[Resenha] Metamorfose?, de Gail Carriger

18 dezembro 2013
Postado por Livy


Metamorfose?
Gail Carriger
ISBN: 9788565859165
Tradutor: Flávia Carneiro Anderson
Ano: 2013
Páginas: 320
Editora: Valentina
Pontuação:  ♥ ♥ ♥   
Nesta deliciosa e maldita sequência da série iniciada com ALMA?, Alexia Tarabotti se encontra envolvida, só pra variar, em um mistério sobrenatural. Alexia Maccon, a esposa do Conde de Woolsey, é arrancada do sono cedo demais, no meio da tarde, porque o marido, que deveria estar dormindo como qualquer lobisomem normal, está aos berros. Dali a pouco, ele desaperece – deixando a cargo dela um regimento de soldados sobrenaturais acampados no jardim, vários fantasmas exorcizados e uma Rainha Vitória indignada. Mas Lady Maccon conta com sua fiel sombrinha, seus artigos da última moda e seu arsenal de respostas mordazes. Mesmo quando suas investigações a levam à Escócia, o cafundó do Judas onde abundam abomináveis coletes, ela está preparada e acaba provocando uma verdadeira reviravolta na dinâmica da alcateia, como só uma preternatural é capaz de fazer. Talvez até encontre tempo para procurar seu imprevisível marido. Mas apenas se... lhe der vontade. A série de STEAMPUNK mais cultuada do mundo!

Metamorfose? é o segundo volume da série O Protetorado da Sombrinha, e continuação do livro Alma?, de Gail Carriger. Antes de mais nada, dê uma olhadinha na resenha do primeiro volume da série, clicando aqui, e entenda o motivo de eu ter gostado tanto.

Agora a srta. Tarabotti se tornou Lady Maccon, mas não está menos encrencada. Isto porque a preternatural parece ter o dom natural de se envolver em grandes problemas. Desta vez algum tipo de "doença" está afetando Londres, fazendo com os os seres sobrenaturais percam seus poderes e se tornem humanos novamente. Ou seja, um tipo de humanização involuntária está afligindo a classe sobrenatural. Mas não para por aí, é claro! Seu marido (lindo lobisomem temperamental) Lorde Connal Maccon tem que viajar para a Escócia para resolver assuntos pendentes com sua antiga alcateia. Claro que Alexia Maccon não ia se dar por satisfeita e iria atrás do marido. Mas mal sabe ela que sua aventura está apenas começando!

Entre tentativas envenenamento e assassinato, embarcar em um dirigível, ter que descobrir o que está causando a humanização nos sobrenaturais, e ainda por cima se deparar com muitos mistérios que envolvem até mesmo seu marido, Alexia vai começar a perceber que as coisas estão fugindo do controle e são maiores do que parecem. Há claramente uma engrenagem funcionando silenciosamente entre os grupos de seres sobrenaturais, que trazem conflitos e conspirações ainda obscuras.

A narrativa de Carriger continua impecável, irreverente e diferente. Gosto do modo como ela constrói sua trama e desenvolve seus personagens. Além de que seu modo de contar a história é bem peculiar, usando de termos e elementos que nos transportam realmente para a época em questão, e também, para dentro da trama. Não tem como não se envolver com a aventura steampunk da autora. Também este lado steampunk da história tem mais destaque neste livro, o que me agradou muito.

Em Metamorfose? alguns personagens do livro anterior ganharam maior destaque, assim como novas figuras de peso entram em cena. Entre os personagens que ganharam mais espaço estão Ivy (amiga de Alexia) e Tunstell (criado pessoal de Lorde Maccon), que têm seu romance em evidência. Lorde Akeldama (sem dúvida, depois de Alexia, meu personagem favorito) brilha novamente com sua personalidade excêntrica e inusitada (adoro ele). Também os personagens  que já amo estão em ótima forma, como Lorde Maccon que mostra outras facetas de sua personalidade e de sua história pessoal (e que me fez sentir muito ódio, infelizmente, em determinado momento da trama). Uma personagem nova que me intrigou e agradou bastante é a Madame Lefoux, uma moça que se veste com roupas masculinas e tem uma chapelaria. Mas claro, não passando de fachada para sua real paixão: inventar coisas. Adorei a personagem, pois ela é firme, decidida e muito misteriosa.

Mas de todos, o destaque fica para Alexia, é claro! Simplesmente o livro não seria a mesma coisa sem sua personalidade. Ela continua me surpreendendo com sua inteligência, esperteza e presença de espírito. Com um humor único, por muitas vezes sagaz e irônico, Lady Maccon é divertidíssima e traz todo um charme para esta série. Simplesmente adoro.

Em termos de trama, achei que a autora desenvolveu muito bem os pormenores que serão importantes para as sequências da história. Deixando pontas soltas, alguns mistérios mal resolvidos, e claro, um final de arrebentar corações. Muito triste o modo como algumas coisas se desenrolam e têm seu desfecho de forma um tanto trágico, digamos. O final é de cortar o coração, e não é propriamente um final. Me deixou querendo matar alguém, provavelmente a própria autora (risos). Estou muito ansiosa para conferir o que acontecerá, ainda mais depois de ter meu coraçãozinho pisado.

Claro, Metamorfose? é um excelente livro, e a série O Protetorado da Sombrinha é uma ótima pedida para os fãs do gênero steampunk, ou simplesmente para quem ama uma boa aventura (inteligente), com ótimas pitadas de humor ácido e sagaz. Há, e claro, para quem adoro livros de época. Um prato cheio para a diversão! Eu me diverti muito! Recomendado!

Comentários via Facebook

6 Comentários:

  1. Oi Livy. Estou muito ansiosa por steampunk ultimamente. Adquiri o amado A Corte do Ar e não vejo a hora de lê-lo.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. não é muito o meu estilo de leitura preferido... mas estou curiosa para ler só pelo fato de ser um steampunk! :P
    só vi resenhas positivas de ambos os livros, e isso também aumenta a minha vontade em ler :D
    estou bem curiosa por este livro. deu para perceber que você gosta bastante da história eim! hahahaha
    preciso comprar os 2 hahaha
    quando será que lança o terceiro??

    ResponderExcluir
  3. Não sei, mas mesmo tendo lido tantas resenhas positivas deste livro, eu ainda não me empolguei com a série.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  4. Oi Livy, sabe que eu mesmo tendo lido tantas resenhas positivas em relação a esta série, mas confesso que ainda não me empolguei tanto para ler.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  5. Esta série parece ser bastante divertida e original, aliás, não é todo dia que a gente vê seres sobrenaturais voltando a ser meros humanos!

    ResponderExcluir
  6. Seus sentimentos para com o final do livro sao iguais aos meus,estou quase morrendo para ler o 3 alguem por favor tem ideia de quando será lança no brasil...;)

    ResponderExcluir

Veja os antigos!

Banner Publicidada – rodapé

Todos os textos, fotos e resenhas publicados são produzidos por e de uso exclusivo de No Mundo dos Livros. Exceto quando alguma matéria se baseia/inspira em alguma fonte, a mesma será sempre citada. Por isso, por favor, não copie nenhuma postagem sem a devida autorização.

Desenvolvimento com por