[Resenha] Enfeitiçadas, de Jessica Spotswood

25 fevereiro 2014
Postado por Livy

Livro cedido pela editora
ISBN: 9788580412307
Tradução: Ana Ban
Ano: 2014
Páginas: 272
Editora: Arqueiro
Classificação: ♥♥♥♥
() Favoritado!
Antes do alvorecer do século XX, um trio de irmãs chegará a idade adulta, todas bruxas. Uma delas terá o dom da magia mental e será a bruxa mais poderosa a nascer em muitos séculos: ela terá poder suficiente para mudar o rumo da história, para suscitar o ressurgimento do poder das bruxas ou um segundo Terror. Quando Cate descobre esta profecia no diário de sua mãe, morta há poucos anos, entende que precisa repensar seus planos. Qual será a melhor opção: servir a Irmandade, longe dos olhos vigilantes dos Irmãos Caçadores de Bruxas, aceitar uma proposta de casamento que lhe garanta proteção e segurança ou abandonar tudo e viver um grande amor proibido? Prepare-se para se encantar com os jovens pretendentes de Cate, abominar o ódio e a repulsa que os Irmãos dedicam a meninas e mulheres, e aguardar ansiosamente pela sequência de As Crônicas das Irmãs Bruxas.

Pense em um livro bom! Agora pense em um livro que você não consegue largar até que ele dê seu último suspiro! Pensou? Pois Enfeitiçadas foi para mim este livro. Não consegui largar até que o terminasse, e o devorei muito, mas muito rápido!

Já li muitos livros com o tema, cheios de magia e bruxaria, mas nenhum se comparou a este (corações e mais corações para ele!). Chego até a pensar que o livro está encantado! Será que Jessica Spotswood não é uma bruxa habilidosa com as palavras, ao ponte de colocar magia de verdade em sua história? Não sei não hein, só sei que me vi tão envolvida e encantada que nem levantar para comer eu levantei, até que lesse a última palavra! Bom, só por aí já dá pra ver o quanto a narrativa de Jessica é boa. Muito boa!

A história do livro é simples, confesso. Mas não tem como vê-la só pela sua simplicidade, mas sim, também, pelas suas nuances, seu carisma único, e seus dramas. Enfeitiçadas é um livro que fala de amor, lealdade, família e preconceito. Um livro que fala sobre a vida, sobre sonhos e sobre fatalidades. E você ai pensou que era só bruxaria o livro todo, não é? Pois não é! Eu lhe garanto!

O livro está recheado do que há do bom e do melhor, e eu simplesmente amei! Amei a narrativa, a ambientação, o drama e a trama, os personagens. Amei!

Mas sinto a magia em mim. Está ali, em cada respiração, em cada batimento cardíaco irritado, com seus fios diáfanos pulsando e apertando meu peito. Ela provoca, bajula, implora para se soltar. pág. 22

Como disse, apesar da história simples, Jessica não abre mão de bons elementos para cativar a atenção do leitor e prendê-lo em sua rede de intrigas, emoções e sensações. Cate me conquistou desde o início, e de verdade, a admiro pela força, determinação e lealdade. E me dá uma dor no coração em ver como seu destino toma caminhos dos quais ela não pode controlar. Seus sonhos, seus desejos... até mesmo o carinho das irmãs... tudo parece fugir por entre seus dedos. Depois da morte da Mãe, ela toma para si a responsabilidade de cuidar de Maura e Tess, e acaba sendo sobrecarregada de responsabilidades e decisões,  apenas com 16 anos. É triste o tanto de responsabilidade que recai sobre seus ombros. Ela faz de tudo para protegê-las e para esconder os poderes que estão cada vez mais fortes nelas. Em uma sociedade opressora, onde as mulheres não têm vez, muito menos as bruxas, Cate tem que lutar para manter a sanidade, o controle e a proteção daqueles que ama.

Esta sociedade dominada pela Fraternidade, onde bruxas são caçadas e presas pelos Irmãos, é tão terrível para uma mulher se viver, que nem é possível imaginar. São controladas em tudo que fazem, e qualquer sinal de algo estranho (até mesmo a busca por conhecimento) podem ser fatais para qualquer uma que insinue ser uma ameaça para a Fraternidade. É um cenário bem triste e revoltante. É terrível o destino das que são acusadas de bruxaria, e é terrível o vislumbre do futuro que se avulta sobre Cate e suas irmãs.

Como se não bastasse o terror em que vive diariamente, Cate descobre o diário de sua mãe e quando o lê seu mundo vira de cabeça para baixo. Segundo seus relatos, uma antiga profecia diz que ao alvorecer do século XX três irmãs chegariam a idade adulta, todas bruxas. E uma delas apresentaria um dom extraordinário da magia mental e seria a bruxa mais poderosa a nascer! Podendo ser causadora do ressurgimento do poder das bruxas ou de um segundo Terror. E o pior de tudo é que Cate tem a habilidade da magia mental. O que fazer?

E não para por aí não! Ela ainda tem que escolher entre um casamento seguro e sensato com seu antigo amigo de infância, Paul, e assim proteger ainda mais suas irmãs através das aparências; ou se entregar ao amor verdadeiro e poderoso de Finn (suspiros infinitos). Eu não teria dificuldade nenhuma em escolher (Fiiiiiinnnnn). O problema é que Cate não tem muito poder de escolha, já que Finn é apenas um simples livreiro, e já que sua livraria é constantemente vigiada pelos Irmãos.

E é revoltante o modo como as mulheres são tratadas, e o que é pior é saber que isso não está muito longe da realidade que vivíamos há um tempo atrás, onde as mulheres não eram nada (e que de algumas maneiras, infelizmente, ainda vivemos). Uma porta e uma mulher poderiam ser a mesma coisa! Revoltante!

Mas não gosto de ser forçada a fazer nada. Por mais segura e bonita que seja, uma jaula é sempre uma jaula. pág. 175

Também é triste ver como tantas mulheres inocentes são acusadas de bruxaria! Mas também o pior de tudo é ver que, o que tanto a Fraternidade teme, na verdade nada tem de ruim. Fica uma boa reflexão sobre o que é certo e errado, e o que é verdadeiramente o bem ou o mal. Muitas vezes as aparências, em vários níveis, enganam!

Há cenas de cortar o coração, e passagens de roer as unhas! Que livro! Não tem como não se condoer por Cate e seus dilemas e sofrimento, assim como seus sonhos e seus ideais. Não há como não se apaixonar por Finn e sua doçura, coragem e determinação.

E fica, por fim, um diálogo comigo mesma, de algo que gostaria muito de dizer para a autora: Jessica, como você pôde fazer isso comigo, hein? Como pôde!? Ah, você não podia ter terminado o livro desse jeito, isso não se faz! NÃO SE FAZ! AHHHH! (Livy arranca os cabelos!) Fiquei com o coração na mão (e os cabelos também)!

Brincadeiras a parte, estou muito mais que ansiosa para conferir a continuação, Amaldiçoadas, deste livro que já se tornou um de meus favoritos! Recomendo, recomendo, recomendo! (Leiam ou minha maldição será terrível! huahuahua) 

Comentários via Facebook

21 Comentários:

  1. Adoro qdo vc favorita um livro!! rsrs!
    Acabei de comprar na Amazon, e já vou começar a ler!!!

    ResponderExcluir
  2. Estou para ler esse livro, e minhas expectativas estão nas alturas com as resenhas que leio. Todas falam muito bem do livro!

    Beijos! || ape56.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Estou louca pra ler esse livro. Adorei a resenha
    Beijos
    www.estantedagabi.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Depois desta sua ameaça, com certeza vou ler, longe de mim uma maldição sua, kkkkk
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  5. Eu ja estava sentindo falta das resenhas da Livy... Mas ai ela nos premia com três livros diferentes e igualmente interessantes. Este em especial me chamou a atenção pois parece ser bem mais do que eu tinha imaginado. Curiosa! Também adoro quando você favorita os livros, Livy, porque nos transmite toda a sua empolgação despertando nossa vontade de lê-lo. Parabéns, "resenhando" cada vez melhor!

    ResponderExcluir
  6. Eu sou apaixonada por livros de magia e suspense, sobrenatural... Esse parece ser muito bem, pelo que li em sua resenha, Enfeitiçadas tem tudo o que um ótimo livro deve ter, personagens marcantes, muito romance, decisões difíceis a serem tomadas e uma mocinha com muita coragem e convicção... Estou curiosa para ler...

    ResponderExcluir
  7. Já estava doida pra ler este livro. E agora com sua resenha não posso deixar passar. Não depois dessas suas palavras de incentivo e Deus me livre perder essa chance. Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Já li algumas resenhas e comentários sobre esse livro e a cada vez que leio mais aumenta a minha curiosidade. e não poderia ser diferente agora. Adorei sua resenha e pretendo ler o livro.

    ResponderExcluir
  9. este livro parece ótimo, já estou participando da promoção!

    ResponderExcluir
  10. Sinceramente?Um dos melhores livros que já li! Um livro que nos faz pensar e nos emocionar junto com a personagem...Eu tive uma enorme ressaca literária após terminar de lê-lo, e acho que a resenha fez jus a história.

    ResponderExcluir
  11. Graça a sua resenha maravilhosa eu fui correndo até a livraria para comprar esse livro, que é simplesmente fascinante, foi uns dos melhores livros q já li, e concordo com vc o livro é tão bom q vc não consegue parar de lê e quando acabei quase me matei com o final fiz praticamente a mesma coisa q vc só não arranquei os cabelos kkk. Mais não vejo a hora de chegar o próximo livro que é o amaldiçoadas. Parabéns pela brilhante resenha, graças as suas resenhas já comprei vários livros q me fascinaram como esse que me marcou profundamente

    ResponderExcluir
  12. Me parece um livro incrível, estou super curiosa para começar a ler. Sua resenha atiçou ainda mais a minha vontade! Hahaha

    ResponderExcluir
  13. Olá, passei um tempão lendo suas resenhas e a lista só se alongava - adoreiiii! Parabéns pelo trabalho!
    Tomo a liberdade em sugerir que as classificações apareçam ao lado do nome do livro na lista por ordem alfabética. Assim quem confiar nas suas indicações iria direto aos "encantados". Um abraço
    Márcia Dias

    ResponderExcluir
  14. Amo livros de bruxos #_#, quero ler!!!
    A capa é maravilhosa!!!
    QUERO!!

    ResponderExcluir
  15. adorei ler a resenha desse livro,muito legal ,amo livros de #bruxos

    ResponderExcluir
  16. adorei a resenha deste livro,amo livros de bruxos muito legal!!!!

    ResponderExcluir
  17. adorei ler a resenha desse livro,muito legal ,amo livros de #bruxos

    ResponderExcluir
  18. Oi adorei sua resenha...mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura ou da saraiva..e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços.

    ResponderExcluir

Veja os antigos!

Banner Publicidada – rodapé

Todos os textos, fotos e resenhas publicados são produzidos por e de uso exclusivo de No Mundo dos Livros. Exceto quando alguma matéria se baseia/inspira em alguma fonte, a mesma será sempre citada. Por isso, por favor, não copie nenhuma postagem sem a devida autorização.

Desenvolvimento com por