[Resenha] Halo: Silentium, de Greg Bear

20 janeiro 2014
Postado por Livy


Halo: Silentium
Grag Bear
ISBN: 9788542201734
Tradutor: Júlio de Andrade Filho
Ano: 2013
Páginas: 320
Editora: Planeta
Pontuação: ♥ ♥ ♥   
A envolvente saga do império Forerunner chega ao fim. Em Halo©: Silentium, último livro da trilogia que traz para a literatura as complexas histórias dos games, o leitor volta a imergir num aterrorizante mundo fantástico-científico que atrai milhares de fãs em todo o mundo. Na busca pelas origens do Flood – um parasita que se instala em diferentes tipos de seres, assimilando suas características até se tornar um poderoso Gravemind – e de uma solução para esse terrível mal, o Didata e a Bibliotecária acabam descobrindo antigos segredos sobre a história dos Forerunners e dos Precursores. E essas novas informações influenciarão o destino de todo o Universo. Mergulhe nesta narrativa de tirar o fôlego, que abarca milhares de anos da história do universo de Halo© e apresenta personagens em situações ainda mais aterradoras que a dos jogos. Você viverá ao lado deles uma aventura espetacular. 

Fantástico! Greg Bear me surpreendeu novamente! Esse terceiro e último livro da saga ficou ótimo. Superou as minhas expectativas. Silentium, fecha a trilogia de forma apaixonante e excepcional.

Adorei. Amei a capa (aliás, todas as capas da série), a diagramação,  a qualidade gráfica e o layout em geral. A Editora Planeta manteve o layout e a qualidade nos três livros, facilitando a vida dos colecionadores. Perfeito.

Em Silentium vamos encontrar todos os personagens do primeiro livro, praticamente, e alguns outros, porém nem todos do segundo. Conheceremos um pouco mais sobre as origens dos Forerunners, dos Precursores, do Flood e dos Humanos (aqueles que foram quase extintos pelos Forerunners) e, também vamos descobrir como a nossa humanidade (a qual pertencemos) surgiu, e por quê.

Vamos ter uma participação mais efetiva da Bibliotecária, a Modeladora de Vida, e finalmente teremos a oportunidade de conhecê-la. Achei que ela foi uma personagem fascinante. A forma como ela lida com as questões de ética e moral, ciência e religião Forerunner é muito legal. Pode-se dizer que ela merece o título de Grande Mãe, sem dúvida alguma. E não é pra menos. Os Forerunners são praticamente eternos. Ela mesma, a Modeladora de Vida, tem mais de 10 mil anos. E não ficamos nada impressionados quando os Forerunners mencionam milhões de anos na passagem de fatos históricos.

Outra coisa que me fez simpatizar com a Bibliotecária foi o apego que ela tem pelos seres humanos. O carinho com que ela trata essa espécie pode ser o seu ponto forte e fraco, ao mesmo tempo. A Bibliotecária é muito respeitada pelos demais Forerunners, pela sua inteligência e sabedoria, além do amplo conhecimento em biologia e genética. Sem ela, sem a sua intervenção, nossa espécie estaria fadada à extinção. E no decorrer de Silentium, saberemos os motivos que a levaram a tomar o partido dos seres humanos.

O Flood é uma praga terrível e implacável. Nunca vi nada semelhante em uma obra do gênero. Comparado a isso, somente uma epidemia de zumbis, eu acho. Os parasitas se alastram pela galáxia e consomem toda a vida inteligente, transformando-os em monstros e escravos de uma mente perversa chamada Gravemind. Mas o mais interessante é que o Flood não infecta apenas os orgânicos. Medicant Bias, uma IA, também foi uma de suas vítimas. O que prova o poder devastador dessa espécie. Para terem uma ideia do que é o Flood e de seu poder destrutivo, deem uma olhada nesse vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=or6YGHIsORg 

O Didata também está de volta e, ao contrário do que ocorre em Cryptum, eu o odiei. Bem ao contrário do seu clone, Bornstellar. Também teremos a volta do Construtor Faber e das suas tramoias.

A narrativa de Greg Bear segue o mesmo padrão dos dois livros anteriores, intercalando as narrativas sempre em primeira pessoa, ora na ótica do Iso Didata Bornstellar, ora na visão da Bibliotecária, ora na dos demais personagens, inclusive o Ur Didata (o didata original), o Catálogo e Chakas.   Assim, Greg consegue cobrir todos os acontecimentos da saga, abrangendo vários séculos e milênios entre um ponto de vista e outro.

Para os que não estão familiarizados com o universo de Halo, a Saga dos Forerunners ocorre antes do surgimento da nossa humanidade. Na realidade, é a história da extinção de uma espécie, os Forerunners, e o surgimento de uma outra, a nossa. Como diz a Bibliotecária: talvez a única espécie que merece herdar o Manto. Nomes e acontecimentos podem parecer confusos se você estiver lendo os livros muito espaçados um do outro. Aconselho-o a ler a trilogia de um só fôlego, pois muitos elementos e acontecimentos da história nos livros anteriores têm repercussão e desfecho final nesse último. Portanto, é fundamental a leitura dos precedentes.

O final de Silentium é dramático e triste. Muito, por sinal. Lamentei, inclusive, o fim da saga. Senti um imenso vazio, uma necessidade de mais que, espero sinceramente, aconteça logo com outras edições literárias da série Halo.

Silentium é uma obra indispensável aos fãs do game e aos ficionados por Sci-Fi. Aos que não estão tão familiarizados e que querem conhecer esse universo apaixonante, recomendo fortemente que visitem os links que listei abaixo. E se possível, joguem o game e leiam essa maravilhosa trilogia de Greg Bear.

Penso que a saga Halo só é comparável, em termos de complexidade, beleza e imersividade, com riqueza de tantos personagens apaixonantes, com outras duas sagas de ficção que considero as melhores que já tive a oportunidade de conhecer: Star Wars (de George Lucas) e Mass Effect (videogame da Bioware).

Halo Silentium, o terceiro livro da Saga dos Forerunners, já está entre as melhores leituras do ano. Vale a pena conferir! Boa leitura!

Para saber mais sobre o universo de Halo

Assista esse video no Youtube, que mostra alguns dos personagens do livro, inclusive o Didata e a Bibliotecária. Apesar do filme estar em inglês, sem legenda, dá para entender praticamente tudo (se você já leu ou está lendo os livros). Confira, vale a pena:

http://www.youtube.com/watch?v=bznq4Zr2gTw

Também consulte esses sites (fundamentais para os que estão começando agora). A maioria está em inglês, mas é só jogar no Google e abrir o site como “traduzir essa página”:

http://www.halopedia.org/Halo:_Silentium
http://www.halopedia.org/Main_Page  
http://halo.wikia.com/wiki/Halo:_Silentium
http://halo.wikia.com/wiki/Main_Page
https://www.halowaypoint.com/pt-br
http://halo.bungie.net/projects/Halo/default.aspx
http://en.wikipedia.org/wiki/Halo_(series)


Comentários via Facebook

2 Comentários:

  1. Excelente resenha. Para quem, como eu, gosta dos games; os livros são uma ótima pedida.
    Parabéns.

    http://luizcezarescritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Livy, não me interessei muito por esta série.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir

Veja os antigos!

Banner Publicidada – rodapé

Todos os textos, fotos e resenhas publicados são produzidos por e de uso exclusivo de No Mundo dos Livros. Exceto quando alguma matéria se baseia/inspira em alguma fonte, a mesma será sempre citada. Por isso, por favor, não copie nenhuma postagem sem a devida autorização.

Desenvolvimento com por