[Resenha] Garnet - Labirinto de Sombras, de Anne Lanes

06 maio 2014
Postado por Livy

Garnet, Labirinto de Sombras
Anne Lanes
ISBN: 9788542800876
Ano: 2013
Páginas: 264
Selo: Novos Talentos
Editora: Novo Século
Pontuação: ♥ ♥ ♥   
CAVALEIROS. SACERDOTISAS. DE NOVO AQUELE PESADELO… Quando Lina, uma adolescente introspectiva de 15 anos, começa a ser assombrada por um terrível sonho, onde se depara até mesmo com o seu irmão morto, ela mal podia imaginar que sua mente lhe trazia o prenúncio de uma batalha prestes a acontecer. Tampouco a tudo o que poderia descobrir sobre si mesma. Entre incertezas, medos e segredos, surge uma realidade paralela, um fantástico complexo de ilhas povoado por criaturas como magos, dragões e seres das sombras, local onde as respostas poderão ser encontradas. Será que ela conseguirá atravessar este tortuoso caminho sem que haja perdas?

O livro Garnet, Labirinto de Sombras, da jovem autora brasileira Anne Lanes, trata-se de fantasia e no começo não sabia o que esperar. Apesar dos erros de revisão que encontrei (que podem ser corrigidos em uma reedição), e alguns maneirismos de escrita, acho, sinceramente, que por ser seu livro de estreia, Anne pode vir a se tornar uma grande autora do gênero, pois ela ainda pode vir a crescer muito escritora.

Anne escreveu uma fantasia fácil de ser entendida, até mesmo inocente, e com personagens realmente carismáticos, legais mesmo. Estes personagens facilmente me causaram empatia. Garnet se mostrou um livro ideal para quem gosta de um livro sem excessos de violência e outros afins.

Gostei muito da capa, pois ela tem muito a ver com a personagem principal, Lina, apesar de a mesma ter cabelos negros. E um porém é o título Garnet, que não foi mencionada em nenhum só vez na história, mas como sou curiosa fui procurar seu significado, e ao encontrá-lo (significa granada, mineral) vi que tudo estava explicado no título, pois esta pedra aparece no livro em poder de Lina. Apenas o que não gostei foi a palavra jogada ao nada. A autora poderia ter explicado na história sua importância ou significado, afinal sendo o título do livro subentenda-se que têm relevância. Outro detalhe que me incomodou um tanto foi o fato de a autora mencionar os personagens como a morena, a loira, etc. E usa deste artificio o livro inteiro, o que achei desnecessário.

A história trata-se em principio de dois irmãos. A jovem introvertida e não sociável Lina, e o calmo, estudioso (verdadeiro rato de biblioteca) Nicholas. Devido suas personalidades diferentes eles sofrem com preconceito em sua escola. Mas suas vidas sofrem uma mudança brusca quando, sem nenhum aviso prévio, são jogados dentro de uma realidade (ou verdade) desconhecida por eles, num lugar do qual nunca ouviram falar, de uma guerra que não sabiam existir. Um mundo repleto de surpresas, profecias, dragões, guerreiros, magos e também muitos seres das trevas (muito perigosos). A partir daí eles conhecem o passado de seus pais, descobrem mais sobre si mesmos, e começam sua aventura, que pode muito bem lhes custar a vida.

Seus pais? Simplesmente desaparecem, quem acaba lhes mostrando o caminho é uma velha amiga de família, Samantha, que nada mais é que a Mestra da Cidadela da Esperança (local para o qual foram levados). Esta personagem, assim como seu marido Allan, são os mais queridos por mim, dentre tantos outros personagens interessantes. Apesar de que confesso que muitas vezes quis dar uns bons tapas na própria Lina, mas o amadurecimento é um aprendizado de acertos e erros, e ela é muito jovem, então é compreensível suas atitudes.

Bem, resumindo, os irmãos (e não apenas eles) terão que dar a volta por cima, e mais, aprender o que puderem para lutar contra o exército das sombras que está se formando e assim recuperarem seus pais e alguma normalidade para suas vidas.

A história tem começo, meio e fim, mas faltou muitos detalhes necessitando de esclarecimento e desenvolvimento. O que me pareceu é que este foi o primeiro volume de uma série, e que teremos continuação. Estarei errada? Garnet, Labirinto de Sombras é um livro leve e rápido de ler, interessante! 

Comentários via Facebook

5 Comentários:

  1. estou na duvida se leria ou não, mas no momento é um nao.
    gente to com uma fila enorme pra ler e esse não me chamou a atenção.

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  2. Oi Livy tudo bem?
    Nao conhecia o livro, e fiquei bem interessada, gosto muito de estórias em envolvem sacerdotisas. Achei confuso também sobre o titulo do livro não ser mencionado ou meio que não ter algo envolvido, o que me leva a crer também que será uma série.

    Adorei o blog e estou seguindo já!
    Se quiser nos conhecer será muito bem vinda!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  3. Eu tô com ele aqui pra ler!!! Que bom que gostou, me animou muito agora!
    Adorei a premissa, estou mesmo precisando de um pouco de magia aqui, ops, uma história de magia, rs.

    Bjkas

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu vi a capa deste livro no skoob outro dia e fiquei curiosa por ele e ler sua resenha me deu vontade de lelo, eu adoro fantasia e é uma pena que tenha erros na publicação, mas quem sabe arrumem isto,
    vamos torcer por uma continuação, não é, capa linda fiquei apaixonada por ela,
    beijos.

    ResponderExcluir
  5. A escritora é minha vizinha, acredite ou não, mas falo sério. A temática do livro é interessante, porém não é um dos gêneros que mais gosto. E sim, você está certa é uma série, de pelo menos 4 ou cinco livros.
    Ps. Não conte a ela que eu te contei rs

    ResponderExcluir

Veja os antigos!

Banner Publicidada – rodapé

Todos os textos, fotos e resenhas publicados são produzidos por e de uso exclusivo de No Mundo dos Livros. Exceto quando alguma matéria se baseia/inspira em alguma fonte, a mesma será sempre citada. Por isso, por favor, não copie nenhuma postagem sem a devida autorização.

Desenvolvimento com por