[Resenha] Star Wars A Trilogia – Special Edition

19 agosto 2014
Postado por Livy

Star Wars A Trilogia, Special Edition 
por George Lucas, Donald F. Glut e James Kahn 
ISBN: 978-85-66636-26-0
Tradutores: Atonio Tibau (IV); Alexandre Matias (V); Érika Lessa e  Peterson Rissatti (VI)
Livros: IV - Uma Nova Esperança por George Lucas (1978); V - O Império Contra-Ataca por Donald F. Glut (1980); VI - O Retorno de Jedi  por James Kahn (1983)
Ano: 2014
Páginas: 521
Editora: Darkside
Pontuação: ♥ ♥ ♥   
() Favoritado!
Episódio IV - Lançado em dezembro de 1976, cinco meses antes da estreia no cinema, o livro foi o primeiro contato do público com Luke Skywalker, o jovem destinado a combater as forças mais poderosas de um Império do Mal, usando uma Força que ele não imaginava possuir. Assinado por Lucas, o livro foi adaptado de seu roteiro original com participação de Alan Dean Foster, autor de ficção  científica que três anos mais tarde ajudaria a desenvolver o primeiro longa-metragem da série Jornada nas Estrelas.

Episódio V - Segundo ato da trilogia e título favorito de grande parte dos fãs, O Império Contra-Ataca desvenda a origem do herói Skywalker, e coloca frente à frente os dois lados opostos da Força. “Eu jamais poderia imaginar o nível dos laços emocionais que o público havia desenvolvido com Luke como um símbolo de bondade e Vader como a personificação do mal”, declarou George Lucas tempos depois.

Episódio VI - Preparar este capítulo final foi um grande desafio para George Lucas: “Eram tantas as tramas que precisavam de resolução... Han Solo precisava ser resgatado. Leia deveria escolher entre Luke e Han. Luke tinha que decidir se juntaria forças ou combateria seu pai. Yoda e Ben precisavam revelar quem seria a ‘outra’ esperança dos Jedi”. O Retorno de Jedi foi adaptado por James Kahn, mesmo autor de outro sucesso da editora DarkSide®, a versão romanceada de Os Goonies, cuja edição limitada em capa dura esgotou em menos de um mês nas livrarias.  

“Há muito tempo, em uma galáxia muito, muito distante...” Você conhece essa frase? Pois é uma das frases mais conhecidas de toda a saga Star Wars, e que aparece nos primeiros segundos de todos os filmes da franquia, e também uma das frases mais conhecidas e cultuadas pelos fãs de ficção científica em todo o mundo. Equivalente a isso, a meu ver, somente “A verdade está lá fora”, do Arquivo X. E como a frase propriamente diz, parece que Star Wars aconteceu “há muito tempo...” São 35 anos acumulando sucesso e angariando uma legião de fãs a cada nova geração. Foram produzidos seis filmes, em duas trilogias, algumas animações 3D, desenhos animados, séries de TV, HQ's, livros ilustrados e videogames baseados no universo Star Wars, em histórias paralelas que acontecem entre, antes e depois dos episódios da narrativa principal.

Quando concebeu a saga de Anakin e Luke Skywalker, em meados de 1977, George Lucas não fazia ideia de que sua criação seria um sucesso estrondoso de público, bilheteria e de crítica. As duas trilogias somadas já renderam bilhões de dólares em bilheteria, e é considerada uma das quatro séries cinematográficas de maior rentabilidade de todos os tempos. Um êxito exclusivo de George Lucas que, visionário em sua época, acreditou que sua história renderia mais do que um filme de estreia. Em Uma Nova Esperança, o primeiro da segunda trilogia e o quarto episódio da série, ele criou um universo inédito e original, uma perfeita mistura de aventura, ação,  fantasia, ficção científica e romantismo clássico. Não poderia dar outra coisa senão sucesso total e absoluto, pois Star Wars logo se tornou um clássico, reinventando e transformando o cinema hollywoodiano para sempre.

Bom, se os filmes são maravilhosos, os livros não deixam pra menos. São incríveis. Ainda mais nessa edição de luxo editada pela Editora Darkside, capa dura em volume único, com uma qualidade gráfica primorosa.

Eu conheci os filmes já há algum tempo (porque meu pai é viciado em Star Wars desde sempre) e sou fã assumida da série, mas ainda não havia lido os livros, pois já haviam sido editados há um bom tempo e não mais reeditados. Quando vi o anúncio da Darkside de que a saga seria reeditada, e ainda por cima numa versão única (pelo menos a segunda trilogia, por enquanto), pensei: é agora ou nunca. Ainda mais que a Disney comprou os direitos autorais da saga e já está produzindo a terceira trilogia da série. UAU! Então, foi simples assim: peguei o livro e o devorei, absorvida pela magia criada por George Lucas, a qual continua fascinante mesmo depois de três décadas e meia.

Os meus personagens favoritos são R2-D2, Chewbacca, C3PO, Luke e os fofinhos Ewoks. A batalha de Hoth, em O Império Contra-Ataca, é magnífica. Não é pra menos que esse quinto episódio é o preferido dos fãs. O capítulo é repleto de ação, e tem o acréscimo de outros personagens, como Landon Calrissian, da Cidade nas Nuvens. Também é o episódio mais dramático da série. Nele, Luke Skywalker está desenvolvendo os seus poderes Jedi, e os apelos da força ainda estão flutuantes nele. Já Uma Nova Esperança é uma aventura de fantasia e ficção no velho e bom estilo capa espada dos romances de ação de pirataria dos anos 1950. Com os personagens principais, Solo, Leia, Luke, Ben Kenobi, Chewbacca e os droides se conhecendo e se unindo para confrontar a Estrela da Morte e o sombrio Darth Vader. Em O Retorno de Jedi, o estilo aventureiro e fantasia do episódio IV se junta ao estilo dramático e intenso dos combates do quinto episódio, com um final emocionante.

Em suma, nos três livros vocês vão encontrar tudo aquilo que consagraram a franquia ao longo dos anos, e que romanceado ganha um impacto bem interessante e arrebatador, pois os autores, fiéis ao universo Star Wars, adicionam sentimentos e pontos de vista que, quando assistimos aos filmes, não notamos. Por exemplo, quando Luke confronta Vader na luta dramática e feroz no finalzinho de O Império Contra-Ataca:

(...)A mente de Luke rodopiava com essas palavras. Tudo estava finalmente começando a fazer sentido em seu cérebro. Ou não? Ele pensava se Vader estava lhe contando a verdade – se o treinamento de Yoda dizia a verdadem por que, ele imaginava, Ben Kenobi havia mentido para ele? Por quê? Sua mente gritava mais alto do que qualquer vento que o Lorde Negro pudesse invocar contra ele. (...)Com calma que o próprio Ben e Yoda, o Mestre Jedi, haviam lhe ensinado, Luke Skywalker tomou o que deveria ser, talvez, sua última decisão...

A dualidade dos sentimentos de Luke Skywalker, em que ele  resiste diante de Darth Vader ao forte apelo do lado negro da força, terá uma importância e uma implicação (ou desdobramento) ainda maior na chamada Trilogia de Thrawn (que deveria ser os episódios VII, VIII e XIX),  quando Luke volta a se defrontar com o lado negro da força. Mas aqui, ganha um peso importante, já que ele está começando a sentir essa influência que o poder da força causa nos Jedis. E o que é mais legal de tudo, isso a gente só fica sabendo lendo o livro. E há outros momentos interessantes, com Han Solo e Leia, Yoda e Obi-Wan Kenobi, entre outros. Com isso, quero dizer que os filmes são maravilhosos, e eu aprendi, graças a meu pai, a adorá-los. Mas, redescobrir o quão maravilhoso é o universo de Star Wars através dos livros, é uma experiência única e complementar à saga cinematográfica.

Star Wars A Trilogia – Edição Especial da Darkside é uma oportunidade imperdível para os que já conhecem a saga de Guerra nas Estrelas e estão ansiosos por novos itens de coleção da série; para os que são aficionados por Sci-Fi e para os que estão ansiosos para conhecer o universo de ação e aventura e fantasia criado por George Lucas. Fãs dos videogames da série também vão se deliciar com essa trilogia, escrita numa narrativa simples e direta, bem ilustrativa e viciante, condensado numa encadernação de luxo feita para fãs e colecionadores e apaixonados por literatura de primeira qualidade.

Resta agora ficarmos na expectativa e ansiosamente aguardando que a editora edite também a primeira e a terceira trilogia, no mesmo formato dessa segunda. Além de outras obras da saga, também disponíveis em livros, e que ocorrem entre os capítulos dessas três trilogias. George Lucas concebeu, inicialmente, um total de doze episódios para a saga Star Wars. Mas, com o passar do tempo e o sucesso cada vez mais estrondoso da saga, o universo da série se expandiu de tal maneira que ganhou proporções enciclopédicas. Confira aqui a lista completa de todas as publicações já editadas (e chorem, pois muitos deles jamais serão editados no Brasil): http://bit.ly/1pVxBYt

Da minha parte, amei o livro (ou os livros) e adorei o trabalho e o carinho com que a Darkside prestigiou os fãs brasileiros. Um primor de edição, cheia de detalhes e esmerados cuidados que, sem dúvida alguma, merece nota máxima. Há muito, muito tempo, que nós aguardávamos por isso… Boa leitura! E que a força esteja com todos vocês!

Comentários via Facebook

8 Comentários:

  1. Eu simplesmente amo totalmente a Saga Star Wars. É uma das minhas histórias favoritas. Não sabia que estavam fazendo livros da série, vou dar uma conferida melhor nisso. Obrigada por nos avisar. Agora estou super ansiosa pelo novo filme da série ^^

    http://kelenvasconcelos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho o livro e estou louco para lê-lo, mas estou procurando tempo, pois ele é enorme e eu não quero ler aos poucos, quero devorar de uma vez só. rs
    Sua resenha me deixou com mais vontade ainda. O livro na estante está me chamando. rs

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto

    ResponderExcluir
  3. Oi Livy :)

    O tamanho me assusta um pouco, mas o capricho da DarkSide me conquista ♥
    Fico feliz que tenha gostado, Star Wars é uma obra que sempre admirei. E pretendo começar e ler em breve.

    Beijos
    http://www.estantedasfadas.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu li O império contra ataca e O retorno de Jedi, que peguei na biblioteca aqui da minha cidade. Só tinha esses. Amei a edição de luxo que foi lançada e com certeza quero ler. Acho difícil achar quem não é fã hehehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Oi, Livy!
    Nunca havia lido nada a respeito de Star Wars, até ler este resenha agora. Haha
    Parece ser um livro lindo em vários aspectos incluindo a edição.
    Espero poder ler em breve e gostar. Sem falar que gosto de livros grandes.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Livy!
    Eu sou apaixonado pela série de filmes Star Wars! Principalmente a clássica!!
    Vc nem imagina o quanto estou louco para por as mãos nesses livros; estão na minha wishlist há muito tempo! Adorei a forma como vc desenvolveu a resenha!

    Gostei muito do seu blog, estou seguindo! Quando puder,faz uma visitinha lá no meu, ficaria muito feliz em te receber!

    Abraços,
    Diego.

    pecasdeoito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi, Livy!
    Quero muito ler esse livro, é bom saber que não decepciona!
    Boa resenha!
    =D

    http://osdragoesdefogo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Não li estes, fiquei so nos filmes =(
    Acabei de ler marcas da guerra e gostei bastante.

    segue uma resenha
    https://fodapracaralho.wordpress.com/2016/01/28/star-wars-marcas-da-guerra-vale-a-pena/

    ResponderExcluir

Veja os antigos!

Banner Publicidada – rodapé

Todos os textos, fotos e resenhas publicados são produzidos por e de uso exclusivo de No Mundo dos Livros. Exceto quando alguma matéria se baseia/inspira em alguma fonte, a mesma será sempre citada. Por isso, por favor, não copie nenhuma postagem sem a devida autorização.

Desenvolvimento com por