[Especial Bienal do Livro] Dicas de Sobrevivência

18 agosto 2014
Postado por Livy


Hey, lindos e lindas. A Bienal do Livro de São Paulo está chegando! Estão ansiosos? Eu estou hiper, mega ansiosa e mal vejo a hora de poder pisar meus pés no evento. Espero ver vocês por lá =) Depois trarei o diário da visita à Bienal, estarei lá no dia 23 de Agosto o dia todo. E claro, já estou planejando tudo o que vou fazer, levar, etc. Mas acredite pequeno gafanhoto, ir à Bienal é uma maratona de preparação.

E aqui vai a dica para você que vai à Bienal também: planeje. Sim, o seguro morreu de velho, como dizia sua vó. Para se preparar para a Bienal o que vale é o planejamento. E surtem comigo pois a Bienal começa esta semana. ESTA SEMANA!! Ahhhhhh!!! Mas claro, já estou com tudo encaminhado e esta semana vou arrumar os últimos preparativos para minha ida à bienal. Minha ficha ainda não caiu.

Então independente se você já pirou (assim como eu) ou não, você já começou a planejar? Não!? Não perca tempo e comece a se organizar para este grande evento e não acabar esquecendo de nenhum detalhe importante. Então, pensando nisso, vim te dar uma ajudinha e dar algumas dicas. Confira:

Faça listas.
Sim, fazer listas não é coisa apenas de gente sistemática (igual a mim), mas é algo importante para seu planejamento. Vale fazer lista de tudo. Uma dica é fazer lista dos livros que pretende comprar por lá, ou que deseja muito. Eu mesma já fiz minha lista dos livros desejados e os que quero comprar lá, e já pesquisei o preço nas lojas online e livrarias para que eu realmente só compre se estiver com preço muito bom. Também vale a pena fazer uma lista de stands que pretende visitar (como prioridade) e os eventos que pretende participar.

Veja a programação.
Durante todo o evento estão programadas diversas atividades, encontros, bate-papos e sessões de autógrafos para os visitantes, além da vinda de autores internacionais. Uma dica é você dar uma pesquisada nas redes sociais das editoras expositoras no evento e ver o que de bacana irão trazer no dia ou dias que você irá visitar a Bienal. Outra dica é dar uma olhada no próprio site da Bienal e ver o que vai rolar por lá (http://www.bienaldolivrosp.com.br/).

E fique de olho há diversos autores autores internacionais confirmados, entre eles Cassandra Clare, Kiera Cass, Ken Follett, Harlan Coben, etc. Além dos autores nacionais que sempre prestigiam o evento, sempre super simpáticos. Então fique esperto(a).

Compre o ingresso pela internet.
Se você nunca foi a uma Bienal nem imagina a loucura que fica na hora de comprar o ingresso para entrar. Geralmente há muita fila e aglomeração e acaba demorando muito. A forma mais prática, rápida e indolor é comprar seu ingresso pela internet. Sim, é confiável e vai te poupar das filas e da perda de tempo. Além disso se você tem um celular Samsung pode pagar apenas meia entrada.
Compre aqui: http://premier.ticketsforfun.com.br/shows/show.aspx?sh=BIENAL14

Relaxe.
No dia anterior à sua ida vale a pena relaxar. Nada de ficar roendo as unhas, arrancando os cabelos. Arrume suas coisas, deixe tudo organizado e deixe a mochila pronta com tudo o que vai levar. Deixe a roupa separada, o que vai levar à mão. Nada de desespero.

Esteja lá cedo.
Você pode até me dizer: Ai Livy, que coisa de gente velha chegar cedo. Acredite, se você quer aproveitar bem a sua ida à Bienal deve se preparar para acordar mais cedo e estar lá nas primeiras horas depois da abertura. Isso porque as atividades bacanas já começam cedo, e há muita coisa para se ver. Além de que o lugar é imenso e quanto mais cedo chegar, mas coisas poderá fazer. Eu pretendo estar lá logo que abrir os portões. Então confira o local e os horários para você não se perder:

De 22 a 31 de Agosto de 2014
Endereço: Pavilhão de Exposições do Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1.209 - Santana - CEP 02012-021 São Paulo - SP

Horário de Visitação:
Segunda à sexta-feira, das 9h às 22h (com entrada até as 21h)
Sábados e domingos, das 10h às 22h (com entrada até as 21h)
Dia 31 de agosto, das 10h às 21h (com entrada até as 19h)

Se prepare para as filas e para andar muito. 
Vá se preparando psicologicamente para andar, e andar muito. O pavilhão onde acontecerá a Bienal é enorme e cheio de "ruas". Os banheiros e bebedouros ficam distantes e apesar dos stands serem todos próximos um do outro, se você quer voltar para algum ponto que já viu ou por onde passou, se prepare para andar grandes distâncias, além disso os corredores sempre estão cheios de gente. 

Outro detalhe importante é se preparar para as filas. Vá com tempo e com uma boa dose de paciência, pois há fila para tudo: para comer, para ir ao banheiro, para comprar os livros, para os eventos, PARA TUDO. Então... paciência.

Leve comida.
Parece estranho, mas sim, leve algo para comer. Lá no evento a comida é bem cara e as filas sempre estão enormes (vide acima). Por isso vale a pena levar algo de casa para comer durante o dia e na pausa para o almoço. Eu vou levar bolacha Clube Social, barras de cereais, torradas e maçãs. É o que vou comer durante o dia todo rs. Vale levar um lanchinho natural, mas a dica é levar coisas que não tenham perigo de estragar, murchar ou derramar na bolsa, então cuidado com os sucos, lanches gordurosos, etc.

Esteja confortável.
Uma das dicas mais importantes é que você vá com um tênis e roupas confortáveis. Por exemplo, uma boa é você ir com tênis próprios para caminhada ou academia. As roupas também devem ser leves e com as quais você se sinta bem. Se estiver frio, vale levar uma blusa claro, mas cuidado para não levar algo que fique difícil de carregar depois. Vista roupas que permitam você respirar, se mexer e se locomover sem desconforto ou impedimentos, pois você vai andar muito. E para vocês meninas vaidosas: NÃO USEM SAPATO COM SALTO. PELO AMOR DE DEUS.

Vá com mochila.
Já vi muita gente reclamar de cometer o erro de ir com bolsa de colo ou apenas com ecobag. Acredite, mesmo que você não vá levar muita coisa na hora que for visitar é bom ir com uma mochila. Isso porque com certeza é bem mais confortável, dói menos os ombros e costas, e é mais prática para levar os livros e brindes que você pegará. Também é legal levar algumas ecobags na mochila para ir colocando os livros caso a mochila vá ficando muito pesada. Se você for corajoso(a) e tiver como levar uma mala com rodinhas: que a sorte esteja a seu favor.

Leve água.
Leve uma garrafinha de água. É importante se manter hidratado(a) durante o dia pois vai gastar muita energia e você poderá enchê-la nos bebedouros.

Blogueiros e parceiros de editoras.
Outra dica interessante é para você que é blogueiro ou parceiro de alguma editora que terá seu stand na Bienal. Uma dica que muitos blogueiros dão é de se apresentar no stand caso você seja parceiro e/ou blogueiro, pois geralmente as editoras dão brindes. Eu nunca fiz isso rs, mas acho bacana não pelo fato de querer ganhar brindes, e sim para conhecer o pessoal que trabalha na editora e que geralmente temos contato mesmo que indiretamente. Afinal, nós muita vezes não conhecemos o rosto por trás do nome. E Bienal também é época de reencontrar os amigos que fizemos pela internet, mas que não vemos por estarem longe. 

Encontro de blogueiros.
Ainda falando de blogueiros, durante a Bienal muitos blogueiros combinam de se encontrar e ir juntos. Ou até mesmo combinam encontros durante o evento. Sei que haverá um encontro de blogueiros promovido pelo blog HelloStar. Sim, basta chegar lá e se divertir =) Fora o encontro informal entre os blogueiros também haverá encontros promovidos pelas próprias editoras para blogueiros e parceiros e não parceiros. Mais uma vez vale a pena ficar de olho nas redes sociais das editoras e ver se tem algum encontro bacana que você pode e queira participar. Isso é ótimo pois você pode conhecer aqueles blogueiros que adora ou até mesmo fazer novas amizades! Então... divirta-se!

Ande muito e preste atenção nos pequenos stands. Você acha livros por R$10,00 ou menos.
Não é só nos stands das editoras que você encontrará bons preços. Há stands menores que ficam ao redor dos grandes stands dos quais você provavelmente vai passar reto e não vai nem reparar, mas preste atenção neles. Nestes stands de livrarias, sebos e afins há muitas que vendem livros por até R$10,00. Ano retrasado achei muitos livros que desejava desta forma. Por isso antes de sair comprando que nem um(a) louco(a), preste atenção, ande muito e olhe ao redor. 

Leve dinheiro e documentos.
Nem precisava eu dar esta dica, mas é claro, leve dinheiro. Planeje quanto mais ou menos está disposto(a) a gastar com livros e leve este valor. Mas sempre tenha um valor extra para emergências e para o transporte (caso precise de transporte, táxi, etc.). Outra dica: leve RG, pois é regra: nunca saia sem seu documento de identidade.

E cartão de crédito?
Vale levar também. Mas CUIDADO. Sabe como dizem que dinheiro na mão é vendaval!? Na verdade pode mudar a palavra para cartão de crédito. Sim, você vai gastando e nem vê. Depois quando sua fatura chegar você pode ter um treco. Depois não diga que não avisei.

Sim, pelo que lembro há sim como comprar com cartão na maioria dos stands. Mas aqui vale a ressalva: leve sempre dinheiro por prevenção, e cuidado com os gastos.

Leve máquina fotográfica, mas não leve equipamentos em excesso.
Bom, vamos lá arrumar a mochila para a Bienal: celular, tablet, Kobo/Kindle, MP4, videogame, duas câmeras. PERA! Você está indo para um passeio ou está se preparando para um apocalipse? Calma aí pequeno gafanhoto, você não precisará levar tudo isso e nem vai usar tudo. O essencial é levar uma câmera que tire fotos com qualidade, pois você vai querer guardar lembranças da sua ida ao evento. Também é bom levar o celular para ter um meio de comunicação. E já está bom, concorda?

Divirta-se.
Deixei a melhor dica para o final. O que vale é você se divertir. Indo sozinho(a) ou com os(as) amigos(as) o que vale é botar um sorriso no rosto e se divertir muito. Tire fotos, dê risada, conheça os autores e o pessoal das editoras, brinque, pegue brindes, vá aos encontros e esteja de bom-humor para aproveitar este dia (ou dias) que ficará marcado como um dia de boas memórias.

Comentários via Facebook

14 Comentários:

  1. Blog encantador,gostei do que vi e li,e desde já lhe dou os parabéns,
    também agradeço por partilhar o seu saber, se achar que merece a pena visitar o Peregrino E Servo,também se desejar faça parte dos meus amigos virtuais faça-o de maneira a que possa encontrar o seu blog,para que possa seguir também o seu blog. Paz.
    António Batalha.

    ResponderExcluir
  2. SIMPLESMENTE ADOREI AS DICAS !!! E não sabia que ia rolar encontro de blogueiros por lá. Você vai ?

    Aliás, amei o seu blog viu ? Super cheio de conteúdo e mega fofo. Parabéns <3 Você escreve super bem e é uma linda haha. Já estou seguindo aqui, vou voltar mais vezes com certeza :)
    Parabéns novamente guria :))

    http://www.1001julietas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Aiii que dicas legais. Adorei o post. Ia adorar ainda mais se eu fosse na Bienal esse ano hahahaha mas show, ótimo post.

    Beijos
    Nati

    www.meninadelivro.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Livy.
    Ótimas dicas, praticamente tudo o que eu já tinha em mente pra fazer mesmo, mas é sempre bom dar uma reforçada UAHSUAHS Espero que dê tudo certo *-* E que a gente se encontre lá :)

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing
    http://thisadorablething.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. levar comida e agua é sempre importante! afinal tudo lá é muito caro! e também estar confortável, quando mais cedo chegar mais aproveita sem tanta muvuca!
    queria muito ir, mas não vai dar. Meu coração doi, porque aposto que vai ter promo de livros que eu quero, muitos brindes, autores que amo e blogueiros que queria conhecer! todas as editoras estão com uma programação especial!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oii..
    Adorei as dicas..e está semana já vou fazer minha listinha de compras..rs As vezes os livros estão até mais caros por lá.
    Vou me preparar e levar mochila também..rs

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. oie Livy
    sei bem como é essa ansiedade pré-bienal. Sofri disso ano passado rs
    Esse ano infelizmente não vou poder ir :( e já estou sofrendo com isso.
    Achei legal que na bienal do RJ teve vários encontros nos stands das editoras parceiras, e a gente que é blogueiro ganhou muito brinde hihihi
    não sei se ai em SP também terá isso.
    E fazer lista é primordial. Lá a gente fica perdido com tanta opção.
    Ano que vem ao invés da mochila vou levar mala com rodinha, porque vou te contar, minhas costas morreram de carregar mochila nas costas rs ainda mais quando tinha sessão de autógrafo, e eu tinha que levar já vários livros de casa. Não há ombro que aguente rs
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  8. Fico vendo essas dicas e da mias vontade de ir, pena que eu não vou to desempregada.
    Espero que aproveite o evento.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oie Livy =)

    Aiw *____________________* falta tãooo pouco e ao mesmo tempo sinto que falta uma eternidade kkkkkk
    No meu caso está faltando só comprar a comida XDD
    Chega sábado <3

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  10. Amei as dicas Livy! Estou super ansiosa com a Bienal e dia 23 estarei por lá. Espero muito te conhecer pessoalmente, viu? Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  11. Amei as dicas. Já faço algumas dessas coisas, outras bem triviais, como as listas, nunca fiz. Vou começar a fazer isso. A memória às vezes falha. rs

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto

    ResponderExcluir
  12. é tanta ansiedade que não cabe dentro de mim!
    ótimas dicas, também estarei no dia 23 e chegarei super cedo ♥
    Espero encontrar ótimos preços e que a gente se diverta muito!
    isso é o mais importante
    Beijos
    http://leitoraemlondres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oiee te convido para conhecer meu blog!
    Se gostar deixa um coment ;)
    é sobrevivência mesmooooo kkkk essa bienal num foi fácil pra ngm esse ano ! Eu fui e olha tava tenso
    Beijinhus.... www.selectionsinger.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pelo blog , gostei muito da apresentação , em especial do artigo Esteja lá cedo , gostaria de sugerir que você fizesse videos sobre livros , um abraço .

    ResponderExcluir

Veja os antigos!

Banner Publicidada – rodapé

Todos os textos, fotos e resenhas publicados são produzidos por e de uso exclusivo de No Mundo dos Livros. Exceto quando alguma matéria se baseia/inspira em alguma fonte, a mesma será sempre citada. Por isso, por favor, não copie nenhuma postagem sem a devida autorização.

Desenvolvimento com por