ler historias de amor é um dos meus passatempos favoritos. Mas posso dizer com toda propriedade que nunca um livro me abalou e me tocou quanto "Como eu era antes de voce". Eu nao conseguia parar de ler e mesmo agora que acabei, continuo pensando na historia e pesquisando sobre elementos da trama, para saber se existem na realidade. Simplesmente fantástico!

    ResponderExcluir
  25. Senti tuuuudo que você escreveu! Sem palavras....

    ResponderExcluir
  26. Amei o livro,uma historia emocionante e com grandes lições de vida ! Foi dificil segurar as lagrimas! Um dos melhores livros que já li !

    ResponderExcluir
  27. Amei o livro ,historia emocionante e com grandes lições pra vida ! Dificil segurar as lagrimas ! Melhor livro que já li !!!!

    ResponderExcluir
  28. Acabei de ler e chorei demais, soluçava, as lágrimas caiam... esse livro me tocou muito. Eu achei o final muito triste, mais ao mesmo tempo muito real. As coisas nem sempre são como queremos né.
    Apaixonei!

    ResponderExcluir
  29. Eu me sinto numa relação de amor e ódio com esse livro. Ri de muitas coisas como um amigo estivesse na minha frente me contanto uma piada. Mas não me conformo com o final. Chorei muito e gostaria que houvesse uma chance pra Will e Lou. Nem que eu tivesse que esperar por um "Com eu era antes de você - Parte 2". Não sei tem mais alguém sentindo essa agonia em relação ao final, mas esse livro desperta a gente pra uma realidade que não estamos preparados. Só sei que não sei se rio ou se choro, eu simplesmente amei o livro, mas só me preparo para os finais felizes =(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Caroline! Também estou até agora agoniada com o final não me conformo! Vejo todo mundo falou que amou, achou lindo, eu também claro, mas esse final foi angustiante!

      Excluir
    2. [SPOILER]
      Caroline e Damaris, concordo com vcs! Quando eu comecei a ver esse livro nas livrarias e nas mãos de desconhecidos por aí no trem, achei q era só mais uma historinha bobinha de amor e nem dei mta importância. Há quatro dias vi o trailer do filme e fiquei encantada e curiosíssima. Por sorte minha irma tinha o livro. Engoli em dois dias e meio, sem consegui parar de ler, super envolvida com a historia, com os acontecimentos, e ansiosa pelo q Lou faria para convencê-lo. Aguardava pelo ponto em que ela acharia "a coisa" q definitivamente o faria mudar de ideia. O final acabou comigo. Sim, é mais realista. Mas é absurdo, imoral, e extremamente egoísta!!! Fiquei encantada sim com a historia, linda e muito bem escrita, os personagens sao muito reais, mas esse encantamento acabou. Chorei como se faltasse algo em mim. Como se eu estivesse perdendo alguem. Como se algo definitivo e insubstituível tivesse se passado cmg mesma. Foi horrível. Fiquei triste e me sentindo péssima. Ele nem se deu ao trabalho de dizer q a amava. Ainda jogou na cara dela q ela e o amor dela nao bastavam pra vida dele. A partir dali, todas as cenas em q Lou sentia angustia, nó na garganta, aperto no coração, ou deixava as lagrimas caindo, eu estava destruída junto com ela. Foi bem pior q "A culpa é das estrelas". Acho q eu tambem não estava preparada para a profundidade do livro, para esse final intenso, para imaginar (e sentir) como seria se eu estivesse no lugar de Lou. Injusto. Também não me preparo para finais não-felizes.

      Excluir
    3. [SPOILER]
      Caroline e Damaris, concordo com vcs! Quando eu comecei a ver esse livro nas livrarias e nas mãos de desconhecidos por aí no trem, achei q era só mais uma historinha bobinha de amor e nem dei mta importância. Há quatro dias vi o trailer do filme e fiquei encantada e curiosíssima. Por sorte minha irma tinha o livro. Engoli em dois dias e meio, sem consegui parar de ler, super envolvida com a historia, com os acontecimentos, e ansiosa pelo q Lou faria para convencê-lo. Aguardava pelo ponto em que ela acharia "a coisa" q definitivamente o faria mudar de ideia. O final acabou comigo. Sim, é mais realista. Mas é absurdo, imoral, e extremamente egoísta!!! Fiquei encantada sim com a historia, linda e muito bem escrita, os personagens sao muito reais, mas esse encantamento acabou. Chorei como se faltasse algo em mim. Como se eu estivesse perdendo alguem. Como se algo definitivo e insubstituível tivesse se passado cmg mesma. Foi horrível. Fiquei triste e me sentindo péssima. Ele nem se deu ao trabalho de dizer q a amava. Ainda jogou na cara dela q ela e o amor dela nao bastavam pra vida dele. A partir dali, todas as cenas em q Lou sentia angustia, nó na garganta, aperto no coração, ou deixava as lagrimas caindo, eu estava destruída junto com ela. Foi bem pior q "A culpa é das estrelas". Acho q eu tambem não estava preparada para a profundidade do livro, para esse final intenso, para imaginar (e sentir) como seria se eu estivesse no lugar de Lou. Injusto. Também não me preparo para finais não-felizes.

      Excluir
  30. Li esse livro ano passado e resolvi ler essa semana de novo...chorei rios de novo kkk mais éo livro mais lindo que ja li uma linda hostoria de amor

    ResponderExcluir
  31. Lindo lindo...li esse livro ano passado e deu vontade de ler de novo essa semana chorei rios de novo kkk...acho que foi a melhor historia de amor que ja li...claro que no final foi muito triste mais ainda sim um momento muito lindo entre lou e will...maravilhoso.

    ResponderExcluir
  32. Li esse livro ano passado e resolvi ler essa semana de novo...chorei rios de novo kkk mais éo livro mais lindo que ja li uma linda hostoria de amor

    ResponderExcluir
  33. Bom, acabei de ler esse livro e realmente estou com lágrimas nos olhos. Muitas.
    Esse livro me emocionou muito. Sem palavras.

    ResponderExcluir
  34. É melhor que o livro é culpa das estrelas?

    ResponderExcluir
  35. É melhor que o livro a culpa das estrelas?

    ResponderExcluir
  36. Esse livro me destruiu... Oh My God. O li em 11 horas, só por aí dá pra se notar o quanto ele prende o leitor. Mas o desfecho partiu meu coração em pedacinhos, sábias palavras de Matthew Quick quando disse que o mundo VAI partir seu coração de diversas maneira, essa é vida real, as coisas não são fácies de se superar como as vezes parece.Talvez a forma como a autora retratou a angústia de Will nos fez pensar seriamente se não colocamos "o quanto vamos sofrer quando ele for embora" na frente da dor que eles realmente sentem. Não que eu esteja fazendo apologia ao suicídio assistido, mas não é fácil superar, é muita dor, e até que eles encontrem sentido novamente na vida é em vão o muito falar.

    ResponderExcluir
  37. Com certeza um dos melhores livros que já li.. Muito bem escrito e prende do início ao fim. Emocionante, chorei lendo, principalmente no final, no momento que ela lê a carta..rsrs.. Super recomendo. Comecem galera!

    http://portugues.free-ebooks.net/ebook/Como-Eu-Era-Antes-de-Voce
    (uma ajudinha pro kindle)
    bjs

    ResponderExcluir
  38. Este livro é realmente lindo... Leiam também A última carta de amor e A garota que você deixou pra trás.... Este ultimo o meu favorito da escritora.... Maravilhoso...

    ResponderExcluir
  39. Parabéns pela resenha e esse livro realmente é MARAVILHOSO, amei!!! Um livro super interessante que nos faz rir, chorar e refletir sobre nossa própria vida e nos colocar no lugar dos protagonista!! Muito bom mesmo!!!

    ResponderExcluir
  40. Simplesmente perfeito. Eu amei. É algo super real. Parece até que conheci Will porque fiquei arrasada com o fim. Mas eu compreendi. É alho duro com qie se viver. Difícil. Mas ela soube escrever lindamente. Emocionante. Eu recomendo. Porque de alguma forma traz você pra realidade.

    ResponderExcluir
  41. "E eu chorei! Nunca em toda a minha vida de leitora chorei tanto, ou me emocionei tanto com um livro. Chorei como jamais havia chorado! Como uma criança! Chorei como se houvesse perdido um grande amor, ou um amigo, ou familiar! Chorei como se jamais fosse ler um livro tão belo em toda minha vida. Chorei com a dor da despedida. Eu fiquei verdadeiramente destruída. E encantada! Simplesmente amei Como eu era antes de você, e até mesmo agora, passado dias do término da leitura, ainda me emociono demais ao falar do livro. Dá uma dorzinha no peito! "
    Me resumiu perfeitamente, melhor livro que já li na minha vida ♥

    ResponderExcluir
  42. Eu li esse livro esse ano e me acabei de chorar, fiquei mal pelo resto da semana. Convenci minha irmã de ler, e ela se acabou de chorar... A resenha está ótima! Parabéns!
    http://melindaalves.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  43. Não houve ainda uma obra literaria que tenha me tocado tão profundamente

    ResponderExcluir
  44. Amei o livro! No final eu já estava tao envolvida que senti como se estivesse em Paris com Louisa lendo aquela carta de Will!! Fascinante!

    ResponderExcluir
  45. Esse é o sentimento.. Chorei como se eu estivesse perdendo alguém amado.

    ResponderExcluir
  46. Esse é sem sombra de dúvidas o melhor livro q eu já li em toda minha vida! ♥

    ResponderExcluir
  47. Livy, parabéns pela sua resenha!!! Já li esse livro e concordo com você ele é lindíssimo. Bjs

    https://www.facebook.com/dolorosamentelindo

    ResponderExcluir
  48. O livro é maravilhoso, emocionante!!!

    ResponderExcluir
  49. Livy, parabéns pela sua resenha. Vc descreveu tudo que senti ao ler este livro. Me emocionei demais!!!

    ResponderExcluir
  50. Me apaixonei por este livro, me emocionou de uma forma que não esperava. Chorei e só em escrever este comentário veio aquele nó na garganta e lágrimas. Linda demais e triste demais!!!

    ResponderExcluir
  51. Acabei de ler o livro, e talvez eu seja tenha tanta empatia como você mas eu realmente me apegue a essa historia como se estive dentro dela. Estou desolada, não consegui parar de chorar um minuto. Entendendo ambos os lados da questão com uma clareza absurda. Com certeza esta entre meus preferidos pra sempre enquanto me faz ficar sussurrando o tempo todo. "Não se acomode". Simplesmente marcante!

    ResponderExcluir
  52. Perfeito! Amei demais e chorei horrores, mexeu muito comigo, entrei em depressão pós livro, me apaixonei por Lou e Will, fiquei triste e fico cada vez que lembro da história, muito emocionante, muito real me fez refletir bastante, com certeza meu livro preferido desse ano.

    ResponderExcluir
  53. Amei a resenha, está de parabéns! Só fiquei com mais vontade ainda de ler. <3

    ResponderExcluir
  54. Ameiii a resenha
    Acabei de ler o livro, chorei demaiiis e ate agora ainda estou sensibilizada pela história 😢 Queria um final diferente (sempre,ne)
    Mas super indico e aconselho separa os lenços!!!!

    ResponderExcluir
  55. Ameeiii a resenha.
    Acabei de ler o livro e choreiii demais mesmo e ate agora estou sensibilizada pela história com um gostinho de queror mais 😢
    Super indico o livro (apesar de querer um final diferente, sempre neh!?) mais prepara os lenços. Bjuxxx

    ResponderExcluir
  56. Tô sem chão. Terminei de ler o livro hoje e cara, não sei o que fazer. Chorei horrores sozinha em casa. Senti a dor da perda da Lou como se fosse minha. Quis gritar e gritei contra o travesseiro. Fiquei com raiva do Will. Muita. Mas com tanta saudade. Saudade de algo que eles podiam ter vivido. Embora eu entenda o lado dele, imagine o que ele passa, não consigo aceitar. Não sei se vou me recompor. Tenho vontade de chorar todo minuto. Parece que falta algo dentro de mim.

    ResponderExcluir
  57. Esse foi um dos melhores livros que li, nunca me emocionei tanto lendo um livro, é como se eu sentisse a dor de Lou, !! Super recomendo o livro!

    ResponderExcluir
  58. Resenha maravilhosa. Impossível não querer ler o livro depois dessa tocante resenha. Obrigado por despertar meu interesse. Em breve lerei essa linda história.

    ResponderExcluir
  59. Realmente este Livro é emocionante.. Mensagem forte e realista... Lindo Livro... Mesmo depois que terminei de ler o livro ainda fiquei com um nó na garganta e uma dor no coração... E se gostam de livros lindos como eu, eu recomendo os Livros do Nicholas Sparks.. Bjinhos

    ResponderExcluir
  60. Nossa.. Você conseguiu expressar tudo o que eu também senti com esse livro. Nunca em toda a minha vida eu fiquei tão emocionada quanto eu fiquei com essa história. Eu também fiquei dias para me recuperar.
    Que história maravilhosa! Com certeza irei ler de novo e de novo.. <3

    ResponderExcluir
  61. Eu terminei o livro hoje,na maioria dos livros com histórias que tem o final triste,e que ja me deram spoiler ,eu não me emociono,fico triste,mas só,mas ''Como eu era antes de você'' foi totalmente diferente,eu sabia o que ia acontecer,porque minha amiga,que me indicou ele ,fez o belo favor de me contar ,eu comecei ler ,esperando aquele habitual desinteresse no inicio da leitura,mas não foi o que aconteceu,eu rapidamente me interessei ,e não consegui parar de ler,virava madrugadas com ele no colo,e a medida que ele ia chegando ao fim , me senti cada vez mais angustiada,chorei até mesmo antes do seu fim,acho que queria acreditar que não era verdade,mas quando vi a confirmação no livro desmoronei,nunca havia chorado tanto por um livro,foi como se tivessem arrancado um pedacinho de mim.Eu simplesmente me apaixonei por essa leitura,pelo jeito ríspido e ao meso tempo bem humorado de Will ,pelo jeito como Lou cuidava dele , o admirava,e como se apaixonou por ele sem se importar com suas limitações,e pela forma como Jojo Moyes conseguiu contar uma história de amor ,sem de fato criar um relacionamento amoroso,mostrando a forma mais pura de Amor,posso dizer que fiquei devastada com seu fim,tanto pelo desfecho ,quanto por saber que não tem mais nada deste mesmo livro pra ler,queria que tivesse mais ,me conectei intensamente com os personagens e vou sentir saudades.Mas enfim ,a vida é assim ,''este livro,está marcado no meu coração'',e me ensinou muito,amei lê-lo do inicio ao fim!

    ResponderExcluir
  62. Eu terminei o livro hoje,na maioria dos livros com histórias que tem o final triste,e que ja me deram spoiler ,eu não me emociono,fico triste,mas só,mas ''Como eu era antes de você'' foi totalmente diferente,eu sabia o que ia acontecer,porque minha amiga,que me indicou ele ,fez o belo favor de me contar ,eu comecei ler ,esperando aquele habitual desinteresse no inicio da leitura,mas não foi o que aconteceu,eu rapidamente me interessei ,e não consegui parar de ler,virava madrugadas com ele no colo,e a medida que ele ia chegando ao fim , me senti cada vez mais angustiada,chorei até mesmo antes do seu fim,acho que queria acreditar que não era verdade,mas quando vi a confirmação no livro desmoronei,nunca havia chorado tanto por um livro,foi como se tivessem arrancado um pedacinho de mim.Eu simplesmente me apaixonei por essa leitura,pelo jeito ríspido e ao meso tempo bem humorado de Will ,pelo jeito como Lou cuidava dele , o admirava,e como se apaixonou por ele sem se importar com suas limitações,e pela forma como Jojo Moyes conseguiu contar uma história de amor ,sem de fato criar um relacionamento amoroso,mostrando a forma mais pura de Amor,posso dizer que fiquei devastada com seu fim,tanto pelo desfecho ,quanto por saber que não tem mais nada deste mesmo livro pra ler,queria que tivesse mais ,me conectei intensamente com os personagens e vou sentir saudades.Mas enfim ,a vida é assim ,''este livro,está marcado no meu coração'',e me ensinou muito,amei lê-lo do inicio ao fim!
    -Isa Neves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem o 2. Será lançado no Brasil no ano que vem.

      Excluir
    2. Tem o 2. Será lançado no Brasil no ano que vem.

      Excluir
    3. É eu sei ,que esse ano irão lançar a continuação ''depois de você'',o que é otimo para os corações dos leitores ,mas mesmo assim não vai trazer will de volta

      Excluir
  63. Terminei há dois dias e me sinto péssima. Não consigo dormir nem comer nada. Eu sei que é ficção, mas esse livro me destruiu.

    ResponderExcluir
  64. Amei o livro. Chorei muito, mas achei que choraria mais rs. Esperei mais intensidade no amor deles. Quando ia chegando ao fim do livro, fiquei com medo de acabar e n acontecer nada entre eles. Will n disse "te amo" sequer uma vez para Lou. Quando ela se declarou e ele não retribuiu à altura, fiquei com pena dela como se fosse eu mesma que tivesse me declarando pra alguém daquela forma ... chorei de dor por ela achar que ele ia mudar de ideia e n conseguiu. Enfim, livro ótimo.

    ResponderExcluir
  65. Morri com esse livro e nasci de novo!! 💕 Ótima resenha, como sempre!!

    ResponderExcluir
  66. Simplesmente sensacional.
    Ansioso agora para com o filme que esta para lançar.

    ResponderExcluir
  67. Me sinto devastada e com o coração doendo absurdamente

    ResponderExcluir
  68. Acabei de ler e estou destruída :'(
    Amei o livro! Mas me deixou de coração partido... Já quero ler o "Depois De Você" <3

    ResponderExcluir
  69. Como Eu Era Antes de Você, foi o livro que me apresentou a JoJo Moyes e desde então virei sua fã de carteirinha. Eu comecei a leitura sem esperar muito, afinal a capa- em primeira impressão- não me apresentou algo em que eu voltasse e passasse uma segunda olhada. Me surpreendi então. O livro é tão envolvente, a trama, os dramas na medida certa, o modo como a autora soube envolver temas condizente com a história, que eu digo com sinceridade: este é o meu livro predileto. Amei como Will foi determinado até o último capítulo e adorei ver também o amadurecimento de Lou. O livro é um romance, é claro, mas o primeiro pensamento que se passou na minha cabeça quando bati a capa fechada foi: liberdade. Liberdade para Will e Lou, de certo modo. Para mim a história dos dois terminam ali, por isso e não qualquer outra razão, eu decidi não ler "Depois de Você". Adorei sua resenha e me identifiquei completamente com cada um sentimento que você descreveu, pois me senti da mesma maneira.

    ResponderExcluir
  70. Li uma parte da sua resenha anteontem, comprei o livro e terminei hoje. Não tenho palavras pra ele. Nota 10/10, com certeza. Foi o livro que mais chorei na minha vida, tô meio abalada até agora hahaha. Enfim, muito bom o seu trabalho com o blog! Vou pegar mais indicações, Hebe :) bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quer mais indicação leia a continuação (Depois de você) e depois leia (A garota que você deixou para trás) é ótimo.

      Excluir
  71. Gostei do conteúdo mas não do final, a continuação perdeu o foco da história

    ResponderExcluir
  72. O livro é muito bom e a continuação também,mas experimentem ler também dela (A garota que você deixou para trás ).

    ResponderExcluir
  73. Gostei muito e da continuação também tudo muito bom mesmo,mas pra quem gostou de quem eu era antes de você eu desafio a ler (A garota que você deixou para trás).

    ResponderExcluir
  74. Achei o final muito deprimente e sem lógica( por conta da declaração do Will no final para Lou)." melhores 6 meses da minha vida"

    ResponderExcluir
  75. Achei o final muito ruim, deprimente, e sem lógica, pq Will diz " foram os mehores meses da minh vida" mas vou prosseguir com meu plano.

    ResponderExcluir
  76. Eu estou louco para ler este livro antes de poder assistir ao filme. Gostaria de assistir ainda enquanto estiver no cinema, mas acho que não conseguirei porque ainda estou lendo outro e não quero parar na metade de um para começar outro. Adorei o seu blog e a resenha. Já adicionei em meus favoritos.

    Meu blog: www.umcontainer.com

    ResponderExcluir
  77. Livro emocionante, mas na minha opinião ele foi egoista,o livro dois nao me emocionou muito.

    ResponderExcluir
  78. Adorei suas palavras, eu vi o filme e fiquei decepcionada com o final, a minha amiga falou que teria o livro e que também ele teria uma continuaçâo, daí, gostaria de saber se tem mesmo e que se à uma esperança dele na ter morrido na verdade?

    ResponderExcluir

Veja os antigos!

Banner Publicidada – rodapé

Todos os textos, fotos e resenhas publicados são produzidos por e de uso exclusivo de No Mundo dos Livros. Exceto quando alguma matéria se baseia/inspira em alguma fonte, a mesma será sempre citada. Por isso, por favor, não copie nenhuma postagem sem a devida autorização.

Desenvolvimento com por