[Resenha] Amanhã - Quando a Guerra Começou, de John Marsden

09 junho 2014
Postado por Livy

Amanhã 
John Marsden
Subtítulo: Amanhã, quando a guerra começou
ISBN: 9788576762218
Ano: 2008
Páginas: 256
Editora: Fundamento
Pontuação: ♥ ♥ ♥   
O que você faria se descobrisse que todo o mundo que conhece deixasse de existir da noite para o dia? Ao voltar de uma semana de acampamento, Ellie e seus amigos descobrem que a cidade em que viviam foi invadida por um inimigo desconhecido. Suas famílias foram aprisionadas e uma guerra está acontecendo em seu país. Agora, eles estão sozinhos em uma cidade sitiada, lutando para descobrir o que aconteceu com seu país e tentando sobreviver. AMANHÃ é a história de uma aventura extraordinária em tempos extraordinários, em que esconderijos, explosões e fugas passam a fazer parte da rotina desse grupo de amigos. Sozinhos e sem ter para onde ir, Ellie e seus amigos vão precisar de toda a coragem e ousadia para sobreviver. Amanhã, quando a guerra começou é o primeiro livro da série que foi escolhida como a mais fascinante pelos jovens leitores nos EUA, na Suécia e Austrália. Uma história que prende o leitor do início ao fim. Amanhã, quando a guerra começou vai ficar na sua memória para sempre.

Amanhã, Quando a Guerra Começou é o tipo de livro que agrada tanto aos inciantes no mundo da leitura, quando aos mais "viajados". Este primeiro livro da série é eletrizante, prendendo do começo ao fim.

Minha vontade de ler a série começou há muitos e muitos anos atrás, praticamente no ano de lançamento, época em que não tinha a bagagem literária que tenho hoje. Mas acontece que nunca tive a oportunidade de ler o livro, e acabei desanimando um pouco por se tratar de uma série de sete livros. É, acabei ficando com um pé atrás e "esquecendo" este livro na lista de meus desejados.

Mas a vontade de lê-lo nunca passou, e sempre fiquei curiosa com tantos elogios à série. Eis que um dia surgiu a oportunidade de ler o livro, e o desejo ressurgiu mais forte do que nunca. E eu finalmente li Amanhã, Quando a Guerra Começou. Sabe, sou daquele tipo de pessoa que acredita que tudo acontece na hora certa, e sei que não poderia ser diferente com este livro. Li no momento certo, e estou querendo devorar a série toda.

Neste primeiro livro conhecemos Ellie e Corrie que vivem em Wirrawee, uma cidade pequena, basicamente rural, costeira e bem tradicional da Australia. As amigas de infância resolvem mudar um pouco o costume de passar o Natal no Dia da Comemoração (uma tradição rural local) e resolvem reviver os velhos tempos e acampar. Mas acampar de uma forma diferente e mais radical, indo até um local inóspito e selvagem chamado de Inferno, e onde há uma lenda de que um Eremita ex-assassino chegou a viver. As jovens chamam alguns amigos e acabam partindo para a aventura. Ellie, Corrie, Fi, Robyn, Homer, Lee e Kevin vivem alguns dias no local, se divertindo. Conhecendo mais uns aos outros e vivendo em um estado de total calmaria, até mesmo esquecem de suas vidas.

Quando os dias no seu paraíso particular acabam, o grupo volta para casa mas acaba se deparando com um terrível cenário: incêndios espalhados por vários pontos da cidade. Chegando na casa de Ellie eles percebem que os animais estão mortos, não há eletricidade ou telefone, e que todos sumiram. Não há ninguém na cidade, as casas estão vazias e tudo está em um estranho silêncio. Então eles percebem que suas vidas jamais serão as mesmas, que eles estão no meio de uma guerra da qual nem imaginam o motivo, e que terão que lutar para sobreviver.

Sabe o mais legal do livro? A ação e aventura não para, é do início ao fim. Desde que o grupo encontra a situação terrível na cidade, eles tem que lutar por suas vidas usando a inteligência e o conhecimento a seus favor. Eu adorei o modo como John Marsden conduziu a história. A narrativa é muito empolgante e os personagens são muito reais. Aliás, tem momentos que eu tive vontade de bater em todos eles, e em outros os admirava muito. O que mais gostei é que eles são muito verdadeiros, me fez acreditar realmente estar lendo um relato de pessoas reais, que passaram por uma situação de tensão tão grande quanto a desses jovens. Isso porque eles são imperfeitos: em muitos momentos são chatos, inseguros, medrosos, teimosos, etc. Tudo o que um ser humano de verdade é. Mas claro, que eles me surpreenderam muito quando mostraram sua força, determinação, coragem e garra para enfrentar as dificuldade e situações. Afinal, imagine o choque de se descobrir que você está no meio de uma guerra, e que seus familiares amados estão desaparecidos e/ou sob o poder de um exército desconhecido!?

É visível o quanto os personagens crescem e amadurecem conforme as situações pioram, e quanto mais eles se aprofundam no que realmente está acontecendo, e na gravidade de tudo o que aconteceu. Eu gostei principalmente de Ellie, pois é através de sua narrativa em primeira pessoa, que conhecemos os pormenores da guerra que eles têm que enfrentar. É através dela também que as reflexões mais profundas têm espaço, e um dos pontos que achei mais interessante sob seu ponto de vista é o que ela pensa sobre a maldade humana, de que é uma invenção do ser humano, pois os animais fazem tudo o que fazem para sobreviver e dando continuidade a um instinto da natureza. Já o ser humano não, ele é cruel por livre arbítrio.

Também gostei de quase todos os amigos, principalmente de Homer, que é a cabeça do grupo e sempre usando da lógica e do humor para enfrentar os perigos. Corrie, Fi e Robyn também são bons exemplos da força feminina.

Outro ponto que me chamou a atenção na história é o fato de que o desespero e situações extremas podem fazer com que o ser humano faça coisas que nem ao menos sabe ser capaz. Os amigos passam por isso e sentem na pele esta verdade. Eu achei incrível a inteligência e sagacidade deles diante do inimigo desconhecido, e também como eles aprendem com os erros e falhas que cometem ao longo das tentativas de sobrevivência (sim, eles erram, e muito).

Não tem como eu falar muito sem soltar algum spoiler, mas o que posso dizer é que eu me surpreendi com a leitura. Esperava mais um livro juvenil, mas encontrei um livro com uma história muito bem desenvolvida, empolgante e bem amarrada, uma história madura. Com personagens humanos e falhos, que lutam pela sua liberdade e por aqueles que amam. Eu gostei muito da construção da trama, dos personagens, e do drama da guerra. Eles se veem enfrentando dificuldades atrozes que eu ficava pensando: uau. Muitas vezes fiquei desesperada, pois tudo o que está acontecendo é aterrorizador: o fato de não se ter para onde fugir, não se ter escapatória... é algo que atormenta meus pesadelos e que me agradou muito no livro.

Só o único ponto que eu não gostei é que muitas vezes as situações se repetiam demais, principalmente com os dilemas que a própria Ellie enfrenta. Em alguns momentos fica um tanto redundante, mas fora isso, Amanhã, Quando a Guerra Começou é um livro recomendadíssimo para todos os jovens leitores (iniciantes ou não), e para todos aqueles que gostam de um bom livro de aventura, ainda mais quando tem a palavra guerra envolvida. Para mim deu super certo.

Estou ansiosa para ler a continuação e acompanhar as aventuras dos amigos, jovens guerreiros. Legal também que descobri que tem um filme baseado no livro, e pretendo assistir em breve. Logo falo dele para vocês aqui no blog.

Comentários via Facebook

14 Comentários:

  1. Oi Livy, eu já tinha ouvido falar do livro, mas nunca tinha lido uma resenha dele. Gostei bastante, parece ser um livro muito gostoso de ler e que te prende ao máximo. Os personagens devem ter levado um susto ao chegar e não encontrar nada do jeito que era, imagina o desespero?
    Vou anotar a dica.

    Beijos!!!
    @jannagranado
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Livy,
    Adorei a sua resenha e, assim como você, acho que há o momento certo para ler um livro.
    Essa série me pareceu bem interessante, principalmente porque amo aventuras e guerras rs..
    Lerei em breve.
    Beijos e parabéns :D
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu li umas duas resenhas sobre esse livro e gostei muito do que li. Agora lendo sua resenha, que está mais completa, estou com uma vontade enorme de ter o livro e começar a leitura já. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  4. Olá!Adorei o seu blog!!! Eu também tenho umblog, mais não tem seguidores: vocês poderiam me ajudar a divulgá-lo? Mas eu amei o seu blog!

    ResponderExcluir
  5. Oi Livy , eu sou do blog O Mundo da Literatura , e nunca tinha ouvido a falar desse livro , vou correr comprar ! Beijo Beijo

    http://omundodaliiteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oii!!
    Ainda não tinha lido nenhuma resenha desse livro, mas como sou fã de aventuras, esse fiquei interessada!
    Beijos

    Elidiane
    Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  7. Então, eu nunca tinha ouvido falar desse livro (sim, me mata) e achei bem interessante ao ler sua resenha, me parece ter uma trama bem construída.
    Confesso que assim como você estava antes de lê-lo, estou meio desanimada por ser tratar de uma série com 7 livros, mas como sua resenha me deixou com bastante vontade de lê-lo, assim que tiver mais tempo, pretendo lê-lo em breve.

    ResponderExcluir
  8. Oie Livy =)

    Esse livro é bem comentado mesmo, mas eu nunca tive oportunidade de ler ele. Confesso que até tenho lá aquela curiosidade, mas ai você pensa que é uma série de 7 livros... e desanima rs...

    Beijos e um ótimo final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  9. Oi, Livy!
    Perdoe a minha ignorância, mas eu nunca tinha ouvido falar desta série antes.
    Mas, agora fiquei querendo conhecer! Parece ser ótima!
    Vou tentar ler! Já está na minha lista de desejos!
    E também fiquei bem curiosa com o filme que você falou.

    ResponderExcluir
  10. Livros digitais originais e físicos a preço baixo. Acesse : www.tratoonline.com.br

    ResponderExcluir
  11. Livros digitais originais e físicos a preço baixo. Acesse : www.tratoonline.com.br

    ResponderExcluir
  12. Tenho muita curiosidade sobre o livro. Minha vontade de ler é imensa e sua resenha aumentou ainda mais a vontade.
    Gosto bastante de personagens que amadurecem durante a obra e é exatamente isso que acontece no livro, de acordo com você.
    Preciso desse livro. rs

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de junho

    ResponderExcluir
  13. Gostei da resenha Livy. Parece ser um livro interessante e bem escrito. Se tiver a oportunidade, pretendo lê-lo. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  14. Esse livro é simplesmente sensacional! Parabéns pela resenha <3
    lendopelomundo.blogspot.com

    ResponderExcluir

Veja os antigos!

Banner Publicidada – rodapé

Todos os textos, fotos e resenhas publicados são produzidos por e de uso exclusivo de No Mundo dos Livros. Exceto quando alguma matéria se baseia/inspira em alguma fonte, a mesma será sempre citada. Por isso, por favor, não copie nenhuma postagem sem a devida autorização.

Desenvolvimento com por