[Resenha] Princesa Adormecida, de Paula Pimenta

03 agosto 2014
Postado por Livy

Princesa Adormecida
Paula Pimenta
ISBN: 9788501034205
Ano: 2014
Páginas: 192
Editora: Galera Record
Pontuação: ♥ ♥ ♥   
Era uma vez uma princesa... Você já deve ter ouvido essa introdução algumas vezes, nas histórias que amava quando criança. Mas essa princesa sou eu. Quer dizer, é assim que eu fiquei conhecida. Só que minha vida não é nada romântica como são os contos de fada. Muito pelo contrário. Reinos distantes? Linhagem real? Sequestro? Uma bruxa vingativa? Para mim isso tudo só existia nos livros. Meu cotidiano era normal. Tá, quase normal. Vivia com meus (superprotetores) tios, era boa aluna, tinha grandes amigas. Até que de uma hora pra outra, tudo mudou. Imagina acordar um dia e descobrir que o mundo que você achava que era real, nada mais é do que um sonho. E se todas as pessoas que você conheceu na vida simplesmente fossem uma invenção e, ao despertar, percebesse que não sabe onde mora, que nunca viu quem está do seu lado, e, especialmente, que não tem a menor ideia de onde foi parar o amor da sua vida. Se alguma vez passar por isso, saiba que você não é a única. Eu não conheço a sua história, mas a minha é mais ou menos assim... 

Princesa Adormecida é o primeiro livro da Paula Pimenta que tive a oportunidade de ler. Meu primeiro contato com a escrita da autora foi em seu conto, Princesa Pop, no livro O Livro das Princesas, um livro com coletânea de releituras dos contos de fadas. Gostei muito deste conto com a releitura da Cinderela que a Paula fez. Quando terminei queria ter um livro com muitas e muitas páginas para que a história fosse maior. Então minhas expectativas com Princesa Adormecida estavam altas, e estava bem ansiosa para conferir esta releitura da Bela Adormecida, ainda mais porque adoro releituras.

Só que, infelizmente, o livro não foi o que esperava, apesar de ser fofo. Na verdade achei a história bem fraca, e o romance mais fraco ainda. Sim, eu gostei muito da narrativa da Paula Pimenta, acho que ela escreve de uma forma bem gostosa e leve. Você lê e nem vê as horas passando, e quer ler mais. Leitura rápida e prazerosa! Mas esperava um livro com uma história mais desenvolvida. A impressão que tive é que o livro era o rascunho de um livro, eu não consegui me conectar à personagem principal, assim como não consegui sentir emoção alguma.

Quando Áurea Roseanna, era pequena sofreu um atentado pela malvada Marie Malleville, que era apaixonada por seu pai e se sentiu traída por ele ter se casado. Querendo se vingar, ela descontou toda a sua raiva no bem mais precioso do jovem casal real de Liechtenstein: atacar a linda princesinha, sua filha. Mas, por sorte e com a ajuda de um menininho, nenhum mal lhe aconteceu e Marie Malleville sumiu. Com medo os pais da pequena resolveram que deveriam proteger a filha deste mal e de um possível retorno da Malleville, a isolando e mandando para longe: para o Brasil. Simulando um acidente e sua morte, a jovem garota embarca para o esquecimento e para longe de qualquer vínculo com o passado.

Agora Áurea é Anna Rosa, é uma garota de 16 anos que vive com os três tios superprotetores. Eles a protegem, a mimam, a aconselham e também são seus maiores amigos. Ela não se lembra dos pais, e por isso eles são sua família e a única coisa que importa. Mas ela é uma garota muito ingênua e não teve o prazer de viver certas coisas como: se apaixonar ou sair e se divertir. Ela vive sonhando acordada, e sendo romântica, quer conhecer seu príncipe encantado.

Então depois de sair escondida para uma festa, sem a permissão dos tios, ela começa a receber mensagens em seu celular, que são de um rapaz que a quer conhecer. Eles começam a trocar mensagens e aí a Anna começa finalmente a se abrir para sua vida e todas as possibilidades. Sua vida vai virar de pernas para o ar, e ela finalmente vai descobrir os segredos que envolvem sua história e seu passado.

Bom, não há muito mais o que falar da trama, sem que eu dê spoilers. E acreditem, o livro é bonitinho, mas o desenrolar da história não vai muito além e não tem grandes reviravoltas ou acontecimentos. É uma trama simples, com um desenrolar morno e lento. O meu problema aqui é que eu achei a Anna muito bobinha. Tudo bem, eu entendo que ela viveu dentro de um casulo, que os tios a proibiam de diversas coisas para sua proteção, e que ela é muito inocente justamente por ter vivido “presa”. Mas, meu Deus, ela é muito inocente. Não sei se é a descrença que tenho com personagens tão ingênuos numa era em que isso é praticamente impossível!  Mas ela se encanta fácil demais com simples mensagens de alguém que ela nem mesmo conhece. Imagina, ela recebe uma mensagem de um desconhecido, que nunca viu, e se encanta. Fica apaixonada logo de cara. Ele quebra sua rotina e a faz sonhar com algo que nunca teve isso eu entendo. A ideia do primeiro amor, puro e inocente é linda, eu admito. Mas mesmo assim eu não consegui me conectar com esta parte da história, que toma boa parte do livro. Não consegui me convencer, infelizmente.

Outro detalhe é que achei que o romance dela com o tal moço foi muito superficial. Eles se falam um pouquinho e já estão perdidamente apaixonados? Não, não entra na minha cabeça, desculpe aí.

Fora os pontos negativos eu gostei da forma como a Paula usou os personagens do conto e inseriu em sua história. Por exemplo, os tios seriam as fadas madrinhas, a Malleville a tão famosa Malévola, claro. É fácil identificar quem é quem nesta releitura, o que achei bem bacana. E apesar de tudo o livro foi gostoso de ler, e li super rápido (em apenas uma noite). Outro ponto bacana no livro é a forma dinâmica em que a história vai sendo mostrada além da narrativa normal: com mensagens, matérias de jornal, etc.

O final foi legal e bonitinho, mas terminei o livro com o sentimento de “quero mais”. Cheguei ao final do livro e só me vinha na cabeça tudo o que poderia ter sido melhor. Eu realmente queria ter gostado mais do livro, e queria que a Paula Pimenta tivesse desenvolvido melhor sua trama. Eu queria ter me apaixonado pelo romance juvenil que despontava ali, e ter criado uma empatia maior com a Anna.

Princesa Adormecida é um livro bem juvenil, que escorre açúcar. Fofo, bonitinho, promete e garante uma leitura fácil, rápida e gostosa. Um livro para uma boa tarde de domingo, um dia chuvoso, meias e um pijama. O tipo de livro que nos permite sonhar e viajar, sem nos preocupar com grandes tramas, mas apenas o divertimento. E tenho que dar os parabéns á belíssima edição da Galera Record. Capa e diagramação impecáveis. Fãs de Paula Pimenta vão amar, tenho certeza. E é uma ótima dica para quem curte livros mais leves, ou está iniciando no mundo literário. 

Comentários via Facebook

18 Comentários:

  1. Oi Livy :)
    Adorei a resenha, maravilhosa. Enfim, eu não sei se leria esse livro. Medo dessa superficialidade, mas quem sabe. Não sou muito fã de releituras, eu gosto dos clássicos, não sei, perde um pouco o charme depois. E enquanto ao romance, foi amor a primeira vista, oras! UASHUA Falando sério, isso também me incomoda muito nos livros hoje em dia e olha que tem ficado popular fazer isso, vai entender. Enfim, acho que não ia curtir muito o livro não, eu sinto.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing
    http://thisadorablething.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu já li os dois livros de Minha vida fora de série , e irei comprar o livro três de Fazendo meu filme . Princesa adormecida me deixou com grandes expectativas , mas com a sua resenha não tenho mais tanta certeza se quero ler u.u
    Ah quer saber ? eu vou ler sim ! Quem sabe eu gosto ? :)

    Beijos

    cancoeseflores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi..
    As opiniões sobre este livro são bem divididas. Tem gente que amou e alguns nem tanto. Mesmo assim ainda quero muito ler.
    Escorre açúcar foi engraçado. Espero não me decepcionar quando ler...rs

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu até gosto de livros juvenis, mas não tanto assim. Acho que assim como a Talita Rebouças no tempo dela a Paula Mimenta tam muita mídia em torno de seus lançamentos. Como não li não posso piruar se ela escreve bem ou não, só sei que nas minhas listas de desejos os livros dela não estão.
    Mesmo assim curti sua resenha muito bem escrita!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá! Nunca li nada da autora e confesso que não tenho interesse pois não faz meu estilo, e a história desse também não me chamou a atenção, ainda mais sabendo que o livro é meio fraco e o romance é superficial. Deixo passar =)

    Beijokas e parabéns pela resenha!
    Lara - Magia Literária
    http://www.magialiteraria.com/

    ResponderExcluir
  6. Poxa, estava com tantas expectativas com esse livro, uma pena não ter funcionado tanto para você. Sempre tive curiosidade a respeito da escrita da autora, sempre vejo tantos elogios e estava louca com esse livro. Bem, agora já sei que não preciso ler com tanta expectativas assim... ainda mais sobre o romance hahaha Adorei sua resenha.

    Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  7. tipo eu não estou tão empolgada com a leitura, mas vivo babando na capa desse livro <3

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  8. Oi Livy

    Sua resenha não é a primeira que eu leio que aponta vários pontos negativos desse livro. As pessoas ficaram bem tristes porque a Paula é um super sucesso com a série FMF.
    Eu queria muito ler Princesa Adormecida, estava curiosa para ver como havia ficado a releitura, mas sinceramente perdi a vontade.

    Beijos
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mas ela deu a opiniao dela nao se pode ir pela opiniao dos outros

      Excluir
  9. Oie Livy =)

    Tipo a Bela Adormecida não é lá uma das minhas princesas favoritas e apesar de gostar bastante da narrativa da Paula esse livro não vem me chamando muito a atenção.
    A capa é linda, mas nem ela me anima muito para a leitura rs...

    Beijos e uma ótima semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  10. gosto muito de tudo o que a Paula escreve e amo releitura de contos!
    uni útil e agradável, não?
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Infelizmente ainda não conheço o trabalho da Paula Pimenta, mas sempre acompanho as resenhas e me interesso. Este tem me chamado atenção também, e pretendo ler.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Rose, o trabalho de Paula Pimenta é Ótimo e pretendo ter toda a coleção. Admiro muito ela, e gostaria de ter um autografo. Assim como eu gosto dos livros dela, gostaria de passar essa admiração para outras pessoas. O melhor que eu já li dela é um pouco difícil de dizer, pôs cada um tem emoções e experiências diferentes, me fazem rir, chorar, me faz entrar no mundo que os personagens se encontram. Eu era uma menina que não suportava ler livros e eu achava era eterna perda de tempo, ate que minha prima me mostrou uma parte do livro de Paula Pimenta e eu achei incrível, comprei li e adorei! Vale muito a pena! Este que a Livy fez a resenha ainda não li, mas pretendo ler. Agora fazendo meu filme, Minha vida fora de serie, eu conheço muito bem e esses livros me fez amar a leitura, e hoje eu apaixonada por palavras! Sou completamente apaixonada pela leitura... Beijos!

      Excluir
  12. Parabéns pela resenha Livy! Estou ansiosa para ler Princesa Adormecida e espero não me decepcionar. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  13. adoro esse livro muito bom parabens pelo livro

    ResponderExcluir
  14. Olá! Eu sou apaixonadas pelos livros de Paula Pimenta. Já li minha vida fora de serie 1,2,3 e esperando a 4... Já li fazendo meu filme 1,2,3,4! perfeitos!! comprei confissão e apaixonada por palavras mas ainda não chegou. E quando terminar de ler esses dois vou comprar o diário da Fani.. Agora esse livro eu ainda não me sentir muito interessada. Não sei porque, acho que não me chamou muito a minha atenção.

    ResponderExcluir
  15. Eu sou apaixonadas pelos livros de Paula Pimenta. Já li minha vida fora de serie 1,2,3 aguardando a 4... Já li fazendo meu filme 1,2,3,4 perfeitos!! e comprei mas ainda não chegou (porque comprei pelo saraiva, só anda promoções e agora com o black Friday está bem baratinho...) o livro confissão e apaixonada por palavras que é dela também. O livro princesa adormecida eu nunca li. Mas tenho uma certa curiosidade para saber realmente como é. Então na próxima vez irei comprar este e A Seleção que não é dela, é de Kiera Cass. Eu soube que ele é ótimo e que vale a pena comprar, Livy Parabéns! Ótimo trabalho! beijos!

    ResponderExcluir
  16. Comprei o Princesas Adormecida e o Cinderela Pop e ao pesquisar mais, descobri O Livro das Princesas. Li o primeiro conto, mas agora to na duvida se leio o da Paula Pimenta, ou se lendo, vai estragar a leitura do livro... Ele é uma continuação ou um aprofundamento? Ou nenhum dos dois? hehehehe

    ResponderExcluir

Veja os antigos!

Banner Publicidada – rodapé

Todos os textos, fotos e resenhas publicados são produzidos por e de uso exclusivo de No Mundo dos Livros. Exceto quando alguma matéria se baseia/inspira em alguma fonte, a mesma será sempre citada. Por isso, por favor, não copie nenhuma postagem sem a devida autorização.

Desenvolvimento com por