[Resenha] Pela luz dos olhos seus, de Janine Boissard

25 fevereiro 2014
Postado por Livy

Pela luz dos olhos seus
Janine Boissard
ISBN: 9788580412109
Tradutor: André Telles
Ano: 2013
Páginas: 224
Editora: Arqueiro
Pontuação: ♥ ♥ ♥   
Laura Vincent cresceu entre o mar e as macieiras da Normandia. Passou a adolescência à sombra da irmã mais velha. Agathe – a bela – era admirada e disputada por todos os garotos da cidade; Laura – a pequena – passava as noites em casa, lendo romances. Mas o destino preparou uma surpresa para Laura. Trabalhando como assessora de imprensa de músicos, ela recebe, no dia seguinte ao seu aniversário de 26 anos, a visita do agente de um dos tenores mais famosos do mundo. Ela é requisitada para ser guia dele e seu chefe não deixa margem para discussão. Rico e bem-sucedido, Claudio Roman viaja pelo mundo emocionando plateias com sua voz. Fã de banquetes, bebedeiras e belas mulheres, ele parece ter tudo o que quer, porém seu comportamento esconde a amargura de nunca poder interpretar Alfredo, em La Traviata, por causa de um ataque criminoso que lhe custou a visão.
Laura está preparada para lidar com um homem difícil e arrogante, mas, assim que ouve Claudio cantar pela primeira vez, ele toca seu coração. Aos poucos, mais do que sua guia, ela se torna também a confidente das noites sombrias de angústia. Como ela nunca lhe pede nada em troca de seu apoio, Claudio promete lhe dar qualquer coisa. No momento certo, ela cobra a promessa: quer que o cantor se submeta a um transplante de córnea capaz de lhe restituir a visão de um dos olhos. Apaixonada e convencida de que Claudio não precisará mais dela quando voltar a enxergar, Laura vai embora sem se despedir e sem dar a ele a oportunidade de vê-la. Será que Claudio saberá lidar com essa decisão? Ou ele vai enfim perceber que sempre lhe faltou o alimento mais essencial à vida: o amor?

Eu adoro romances! Mas devo dizer que simplesmente amei este livro! A forma como ele foi escrito, a clareza das informações e sentimentos, é quase como uma poesia. Pude até sentí-lo como uma bela melodia, que tocou meu coração, que me fez apreciá-lo em sua beleza.

Eu o devorei, e não conseguia esperar para continuar a leitura mais tarde, pois não queria perder as emoções que estava me proporcionando. Eu simplesmente não consegui largá-lo até terminá-lo! O pior, é que no fim, me senti órfã! Me bateu uma angústia imensa por ter chegado ao fim.

Se o livro tem um defeito é este: não ser mais longo, é não ter mais páginas para durar um pouquinho mais, para que eu pudesse ficar um tanto mais neste universo no qual estava, e que me proporcionou horas deliciosas de leitura. O livro pode parecer piegas, mas não é! Tem muito de realidade! Pela luz dos olhos seus não é daqueles romances recheados de sexo (muitas vezes desnecessário), e ganha pontos extras por isso. O livro é romântico, sensível e tem uma pitada de sensualidade.

Apreciei muito conhecer Janine Boissard e sua narrativa, e espero ter a oportunidade de ler outros livros da autora. Muito bem escrito, Pela luz dos olhos seus é dividido em três partes (1ª Ela, 2ª Ele, e 3ª Eles). Na primeira parte, conhecemos melhor Laura, um pouco da sua infância, adolescência e a mulher que se torna pelas experiencias vividas nestas fases de sua vida. Então, entra na história, e em sua vida, Claudio, através do seu trabalho.
Ele cantou a serenidade.
Ele cantou a dor.
Enxerguei com clareza dentro de mim.
Essa brusca mudança em minha vida, essa impressão de me perder, essa vertigem...
E também, em seu quarto, aquela fraqueza, enquanto explorava meu rosto...
Sua voz, ora terna e ardente, ora dolorida e revoltada, me fez compreender tudo aquilo.
Eu ia amar aquele homem.
Já o amava.
Laura se vê às voltas com um mundo ao qual não está acostumada, com um homem maravilhoso tanto quanto difícil, mas com o qual aprende a lidar. Não apenas isso, mas também se torna amiga, confidente, alguém em quem ele confia. Claudio está rodeado por lindas e exuberantes mulheres. Enquanto Laura é vista como simples e invisível, apesar de ser alegre e otimista, uma pessoa com defeitos mas com muitas qualidades. Eu adorei a personagem!
Ele era o homem para mim, e eu estava ciente de que jamais seria a mulher para ele. E não me importava. 
Há também outros personagens interessantes. Alguns mais explorados, outros levemente pincelados na trama. Entre eles David, agente de Claudio;os familiares de LauraHelene, cantora e parceira de Claudio; Maria, a "babá" de Claudio; os pais dele; e os médicos responsáveis pela cirurgia de córnea.

A segunda parte do livro é Ele, que começa logo após a cirurgia de Claudio e é quando Laura some de vista voluntariamente. Conhecemos Claudio de forma mais íntima e profunda, e descobriremos seus sentimentos. Pois é, ele é um homem simplesmente lindo com um dom magnífico, cheio de defeitos e com muitas qualidades que nos são desvendadas aos poucos. Ele é um homem descobrindo outros lados da vida, e a importância real das coisas. Coisas que não dava valor algum.
Seus ombros se contraíram e ele chorou. Lágrimas de criança que não procurou esconder. Pesados soluços de homem que ele não conseguiu reprimir.
Ai chegamos ao grand finale. A terceira parte, Eles, onde a história chega ao seu ápice. Como terminará? Não vou dizer, não vou dizer! Somente posso garantir que o livro valeu a pena do começo ao fim. Que é um livro que recomendo, que daria de presente a qualquer coração romântico. Um livro que vou guardar no coração!

Comentários via Facebook

2 Comentários:

  1. ah ultimamente estou lendo muitos romances e este parece ser mesmo bom, adoro livros com uma escrita mais poética e o enredo é bem interessante, parece ser um livro cativante!
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Não pensei que você fosse tão cruel a ponto de não nos contar o final, kkkkk
    Este livro já está entre os meus desejados desde o seu lançamento.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir

Veja os antigos!

Banner Publicidada – rodapé

Todos os textos, fotos e resenhas publicados são produzidos por e de uso exclusivo de No Mundo dos Livros. Exceto quando alguma matéria se baseia/inspira em alguma fonte, a mesma será sempre citada. Por isso, por favor, não copie nenhuma postagem sem a devida autorização.

Desenvolvimento com por