[Resenha] Túneis da Morte, de Niel Bushnell

23 setembro 2014
Postado por Livy

Túneis da Morte
Niel Bushnell
ISBN: 9788564850637
Ano: 2014
Páginas: 280
Tradutor: Denise de C. Rocha Delela
Editora: Jangada
Pontuação: ♥ ♥ ♥  
Quando Jack Morrow descobre que não é um menino comum, ele é arrastado quase imediatamente numa aventura surpreendente, muito além de qualquer coisa que um dia tenha imaginado. Isso porque Jack é um Viajante, alguém com a capacidade de viajar através das Necrovias, túneis que ligam cada lápide ao dia em que a pessoa morreu. Ao se ver na Londres devastada pela Segunda Guerra Mundial, na companhia de David, seu avô, na época ainda adolescente, Jack percebe que sua chegada a 1940 não passou despercebida. Forças malignas de um mundo secreto são convocadas a encontrá- lo. Enquanto Jack luta para sobreviver nessa aventura cheia de perigos e surpresas, ele acaba por desvendar o segredo sombrio da sua família, e se empenha, numa corrida contra o tempo, para tentar mudar o seu destino...

Túneis da Morte é o primeiro livro da série Necrovias, do autor Niel Bushnell. Logo que vi a sinopse fiquei super curiosa para conferir, pois adoro histórias que envolvam viagem no tempo. Não sabia bem o que me aguardava por entre as páginas deste livro, afinal, muitas vezes, as histórias com esta temática se tornam meio repetitivas. Mas me surpreendi.

Jack Morrow é um garoto de 13 anos. Perdeu sua mãe há muitos anos, quanto tinha 7 anos, e ainda sente esta dor; seu pai está para ser preso, e ele se sente perdido e sozinho. Um dia, visitando o túmulo da mãe no cemitério, Jack acaba recebendo a visita do avô, David, e sendo perseguido por Homens Pó (seres feitos de poeira, indestrutíveis). Seu avô o orienta para que vá para 1940, atrás dele mesmo e proteja a Rosa. Sem saber o que fazer, e desesperado, Jack então descobre que é um Viajante e pode viajar através das Necrovias, por lápides que são vias abertas que podem ser percorridas até o dia em que a pessoa morreu.

Confuso ele viaja no tempo e vai parar em plena Segunda Guerra Mundial. Percorrendo as ruas de uma Londres cheia das cicatrizes da guerra, Jack tem que ir atrás de seu avô (agora mais jovem), conhecido como Davey. É aí que ele embarca em sua aventura para descobrir mais sobre seu estranho poder de viajar no tempo, e o que é a tal Rosa. Além de descobrir que muitas coisas não são o que parecem ser.

Confesso que no início do livro eu não estava conseguindo me envolver com a história ou criar uma conexão com o Jack. Mas depois de algumas páginas, conforme a narrativa e as ideias de Bushnell iam me ganhando, a leitura fluiu de uma forma muito gostosa, e eu não consegui largar o livro.

Eu sempre gosto de livros juvenis que tenham conteúdo. Acho muito legal quando o autor cria um mundo novo, cheio de fantasia e aventura, e ainda por cima com um fundo histórico. Niel Bushnell conseguiu criar uma atmosfera bem densa e a ambientação é ótima. Um dos pontos interessantes do livro é justamente a guerra de pano de fundo: vemos bombardeios, os efeitos das bombas, as ruínas e uma Londres que luta para curar suas feridas. Outro ponto que me agradou muito, e que me faz lembrar um pouco Percy Jackson (não que tenha qualquer semelhança, longe disto. Na verdade, é o estilo que o autor usou que me fez criar esta conexão), é a fantasia que o autor inseriu na trama. Achei legal que não há apenas uma história de viagem no tempo, mas sim todo um mundo que o autor criou para explicar o porque dessas viagens, o porque do poder de Jack. Achei muito original o conceito das Necrovias, e a fantasia no livro foi um dos pontos fortes, do qual eu mais gostei.

Além disso, esta fantasia está recheada de personagens interessantes: Rouland, que é o nosso vilão. Um homem que viveu por centenas de anos e tem a ambição de dominar o mundo, ou melhor, o Outro Mundo, e está atrás da Rosa. Ele é implacável e incansável em sua busca, perseguindo Jack e Davey. Mas nosso vilão não está só, ele conta com a ajuda da Capitã De Vienne, e suas Paladinas (guerreiras mortas que permanecem vivas através do poder que as suas espadas lhe concedem). Outros seres fantásticos fazem parte do leque de personagens, como os Homens Pós, e os Papões, etc. Dá para perceber que a fantasia é bem interessante, não é!?

Jack é um personagem bacana, típico adolescente se descobrindo e se aceitando. Além de sua busca por respostas, além das viagens no tempo, ele tem que se descobrir também, e aceitar seu destino. Ele é sim irritante às vezes, meio teimoso, mas que adolescente não é? Apesar disso, ele é sim um personagem legal, e o modo como ele capta as coisas rápido contribuí para a ação no livro. Eu gostei muito do Davey, o avô (ainda adolescente em 1940) de Jack. Ele é sofrido, meio malandrinho, nada certinho, mas tem um coração de ouro. E para completar temos a Eloise, uma Paladina rebelde que se junta à missão dos jovens.

Túneis da Morte é uma ótima pedida para quem gosta de livros do gênero. Com uma narrativa gostosa e envolvente, este é um ótimo livro de aventura, onde a viagem no tempo ganha muita fantasia e novas proporções, e a ação é contínua. Personagens interessantes, ótima ambientação e uma trama muito bem desenvolvida. Tudo isso contribui para uma história que prende e contagia. Espero continuar lendo as aventuras de Jack nos próximos livros que virão.

Comentários via Facebook

10 Comentários:

  1. Oie Livy?

    Esse livro é nacional? Já vi a capa dele em alguns blogs, mas só agora que li com atenção o nome da autora rs...
    A temática de viagem pelo tempo me agrada bastante, mas ultimamente tudo que eu vejo que é serie me desanima um pouco =/
    Tem tantas que quero ler e nem comecei e outras que comecei e não terminei. Tá difícil rs...

    Mas, não deixa de ser um dica interessante para uma leitura próxima =)

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ane =)

      Não, o livro não é nacional.
      É um livro juvenil bem bacana, quando ler me conta =)

      Beijos

      Excluir

  2. O tipo de livro que eu amooo *--*
    -G
    http://oocaderninhopreto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá Livy.

    Fiquei surpresa,
    pois comprei esse livro ontem
    e hoje venho aqui e tem resenha dele. rs
    Acho que fiz uma boa escolha, gosto do livro de gênero, pela sua resenha acho que vou realmente me envolver.
    Beijos

    http://leituradelua.blogspot.com.br.

    ResponderExcluir
  4. Oi Livy! Gostei bastante do livro, o protagonista começa pequeno e cresce, amadurece muito e foi algo legal de ver, pois conforme sua situação se complica ele se adapta. O universo das necrovias, que achei que seria mórbido, me surpreendeu por ser dinâmico e inovador. Ótima resenha.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. hum so pela sinopse achei muito intereçante hehe!!
    http://mergulhado-em-historias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Achei a sua resenha bem interessante... Adoro mundos fantásticos para fugir um pouco da realidade!!! Mas como é uma série tenho um pouco de receio... odeio ter que ficar esperando o próximo lançamento.. e tenho que ler uma pilha de livros que ainda nem foram tocados por mim.. sem falar que me proibi de comprar mais livros enquanto eu não ler os que já comprei...kkkk... vontade eu tenho... só me falta o tempo...kkk...bjuss

    ResponderExcluir
  7. o livro parece ser bem legal, mas confesso que não me atraiu!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Linda eu simplesmente fiquei apaixonada pela sua resenha.
    Eu ja tinha visto esse livro, mas eu nunca tive interesse de ler.
    Acabei de colocar ele na minha lista de desejados, até porque agora quero ler para saber mais sobre a história. Adoro essas coisas de viagem no tempo. Deve ser super interessante e sua resenha me deixou bastante empolgada. Quero te dar os parabens viu ?! Porque ficou realmente muito bom tudo que vc falou do livro.

    beijinhos

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. O livro parece ser ótimo, curto muito histórias que envolvam viagem no tempo, fiquei bastante interessada em ler.

    ResponderExcluir

Veja os antigos!

Banner Publicidada – rodapé

Todos os textos, fotos e resenhas publicados são produzidos por e de uso exclusivo de No Mundo dos Livros. Exceto quando alguma matéria se baseia/inspira em alguma fonte, a mesma será sempre citada. Por isso, por favor, não copie nenhuma postagem sem a devida autorização.

Desenvolvimento com por