[Resenha] Me liga, de Sarah Mlynowski

30 julho 2014
Postado por Livy

Me Liga
Sarah Mlynowski
ISBN: 9788501083548
Tradução: Fabiana Colasanti
Ano: 2014
Páginas: 320
Editora: Galera Record
Pontuação: ♥ ♥ ♥   
Aos 17 anos, a vida de Devi está de pernas pro ar. Depois de começar a namorar Bryan, negligenciou as amigas, os estudos e, depois que ele terminou com ela, está sem nada: sem perspectiva de uma boa faculdade, sem mais amigas, sem namorado. Se ela pudesse bater um papo com a Devi do passado... O que, após um incidente estranho com seu celular, é exatamente o que pode fazer! Agora que só consegue ligar para a Devi de 14 anos, parece que é finalmente a sua chance de consertar a própria vida. Ela tem o passado – ou melhor, o futuro – nas mãos. É só dar um telefonema. 

Quantas vezes você já se pegou pensando no passado e em como poderia ter feito tantas coisas diferentes. Ficou pensando "e se..." tivesse feito algo de outra forma, tivesse pensado melhor antes de agir, quantos aborrecimentos e tristezas teria evitado!? Claro, é inevitável, todos já passamos por isso.

Pensar em como poderíamos ter agido de outras maneiras, ou até mesmo como nossa vida poderia ter tido outros rumos se tivéssemos tomado outras atitudes, é perfeitamente normal. E é o que Devorah Banks acaba fazendo consigo mesma. Em um dia no shopping, depois do rompimento do namoro com Bryan, a jovem de 17 anos se pega pensando em como gostaria de poder falar com seu eu do passado, a Devi de 14 anos e alertá-la sobre inúmeros erros que cometeu: um corte de franja horroroso, se dedicar mais aos estudos... evitar namorar Bryan e ter o coração partido.

Mas desastrada como só ela pode ser, Devi acaba derrubando o celular em uma fonte justamente enquanto pensava sobre o assunto. Adeus celular! O mais estranho é que mesmo não funcionando mais ele ainda consegue fazer uma chamada, para um único número de celular: o seu próprio... de 3 anos atrás. Ops, será que aquela era uma fonte dos desejos?

Agora Devi tem um canal direto para o seu passado! Tudo o que ela mais queria! Depois de muita relutância da Devi mais jovem, ela consegue finalmente convencer o seu eu do passado a mudar certas atitudes e começar a ouvi-la, assim prevenindo uma série de acontecimentos desagradáveis. Assumindo personalidades bem diferentes, apesar de estarmos lidando com a mesma pessoa, temos Cal, a jovem de 14 anos e Ivy a Devi de 17 anos.

O problema, claro, é que não se pode controlar a vida, os acontecimentos, ou qualquer pessoa sem que haja consequências no destino e no futuro. Durante os próximos dias Cal e Ivy vão se meter em muitas confusões, alterando demais o passado e o presente, de uma forma descontrolada.

Eu não achei que iria gostar do livro tanto quanto gostei, confesso. Mas acabei me vendo envolvida demais na leitura, que é muito gostosa. Me Liga é o primeiro livro que leio da autora Sarah Mlynowski, e gostei bastante de seu jeito leve e divertido de narrar. Também adoro toda história que tenha qualquer tipo de viagem no tempo, mesmo que de forma mais sútil. E o modo como a autora aborda o tema no livro ficou muito divertido, e até mesmo causa certa reflexão.

Claro, eu fiquei muito irritada com Ivy em boa parte do livro pois ela é muito controladora com Cal. Ela não entende que quanto mais tenta mudar e moldar os acontecimentos, mais afeta seu futuro. Ela havia perdido o namorado, e durante o namoro havia perdido as amigas e a chance de entrar em uma boa universidade. E agora que ela tem a chance de mudar este quadro ela fica obcecada com tudo isso que pode mudar. Faz Cal estudar mais, entrar em todas as atividades escolares extras que pode, e fazer de tudo para manter as amigas e a manter longe de Bryan.

Uma das coisas que mais marca na trama é que nem sempre o que achamos que é melhor para nós realmente vai ser melhor. E muitas vezes temos que aceitar o que nos acontece, pois é simplesmente o que temos que viver, não há como fugir. Pessoas e lugares que temos que conhecer, sentimentos que temos que viver e experimentar são inevitáveis quando têm que fazer parte de nossa vida de alguma forma. Podemos sim tomar um posicionamento diferente de como iremos nos sentir ou agir diante de tal situação, mas não podemos alterar algo que será essencial para nossa vida e construção do que somos. E Sarah nos mostra isso em seu livro.

Eu gostei muito da Cal, pois em sua inocência juvenil, e com os conselhos atrapalhados de Ivy ela acaba amadurecendo. O interessante aqui é que a própria personalidade de Devorah se desdobra em duas partes, entre o passado e o presente, ambos lutando para chegar ao futuro ideal. Em determinado momento finalmente elas aprendem o que é essencial e importante e acham um equilíbrio entre o que querem e o que têm que ser. Assim finalmente Devorah aceitando-se, e à sua vida também.

Este é um livro bem bacana, apesar de juvenil. Eu gostei bem mais do que esperava, e ainda mais da lição e mensagem da história. Tem muitos momentos hilários, e eu adorei ver como uma coisinha pequena no passado poderia mudar tanto o futuro dela. É o tal do Efeito BorboletaMe Liga é um livro delicioso para ler, para passar o tempo e para refletir. Um livro que fala de amizade, aceitação, de se encontrar e destino. Ser feliz com o que se tem e o que se é, lutar pelo futuro que se quer conquistar e aceitar o que vier, simples assim.

Comentários via Facebook

7 Comentários:

  1. Gostei da resenha Livy. Parece ser uma leitura deliciosa! Curto muito esse lance de viagem no tempo na literatura. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  2. Eu sou mega fã pelo Efeito Borboleta, então acredito que vá gostar do livro por mais que a pegana seja mais juvenil ^^ Se tiver a oportunidade vou ler!

    Amei a resenha!
    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  3. Oi, como está?
    Eu já vi esses livros em vários blogs está sendo muito comentado.
    Vi algumas pessoas que não gostaram muito e ainda não sei se vou lê-lo.

    www.enquantoestavalendo.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, Livy =3.
    Eu li esse livro e, apesar dos clichês, gostei muito. A escrita da autora é envolvente, a trama é legal, o romance é fofo e a obra tem uma lição interessante. Quando eu li também não esperava gostar tanto.
    Beijos.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Eu quero esse livro pra ontem hehhe. Essa é a primeira resenha que leio dele e já me deu muita vontade de ler. Já li livros que as pessoas fazem uma conexão como futuro, mas com o passado ainda não tinha visto. Já entrou na minha lista, espero gostar.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Nossa fiquei muito estigada pra ler este livro, confesso que nao conhecia ainda, porem me interessei muito,, ja seguindo, se vc puder seguir o meu fico muito feliz, www.moradadolivro.blogspot.com Beijo

    ResponderExcluir
  7. Oi! Adorei sua resenha, e sabe, eu ainda não tinha lido nada sobre o livro e confesso que acabei adorando! Vou providenciar o Me Liga na minha estante já! hahah
    Beijos
    http://www.meninicesdavida.com.br/

    ResponderExcluir

Veja os antigos!

Banner Publicidada – rodapé

Todos os textos, fotos e resenhas publicados são produzidos por e de uso exclusivo de No Mundo dos Livros. Exceto quando alguma matéria se baseia/inspira em alguma fonte, a mesma será sempre citada. Por isso, por favor, não copie nenhuma postagem sem a devida autorização.

Desenvolvimento com por