O que achei do filme "Em Chamas"

25 novembro 2013
Postado por Livy


Ah, eu não poderia deixar de compartilhar minha experiência com vocês. Creio que Em Chamas foi um dos filmes mais aguardados do ano, não só por mim, mas por milhares de pessoas no mundo todo. E não é para menos, não é mesmo!? A série Jogos Vorazes tem conquistado espaço tanto entre os leitores quanto os amantes de cinema, e vem ganhando cada vez mais fãs. 

Em uma história distópica voltada para o público jovem, Suzanne Collins criou uma saga que chegou para ficar e marcar território. Os livros lançados pela Editora Rocco fizeram sucesso estrondoso, e a cada ano que passa ganha mais e mais admiradores. Agora é a vez do cinema! Os filmes adaptados da série estão sendo comparados ao sucesso cinematográfico de Harry Potter, como o novo sucessor em sucesso.

E não é para menos, afinal a história de Collins é excelente! Li o livro Em Chamas recentemente (em breve tem resenha) e não pude deixar de ficar muito empolgada. Amei a trama, o modo como as história se desenrola e o poder da revolução ganhando força e ficando delineada. Com o filme não foi diferente. Não tem como não sair do cinema com uma imensa sensação de satisfação. Valeu cada centavo e cada minuto! 

Não só pela fantástica distopia mas pela qualidade do filme. Vê-se nitidamente que o investimento nesta sequência da saga foi bem maior, assim como percebe-se um crescimento da qualidade cinematográfica e das atuações.

Jennifer Lawrence (Katniss) é a garota de ouro do filme! Ela arrasa! Sem dúvida sua atuação foi fantástica, emocionando nos momentos certos, e acendendo uma faísca em todos os cinéfilos de plantão. De verdade, ela me fez crer em sua dor, em sua angústia e em sua luta. Nota 10 para sua performance neste filme. 

E os outros atores não ficam para trás não! Josh Hutcherson (Peeta), Liam Hemsworth (Gale), Elizabeth Banks (Effie), Sam Claffin (Finnick), Jena Malone (Johana), Woody Harrelson (Haymitch) e Donald Sutherland (Presidente Snow) estavam brilhantes. Destaque para Jena que arrasou na sua personagem um tanto rebelde e atrevida! Adorei! E claro, meu personagem favorito (vocês vão até achar estranho) Haymitch sem dúvida alguma ganhou muito mais destaque, o que me agradou muito!

No filme foram cortadas algumas cenas do livro (claro, e que não fizeram muita falta), modificaram algumas outras e acrescentaram alguns detalhes à trama, o que em minha opinião só enriqueceu ainda mais a história. O que percebe-se é que o Presidente Snow está claramente perdendo o controle da Capital e até mesmo de sua própria família. Vemos isso através dos personagens Effie e Cinna, que mostram com sentimentos e atitudes o quanto são contra os acontecimentos e o quanto simpatizam com Katniss. Também pode-se perceber isso através da neta de Snow (creio que seja sua neta rs) e em muitos momentos em que vemos os próprios integrantes da Capital sendo contrários aos jogos. 

Enfim as faíscas viram chamas e a rebelião tem início. Katniss é o tordo, o símbolo da causa. Durante a turnê da vitória de Katniss e Peeta podemos perceber como o povo nos distritos estão se levantando contra o sistema que os oprime, e estas cenas são emocionantes. Não pude deixar de me emocionar na cena em que Katniss e Peeta estão no Distrito 11, da pequena Rue. E isso é apenas uma pequena fração do quanto o filme é impactante e excelente! Senti como se tivesse vendo algo realmente grandioso, e como se fizesse parte de todo o movimento, a rebelião e a dor do povo dos distritos. Acendeu uma chama em mim! 

Com certeza, se você já leu os livros, vai gostar bastante de Em Chamas, pois o filme está muito bem adaptado, sendo muito fiel ao livro. Arrisco a dizer que é uma das melhores adaptações de livros dos últimos anos (ficando atrás apenas de alguns já consagrados como Harry Potter e O Senhor dos Anéis, por exemplo). E daí a gente chega a pensar que realmente é possível se adaptar um livro sem perder a qualidade do mesmo, mantendo personagens e elementos. Outro fator que podemos pensar é que também é possível criar em cima da história já existente, colocando e modificando cenas, e até diálogos sem perder o sentido e sem modificar a trama. Isso é muito bom! Eu amei o filme!

Esta é uma história forte, com grandes cenas de aventura e ação, e muito drama. E é uma história para se pensar, para se sentir, para se guardar na memória. Um filme épico! Assim como seus livros! Vale a pena conferir!

Comentários via Facebook

7 Comentários:

  1. NÃO VOU LER NÃO VOU LER NÃO VOU LER
    droga, eu li ;~~
    estou doida para ver este!
    não li o livro, porque quando lançou o primeiro filme eu ainda não tinha lido o primeiro livro. acabei optando pelos filmes e deixei os livros para traz...
    o primeiro filme foi ótimo, e todos os comentários dizem que este é melhor que o primeiro... o que me deixa mais ansiosa ainda *-*
    irei ver esta semana, se tudo der certo!!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha...preciso muito desse livro logo.
    Bjs, parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  3. eu AMEI o filme, e inclusive fiz uma review quilométrica sobre ele no meu blog haha. Surtei completamente enquanto assistia, porque ele é realmente um filme incrível, tão bem adaptado que é como se estivéssemos assistindo nossa imaginação rolar na tela! Agora preciso assistir de novo, pra tentar chorar menos e ver mais haha

    Beijinhos
    http://nossosromancesadolescentes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do seu blog. Vou passas e visita assídua.

    http://www.acontarvindodoceu.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  5. Este filme realmente foi muito bom. Mas, já tô esperando o lançamento do DVD que de acordo com alguns vai ter 1 hora a mais. Talvez seja por isso que eu tive a impressão do filme está indo rápido demais, isso apesar de ter quase 2:30 hrs.

    ResponderExcluir
  6. Estou pronta para embarcar nesta aventura. Adorei o primeiro filme, pelo visto vou conhecer todos os filmes antes de ler os livros, rsrsrsrs
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  7. Ainda não assisti, vou assistir quando sair na locadora. Amei o outro e sei que esse não será tempo perdido.

    ResponderExcluir

Veja os antigos!

Banner Publicidada – rodapé

Todos os textos, fotos e resenhas publicados são produzidos por e de uso exclusivo de No Mundo dos Livros. Exceto quando alguma matéria se baseia/inspira em alguma fonte, a mesma será sempre citada. Por isso, por favor, não copie nenhuma postagem sem a devida autorização.

Desenvolvimento com por