[Resenha] A Escolha, de Kiera Cass

18 maio 2014
Postado por Livy


A Escolha
Kiera Cass
ISBN: 9788565765374
Série: A Seleção
Ano: 2014
Páginas: 352
Editora: Seguinte
Pontuação: ♥ ♥ ♥   
A Seleção mudou a vida de trinta e cinco meninas para sempre. E agora, chegou a hora de uma ser escolhida. America nunca sonhou que iria encontrar-se em qualquer lugar perto da coroa ou do coração do Príncipe Maxon. Mas à medida que a competição se aproxima de seu final e as ameaças de fora das paredes do palácio se tornam mais perigosas, América percebe o quanto ela tem a perder e quanto ela terá que lutar para o futuro que ela quer. Desde a primeira página da seleção, este best-seller #1 do New York Times capturou os corações dos leitores e os levou em uma viagem cativante ... Agora, em A Escolha, Kiera Cass oferece uma conclusão satisfatória e inesquecível, que vai manter os leitores suspirando sobre este eletrizante conto de fadas muito depois da última página é virada.

A espera finalmente terminou! Depois de muito tempo deixando todos os fãs roendo as unhas foi lançado o último livro da trilogia A Seleção, da autora Kiera Cass. Eu mesma confesso que estava muito ansiosa pelo desfecho desta história!

Bom, como sei que muitos de vocês ainda não leram este livro, ou até mesmo não começaram a ler a série, não vou soltar nenhum spoiler, podem ficar tranquilos. Mas vou expor aqui algumas das minhas impressões sobre o livro.

Em primeiro lugar tenho que dizer que fiquei bem satisfeita com o final da trilogia. De verdade, amei o livro como um todo. Ri, me diverti, me emocionei, e até mesmo chorei.  Mas ainda assim achei que muitas coisas foram forçadas demais, ou até mesmo jogadas de forma muito aleatória e abrupta na trama. Um exemplo disso foi a evolução de alguns personagens que ficou um pouco forçada e não foi muito convincente.

Também achei que muitos elementos ficaram muito vagos e superficiais. A distopia em si tem maior evidência neste livro, mas nem de longe tem o peso que achei que teria. Achei realmente que depois de toda a tensão criada nos livros anteriores, principalmente com o mistério dos rebeldes, toda a coisa seria mais grandiosa. Mas claro que, desde o inicio, ficou muito claro que o foco da autora para a trilogia era o romance e o drama das garotas, além do triângulo amoroso America-Aspen-Maxon. Mas acho que se a autora se dispôs a explorar alguns destes elementos em seu livro, poderia ter pelo menos ter dado um desfecho satisfatório para estas questões. Acho também que por este motivo ficou alguns furos na história.

Analisando de forma fria, o que me parece é que a autora estava ansiosa para dar um desfecho para a trilogia e para os fãs e acabou se perdendo em suas ideias. Talvez muitas das coisas das quais planejava para a história precisava de mais amadurecimento e um melhor desenvolvimento. Apesar de a história ter acabado aqui, espero realmente que talvez a Kiera tenha em mente mais contos (vai ter um chamado A Rainha) para finalizar melhor suas ideias. O que me parece é que ela quis e/ou precisou jogar todos os elementos em um livro só, o que em muitos momentos ficou muito corrido e abrupto.

Claro que nem sempre um livro vai nos contentar totalmente, mas veja, eu amei o livro. Apesar de todos os furos eu realmente gostei. Falando emocionalmente do livro, não tem como não amá-lo, justamente por ser imperfeito. Ele é triste, é belo, e é imperfeito. Assim como seus personagens e suas histórias pessoais.

Neste livro ficou claro também que a autora quis mostrar como os personagens principais evoluíram e amadureceram. America está mais sábia, mas madura, e mais forte. Ela realmente está determinada a conquistar seu destino e lutar por aquilo que acredita. Mas tem que lidar com uma série de problemas, afinal ela é geniosa e não se conforma com as leis e regras impostas pelo rei. Maxon também mostra que aprendeu muito durante A Seleção e com a convivência com as meninas, mas principalmente com sua vivência com a America. E Aspen... Bem, ele continua sendo o Aspen preocupado, determinado e teimoso. Mas se tem algo que devo afirmar que é a America que me conquistou nesta trilogia.

A narrativa da Kiera continua empolgante e maravilhosa, isto é inegável. Neste livro em particular ela conseguiu me fazer sentir tudo o que poderia sentir com um bom livro: pesar, raiva, amor, pena, angústia, etc. Ela conseguiu me prender e não consegui soltar o livro até terminá-lo. E confesso que ao término me senti vazia e triste, por esta série ter chegado ao fim.

O título A Escolha não se limita à escolha que Maxon terá que fazer, mas também à todas as escolhas que todos os personagens têm de fazer. Claro, que o título original é The One (A Escolhida, ou A Única) mas enfim, o título nacional calçou como uma luva o que se passa no livro. São ciclos que se findam, novos sonhos, novas chances, novas escolhas.

O livro é bem bacana e acho que vai satisfazer a todos os fãs da série. Realmente tem um final justo, apesar dos furos e de alguns baques. Prepare seu coração! Se você ainda não começou a ler a série se prepare para passar muita raiva, muita emoção, choro e muitos sorrisos e suspiros. Kiera Cass criou um cont ode fadas moderno e apaixonante! Pelo menos para mim valeu muito a pena ler! A Escolha sem dúvida fechou com chave de ouro e vai fazer seu coração transbordar!

Comentários via Facebook

25 Comentários:

  1. Oi Livy!

    Nem comecei a ler a série e vou lê-la em breve, se Deus quiser e o tempo deixar.
    Fiquei ansiosa para a leitura depois de algumas pessoas me falarem muito sobre os livros e o quanto a história é boa.
    Vou conferir... hehehe.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Preciso dessa série,muitos elogios.


    www.omliteratura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ansiosa por essa série,muitos elogios.

    www.omliteratura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Preciso dessa série,muitos elogios.


    www.omliteratura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. com certeza é o livro mais esperado, a comoção em torno da trilogia foi gigante! estou bem ansiosa para ler, lembro que quando foi divulgado o título muita gente criticou, mas eu achei que foi pertinente tendo em vista que muitas outras coisas também precisavam ser escolhidas
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Primeiramente como é dificil comentar numa serie que amo, mas que ainda não consegui o livro rs, eu quero muito ler, mal me aguento de ansiedade.
    Que pena que você não gostou de alguns pontos do livro, aho péssimo quando a autora se atrapalha e deixa coisas sem nexo.
    Espero muito que ela tenho ficado o Maxon pois não gosto do outro, ugh,
    beijos.

    ResponderExcluir
  7. Amei esse livro, a trilogia muito boa .O ultimo, A Escolha, realmente faltou alguns detalhes importantes e o final ficou meio que resumido... Porém o contexto é maravilhoso, me apaixonei pelos personagens, pela historia, recomendo.

    ResponderExcluir
  8. Livy, querida, tenho o primeiro da série e ainda não li. A maior parte dos comentários é bem positiva para a trilogia, mas algumas pessoas relataram o mesmo q vc... algo que não fechou bem, outros reclamam do final não ser o esperado... então já sei o q esperar.
    Particularmente, gosto que o desfecho seja surpreendente, mesmo que não seja o desejado. Gosto da coisa real, que caminha para o inevitável...
    Espero gostar da série. As capas são sedutoras... sempre me chamaram a atenção. Será minha primeira distopia!
    Beijo!

    Resenha minha aqui (sou colaboradora):
    Ler para divertir

    ResponderExcluir
  9. Fico triste de ouvir comentários negativos sobre esse livro...
    Não o li ainda, mas espero tanto dele!
    Estou terminando o segundo livro da serie - A Elite - e gosto tanto da historia.
    Espero que a autora não me decepcione nesse, não destrua tudo que construi de imagem e teorias sobre o fim!

    Parabens pela resenha!
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Ainda não li meu livro, acho que nao quero que acabe!

    mas desse mês não passa! sou super fã da série e estou torcendo que eu não me decepcionei no final ^^

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  11. Na semana retrasada estava pelo centro bem movimentado aqui da cidade e como uma livraria nunca passa despercebida por mim, imediatamente me chamou a atenção o livro na vitrine, eu estava eufórica e muito feliz, porque toda semana eu entrava em alguma livraria na esperança do lançamento do ultimo livro da trilogia.
    Confesso que assim como você, achei meio vago e muito rápido o desfecho, esperei um tempo muito grande para um final tão pouco cheio de emoção, mas confesso que senti tudo o que você também sentiu. Amei o livro como os outros, mas esse com mais intensidade, não sei se porque era o ultimo e realmente espero que tenha mais um livro contando o reinado dela!
    Enfim, kiera cass me ganhou com essa trilogia da qual eu recomendo em primeiro lugar.
    E não poderia deixar de citar a sua incrível resenha do livro, parabéns!

    ResponderExcluir
  12. Na semana retrasada estava pelo centro bem movimentado aqui da cidade e como uma livraria nunca passa despercebida por mim, imediatamente me chamou a atenção o livro na vitrine, eu estava eufórica e muito feliz, porque toda semana eu entrava em alguma livraria na esperança do lançamento do ultimo livro da trilogia.
    Confesso que assim como você, achei meio vago e muito rápido o desfecho, esperei um tempo muito grande para um final tão pouco cheio de emoção, mas confesso que senti tudo o que você também sentiu. Amei o livro como os outros, mas esse com mais intensidade, não sei se porque era o ultimo e realmente espero que tenha mais um livro contando o reinado dela!
    Enfim, kiera cass me ganhou com essa trilogia da qual eu recomendo em primeiro lugar.
    E não poderia deixar de citar a sua incrível resenha do livro, parabéns!

    ResponderExcluir
  13. Oi, Livy ! Me segurei para ler (e comentar) sua resenha pois eu queria terminar de ler o livro primeiro... E como foi difícil concluir esta série! Pois ao mesmo tempo que eu estava muito ansiosa, me vi adiando a leitura . Em muitos momentos quanto chegava num momento decisivo, eu fechava o livro querendo guardar um pouquinho pra depois. Fiz uma lista de especulações, adivinhei algumas coisas, mas não deixei de me surpreender. Mas tenho que concordar que algumas reviravoltas foram muito abruptas. Enfim, adorei a série, vai deixar saudades. Porque depois que acaba, realmente, só fica guardado no coração.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  14. Oi, este livro me deixou curiosíssima e quero muito ler!

    ResponderExcluir
  15. Ainda tenho que ler o volume 2, mas não vejo a hora de saber qual será a decisão final e de como a série termina.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  16. olha esse livro e perfeito todos são ,mas a Escolha superou todas as minhas expectativas, mas criou outras gostaria de saber se a autora poderia criar outro livro(pode ate ser pequeno como o príncipe) mas eu acredito que a América precisa de uma lua de mel, e eu preciso ficar so mais um pouquinho com eles.

    ResponderExcluir
  17. eu tenho todos eles, e eu acho q kiera deixou realmente alguns furos, mas eu tambem acho q foi para construirmos os furos, deixarem mais a nossa cara.

    ResponderExcluir
  18. Oiee ^^
    Eu também gostei bastante do final da trilogia, mesmo que tenha sentido a falta de Aspen, que mal aparece, e de um certo personagem C, acho que ele não poderia ter sido melhor.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi Livy, como prometido estou aqui para ler e comentar sua resenha...minhas impressões sobre a série são um pouco diferente das suas...afinal eu devorei 3 livros e 2 contos em praticamente 15 dias...não tive muito tempo para avaliar ou refletir sobre a série e os personagens...concordo com os furos que você citou acima, mas discordo na questão do amadurecimento de América, para mim isso não aconteceu...e também acho que Kiera focou mais no romance do que na questão dos rebeldes...eu esperava bem mais da conclusão dos atos rebeldes no livro...mas enfim é um bom livro, uma boa trilogia e esperamos que a autora nos traga novas histórias.

    Beijos!!!
    @jannagranado
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Eu amo essa trilogia. Ela é linda,envolvente, me prendeu a cada página..com certeza eu recomendo...Sua resenha ficou incrível tb,conseguiu captar o livro,sem contar o gran-finale e agora meu deixou louca pra ler o livro.
    Só espero não me decepcionar,pois você disse muitos elementos ficaram muito vagos e superficiais.

    bjs

    ResponderExcluir
  21. Gostei muito da trilogia, realmente o fim como você disse deixou a desejar, algumas coisas ficaram vagas, mas no todo, valeu a pena ler. Beijos

    http://jogandoaancora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Ola .. bom eu simplesmente adorei o livro li os três em uma semana kkk..
    bom como sou louca por livros estava bisbilhotando novos títulos pelo site da saraiva e encontrei o conto do PRÍNCIPE de a SELEÇÃO em formato digital grátis (isso mesmo galera de graça) então quem quiser corre la para conferir ..não sei por quanto tempo ira durar essa promoção ...

    http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/4887126

    ResponderExcluir
  23. Bem
    Eu amei a os dois livtos,pude sentir toda a esência dos sentimentos de america até raiva, não posso negar que eu espero um pouco do final,por que eu rspero um desfecho justo,emfim eu recomendo♡ :-)

    ResponderExcluir
  24. Eu realmente me apaixonei, sou lenta para lê, li a trilogia em 6 dias, o que pra mim é um recorde! Fiquei completamente apaixonada e estou ansiosa para lê "A Herdeira".

    ResponderExcluir
  25. Gostei muito do primeiro livro (a seleção). Foi diferente de tudo o que eu já li e me senti presa ao livro. O segundo (a elite) é o que estou lendo no momento é desde o início me senti decepcionada e arrependida pela minha escolha. Ainda não terminei o livro, na verdade parei para ver alguma resenha e me estimular de que as coisas vão melhorar.
    A verdade é que América é uma decepção e estou cansada dessa safadeza toda. Fica com um e fica com o outro. Acho, na verdade, que ela não é merecedora de nenhum dos dois, mas minha torcida foi sempre para o Príncipe. Acho que ela merecia sofrer mais ao invés de ser colocada num altar como a autora e as resenhas fazem.

    ResponderExcluir

Veja os antigos!

Banner Publicidada – rodapé

Todos os textos, fotos e resenhas publicados são produzidos por e de uso exclusivo de No Mundo dos Livros. Exceto quando alguma matéria se baseia/inspira em alguma fonte, a mesma será sempre citada. Por isso, por favor, não copie nenhuma postagem sem a devida autorização.

Desenvolvimento com por